Acontecimentos históricos do dia 12 de Agosto

1944 - Obtém o título de doutor em medicina, na Universidade de Würzburg, Alemanha, Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth, médico pioneiro em Marechal Cândido Rondon (...) .

Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth em procedimento cirúrgico com o auxílio da esposa Ingrun.
Imagem: Acervo da Família Seyboth - FOTO 1 -
Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth em procedimento cirúrgico com o auxílio da esposa Ingrun. Imagem: Acervo da Família Seyboth - FOTO 1 -
Título de doutoramento do médico Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth pela Universidade Würzburg, Alemanha. 
Imagem: Acervo Pedro Seyboth - Crédito: Tioni de Oliveira - FOTO 2 -
Título de doutoramento do médico Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth pela Universidade Würzburg, Alemanha. Imagem: Acervo Pedro Seyboth - Crédito: Tioni de Oliveira - FOTO 2 -
Tradução do diploma de doutoramento de Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth. 
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 3 -
Tradução do diploma de doutoramento de Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth. Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 3 -
Estadunidense Isaac Meritt Singer com o protótipo de  sua primeira máquina de costura, com sucessivos aperfeiçoamento, se tornaria um ícome na costura mundial.
Imagem: Acervo Blogsibol - FOTO 4 -
Estadunidense Isaac Meritt Singer com o protótipo de sua primeira máquina de costura, com sucessivos aperfeiçoamento, se tornaria um ícome na costura mundial. Imagem: Acervo Blogsibol - FOTO 4 -
Propaganda da Singer em edição da extinta revista
Propaganda da Singer em edição da extinta revista "Manchete", de 1959. Imagem: Acervo Marco Antonio Amaral: Revistas Brasileiras Antigas - Memória - FOTO 5 -
Ator Tarcísio Meira com a esposa, atríz Glória Menezes, ela falecido em agosto de 2021.
Imagem: Acervo G1/São Paulo - Crédito: Celso Tavares - FOTO 6 -
Ator Tarcísio Meira com a esposa, atríz Glória Menezes, ela falecido em agosto de 2021. Imagem: Acervo G1/São Paulo - Crédito: Celso Tavares - FOTO 6 -

=========================================================================================================

1851 - Isaac Meritt Singer, um mecânico de Nova York , EUA, obtem a patente da primeira máquina de costura, de uso doméstico. Nos anos seguintes, a máquina de costura Singer revolucionaria  a costura mundial, facilitando a confecção de roupas pelas próprias famílias e  se tornaria a mais vendida. 

No Brasil, a Singer abriu seu primeiro escritório de vendas na cidade do Rio de Janeiro, em 1858. Trinta anos depois, pelo Decreto nº 9.996, a Princesa Isabel autoriza o funcionamento da Singer no Brasil. Em 22 de agosto de 1905, já no governo republicano, a empresa ganhava permissão definitiva para operar no País.

Amplamente popularizadas, centenas e centenas, talvez milhares de máquinas de costura da marca, de distintos modelos, vieram na bagagem dos migrantes para o Oeste do Paraná (nota do pesquisador). -- FOTOS 4 e 5 --

Saber mais, clique aqui e aqui.

___________________________________

1944 - Obtém o título de doutor em medicina, na Universidade de Würzburg,  Alemanha, Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth¹, médico pioneiro em Marechal Cândido Rondon, com a tese "Über einem Fall von Thrombangiosis carcimatosa der Lunge bei Magencarcinom" (Sobre um caso de trombangiose carcimatosa de pulmão em paciente com câncer de estômago).

Para revalidar o diploma de médico no Brasil, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Dr. Seyboth percorreu de trem, durante dois anos, o trajeto entre a cidade catarinense de Ipira e a capital gaúcha (colaboraram Dietrich e Pedrinho Seyboth). -- FOTOS 1, 2 e 3 --
 

¹ É provável que o médico junto com a esposa Ingrun (doutora em filosofia) foi o primeiro casal  que chegou ao Oeste do Paraná, no tempo da colonização, com títulos de doutorado (nota do pesquisador). 

___________________________________

1971 – É inaugurada festivamente a iluminação pública, com lâmpadas à mercúrio, da Avenida Presidente Epitácio, em Quatro Pontes. O jantar de comemoração aconteceu no então Restaurante Nitz, com a presença do prefeito municipal Dealmo Selmiro Poersch.

Na oportunidade, discursaram o vereador local Plínio Ari Schütz e a professora Neina Soder, diretora do então ginásio Padre Montóia, e ainda o Prefeito Municipal.

O material para a iluminação pública foi fornecida pela Copel.

___________________________________

1977 - A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprova,  em última discussão, os projetos de lei de declaração de utilidade pública  municipal da Escola (hoje colégio) Evangélica Martin Luther e da Associação Rondonense de Estudantes do 1º e Graus (ARES). Os projetos foram apresentados pelos vereador Elio Lino Rusch (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon:  vol. 37, de 28.07.1977 a 10.09.1977). 

___________________________________

1988 - O vice-prefeito de Marechal Cândido Rondon, Ademir Antonio Osmar Bier¹, se descompatibiliza das funções de assessor administrativo da Prefeitura Municipal, por confirmar a sua candidatura ao cargo de prefeito do Município nas próximas eleições (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido RondonRádio Difusora do Paraná, vol. 017, cad.  julho e agosto de 1988, fls. 176).
 

¹ A partir de sua eleição para vice-prefeito teve uma longa carreira política com reeleição ao cargo de prefeito, seguido de eleição e reeleição (várias vezes) para depuitado estadual (nota do pesquisador). 

___________________________________

1989 - Acontece a inauguração festiva da empresa Remokar, na cidade de Marechal Cândido Rondon, especailizada em rebobinagem de motores (LIMA, Luiz Ar. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 023, cad. julho de agosto de 1989, fls. 188).

___________________________________

1989 - A rondonense Olinda Schneider pede afastamento da presidência da Câmara Junior de Marechal Cândido Rondon, em virtude de sua transferência para cidade de São Paulo, para assumir funções de instrutora no departamento de Recursos Humanos do Bradesco. 

Em seu lugar assumiu como presidente da organização juniorística local, Dante Roque Tonezer (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 023, cad. julho e agosto de 1989, fls. 191). 

___________________________________

2006 - É reinvindicado pela Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) a construção de 3ª pista nos aclives acentuados e reperfilamento da pavimentação asfáltica do recém inaugurado trecho rodoviário da BR 163, entre as cidades de Toledo e Quatro Pontes  (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 178)

__________________________________

2012 - Falece na cidade de Pato Bragado, o senhor Bertoldo Fincke. Era natural de Lageado (RS), onde nasceu em 27 de dezembro de 1937.

Ver mais, clique aqui

___________________________________

2014 - Foi o dia mais chuvoso do mês na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, com 12mm. 

___________________________________

2017 - Os grupos folclóricos Heimatland Immer Lustig, de Nova Santa Rosa, participam do 13º Festival do Vinho e do Queijo, da cidade de Concórdia, SC, (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18.08.2017, p. 28).

___________________________________

2020 - O dia é marcado com pancadas de chuvas de baixíssimo volume, resultado de uma frente fria com trouxe fortes precipitações pluviométricas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Sudoeste Paranaense teve chuvas continuadas com volumes mais elevados, em comparação ao Oeste do Paraná (nota do pesquisador).

___________________________________

2021 - O dia na cidade de Marechal Cândido Rondon e todo o Oeste do Paraná é de céu encoberto, sem precipitação e com vento do quadrante Sul que provoca baixas temperaturas (nota do pesquisador).

___________________________________

2021 - Falece na cidade de São Paulo o ator Tarcísio Meira (Tarcísio Pereira de Magalhães Sobrinho), um dos maiores expoentes da dramaturgia interpretativa brasileira, aos 85 anos, em consequência de complicações advindas de acometimento pela COVID 19, mesmo vacinado com duas doses de Coronavac.

Nascido na Capital Paulista, em 05 de outubro de 1935, o ator foi casado há mais de 60 anos com a atriz gaúcha Glória Menezes (Nilcedes Soares), natural de Pelotas. Os dois formaram o mais célebre casal da televisão brasileira e ambos cultuados por milhões de admiradores. -- FOTO 6 --

______________________________________

 

 

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados