Acontecimentos históricos do dia 22 de Julho

2005 - Falece em Pato Bragado, o pioneiro rondonense Alfredo Krause, que chegou na então Vila de General Rondon, com a esposa Elli (Arndt) , o filho Clecio e a a filha Erci(...)

Pioneiro rondonense Alfredo Krause, falecido em julho de 2005. 
Imagem: Acervo Clecio Krause - Naranjal - Paraguai
Pioneiro rondonense Alfredo Krause, falecido em julho de 2005. Imagem: Acervo Clecio Krause - Naranjal - Paraguai
Imperatriz Catarina II que estimulou a ida de milhares de alemães para o território russo. 
Imagem: Acervo
Imperatriz Catarina II que estimulou a ida de milhares de alemães para o território russo. Imagem: Acervo
Preâmbulo do manifesto-convite de Catarina II, a Grande,  que estabelecia promessas e vantagens para atrair estrangeiros para povoarem os territórios russos. 
Imagem: Domínio Público - FOTO 3 -
Preâmbulo do manifesto-convite de Catarina II, a Grande, que estabelecia promessas e vantagens para atrair estrangeiros para povoarem os territórios russos. Imagem: Domínio Público - FOTO 3 -
Ministro Alysson Paulinelli junto com o governador Jaime Canet Junior falando da ajuda governamental para os agricultores atingidos pela geada.
Imagem: Acervo Biblioteca Nacional - Crédito: Diário do Paraná - FOTO 4 -
Ministro Alysson Paulinelli junto com o governador Jaime Canet Junior falando da ajuda governamental para os agricultores atingidos pela geada. Imagem: Acervo Biblioteca Nacional - Crédito: Diário do Paraná - FOTO 4 -
Dupla sertaneja Chrystian e Ralf que se apresentou em Marechal Cândido Rondon, em julho de 1995. 
Imagem: Acervo Musicas TV.com - FOTO 5 -
Dupla sertaneja Chrystian e Ralf que se apresentou em Marechal Cândido Rondon, em julho de 1995. Imagem: Acervo Musicas TV.com - FOTO 5 -
Engenheiro indiano-estadunidense Gurmukh Sarkaria, projetista da Itaipu Binacional, falecido em 22 de julho de 2014. Imagem: www.fabiocampana.com.br - FOTO 6 -
Engenheiro indiano-estadunidense Gurmukh Sarkaria, projetista da Itaipu Binacional, falecido em 22 de julho de 2014. Imagem: www.fabiocampana.com.br - FOTO 6 -
 A atleta rondonense de badminton Júlia Werner Oliveira em  sua participação no Campeonato Pan-Americano Júnior, em Salvador, Bahia. 
Imagem: Acervo OD - FOTO 7 -
A atleta rondonense de badminton Júlia Werner Oliveira em sua participação no Campeonato Pan-Americano Júnior, em Salvador, Bahia. Imagem: Acervo OD - FOTO 7 -
Material retirado de galeria de água pluvial no Jardim Primavera, em Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 8 --
Material retirado de galeria de água pluvial no Jardim Primavera, em Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 8 --
Outra amostragem de material retirado de galeria de água pluvial do Jardim Primavera, em Marechal Rondon.
Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 9 --
Outra amostragem de material retirado de galeria de água pluvial do Jardim Primavera, em Marechal Rondon. Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 9 --
Luiz Alberto Araújo, ex-prefeito de Toledo, falecido em julho de 2020.
Imagem: Acervo Pretonobranco.com.br - FOTO 10 --
Luiz Alberto Araújo, ex-prefeito de Toledo, falecido em julho de 2020. Imagem: Acervo Pretonobranco.com.br - FOTO 10 --

======================================================================================================

1763 - A czarina¹ de todas as Rússias, Catarina II, a Grande,  assina em seu gabinete no Palácio Peterhof perto da cidade São Petersburgo, um decreto com o seguinte dispositivo: "Eu, Catarina II, imperatriz e governante autocrata de todos os russos em Moscou, Kiev, Vladimir ... Desejo que todos os estrangeiros venham ao nosso Império para se estabelecerem em todos os governos que queiram..."

O documento histórico é conhecido como "manifesto-convite", especialmente no âmbito das relações teuto-russas. Apesar do decreto falar de todos os estrangeiros, no fundo ele se direcionava aos alemães - porque Catarina¹ era alemã. 
 

¹ A czarina nasceu em 1729 como Sophie Frederike von Anhalt-Zerbst, em Scczecin, na Prússia Oriental, hoje no território da Polônia. Depois de um golpe de Estado e do assassinato de seu marido Pedro III (se chamava Peter Ulrich de Holstein-Gottorp, na verdade um princípe alemão), Catarina chegou ao poder 1762. 

A soberana ao emitir o documento logo no começo de seu governo, tinha a esperança de tirar a Rússia de seu atraso secular no desenvolvimento econômico e no desenvolvimento sociocultural. Ela também detalhou no documento que esperava protagonizar um desenvolvimento de manufaturas, fábricas e infraestruturas, ao enaltecer as riquezas do gigantesco império. 

Com tentadoras promessas e oferta de vantagens aos estrangeiros, principalmente liberdade religiosa e preservação da língua materna, nos cincos primeiros anos da vigência do decreto mais de 30 mil pessoas migraram para a Rússia, a maioria alemães.

Com as guerras napoleônicas que assolavam o continente europeu (1803-1815) impulsionou uma nova onde de migração. Na metade do século, a Rússia abrigava mais de meio milhão de teutos-russos.

A presença de estrangeiros em seus territórios nunca foi bem aceita dos russos, mas existiam uma aparente convivência pacífica. Nas décadas finais do século 20, as relações começaram a se estremecer e muitos descendentes de alemães começaram a deixar suas propriedades e empregos temendo pelo pior e rumam de retorno ao Oeste Europeu ou migraram para o continente americano. 

As relações se recrudescem com o crescimento dos bolcheviques e início da Primeira Guerra Mundial. O que faz  milhares e milhares de teutos-russos deixarem tudo para trás e abandonam às pressas o território sob os variados meios, inclusive a pé pela China (exemplo, teutos-russos que chegaram ao oeste catarinense). 

Boa parcela dos emigrantes teutos-russos aportaram no Brasil, fixando-se na região noroeste do Rio Grande do Sul, principalmente nas regiões das cidades de Ijuí e Santa Rosa,  e outros em Santa Catarina. Com o processo de colonização da Maripá, no Oeste do Paraná,  centenas e centenas de descendentes dessas famílias pioneiras mudaram-se para os atuais municípios paranaenses de Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa e Toledo (neste em menor escala).  -- FOTOS 2 e 3 --

Ver mais, clique aqui

_______________________________________

1935 - Passa a ser transmitido para todo o Brasil o programa radiofônico Programa Nacional, criado por Armando Campos, amigo de infância de Getúlio Vargas e este, como presidente da República, institucionalizou o programa para a divulgação dos principais acontecimentos da vida nacional.

Com  nova designação em 1938: Hora do Brasil, a retramissão passa ser obrigatório por todas as emissoras do País, entre às 19 e 20 horas, por decisão do Presidente Vargas.

Em 1971 o programa é reformulado e ganha o nome de A Voz do Brasil e seu conteúdo passa a ter notícias dos Três Poderes, em espaços e horários exclusivos.

A partir de 05 de abril de 2018, pela Lei nº 13.644/2018, foi flexibilizado às emissoras a veiculação do programa entre as 19 e 22 horas. 

______________________________________

1966 - É criado pela Lei Municipal nº 131/66, o distrito de Alto Santa Fé, pertencente ao município de Palotina  (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009. p. 161).

Agora (2018), o distrito é parte do território do município de Nova Santa Rosa

________________________________________

1975 – Visita a cidade de Marechal Cândido Rondon o então ministro da Agricultura Alysson Paulinelli, em companhia do então governador Jaime Canet Júnior. Motivo da viagem: verificação in loco do prejuízo causado pela forte geada nos trigais da região do Oeste do Paraná. -- FOTO 4 --

_____________________________________

1982 – Pela Resolução nº 1966/82, da Secretária de Estado da Educação, é autorizado o funcionamento do então Colégio Estadual Eron Domingues – Ensino de 1º e 2º Graus.  

________________________________

1995 - Apresenta-se no Ginásio de Esportes Ney Braga a dupla sertaneja Chrystian e Ralf (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 21.07.95, p. 12). -- FOTO 5 -- 

________________________________

1996 - É inaugurada a iluminação pública modalidade rebaixada da Rua Sete de Setembro, na cidade de Marechal Cândido Rondon, desde a Avenida Rio Grande do Sul até o extinto Colégio David Carneiro (Gazeta do Paraná, Cascavel, ed. 23.07.1996, sem identificação de página - Biblioteca Pública do Paraná).

_____________________________________

2005 - Falece em Pato Bragado, o pioneiro rondonense Alfredo Krause, que chegou na então Vila de General Rondon, com a esposa Elli ( nascida Arndt) e a a filha Erci, de quatro meses, procedente da cidade de Piratuba, Santa Catarina, em 24 de junho de 1952. Foi sepultado no cemitério público da sede municipal de Pato Bragado. -- FOTO 1 -- 

Ver mais, clique aqui

_______________________________

2014 - Falece na cidade de Santa Rosa, na Califórnia, EUA, o engenheiro-civil indiano Gurmukh Sarkaria, aos 89 anos. O engenheiro foi o coordenador geral do projeto de construção da Itaipu Binacional.  Ele criou o layout, escolheu o local ideal para a construção da hidrelétrica, os formatos da barragem e do vertedouro. -- FOTO 6 -- 

_______________________________

2015 -  É inaugurada  a pavimentação poliédrica do trecho rodoviário municipal da sede distrital de Novo Três Passos à Linha Bandeirantes, numa extensão de 6.363 metros. A outra inauguração é do trecho da BR-163 até a sede social da associação e moradores de Linha Guavirá, numa extensão 2,4 quilômetros (O Presente).

_______________________________

2015 – Em solenidade festiva na sede social da Associação dos Servidores Municipais de Marechal Cândido Rondon (ASSEMAR)- , acontece a entrega da premiação aos vencedores do Campeonato Municipal de Futebol Amador 2015:

             - Equipe campeã: AACC

             - Vice-campeã      : Grêmio Aimoré/São Cristóvão

             - 3º lugar             : Jardim Santo Amaro

             - Equipe mais disciplinada: Jardim Barcelona/Wilson Moraes – recebeu o Troféu Alcides Hollmann, esportista falecido em 2014.

             - Artilheiro do campeonato: Leandro Ferreira da AACC

             - Goleiro menos vazado: Cristiano Metzner (Suko), EC Corinthians, da sede distrital de Margarida

_______________________________

2016 - O jornal O Presente noticia que o Sicoob Marechal Cândido Rondon é premiado no encontro das cooperativas filiadas ao Sicoob Unicoob, no 2º Workshop de Crédito Rural, na cidade de Maringá, como a cooperativa com a maior evolução da Carteira de Crédito Rural do Paraná (O Presente, ed. 22.07.2016, p. 24). 

_______________________________

2018 - A atleta rondonense de badminton Júlia Werner Oliveira começa em Salvador, Bahia, a sua participação do Campeonato Pan-Americano Júnior (O Presente, ed. 20.07.2018, p. 33). -- FOTO 7 --

____________________________________

2020 - O material plástico, vidros e outros materiais encontrados durante limpeza feita em galerias de águas pluviais, no bairro Jardim Primavera, pela Secretaria Municipal de Viação e Serviço Públicas, da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, revela como moradores rondonenses continuam pouco se importando com o lixo que produzem e quanto à destinação correta.. O relapso não é exclusivo do bairro citado, em outros ela também acontece.

A limpeza das galerias de águas pluviais da cidade, é um trabalho rotineiro da Secretaria. -- FOTOS 8 e 9 --

_____________________________________

2020 - Falece na cidade de União da Vitória (PR), Luiz Alberto de Araújo, ex-prefeito da cidade paranaense de Toledo (de 1989 a 1992, pelo MDB), aos 82 anos, vítima de um câncer.

É natural da cidade do Sul do Paraná, onde nasceu em 13 de novembro de 1938. 

Araújo chegou em Toledo como gerente designado para a agência do Banco do Brasil. A candidatar-se à Prefeitura Municipal local saiu com cerca de 5% das intenções de votos para a vitória contra o ex-prefeito e mais tarde com vários mandatos de deputado estadual, Duílio Genari. -- FOTO 10 --

_____________________________________

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados