Acontecimentos históricos do dia 12 de Agosto

1944 - Obtém o título de doutor em medicina, na Universidade de Würzburg, Alemanha, Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth, médico pioneiro em Marechal Cândido Rondon (...) .

Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth em procedimento cirúrgico com o auxílio da esposa Ingrun.
Imagem: Acervo da Família Seyboth - FOTO 1 -
Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth em procedimento cirúrgico com o auxílio da esposa Ingrun. Imagem: Acervo da Família Seyboth - FOTO 1 -
Título de doutoramento do médico Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth pela Universidade Würzburg, Alemanha. 
Imagem: Acervo Pedro Seyboth - Crédito: Tioni de Oliveira - FOTO 2 -
Título de doutoramento do médico Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth pela Universidade Würzburg, Alemanha. Imagem: Acervo Pedro Seyboth - Crédito: Tioni de Oliveira - FOTO 2 -
Tradução do diploma de doutoramento de Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth. 
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 3 -
Tradução do diploma de doutoramento de Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth. Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 3 -

======================================================================================================

1944 - Obtém o título de doutor em medicina, na Universidade de Würzburg,  Alemanha, Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth, médico pioneiro em Marechal Cândido Rondon, com a tese "Über einem Fall von Thrombangiosis carcimatosa der Lunge bei Magencarcinom" (Sobre um caso de trombangiose carcimatosa de pulmão em paciente com câncer de estômago).

Para revalidar o diploma de médico no Brasil, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Dr. Seyboth percorreu de trem, durante dois anos, o trajeto entre a cidade catarinense de Ipira e a capital gaúcha. -- FOTOS 1 e 2 --

_________________________________

1971 – É inaugurada festivamente a iluminação pública, com lâmpadas à mercúrio, da Avenida Presidente Epitácio, em Quatro Pontes. O jantar de comemoração aconteceu no então Restaurante Nitz, com a presença do prefeito municipal Dealmo Selmiro Poersch.

Na oportunidade, discursaram o vereador local Plínio Ari Schütz e a professora Neina Soder, diretora do então ginásio Padre Montóia, e ainda o Prefeito Municipal.

O material para a iluminação pública foi fornecida pela Copel.

________________________________

1977 - A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprova,  em última discussão, os projetos de lei de declaração de utilidade pública  municipal da Escola(hoje colégio) Evangélica Martin Luther e da Associação Rondonense de Estudantes do 1º e Graus (ARES). Os projetos foram apresentados pelos vereador Elio Lino Rusch (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias:  vol. 37, de 28.07.1977 a 10.09.1977). 

________________________________

2006 - É reinvindicado pela Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) a construção de 3ª pista nos aclives acentuados e reperfilamento da pavimentação asfáltica do recém inaugurado trecho rodoviário da rodovia federal BR 163, entre as cidades de Toledo e Quatro Pontes  (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo; Gráfica e Editora GFM, 2009. p.178)

_____________________________________

2012 - Falece na cidade de Pato Bragado, o senhor Bertoldo Fincke. Era natural de Lageado (RS), onde nasceu em 27 de dezembro de 1937.

Ver mais, clique aqui

______________________________________

2014 - Foi o dia mais chuvoso do mês na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, com 12mm. 

_______________________________________

2017 - Os grupos folclóricos Heimatland Immer Lustig, de Nova Santa Rosa, participam do 13º Festival do Vinho e do Queijo, da cidade de Concórdia, SC, (O Presente, ed. 18.08.2017, p. 28).

_____________________________________

 

.

 

 

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados