Acontecimentos históricos do dia 29 de Julho

1966 – Assume como segundo pastor da Comunidade Evangélica Luterana Cristo, de Marechal Cândido Rondon, o reverendo Guilherme Frederico Lüdke.

Pastor Guilherme Lüdke fotografado ao completar 104 anos de vida, com residência em Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Acervo AquiAgora.net - FOTO 1 -
Pastor Guilherme Lüdke fotografado ao completar 104 anos de vida, com residência em Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo AquiAgora.net - FOTO 1 -
Cantor Paulo Sérgio falecido em julho de 1980. Imagem: Acervo mlb-d1.mlstatic.com - FOTO 2 -
Cantor Paulo Sérgio falecido em julho de 1980. Imagem: Acervo mlb-d1.mlstatic.com - FOTO 2 -
Principe Charles e Diana Spencer, em uma das fotos oficiais de seu casamento. 
Imagem: Acervo
Principe Charles e Diana Spencer, em uma das fotos oficiais de seu casamento. Imagem: Acervo
Jogador Emanuel Fernando Scheffer Rego com o prefeito municipal Marcio Andrei Rauber e o presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla. 
Imagem: Comunicação Copagril - FOTO 4 -
Jogador Emanuel Fernando Scheffer Rego com o prefeito municipal Marcio Andrei Rauber e o presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla. Imagem: Comunicação Copagril - FOTO 4 -
Capa da edição do jornal O Presente, edição de 31 de julho de 2018,  com detalhes de visitantes e aspectos da Festa Nacional do Boi no Rolete. 
Foto maior, da esquerda à direita: Márcio Rauber, prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon; deputado federal Dilceu Sperafico (blusa verde); governadora Cida Borghetti; prefeito municipal Anderson Bento Maria, de Maripá e presidente da Associação dos municípios do Oeste do Paraná (AMOP);  e o casal Alita e deputado estadual Elio Rusch. 
Segunda foto, menor, da esquerda à direita: Marcel Micheletto, ex-prefeito de Assis Chateaubriand; comunicador Ratinho e deputado estadual Ademir Antonio Osmar Bier. 
Imagens à direita, em ordem decrescente: deputado federal Ricardo Barros, ex-deputado federal Nelton Friedrich, deputado federal Sérgio Souza, deputado federal Dilceu Sperafico, deputado federal Alfredo Kaefer, ex-prefeito Marcel Micheletto e deputado federal João Arruda.  - FOTO 4 -
Capa da edição do jornal O Presente, edição de 31 de julho de 2018, com detalhes de visitantes e aspectos da Festa Nacional do Boi no Rolete. Foto maior, da esquerda à direita: Márcio Rauber, prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon; deputado federal Dilceu Sperafico (blusa verde); governadora Cida Borghetti; prefeito municipal Anderson Bento Maria, de Maripá e presidente da Associação dos municípios do Oeste do Paraná (AMOP); e o casal Alita e deputado estadual Elio Rusch. Segunda foto, menor, da esquerda à direita: Marcel Micheletto, ex-prefeito de Assis Chateaubriand; comunicador Ratinho e deputado estadual Ademir Antonio Osmar Bier. Imagens à direita, em ordem decrescente: deputado federal Ricardo Barros, ex-deputado federal Nelton Friedrich, deputado federal Sérgio Souza, deputado federal Dilceu Sperafico, deputado federal Alfredo Kaefer, ex-prefeito Marcel Micheletto e deputado federal João Arruda. - FOTO 4 -
Atleta Hiago Alaor Weiss que disputou campeonato de Beach Soccer pelo Club Atletico Peñarol, do Uruguai, em final de julho de 2018. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 5 -
Atleta Hiago Alaor Weiss que disputou campeonato de Beach Soccer pelo Club Atletico Peñarol, do Uruguai, em final de julho de 2018. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 5 -
Agenda de eventos do último dia da ExpoRondon 2018. 
Imagem: Acervo Proem - IPM-MCR - FOTO 7 -
Agenda de eventos do último dia da ExpoRondon 2018. Imagem: Acervo Proem - IPM-MCR - FOTO 7 -
Diretoria da Cooperativa Agroindustrial Copagril, gerentes  e assadores com o troféu de  melhor apresentação do box de assadores do boi no rolete, na festa nacional de julho de 2018. 
Da esquerda à direita:  Ricardo Silvio Chapla, diretor-presidente, Elói Darci Podkowa, diretor-vice presidente; empresário agrícola Eno Pedde;  Jaime Vilani, gerente da divisão administrativa;  Nilvo Kühler, chefe de Recursos Humanos ;  Enoir Primon, Gerente da Divisão Agropecuária; e Márcio Buss, diretor -secretário. 
Assadores ( de jalecos brancos), da esquerdà direita:  Joni Gerhardt, Jairo Tetzlaff, Ailton S. da Rocha, Juliano Wizenmann, Wagner Wommer e Fábio Albrink. Agachados: Maycon Zimmermann, Paulinho H. Bloemer e Wilson Moraes (sem jaleco). 
Imagem: Acervo Comunicação Copagril - FOTO 6 -
Diretoria da Cooperativa Agroindustrial Copagril, gerentes e assadores com o troféu de melhor apresentação do box de assadores do boi no rolete, na festa nacional de julho de 2018. Da esquerda à direita: Ricardo Silvio Chapla, diretor-presidente, Elói Darci Podkowa, diretor-vice presidente; empresário agrícola Eno Pedde; Jaime Vilani, gerente da divisão administrativa; Nilvo Kühler, chefe de Recursos Humanos ; Enoir Primon, Gerente da Divisão Agropecuária; e Márcio Buss, diretor -secretário. Assadores ( de jalecos brancos), da esquerdà direita: Joni Gerhardt, Jairo Tetzlaff, Ailton S. da Rocha, Juliano Wizenmann, Wagner Wommer e Fábio Albrink. Agachados: Maycon Zimmermann, Paulinho H. Bloemer e Wilson Moraes (sem jaleco). Imagem: Acervo Comunicação Copagril - FOTO 6 -
Bacharel Walmor Mergener assinando o termo de posse como vereador em exercício da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon perante o presidente do Legislativo, vereador Cláudio Köhler. Imagem: Acervo: Impresa - CM - Mal. Cândido Rondon - FOTO 9 --
Bacharel Walmor Mergener assinando o termo de posse como vereador em exercício da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon perante o presidente do Legislativo, vereador Cláudio Köhler. Imagem: Acervo: Impresa - CM - Mal. Cândido Rondon - FOTO 9 --
Rondonense Nelci Fonta Witeck, com o esposo Clécio e neta,  falecida em final de julho de 2020.
Imagem: Acervo Sirlei Hentges - FOTO 10 -
Rondonense Nelci Fonta Witeck, com o esposo Clécio e neta, falecida em final de julho de 2020. Imagem: Acervo Sirlei Hentges - FOTO 10 -

======================================================================================================

1946 – Chega a futura cidade de Toledo o padre italiano Antonio Patuí SVD, a convite do colonizador Alfredo Paschoal Ruaro, com quem já se havia encontrado anteriormente. É considerado o protagonista, de fato, da fundação da cidade e da colonização da Fazenda Britânia, ao animar o depressivo grupo de gaúchos liderados por Zulmiro Antônio Ruaro "Miro", acampados às margens do Arroio Toledo, permanecerem  ali e apostando no projeto colonizatório da empresa Maripá. 

A vinda do sacerdote ao local reacendeu o brio e a crença dos rio-grandenses acampados, a essa altura já decididos a abandonar tudo e regressar ao ao seu estado.  A promessa de Patuí de permanecer entre eles e apoiá-los moralmente foi fundamental para o sucesso do projeto de colonização concebido pela Maripá, com famílias italianas e alemães procedentes do Sul. 

O religioso italiano, natural de Casarza della Delizia, província de Udine, realizou uma novena no dia de sua chegada em Toledo, entre os abarracados sulistas, para levantar a moral do grupo, seguido de confissões. No dia seguinte, ofíciou uma missa para os desbravadores. O que foi, certamente, a primeira missa celebrada no atual território de Toledo. 

Antonio Patuí permaneceu por longos anos na região, o que fez dele o mais expressivo artífice coadjuvante do projeto colonizatório desenvolvido pela Maripá (BEAL, Vitor. Um Coração Valente - História do Padre Antônio Patuí - Fatos da Colonização de Toledo e Oeste do Paraná. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2012, p. 34, 35, 36, 37 e 38).  

Ver mais, clique aqui

_______________________________

1970 – Visita Marechal Cândido Rondon  o cônsul-geral da Alemanha para o Paraná e Santa Catarina, senhor Heinz Ky. 

_______________________________

1980 - Falece na cidade de São Paulo o cantor Paulo Sérgio (Paulo Sérgio de Macedo), aos 36 anos de idade de música popular. O artista  esteve em Marechal Cândido Rondon e realizou um concorrido show no então Cine Ideal.

Era grande o número de rondonenses fãs do artista (nota dos pesquisador). -- FOTO 2 -- 

_______________________________

1981 - Casam-se em Londres, o Príncipe Charles e Diana Spencer. Foi o primeiro casamento televisionado de um membro da realeza britânica. O evento alcançou proporções mundiais e estima-se que cerca de um bilhão de pessoas assistiram, via satélite,  a pomposa cerimônia. Incluí-se nessa soma, milhares de rondonenses que se prenderam aos seus aparelhos de televisão enebriados, com a pomposidade nunca antes vista e que chegava as suas residências via feito inédito da comunicação globalizada. -- FOTO 3 --  

____________________________________

1983 - Falece a pioneira rondonense Alice (nascida Menzel) Henke, esposa do pioneiro Ewald Henke, proprietário do memorável Moinho Fronteira, mas quase sempre denominado de "Moinho Henke", na cidade de Marechal Cândido Rondon.

É sepultada no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon. 

Ver mais, clique aqui. 

________________________________

1986 - Começa no pavilhão de eventos da Matriz Católica Nossa Senhora Aparecida, do então distrito rondonense de Mercedes, a primeita etapa  da Maratona Cultural dos Clubes de Jovens Cooperativas, hoje  Associação dos Clubes de Jovens da Copagril (ACJC), com participação dos clubes Unidos Venceremos, de Pato Bragado; Flor da Serra, de Iguiporã; e Auriverde, Mercedes. 

As etapas seguintes estavam marcadas para o dia seguinte na sede distrital rondonense de Iguiporã e no dia subsequente em Pato Bragado,  no entanto, devido as chuvas foram transferidas  (WEIDMER, Ronaldo Luiz. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM,  vol. 004, cad. junho a julho de 1986, ed. 29.07.86, p. 505, ed. 30.07.86, p. 521 e ed. 31.07.86, p. 529).

______________________________________

2018 - Acontece na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), a 39ª Festa Nacional do Boi no Rolete, componente maior da ExpoRondon 2018, alusiva ao 58º aniversário de emancipação político-administrativa do município. Para o evento foram assados 48 animais. 

Concurso

No concurso da 39ª Festa Nacional do Boi Assado no Rolete, a empresa Sieger Corretora de Seguros foi a campeã da categoria Técnica Culinária e a equipe Velho Casarão/Credivel da Apresentação e Ornamentação.

Participaram do concurso 36 equipes, que assaram 11,8 toneladas de boi no rolete. O maior boi, de 477 quilos, foi assado pela equipe da Jaraguá Brindes. Já a degustação para a escolha dos vencedores da categoria Técnica Culinária foi composta por 36 pessoas. O quesito apresentação foi avaliado por uma comissão de três pessoas (Comunicação Copagril). 

A festividade contou com a presença da governadora Cida Borgheti, do comunicador Ratinho (Carlos Massa) do SBT, dos deputados federais Ricardo Barros, Dilceu Sperafico (chefe da Casa Civil), Sérgio Souza, Alfredo Kaefer e João Arruda;  dos deputados estaduais Elio Lino Rusch, José Carlos Schiavinato e Ademir Antonio Osmar Bier e do jogador de volei de praia Emanuel Fernando Scheffer Rego (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 31.07.2018, p. 12, 13, 14, 15 e 16). -- FOTOS 4  e 5 --

_____________________________________

2018 - O atleta rondonense Hiago Alaor Weiss, acadêmico do curso de Educação Física, do campus da Unioeste - Marechal Cândido Rondon, disputa na cidade de Paranaguá (PR), a 2ª Taça Mário Roque Desafio Sul Americano de Beach Soccer, pela equipe do Club Atletico Peñarol, do Uruguai, a convite do coordenador da equipe cisplatina (O Presente, ed. 03.08.2018, p. 31). -- FOTO 6 --

_____________________________________

2018 - É último dia da Expo Rondon 2018 com a realização da 39ª Festa Nacional do Boi no Rolete e eventos programados. -- FOTO 7 --

_____________________________________

2018 - A Cooperativa Agroindustrial Copagril e a Cooperativa Central Frimesa conquistam o título de vice-campeãs na apresentação do box de assadores do boi no rolete,  na Festa Nacional do Boi no Rolete, de Marechal Cândido Rondon (PR), após avaliação da ornamentação do local pelos julgadores.

O troféu é entregue pela administração municipal e membros da Fundação Promotora de Eventos (Proem) à diretoria da Copagril e funcionários. A decoração do espaço de assar o boi  é realizada pelas funcionárias Renata Fernanda Longhi e Ana Paula Rodrigues, com apoio da equipe de manutenção da cooperativa. -- FOTO 8 --

______________________________________

2019 - É empossado como vereador, na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon,  Walmor Mergener, suplente da coligação da qual integra o DEMOCRATAS. Ele assume a vaga após a desistência do primeiro suplente e atual secretário de Coordenação e Planejamento do município, Reinar Leonar Seyboth.

Walmor é empossada na cadeira que tem como titular Adriano Backes, que se licencia para ocupar  o cargo de secretário municipal de Agricultura e Política Ambiental do município de Marechal Cândido Rondon

Esta é a segunda vez em que Walmor toma posse como vereador sulente em exercício.. De 23 de maio de 2005 a 03 de abril de 2008, na condição de suplente do PTB, ele assume a cadeira do então titular Elmir Port, que na época se afasta da Câmara para ser secretário municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 9 --

_______________________________________

2020 - Falece na cidade Xinguara (PA), a rondonense Nelci Fontana Witeck casada com o rondonense Clécio Witeck. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade paraense.

Nelci é filha do casal pioneiro do distrito rondonense de São Roque, Maria Celeste e José Fontana (proprietário do Expresso São Roque).

O esposo Clécio Witeck, médico-veterinário e ex-deputado estadual do Pará, é nascido na Linha São Cistóvão, no distrito rondonense de Margarida e filho do casal pioneiro Hilda (nascida Rauber) e Leopoldo José Witeck, que chegou de mudança à localidade em 1952 (nota do pesquisador). -- FOTO 10 - 

_______________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados