1951 - Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal pioneiro Carolina (nascida Werz) e Carlos Emilio Fernando Ritscher (...)






















======================================================================================================
1951 - Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal pioneiro Carolina¹ (nascida Werz) e Carlos Emilio Fernando Ritscher², na companhia dos filhos³ Helmuth, Eli, Ilga, Ilma, Irma, procedente de Panambi (antes Neu-Württenberg), RS.
Ao chegar com a mudança, a família foi residir numa chácara onde hoje está localizado o Bairro Vila Gaúcha. Anos depois, foi morar definitivamente na localidade de Arroio Fundo, próxima a Linha Heidrich, onde se dedicaram à atividades agrícolas. Os pais permaneceram em sua propriedade rural até o falecimento⁴.
A pioneira Carolina era natural da Alemanha, da cidade de Bad Urach, região de Baden-Württenberg, onde nasceu em 29 de março de 1912. É filha do casal alemão imigrante Catarina e Wilhelm Werz. Chegou ao Brasil em companhia dos pais e irmãos, em 12 de agosto de 1924, que se estabeleceram na atual cidade de Panambi (RS).
Carlos Emilio Fernando Ritscher⁵ nasceu em 17 de outubro de 1907, em Panambi⁶ (RS), filho do casal de imigrantes alemães, Berta (nascida Biene) e George Wilhelm Ritscher.
A pioneira Carolina é natural da Alemanha, da cidade de Bad Urach, região de Baden-Württenberg, onde nasceu em 29 de março de 1912. Fiilha do casal alemão imigrante Catarina e Wilhelm Werz. Chegou ao Brasil em companhia dos pais e irmãos, em 12 de agosto de 1924, que se estabeleceram na atual cidade de Panambi (RS).
O casal pioneiro rondonense contraiu matrimônio em Panambi, em 1932. -- FOTOS 1 , 2, 3 e 4 --
¹ Foi a primeira tesoureira da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), da Igreja Evangélica Martin Luther.
² Assumiu como primeiro presidente da Comunidade Evangélica Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon.
³ Em Marechal Cândido Rondon nasceu mais o filho Guido Lauri.
Todos os filhos se casaram em Marechal Cândido Rondon: - Helmuth com Semilda Zastrow, Eli com Zinho Genz, Ilga com Fridoldo Dumke, Ilmo com Anita Schütz, Irma com Albino Szadura, Venilda com Arnildo Bussler e Guido Lauri com Marlise Bach.
⁴Carlos Emilio Fernando Ritscher faleceu em 20 de maio de 1971 e a esposa em 25 de dezembro de 2013, aos 101 anos. Ambos estão sepultados no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
⁵É irmão de Erich Ritscher um dos três primeiros moradores da então vila de General Rondon.
⁶ A povoação, de origem portuguesa teve início a partir de 1820 e a colonização, de origem alemã, iniciou com a fundação da Colônia chamada "Neu-Württemberg". O Dr. Hermann Meyer, nascido na Alemanha, em expedição realizada ao Mato Grosso, tomou conhecimento da existência de terras férteis no Rio Grande do Sul. Para promover os trabalhos de colonização, manteve um administrador remunerado, o senhor Carlos Dhein, que lavrou a primeira escritura da colônia para Dr. Meyer, em 31 de agosto de 1898. A colonização visava, inicialmente, imigrantes vindos de Württemberg, na Alemanha, mas também famílias vindas das antigas colônias da região de Estrela e de Santa Cruz do Sul ocuparam seu espaço no local.
De 1898 até 1938, permaneceu a denominação de Neu-Württemberg para a colônia como um todo. Com a demarcação da área urbana em 1901, recebeu a designação Elsenau, como uma homenagem à esposa de Meyer, chamada Else. Em 1938 a colônia foi elevada à categoria de Vila. A partir daí ainda houve mais três mudanças de nome: Pindorama (1938), Tabapirã (1944), e, finalmente, Panambi, a partir de 29 de dezembro de 1944.
___________________________________
1962 - Casam-se em Venâncio Aires (RS), cidade natal, o casal pioneiro rondonense Ely (nascida Richter) e Léo Hickmann. Ela filha de Erna (nascida Pohl) e Arno Richter; e ele filho de Elvina (nascida Wolschick) e Pedro Hickmann. O casal formou família com o nascimento dos filhos Iara, Euclides, Janiece e Angela.
Em 1964, Ely e Léo transferiram residência do Rio Grande do Sul para Marechal Cândido Rondon, fixanddo-se na sede distrtial de Mercedes, onde ele assumiu como professor da unidade escolar local. Mais tarde, Léo teve passagem no magistério de Pato Bragado, Linha Guavirá, Novo Horizonte e mais de 40 anos (2021), com retorno em definitivo na então sede distrital rondonense Mercedes, agora município.
No novo município foi o primeiro secretário municipal de Educação, do primeiro prefeito eleito, Lídio José Schneider (colaborou Angela Hickmann). -- FOTO 5 --
___________________________________
1969 – É assinado o maior convênio de financiamento¹ da América Latina, no Palácio Iguaçu, em Curitiba para a eletrificação rural de Marechal Cândido Rondon. O convênio foi subscrito pelo governador de Estado Paulo Pimentel; ministro da Agricultura, Ivo Arzua Pereira; Diretor-Presidente da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL), Professor Viriato Parigot de Souza; pelo presidente do então Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (INDA); e diretores do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e da Superintendência de Desenvolvimento do Sul (SUDESUL) (Diário da Tarde. Curitiba: ed. 21.686, de 22.7.1969: 1 e 6). -- FOTOS 6 e 7 --
¹Esse financiamento abriu espaço para a formação, na época, da maior cooperativa de eletrificação rural do Brasil - a CERCAR (nota do pesquisador).
__________________________________
1984 - Casam-se na então sede distrital rondonense de Mercedes, os jovens Helena Lucia Schneider e Tarcísio Vanderlinde. Ela natural de Toledo (PR), filha do casal Hilda Rosalina (nascida Thomas) e Ivo José Schneider; e ele nascido em Imaruí (SC), filho de Angela (nascida Kühlkamp) e Salvino Vanderlinde.
Helena Lúcia e Tarcísio constituíram família com o nascimento das filhas Viviane, Juliane e Gabriela. -- FOTO 8 --
___________________________________
1986 - Começa e vai até o dia 27, o VII Festival Mundial de Folclore da cidade Rzeszów (VII Swiatowy Festiwal Polonijnych Zespolów Folklorystycznych Rzerszów), na Polônia.
O Brasil foi representado pelo elenco de dançarinos do Grupo Folclórico Juventus, de Curitiba, que teve como principal destaque a rondonense Ieda Laise Port¹, na época cursando Dança na Pontíficia Universidade Católica (PUCPR) (O PARANÁ. Cascavel: Editora OPR S/C Ltda., ed. 14.08.1986:01 e 14). -- FOTOS 9 e 10 --
Ver vídeo do encerramento do festival, clique aqui.
¹ Filha do casal rondonense Helga (nascida Kleemann) e Guido Port (nota do pesquisador)
__________________________________
1988 - Acontece abertura oficial, do ponto alto, dos festejos comemorativos ao 28º aniversário de emancipação político-administrativa de Marechal Cândido Rondon, com destaque para a inauguração do novo sistema de iluminação pública (novas luminárias) no perímetro central da cidade. O sistema foi acionado no palco da solenidade de abertura, no Parque de Exposições. e a primeira exposição de suínos.
Outro fato que surpreendeu o público que compareceu ao Parque de Exposições, foi o número expressivo de novas edificações e pavilhões para atender a demanda da exposição, como foi o caso da primeira exposição de suínos.
A parte de shows, o expoente foi apresentação da cantora Carmen Silva (JM GOMES (João Marcos e LEDUC, Lincoln). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 017, cad. julho e agosto de 1988, fls. 74 e 84).
___________________________________
1988 - Começa, com a primeira ordenha, o Torneio de Gado Leiteiro, da agenda programática de eventos alusivos aos 28º aniversário do município de Marechal Cândido Rondon (PR). Participam da competição 12 animais: 01 vaca leiteiras da Granja Irmãos Herpich; uma caca de propriedade de Roland Schumacher; seis vacas leiteiras de propriedade de Wilfried Schumacher, um vaca pertencente ao agropecuarista Adelci Bellé; uma do criador Marcolino Vorpagel e duas vacas do criador Beno Francisco Dáwis (LEDUC, Lincoln). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 017, cad. julho e agosto de 1988, fls. 73).
___________________________________
1988 - Acontece a inaguração do escritório do Instituto de Terras, Cartografia e Florestas, na cidade de Marechal Cândido Rondon. Trata-se de órgão do Governo do Estado (JMGOMES (João Marcos). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 017, cad. Julho e Agosto 1988, fls. 29).
___________________________________
1989 - Paraquedistas do Base de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro se apresentam em Marechal Cândido Rondon com saltos de paraquedas, no período vespertino. As exibições do grupo se estendeu durante os dias de festa do 29º aniversário do Município (LEDUC, Lincoln). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 023, cad. Julho e Agosto 1989, fls. 86).
___________________________________
1989 - Com a participação de 14 municípios, são abertos os 32º Jogos Abertos do Paraná, Fase Regional, no Ginásio de Esportes Ney Braga, em Marechal Cândido Rondon. As competições se eestendem até o dia 29 (WIEDMER, Ronaldo Luiz. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 23, cad. julho de agosto de 1989, fls.89).
___________________________________
1989 - É instalda a Comissão Constituinte da Câmara Municipal de Toledo (PR) para a elaboração da nova Lei Orgânica do Município com base da nova Constituição Brasileira, promulgada em 1988 (LEDUC, Lincoln). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 023, cad. Julho e Agosto 1989, fls. 88).
___________________________________
1989 - Acontece abertura oficial dos festejos do 29º aniversário de emancipação político-administrativa de Marechal Cândido Rondono junto ao Parque de Exposições, com a presença de grande público. O ato não teve discursos, somente a execução do Hino do Município e desate da fita simbólica pelo prefeito municipal Dieter Leonar Seyboth; presidente da Comissão Central Organizadora, empresário Elio Edvino Winter e autoridades.
A agenda programática de eventos do primeiro dia de festa teve a abertura da exposição da indústria e comércio (com aproximadamente com 60 expositores), a exposição do gado leiteiro e a feira estadual de suínos.(LEDUC, Lincoln). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 023, cad. Julho e Agosto 1989, fls. 93).
___________________________________
1990 - Casam-se na Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Marechal Cândido Rondon, os jovens rondonenses Lisabete Machado de Souza e Vicente Casarotto. Ela filha do casal Eulália e Alípio Machado de Souza, morador em Esquina Guaíra; e ele filho do casal Odila e Aurélio Casarotto. morador no distrito rondonense de Novo Horizonte.
Lisabete e Vicente formaram família com o nascimento dos filhos Lidiane e Lucas (nota do pesquisador). -- FOTO 11 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1993 - Falece a pioneira Erna Taube Kempfer, esposa de Cristiano Kempfer, falecido em 09 de abril de 1969 (nota do pesquisador).
___________________________________
1995 - O jornal O Presente noticia que houve o início de construção e instalação da central telefônica na sede distrital de Iguiporã, de acordo com a informação recebida do vereador Nilson Hachmann (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 21.07.95, p.29).
_________________________________
2011 - O casal pioneiro rondonense Lucena (nascida Land) e Almo Schroeder comemora "bodas de ouro". Ambos naturais de Piratuba (SC) (nota do pesquisador). -- FOTO 12 --
_________________________________
2016 - Acontece a abertura oficial da ExpoRondon 2016 e os festejos do 56º aniversário de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador) -- FOTO 13 --
_________________________________
2016 - Falece na cidade de Toledo (PR), a pioneira Rosa Maria Zeni da Rocha, aos 88 anos. Chegou ao Oeste do Paraná em 1958.
Foi casada com o médico José Ivo Alves da Rocha (precedeu-lhe na morte) com quem formou família com o nascimento dos filhos Luiz Ivan, Edson Luiz, Luiz Renato e Tuka.
Seu corpo foi sepultado no Cemitério Cristo Rei, da cidade de Toledo. -- FOTO 14 --
__________________________________
2017 - Falece o pioneiro Benno Ruppenthal (nota do pesquisador).
_________________________________
2017 - Com a presença do Secretário de Estado de Infraestrutura e Logísticia, José (Pepe) Richa Filho, é assinado o edital de licitação para a construção da terceira pista na rodovia PR 467, trecho entre a Unidade de Aves da Copagril e a Vila Curvado (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 21.07.2017, p. 11). -- FOTO 15 --
_________________________________
2017 - Profere palestra em Marechal Cândido Rondon, o atleta olímpico brasileiro 2016, de handebol, Henrique Selicani Teixeira, no Tribunal do Juri, do campus da Unioeste-Marechal Cândido Rondon, para professores, acadêmicos, técnicos e atletas. O esportista discorreu sobre as experiências vividas em disputas olímpicas e intermnacionais (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 21.07.2017, p. 37). -- FOTO 16 --
_________________________________
2017 - Acontece a abertura oficial das comemorações do 57º aniversário de emancipação político-administrativa de Marechal Cândido Rondon e da ExpoRondon 2017, com a presença do Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL), senhor José (Pepe) Richa Filho (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 25.07.2017. -- FOTO 17 --
_________________________________
2018 - É sepultado no cemitério Parque Senhor do Bom Fim, da cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, o corpo do rondonense Fábio Royer, filho do técnico agrícola rondonense aposentado Romeu Royer.
Fábio foi sequestrado na segunda-feira à noite, dia 16 de julho, quando saiu do apartamento, no Bairro Bacacheri, em Curitiba, para ir à farmácia comprar um medicamento para o filho asmático e não retornou. Dias depois seu corpo foi encontrado carbonizado dentro do carro de sua propriedade numa estrada interiorana do município de Colombo, localizado também na região metropolitana da Capital Paranaense.
Por ocasião de sua morte, Fábio Royer era funcionário licenciado do Banco do Brasil e trabalhava no setor financeiro de uma loja de móveis (nota do pesquisador).
___________________________________
2018 - Celebra Bodas de Safira, na cidade de Pato Bragado (PR), o casal Irene (nascida Hassemer) e Provin Scheuermann. O casal é natural de Concórdia (SC) e mantém na cidade de sua residência uma empresa de panificação e também são pais da atual secretária municipal de Educação e Cultura do município (2018), Chris Scheuermann Bonato (nota do pesquisador). -- FOTO 18 --
___________________________________
2018 - Acontece o Dia de Campo do Milho Safrinha Copagril 2018, no município de Itaquiraí (MS), na Fazenda São Francisco de Ouro Verde, de propriedade da família Petrykoski, associada da cooperativa. -- FOTO 19 --
___________________________________
2018 - É realizada a etapa final do Maratona Cultural 2018, da Associação de Clubes de Jovens da Copagril (ACJC), no salão comunitário da Linha Palmital, distrito de Margarida. O Comitê Ação Jovem tornou-se campeão geral da edição. Com essa conquista, o comitê é pentacampeão da Maratona (nota do pesquisador). -- FOTOS 20 e 21 --
___________________________________
2021 - O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com o céu parcialmente nublado, com leve precipitação pluviométrica de curta duração. Instantes depois a nebulosidade desaparece e principia vento do quadrante noroeste, com elevação das temperaturas, depois de amplitudes térmicas muito baixas, na segunda e terça-feiras, o que provocou a segunda geada forte do ano (nota do pesquisador). -- FOTO 22 --
___________________________________
2022 - A quinta-feira foi de tempo bom e de longa estiagem em Marechal Cândido Rondon e parte do Oeste do Paraná, com presença de nebulosidade tipo cirrus. Temperaturas, entre 21 e 27 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos (nota do pesquisador).
_________________________________
COMENTÁRIOS