Acontecimentos históricos do dia 21 de Julho

1951 - Chega de mudança à Marechal Cândido Rondon, o casal pioneiro Carolina (nascida Werz) e Carlos Emilio Fernando Ritscher (...)

O casal Carolina Werz e Carlos Emilio Fernando Ritscher, 
 no dia de seus casamento, em 1932. 
Imagem: Acervo Lucas Ritscher - FOTO 1 -
O casal Carolina Werz e Carlos Emilio Fernando Ritscher, no dia de seus casamento, em 1932. Imagem: Acervo Lucas Ritscher - FOTO 1 -
Casal Catarina e  Wilhehn Werz (imigrantes alemães)  com os filhos, em foto tirada em Panambi (RS).
A pioneira rondonense Carolina, é a segunda ao fundo, em pé, da esquerda à direita. 
Imagem: Acervo Lucas Ritscher - FOTO 2 -
Casal Catarina e Wilhehn Werz (imigrantes alemães) com os filhos, em foto tirada em Panambi (RS). A pioneira rondonense Carolina, é a segunda ao fundo, em pé, da esquerda à direita. Imagem: Acervo Lucas Ritscher - FOTO 2 -
Casal Berta (nascida Biene) e  George Wilhelm  Ritscher  (imigrantes alemães), pais do pioneiro rondonense Carlos Emilio Fernando Ritscher e de seu irmão  Erich Ritscher, em fotografia feita na Alemanha. 
Imagem: Acervo Lucas Ritscher - FOTO 4 -
Casal Berta (nascida Biene) e George Wilhelm Ritscher (imigrantes alemães), pais do pioneiro rondonense Carlos Emilio Fernando Ritscher e de seu irmão Erich Ritscher, em fotografia feita na Alemanha. Imagem: Acervo Lucas Ritscher - FOTO 4 -
Bad Urach, Alemanha, cidade natal da pioneira rondonense Carolina (nascida Werz). 
Imagem: Acervo Alamy - FOTO 4 -
Bad Urach, Alemanha, cidade natal da pioneira rondonense Carolina (nascida Werz). Imagem: Acervo Alamy - FOTO 4 -
O casal pioneiro  Lucena  e Almo Schroeder que comemorou
O casal pioneiro Lucena e Almo Schroeder que comemorou "bodas de ouro", em 2011. Imagem: Acervo Carla Andrea Schroeder Kirchheim - FOTO 5 -
Prefeito municipal Moacir Froelich declarando a abertura da Expo Rondon 2016 e os festejos do 56º aniversário de Marechal Cândido Rondon. 
Ao fundo, da esquerda a direita: Padre Solano Tambosi, 1ª dama Cleonice Froelich e o deputado estadual Ademir Bier. 
Imagem: Acervo AquiAgora.net - FOTO 6 -
Prefeito municipal Moacir Froelich declarando a abertura da Expo Rondon 2016 e os festejos do 56º aniversário de Marechal Cândido Rondon. Ao fundo, da esquerda a direita: Padre Solano Tambosi, 1ª dama Cleonice Froelich e o deputado estadual Ademir Bier. Imagem: Acervo AquiAgora.net - FOTO 6 -
Secretário José (Pepe) Richa Filho assinando  o edital de licitação para construção da terceira pista na PR-467, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon. 
Da esquerda a direita: Gerson Froehmer - presidente da Acimacar; prefeito municipal Marcio Andrei Rauber; Secretário José Richa Filho; deputado estadual Elio Rusch e deputado estadual José Carlos Schiavinatto. 
Imagem: Acervo Memória Rondonense - Crédito: Tioni de Oliveira - FOTO 7 -
Secretário José (Pepe) Richa Filho assinando o edital de licitação para construção da terceira pista na PR-467, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon. Da esquerda a direita: Gerson Froehmer - presidente da Acimacar; prefeito municipal Marcio Andrei Rauber; Secretário José Richa Filho; deputado estadual Elio Rusch e deputado estadual José Carlos Schiavinatto. Imagem: Acervo Memória Rondonense - Crédito: Tioni de Oliveira - FOTO 7 -
Atleta olímpico de handebol Henrique Selicani Teixeira que proferiu palestra em Marechal Cândido Rondon, em 21 de julho de 2017. 
Imagem: Acervo CBHb - FOTO 8 -
Atleta olímpico de handebol Henrique Selicani Teixeira que proferiu palestra em Marechal Cândido Rondon, em 21 de julho de 2017. Imagem: Acervo CBHb - FOTO 8 -

======================================================================================================

1951 - Chega de mudança à Marechal Cândido Rondon, o casal pioneiro Carolina¹ (nascida Werz) e Carlos Emilio Fernando Ritscher², na companhia dos filhos³ Helmuth, Eli, Ilga, Ilma, Irma, procedente de Panambi (antes Neu-Württenberg), RS.

¹ Foi a primeira tesoureira da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), da Igreja Evangélica Martin Luther. 

²  Assumiu como primeiro presidente da Comunidade Evangélica Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon.

³ Em Marechal Cândido Rondon nasceu mais o filho Guido Lauri. 

Todos os filhos se casaram em Marechal Cândido Rondon: 

   - Helmuth com Semilda Zastrow, Eli com Zinho Genz, Ilga com Fridoldo Dumke, Ilmo com Anita Schütz, Irma com Albino Szadura, Venilda com Arnildo Bussler e Guido Lauri com Marlise Bach. 

Ao chegar com a mudança, a família foi residir numa chácara onde hoje está localizado o Bairro Vila Gaúcha. Anos depois, foi morar definitivamente  na localidade de Arroio Fundo, próxima a Linha Heidrich, onde se dedicaram a atividades agrícolas. Os pais permaneceram em sua propriedade rural até o falecimento¹. 

 

¹ Carlos Emilio Fernando Ritscher faleceu em 20 de maio de 1971 e a esposa em 25 de dezembro de 2013, aos 101 anos.  Ambos estão sepultados no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon. 

A pioneira Carolina é natural da Alemanha, da cidade de Bad Urach, região de Baden-Württenberg, onde nasceu em 29 de março de 1912. É filha do casal alemão imigrante Catarina e Wilhelm Werz. Chegou ao Brasil em companhia dos pais e irmãos, em 12 de agosto de 1924, que se estabeleceram na atual cidade de Panambi (RS). 

Carlos Emilio Fernando Ritscher¹ nasceu em 17 de outubro de 1907, em Panambi² (RS), filho do casal de imigrantes alemães, Berta (nascida Biene) e George Wilhelm Ritscher. 

 

¹ É irmão de Erich Ritscher um dos três primeiros moradores da então vila de General Rondon. 

² A povoação, de origem portuguesa teve início a partir de 1820 e a colonização, de origem alemã, iniciou com a fundação da Colônia chamada "Neu-Württemberg". O Dr. Hermann Meyer,  nascido na Alemanha, em expedição realizada ao Mato Grosso, tomou conhecimento da existência de terras férteis no Rio Grande do Sul. Para promover os trabalhos de colonização, manteve um administrador remunerado, o senhor Carlos Dhein, que lavrou a primeira escritura da colônia para Dr. Meyer, em 31 de agosto de 1898. A colonização visava, inicialmente, imigrantes vindos de Württemberg, na Alemanha, mas também famílias vindas das antigas colônias da região de Estrela e de Santa Cruz do Sul ocuparam seu espaço no local.

De 1898 até 1938, permaneceu a denominação de Neu-Württemberg para a colônia como um todo. Com a demarcação da área urbana em 1901, recebeu a designação Elsenau, como uma homenagem à esposa de Meyer, chamada Else. Em 1938 a colônia foi elevada à categoria de Vila. A partir daí ainda houve mais três mudanças de nome: Pindorama (1938), Tabapirã (1944), e, finalmente, Panambi, a partir de 29 de dezembro de 1944.

 

O casal pioneiro rondonense contraiu matrimônio em Panambi, em 1932. -- FOTOS 1 , 2, 3  e 4 --

______________________________________

1969 – É assinado o maior convênio de financiamento da América Latina, no Palácio Iguaçu, em Curitiba para a eletrificação rural de Marechal Cândido Rondon. O convênio foi subscrito pelo governador de Estado Paulo Pimentel; Ivo Arzua, ministro da Agricultura; Professor Viriato Parigot de Souza, Diretor-Presidente da Companhia Paranaense de Energia Elétrica- Copel; pelo presidente do então Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário – INDA; e diretores do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e da Superintendência de Desenvolvimento do Sul – Sudesul. Esse financiamento abriu espaço para a formação, à época, da maior cooperativa de eletrificação rural do Brasil  - a CERCAR.

__________________________________

1993 - Falece a pioneira Erna Taube Kempfer, esposa de Cristiano Kempfer, falecido em 09 de abril de 1969.  

__________________________________

1995 - O jornal O Presente noticia que houve o início de construção e instalação da central telefônica na sede distrital de Iguiporã, de acordo com a informação recebida do vereador Nilson Hachmann (O Presente, ed. 21.07.95, p.29). 

_________________________________

2016 - Acontece a abertura oficial da ExpoRondon 2016 e os festejos do 56º aniversário de Marechal Cândido Rondon. 

_________________________________

2017 - Falece o pioneiro Benno Ruppenthal (Nota do pesquisador).

_________________________________

2017 - Com  apresença do Secretário de Estado de Infraestrutura e Logísticia, José (Pepe) Richa Filho, é assinado o edital de licitação para a construção da terceira pista na rodovia PR 467, trecho entre a Unidade de Aves da Copagril e a Vila Curvado (O Presente, ed. 21.07.2017, p. 11). 

_________________________________

2017 - Em entrevista ao jornal O Presente, o prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, Márcio Andrei Rauber que a "ExpoRondon  2017 será um sucesso"!(O Presente, ed. 21.07.2017, p. 15). 

_________________________________

2017 - Profere palestra em Marechal Cândido Rondon, o atleta olímpico brasileiro 2016, Henrique Selican Teixeira, no Tribunal do Juri, do campus da Unioeste-Marechal Cândido Rondon, para professores, acadêmicos, técnicos e atletas. O esportista discorreu sobre as experiências vividas em disputas olímpicas e intermnacionais (O Presente, ed. 21.07.2017, p. 37). 

_________________________________

2017 - Acontece a abertura oficial das comemorações do 57º aniversário de emnacipação político-administrativa de Marechal Cândido Rondon e da ExpoRondon 2017 (O Presente, ed. 25.07.2017. 

_________________________________

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS


Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados