1993 - Falece o senhor Carlos Fietz, pioneiro do distrito rondonense de São Roque (...)












======================================================================================================
1928 - É realizada na cidade de Londres, Inglaterra, a primeira transmissão de TV em cores. O feito foi de John Logie Baird, um engenheiro escocês e o primeiro a construir um sistema de televisão viável (nota do pesquisador).
___________________________________
1970 – Circula a primeira edição do então jornal rondonense Semanário do Oeste, de propriedade de Ilário Kehl (Alemão Louco¹) (nota do pesquisador).
¹ Apelido teve sua origem num programa de humor que apresentava no começo de funcionamento da Rádio Difusora Rondon AM, depois Rádio Difusora do Paraná AM, de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1976 – É inaugurado o sistema de fornecimento de energia elétrica da Copel na vila de Bela Vista, distrito rondonense de Iguiporã, junto com o circuito de iluminação pública (nota do pesquisador).
___________________________________
1993 - Falece o senhor Carlos Fietz, pioneiro do distrito rondonense de São Roque. Chegou de mudança à localidade em agosto de 1966, na companhia da esposa Aury (nascida Altmann) e dos filhos¹ Ademar, Elemar, Marli e Marlene procedente de Horizontina (RS). -- FOTO 1 --
¹ Ademar casou-se com Elza Priesnitz; Elemar com Clarice Beatriz Schacht; Marli com Davi Becker; e Marlene com Deonísio Witzak (ora separados).
___________________________________
1994 - Falece Egydio Munaretto¹, diretor-superintendente da Frigobrás/Sadia, na cidade de Toledo (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009. p.149). -- FOTO 2 --
¹ Era bastante relacionado em Marechal Cândido Rondon por causa do sistema de integração da Sadia, na área da suinocultura e avicultura (nota do pesquisador)
___________________________________
2006 – Falece o pioneiro rondonense Edvino von Borstel. Chegou em Marechal Cândido Rondon, de mudança, em 07 de agosto de 1953. Era casado com a senhora Edith Anna Schmitz .
Junto com o seu irmão caçula, Rudi, abriu o primeiro posto de combustível na cidade de Marechal Cândido Rondon, na esquina das Avenidas Maripá e Rio Grande do Sul, conhecido com “Os Pioneiros”. São filhos do pioneiro: Pedro, Udo e Frederico (informação de Edith von Borstel). -- FOTO 3 --
___________________________________
2014 – Toma posse na presidência do Rotary Clube de Marechal Cândido Rondon, período 2014/15, o professor Affonso Celso Gonçalves Junior. -- FOTO 4 --
Na mesma data acontecem também:
- Toma posse na presidência do Rotary Clube Beira Lago, período 2014/15, Elimar Jorge Eckert.
- Toma posse na presidência do Rotary Clube Guarani, período 2014/15, Rafael Alexandre Schroeder.
- Toma posse na presidência do Rotary Clube 25 de Julho, período 2014/2015, Adelir Kempfer.
- Toma posse na presidência da Associação de Senhoras de Rotarianos, período 2014/15, Patrícia Spech Toebe,
- Toma posse na presidência do Rotaract de Marechal Cândido Rondon, período 2014/15, Eliane Borges Goulart.
- Toma posse na presidência do Interact de Marechal Cândido Rondon, período 2014/2015, Murilo Roesler Sabka.
- Toma posse na presidência do Rotakids de Marechal Cândido Rondon, período 2014/15, Isabela Feiten Gonçalves.
___________________________________
2015 - Acontece no Tribunal do Júri da Unioeste – campus de Marechal Cândido Rondon, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social (O Presente).
___________________________________
2015 - Falece p agricultor rondonense Antônio Krenchinski, morador no distrito rondonense Margarida, aos 78 anos.
Era natural da localidade de Paulo Bento, em Erechim (RS), nascido em 15 de janeiro de 1937, filho primogênito do casal Luís e Francisca Krenchinski. Desde criança dedicou-se à agricultura.
.
Casou-se com Olga Wansoski em 31 de maio de 1958, em Paulo Bento, na Igreja Sagrado Coração de Jesus. Com ela formou família com o nascimento de sete filhos: Ivani, Orlando, Benjamim, Vilmar, Osmar, Gilberto e Ivone.
}
Em 08 de dezembro de 1970, Antônio e sua família chegaram de mudança para o distrito de Margarida, em Marechal Cândido Rondon (PR). Com o dinheiro da venda das terras no Rio Grande do Sul, investiu numa sociedade com os cunhados até 1975. Foi quando então a sociedade foi dividida.
“A sua forma de organizar os trabalhos com a família era pela manhã, tomando chimarrão e planejando o dia entre os filhos. Todas as noites a família se reunia para rezar e aos domingos participar da comunidade religiosa. Se tinha que colher os produtos no domingo, primeiro ia à missa e depois fazia o trabalho da colheita. Além disso, gostava de colaborar na comunidade com serviços voluntários na igreja e na escola. Com os vizinhos, sempre procurava manter boas relações. Gostava de ser agricultor e fazia questão de participar da festa do município em Marechal Cândido Rondon", segundo seus filhos (nota do pesquisador). -- FOTO 5 --
___________________________________
2018 - O jornal O Presente noticia que dez alunos do Colégio Estadual Eron Domingues, da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), tiveram seus projetos de lei selecionados entre os vinte escolhidos na fase estadual para a disputa nacional da 15ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), promoção do Câmara dos Deputados (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 03.07.2018, p. 18 e 19). -- FOTO 6 --
___________________________________
2019 - Comemora seu centésimo aniversário a pioneira rondonense Rosa Olga (nascida Schmidtke) Balkau. Natural da localidade de Santa Teresa, município de Santa Cruz do Sul (RS), nascida em 03 de julho de 1919, filha caçula de Helena e Alfonso Schmidtke, com mais cinco irmãos e uma irmã.
Rosa Olga passou sua infância e adolescência na cidade de Santa Cruz do Sul. Participou com sua família dos cultos da Primeira Igreja Batista do Rio Grande do Sul¹ situada na vila local de Formosa. Os irmãos percorriam até 17Km, a pé, para participar da Escola Bíblica Dominical ministrada pelo pastor August Matschulat.
¹ A primeira Igrejinha continua de pé e aos domingos é aberta para cultos e estudos bíblicos. Hoje (02.07.2019) a igreja pioneira é cuidada por Harry Matschulat , neto de August e primo de Rosa Olga e reside na propriedade onde se localiza a capela. O templo em 2018 completou 125 anos de instalação.
No ano em que Rosa Olga completou 16 anos, a família mudou-se de Santa Cruz do Sul para a localidade de Candeia, no município de Santa Rosa, noroeste do Rio Grande do Sul.
Lá conheceu e casa, em 20 de janeiro de 1939, com o imigrante alemão Guilherme Frederico Balkau, de Neidenburg², com quem formou familia com o nascimento de oito filhos, cinco no Rio Grande do Sul e três no Paraná: Iloni (1939), Hildegard (1942, falecida), Lucila (1945), Alice (1948) e Edemar (1951), e os paranaenses Sigmar (1956), Erlo (1958) e Verner (1962).
² Atualmente é Nidzica, na Polônia.
Em 1953, a família transferiu residência para o Oeste do Paraná, chegando no dia 02 de junho. Inicialmente se estabeleceu no KM 10, Pato Bragado. No ano seguinte, migra para a atual cidade de Maripá, de onde meses depois a família sai para fixar residência definitiva na cidade de Marechal Cândido Rondon, numa chácara adquirida no atual Bairro São Lucas.
Em 1989, a pioneira perdeu o esposo, aos 70 anos de idade. Está sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
No aniversário de 100 anos, a rondonense de coração Olga Rosa³, além dos 8 filhos, tinha 21 netos, 19 bisnetos e uma tataraneta (colaborou Verner Balkau). -- FOTO 7 --
³ É falecida em 20 de outubro de 2020.
____________________________________
2020 - A temperatura média mínima do dia, na cidade de Marechal Cândido Rondon, ficou em torno de 5 graus, idêntica ao dia anterior.
Na quarta-feira o céu este encoberto e com um vento-sul muito gelado. Já na quinta-feira (nesta data), no período vespertino a temperatura se elEvou bastante, no entanto, ainda foi necessário se agasalhar bem (nota do pesquisador). -- FOTOS 8 e 9 --
Ver vídeos, clique aqui e aqui. Último audivisual todos os créditos de produção pertencem à Record News.
___________________________________
2020 - Boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon informa que subiu para 131 os casos confirmados de pessoas acometidas pelo novo coronavírus (COVID 19) contra 42 ocorrências positivas do dia 27 de junho último. Um salto de 89 pessoas infectadas. -- FOTO 10 --
Uma nota explicativa da Secretaria acompanhou o boletim detalhando a causa do significativo aumento de pessoas acometidas:
NOTA
O Setor de Epidemiologia, da Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, vem por meio desta, informar que o grande salto no número de casos de COVID-19, nesta sexta-feira, dia 03 de julho, no boletim diário, se dá em virtude da liberação dos resultados dos exames encaminhados para o LACEN (Laboratório Central do Estado), das coletas realizadas na cadeia pública rondonense, onde constatou-se surto. Até às 15h40, de hoje, portanto, 69 presos tiveram resultado positivo para o novo coronavírus.
Outro fator para o aumento é que em uma grande empresa do município, confirmou-se quatro casos, o que já é considerado surto da doença no local.
Ontem, quinta-feira, dia 02, eram contabilizados 54 casos. Hoje, portanto, são 131 casos confirmados em Marechal Rondon.
Mais uma vez pede-se que a população tome os devidos cuidados para evitar a proliferação da doença. A colaboração de todos, é muito importante.
Secretaria de Saúde
Marechal Cândido Rondon
COMENTÁRIOS