Acontecimentos históricos do dia 21 de Agosto

2015 - Falece, vítima de acidente de trânsito, no município de Aporé, Goiás, aos 39 anos de idade, o humorista rondonense "Willmut" (Cleiton Giovani Kurtz).

"Wilmut", personagem interpretado pelo rondonense Cleiton Geovani Kurtz, morto em 21 de agosto de 2015. Imagem: Acervo RPC -
Músico Raul Seixas falecido em agosto de 1989.
Imagem: Acervo Entretenimento. vol. com - FOTO 2 -
Músico Raul Seixas falecido em agosto de 1989. Imagem: Acervo Entretenimento. vol. com - FOTO 2 -
Cópia do original da composição
Cópia do original da composição "Gita" interpretada por Raul SWeixas. Imagem: Acervo Alex Sandro Viteck - FOTO 3 -
Entrada de atletas que participaram da Rio 2016, no estádio do Maracanã, com a bandeira de seu  respectivo pais. 
Imagem: Reprodução - FOTO 4  -
Entrada de atletas que participaram da Rio 2016, no estádio do Maracanã, com a bandeira de seu respectivo pais. Imagem: Reprodução - FOTO 4 -
Representação da bandeira nacional no tablado que cobria o gramado do estádio do Maracaná, durante a execução do Hino Nacional. 
Imagem: Reprodução - FOTO 5 -
Representação da bandeira nacional no tablado que cobria o gramado do estádio do Maracaná, durante a execução do Hino Nacional. Imagem: Reprodução - FOTO 5 -
Carro alegório de uma escola de samba, da cidade do Rio Janeiro, desfilando no gramado do Maracanã, durante a cerimônia de encerramento das Olimpíadas Rio 2016. 
Imagem: Reprodução - FOTO 6 -
Carro alegório de uma escola de samba, da cidade do Rio Janeiro, desfilando no gramado do Maracanã, durante a cerimônia de encerramento das Olimpíadas Rio 2016. Imagem: Reprodução - FOTO 6 -
Aspecto de um momento da solenidade de encerramento das Olimpíadas Rio 2016, no estádio do Maracanã, no dia 21 de agosto de 2016. 
Imagem: Reprodução - FOTO 7 -
Aspecto de um momento da solenidade de encerramento das Olimpíadas Rio 2016, no estádio do Maracanã, no dia 21 de agosto de 2016. Imagem: Reprodução - FOTO 7 -

======================================================================================================

1970 – Entra em operação a extinta fábrica de bloquetes (lajotas) da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, usados para a construção das calçadas nas ruas asfaltadas da sede municipal.

____________________________________

1977 - É inaugurada a extinta Escola Municipal Padre José de Anchieta, na Linha Palmital, no distrito de Margarida, com a presença do prefeito municipal Almiro Bauermann, secretário municipal de Educação e Cultura, professor Dilmo Antonio Bedin eo vereador Elio Lino Rusch. Na solenidade de inaguração, falou em nome da comunidade o sr. João Driwoski (LOHMANN, Eloi. Escola inaugurada ontem. Marechal Cândido Rondon: Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon; Frente Ampla de Notícias; Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 37, cad.  28.07.1977 a 10.09.1977, p. 349).

Atualmente, o educandário está extinto e os alunos da comunidade são transportados até a sede distrital de Margarida ou a sede municipal  (nota do pesquisador). 

_______________________________

1986 – Falece a pioneira Amália (Buss) Siewert, esposa de Arthur Siewert. Ela e sua família chegaram à Marechal Cândido Rondon no 16 de julho de 1951, procedente de Santo Ângelo (RS).

_______________________________

1989 - Falece na cidade de São Paulo, o músico Raul Santos Seixas, aos 44 anos,vítima do diabetes. Natural de Salvador, Bahia, nascido em 28 de julho de 1945, o baiano foi um dos pioneiros do rock and roll no Brasil, numa época em que predominava a bossa nova. Ao rock, Seixas agregou elementos da música nordestina como o baião, xaxado e breguice.

A sua carreira, no entanto, ganhou grande notariedade com o público e sucesso de vendagens quando lançou composições  com componentes  de espiritualidade e esoterismo. Nessa linha, o maior sucesso veio com Gita (clique aqui para ouvir), seguido  de Há 10 Mil Anos Atrás (ouça aqui)O Dia Em Que a Terra Parou (ouça aqui).

O músico esteve em Marechal Cândido Rondon numa apresentação polêmica com fortes queixas do público sobre o comportamento do artista, enquanto ele, em matéria publicada por uma revista paulistana, comentou que quase foi linchado na cidade e taxado de subversivo(há um tanto de exagero nisso por parte do roqueiro (nota do pesquisador). -- FOTOS 2 e 3 --

Ver mais, clique aqui.

_______________________________________

2015 - Acontece ato solene de inauguração da revitalização da Rua 09 de Agosto, via que dá acesso a sede administrativa da Copagril e a Avenida Maripá com a BR-163, em Marechal Cândido Rondon (O Presente). 

_______________________________

2015 - Acontece a colocação de grau da primeira turma de Ciências Contábeis da FALURB, da cidade de Marechal Cândido Rondon (O Presente). 

_______________________________

2016 - Acontece na cidade do Rio de Janeiro, no estádio do Maracanã, o encerramento das Olímpiadas Rio 2016. -- FOTOS 4, 5 , 6 e 7 -- 

Milhares de rondonenses assistiram  a cerimônia pela televisão 

_______________________________

2017 - Começa e vai até dia 24 de agosto, as finais de disputa da fase final dos Jogos Escolares Bom de Bola, em Marechal Cândido Rondon,  com jogos no Estádio Valdir Schneider e nas praças do Esporte Clube Botafogo e da Associação Atlética e Cultural Copagril - AACC (O Presente, ed. 18.08.2017, p. 36).

_______________________________

2017 - A revista Época Negócios 360°, edição 2017, de circulação nacional, divulga o ranking das melhores empresas do pais.  A publicação elenca as 300 melhores empresas do país avaliadas em seis dimensões: desempenho financeiro; governança corporativa; capacidade de inovar; responsabilidade socioambiental; visão de futuro e práticas de recursos humanos.

De Marechal Cândido Rondon, a Cooperativa Agroindustrial Copagril conquista a 115ª posição geral no Brasil. No ranking da Época por setor, a Copagril está classificada como a 5ª melhor empresa do agronegócio no país. Já nas dimensões específicas, a Copagril ficou em 1º lugar em responsabilidade socioambiental e práticas de recursos humanos.

____________________________________

 

 

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados