Acontecimentos históricos do dia 10 de Agosto

1900 - Nasce em Santa Maria (RS), o empresário catarinense Attilio Francisco Xavier Fontana, fundador do grupo Sadia, na cidade de Concórdia, SC, (...)

Jovem Attilio Francisco Xavier Fontana, futuro fundador do grupo Sadia. 
Imagem: Acervo Memorial Attilio Fontana - FOTO 1 -
Jovem Attilio Francisco Xavier Fontana, futuro fundador do grupo Sadia. Imagem: Acervo Memorial Attilio Fontana - FOTO 1 -
Trajes de serviço da Polícia Militar do Estado do Paraná ao longo de sua história. 
Imagem: Acervo Wikipédia - FOTO 2 -
Trajes de serviço da Polícia Militar do Estado do Paraná ao longo de sua história. Imagem: Acervo Wikipédia - FOTO 2 -
A segunda residência da Família Pedde, na localidade de Esquina Guaíra. 
Essa moradia não existe mais hoje, substituída por uma moradia de alvenaria. A propriedade atualmente pertencente ao filho Eno Pedde. 
Na foto, da esquerda para a direita:  os filhos Irene, Renata com o irmão Eno no colo, Ursula, Ilone. Ildegard (Ilde), Ottmar, Alita, Emilio (pai), Erna (mãe) e Elmar.  Após a fotografia, ainda nasceram os filhos Wilfried e Gladis Informação e imagem: Alita Rusch - FOTO 3 -
A segunda residência da Família Pedde, na localidade de Esquina Guaíra. Essa moradia não existe mais hoje, substituída por uma moradia de alvenaria. A propriedade atualmente pertencente ao filho Eno Pedde. Na foto, da esquerda para a direita: os filhos Irene, Renata com o irmão Eno no colo, Ursula, Ilone. Ildegard (Ilde), Ottmar, Alita, Emilio (pai), Erna (mãe) e Elmar. Após a fotografia, ainda nasceram os filhos Wilfried e Gladis Informação e imagem: Alita Rusch - FOTO 3 -
A funcionária pública Maria Amália Ritt Haab (PMDB) tomando posse no exercício de vereança,  na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon .
Acervo: Imagem Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon - FOTO 4 -
A funcionária pública Maria Amália Ritt Haab (PMDB) tomando posse no exercício de vereança, na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon . Acervo: Imagem Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon - FOTO 4 -
Prefeita Cleci Loffi Rambo fazendo o lançamento oficial da agenda programática dos festivos alusivos ao 25 º aniversário do município de Mercedes. 
Imagem: Acervo AGazetaweb - FOTO 5 -
Prefeita Cleci Loffi Rambo fazendo o lançamento oficial da agenda programática dos festivos alusivos ao 25 º aniversário do município de Mercedes. Imagem: Acervo AGazetaweb - FOTO 5 -
Rondonense Helio Sackser falecido em 10 de agosto de 2017. 
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 6-
Rondonense Helio Sackser falecido em 10 de agosto de 2017. Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 6-
Estudantes rondonenses GaBriel Zanon Dahmer e Isabel Beatriz Feiden da Costa selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro 2018. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 7
 -
Estudantes rondonenses GaBriel Zanon Dahmer e Isabel Beatriz Feiden da Costa selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro 2018. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 7 -

======================================================================================================

1854 - É criada no Estado do Paraná a unidade de Caçadores, com a denominação da Companhia de Força Policial, que mais tarde foi transformada na Polícia Militar do Estado do Paraná. -- FOTO 2 -- 

___________________________________

1900 - Nasce em Santa Maria (RS), o empresário catarinense Attilio Francisco Xavier Fontana, fundador do grupo Sadia, na cidade de Concórdia, Santa Catarina, (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009: 177). -- FOTO 1 --

__________________________________

1950 - Chega de mudança à cidade de Toledo, o casal Amália (nascida Beres, grifo nosso) e João Eckstein¹ e filhos², procedente de Carazinho³, RS, (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 181).
 

Saber mais (entrevista), clique aqui.
 

¹ São os avós paternos do empresário rondonense da construção civil, o engenheiro Elói Eckstein, da empresa Baseforma.
 

² São filhos do casal: Lauro⁴ (veio casado com Hilda (nascida em 14 de novembro de 1920, filha de Rosalina (nascida Wargen) e Adolfo Mittelstaedt), e outros todos contrairam matrimônio na cidade de Toledo, menos Luceno que permaneceu solteiro. Luiz casou-se com Ilce Schneider (são os pais do engenheiro-civil Elói Eckstein); Alice com Valmor Rockembach; Lindolfo com Mercedes Mombach (anos depois o casal retornou ao Rio Grande do Sul, fixando residência na cidade de Santo Cristo); e Anita com Siguifredo Kuhn.
 

³ Saíram de mudança da localidade de Não-Me-Toque, hoje município, no dia 05 de agosto de 1950.
 

⁴ O casal foi o segundo morador da localidade de Quatro Pontes. Ele chegou no dia 19 de agosto de 1951, como funcionário da Maripá, para abrir a filial 2 do Empório Toledo (a filial 1 ficava em Marechal Cândido Rondon). A esposa Hilda veio quatro dias depois, dia 23, com a mudança, fazendo o trajeto Toledo - Margarida - Km 10 (hoje Pato Bragado), Iguiporã - General Rondon e finalmente Quatro Pontes). A primeira residência do casal⁴·¹ foi junto ao barracão onde foi instalada a filial.
 

⁴·¹ Os pioneiros quatropontenses se casaram no dia 01 de maio de 1950, na igreja de Carazinho (RS). Ele nascido em 05 de maio de 1929, no mesmo município em que se casou. Lauro Eckstein faleceu no dia 24 de junho de 1998 e seu corpo foi sepultado no cemitério público de Quatro Pontes.
 

A filial foi instalada no antigo barracão que pertenceu ao empreendimento de Júlio Tomáz Alllica, cuja sede - Porto Artaza - se localizava às margens do Rio Paraná, em Porto Mendes. A construção ficava no lado do Arroio Quatro Pontes, braço direito na rodovia que interliga sentido Marechal Cândido Rondon à Quatro Pontes. Alguns meses depois, a colonizadora Maripá construiu um novo estabelecimento, onde hoje está a sede municipal de Quatro Pontes, para instalar a filial, e o velho barracão foi desmontado.

___________________________________

1955 – Muda-se definitivamente para a sua propriedade rural, em Esquina Guaíra, no interior do município de Marechal Cândido Rondon (PR),  o casal Erna (nascida Makus) e Emilio e Pedde (informação Alita Pedde Rusch). -- FOTO 3 --

___________________________________

1960 - Morre Siegfried Römer, morador no interior do atual distrito  rondonense de Bom Jardim, em acidente durante a derrubada de mato. Siegfried é filho do casal pioneiro Fritz Friedrich Römer (imigrante alemão) e de Fridolina Appel Römer, e chegou a então General Rondon com a família em 20 de fevereiro de 1950 com os demais irmãos Ludwig Frederico, Verner, Valter, Emilia e Olinda.

Seu corpo foi sepultado no cemitério da sede distrital de Bom Jardim (informações de Selma Römer Krack).

____________________________________

1969 – É eleito o primeiro diretório municipal da ARENA (Aliança Renovadora Nacional), de Marechal Cândido Rondon, sendo a chapa “Presidente Costa e Silva”:

Harry Pydd, Salvino Vanderlinde, Theodoro Koniecziniak, Lauro Matias Weirich, Berdinand Spitzer, Benno Weirich, Hedo Schneider, Aui Zart, Reinwald Prochnow e Erno Graeff.

Delegados do partido: Werner Wanderer, Dealmo Selmiro Poersch e Harry Feiden.

Suplentes de delegado: Amario Saatkamp, Walter Diesel e Alberto Meier.

A chapa vencida era composta por: Onofre Machado de Souza, Euclides Anschau, Antonio Rudi leobet, Porfírio Sobrinho, Sadi Krüger, Afonso Diesel, Arlindo Tomm, Ari Reis, Fidelis Fiorello e Arlindo Groff.

Delegados do partido: Waldi Winter, Otto Eggers e João Alfredo Henning.

Suplentes de delegado: Reinoldo Wengrat, Fridolino Strey e Alfredo Nied.

Essa disputa dividiu a Arena de Marechal Cândido Rondon, em Arena 1 e Arena 2.

___________________________________

1980 - É fundada na cidade de Cascavel (PR) a Sociedade Rural do Oeste do Paraná (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo - Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 177).

___________________________________

2001 - Acontece o lançamento da revista "Amigos da Natureza", pela Editora Amigos, da cidade de  Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).

___________________________________

2015 – Toma posse no exercício de vereança a suplente de vereadora, a funcionária Maria Amália Ritt Haab, em virtude da licença para tratamento de saúde por trinta dias do vereador Ari Hasen. Maria Amália é a quinta mulher a assumir uma vaga na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 4 --

___________________________________

2015 – Acontece no auditório da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon encontro com representantes de entidades, patrocinadores, parceiros e convidados para prestação de contas da ExpoRondon 2015, que apresentou uma movimentação de R$ 11,7 milhões (nota do pesquisador).

___________________________________

2017 - Acontece o lançamento ofícial da agenda programática das comemorações alusivas ao 25º aniversário de emancipação político-administrativa de Mercedes, em solenidade realizada na prefeitura municipal. A festividade comemorativa aconteceu  de 06 a 22 de setembro de 2017 (nota do pesquisador). -- FOTO 5 --

___________________________________

2017 - Integrante do roteiro de viagem, Marechal Cândido Rondon recebe a comitiva dos agentes culturais que integram os municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3) da Itaipu Binacional.

A comitiva formada por cerca de 30 agentes, foi recepcionada na Casa Cultural, localizada no parque de exposições, onde conheceram algumas das manifestações relativas à cultura germânica preservadas no município. A recepção foi feita pelas secretárias de Assistência Social, Josiane Laborde Rauber, e de Cultura, Marcia Veit.

A viagem com o ônibus da Linha Ecológica tem como missão apresentar aos agentes culturais dos 29 municípios do BP3, a diversidade cultural existente no Oeste do Paraná.

Em Marechal Rondon, os visitantes saborearam cuca e linguiça, participaram de tradicionais jogos germânicos e assistiram a apresentações culturais. O destaque ficou por conta do “Grupo Folclórico Kleine Kinder”, da Escola Municipal de Artes. Os termos “Kleine Kinder”, traduzidos do alemão para o português, significam “crianças pequenas” (nota do pesquisador). 

___________________________________

2017 - Falece em Curitiba, o rondonense Helio Sackser, filho de Sibila (nascida Schoenel) e Onildo Sackser. Foi sepultado na cidade de Tijucas (SC)  onde residia.

Além de pioneiro em Marechal Cândido Rondon, Hélio Sackser foi por muitos anos funcionário do Banco do Brasil, sócio da extinta Associação

Rondonense de Xadrez e integrante do Conselho Municipal de Desportos (postagem na página da "Memória Rondonense", no Facebook, em 10.08.2017). -- FOTO 6 --

___________________________________

2018 - A Câmara dos Deputados divulga a lista dos estudantes selecionados para a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que acontecerá entre o 1º e 05 de outubro de 2018, em Brasília, Distrito Federal.

Entre os selecionados, os jovens rondonenses Gabriel Zanon Dahmer e Isabel Beatriz Feiden da Costa, ambos de 16 anos, alunos do 3º and do Ensino Médio do Colégio Estadual Eron Domingues.

O projeto de lei apresentado por Gabriel Dahmer sugere a diminuição do preço do botijão de gás de cozinha, que está na faixa de 60 a 90 reais, para o valor de 40,00 reais, para favorecer às famílias mais carentes. Já o projeto da estudante Isabel Beatriz Feiden da Costa propõe a implantação de iluminação pública fotovoltaica nas principais avenidas e ruas da cidade, para diminuir o impacto ambiental e a redução de custos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14.08.2018, p. 10). -- FOTO 7 --

___________________________________

2019 - Acontece na cidade de Mercedes (PR), no anfiteatro da Matriz Católica, a partir das 9 horas, o 1º Workshpo da Agroindústria Familiar. A principal palestrante do evento foi a médica-veterinária Ana Laís Castro¹ (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09.07.2019, p.12). 
 

¹ É funcionária da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (nota do pesquisador). 

______________________________________

2019 - O sábado amanhece frio devido a vinda de vento Sul durante a noite.  O céu esteve nublado durante todo o dia. No domingo a temperatura voltou a subir chegando aos 25 graus Celsius com dia ensolarado (nota do pesquisador).

___________________________________

2020 - Falece na cidade Porto Alegre, o jornalista esportivo Edegar Paschoal Schmidt, aos 70 anos, por causa de complicações decorrentes da COVID-19).

O profissional já vinha com a saúde debilitada desde 2013 quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), que o afstou dos veículos de comunicação.

Por sua atuação como plantonista, repórter e comentarista esportivos na Rádio Guaíba e Rádio Gaúcha, Edegar Schmidt era bem conhecido entre os esportistas do Oeste do Paraná, aqueles com raízes do Sul, por causa do futebol gaúcho (nota do pesquisador). -- FOTO 8 --

___________________________________

2021 - A terça-feira amanhece com o céu encoberto de neblina alta e com vento do quadrante Sul, de intensidade mediana. Sem qualquer precipitação pluviométrica e amplitude térmica entre 13 e 19 graus (nota do pesquisador).

___________________________________

2021 - Em virtude da crise hidrica decorrente da longa e severa estiagem, seis meses após o último fracionamento na distribuição de água na cidade, o Serviço Antônomo de Água e Esgoto de Marechal Cândido Rondon começa um novo período de racionamento, com interrupção do fornecimento, em dias alternados, para a área central e bairros (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10.08.2021: 10 e 11).

___________________________________

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados