Acontecimentos históricos do dia 22 de Agosto

1939 – Chega ao Brasil o padre João Francisco Assmann, procedente da Alemanha. Atua inicialmente na cidade de Antonio Carlos, MG (...)

Padre Aloísio Baumeister  (e) confraternizando com seu confrade João Assmann, por sua designação como primeiro padre vigário da atual Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Acervo Guido Rockenbach -
Padre Aloísio Baumeister (e) confraternizando com seu confrade João Assmann, por sua designação como primeiro padre vigário da atual Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo Guido Rockenbach -
Vereador Ronaldo Pohl que se desligou do grupo de situação do prefeito municipal Marcio Rauber. 
Imagem: Acervo Portal Rondon - FOTO 2 -
Vereador Ronaldo Pohl que se desligou do grupo de situação do prefeito municipal Marcio Rauber. Imagem: Acervo Portal Rondon - FOTO 2 -
Participantes do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses 2018. 
Da esquerda à direita: Ricardo Silvio Chapla, diretor-presidente da Copagril; Blairo Maggi, ministro da Agricultura; 3º e 4º - não identificados;  José Roberto Riecksen, presidente da OCEPAR;  6º - não identificado; e 7º - Valter Vanzella, diretor-presidente da Cooperatica Central Frimesa. 
Imagem: Acervo Comunicação Copagril - FOTO 3 -
Participantes do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses 2018. Da esquerda à direita: Ricardo Silvio Chapla, diretor-presidente da Copagril; Blairo Maggi, ministro da Agricultura; 3º e 4º - não identificados; José Roberto Riecksen, presidente da OCEPAR; 6º - não identificado; e 7º - Valter Vanzella, diretor-presidente da Cooperatica Central Frimesa. Imagem: Acervo Comunicação Copagril - FOTO 3 -

======================================================================================================

1939 – Chega ao Brasil o padre João Francisco Assmann,da congregação dos Servos do Verbo Divino,  procedente da Alemanha. Atua inicialmente na cidade de Antonio Carlos (MG). Mais tarde, se torna o primeiro vigário da Paróquia Católica Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon.

______________________________

1970 - Em solenidade, seguido de baile, no extinto Salão Wayhs, a Liga Rondonense de Esportes entrega a premiação do Campeonato Regional de 1970: 

         - Campeão:  Oeste Paraná Futebol Clube
         - Goleador do Campeonato: Jair Santo Dalla Vecchia

_______________________________

1975 – Começa a funcionar o extinto Posto de Combustível Zoca, de Luis Leduc, à Avenida Rio Grande do Sul, em frente a Delegacia de Polícia.

_______________________________

1977 - Começa se instalar em Marechal Cândido Rondon, para um temporada de apresentações, o Gran Circo Norte Americano, com estréia no dia 26 de agosto. O circo foi montado na proximidades da atual rodoviária, à Rua Minas Gerais, na quadra entre a Avenida Rio Grande do Sul, Rua Castelo Branco e a Rua Independência (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM,  vol. nº 37, cad. 28.07.1977 a 10.09.1977, ed.25.08.1977,  p. 409). 

______________________________

1977- Começa a funcionar  em Marechal Cândido Rondon, 47ª filial da rede de Farmácias Minerva, com sede central na cidade de Curitiba. A filial está instalada na antiga Farmácia Filadélfia, de propriedade de Tharcy Stürmer. A gerência da unidade é de José Carlos Rosa (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM,  vol.nº 37, cad. 28.07.1977 a 10.09.1977, ed. 22.08.1977 p. 363). 

_____________________________________

1989 - É fundada a Associação Leite Oeste, por produtores de leite da comarca de Marechal Cândido Rondon. Foi eleito como primeiro presidente da entidade, Wilson Herpich (O Presente. Marechal Cândido Rondon, PR, 1960 -2010. Edição Especial, p. 47). 

_____________________________________

2013 - Falece o pioneiro Paulo Siewert, filho d o casal Amália (nascida Buss) e Arthur Siewert. Chegou a Marechal Cândido Rondon em 16 de julho de1951 acompanhando os pais e irmãos, procedente de Santo Ângelo, RS (nota do pesquisador).

_______________________________

2017 -  A Cooperativa Agroindustrial Copagril recebe a visita de comitiva de empresários e representantes de empresas dinamarquesas que atuam nas áreas de aves, suínos, peixes, embalagens e sisteimas no Brasil.

O encontro agendado teve por objetivo mostrar os interesses e metas da Copagril, expor os níveis de produção e estimular futuras oportunidades de negócios entre a cooperativa e as empresas da Dinamarca.

_______________________________________

2017 - O vereador Ronaldo Pohl (PSD) em entrevista publicada no jornal O Presente anuncia que deixou o grupo de vereadores de apoio ao prefeito municipal Marcio Andrei Rauber, de Marechal Cândido Rondon (O Presente, ed. 22.08.2017, p. 08). - FOTO 2 - 

_______________________________

2017 - Em matéria publicada com o título "Frota rondonense cresce 80% em dez anos", o jornal O Presente informa que o número de veículos  de 22.157 no município de Marechal Cândido, janeiro de 2007, chegou a 39.960 unidades, em dezembro de 2016 (O Presente, ed. 22.08.2017, p. 20 e 21). 

____________________________________

2017 - Pelo anuário "Revista Época Negócios 360º 2017", no elenco das 300 melhores empresas do país, a Cooperativa Agroindustrial Copagril ficou na 115ª posição geral do ranking nacional. As empresas foram avaliadas nas dimensões: desempenho financeiro, governança corporativa, capacidade de inovar, respoinsabilidade socioambiental, visão de futuro e práticas de recursos humanos (O Presente, ed. 22.08.2017, p. 30). 

_____________________________________

2018 - Pelo 7º ano consecutivo o SICREDI é incluído em 14 categorias no anuário Exame - Melhores & Maiores 2018. 

A propósito, da referência alcançada, a Sicredi Aliança PR/SP, destacou em nota à imprensa, a figuração no referido anuário: 

Sicredi figura em 14 categorias do Melhores & Maiores 2018

Pelo 7º ano consecutivo, ranking que reúne as mil maiores empresas do Brasil traz  a instituição financeira cooperativa em posições de destaque

O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,8 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e Distrito Federal – foi incluído em 14 categorias no anuário Exame – Melhores & Maiores 2018. Para chegar ao resultado, a equipe técnica da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), ligada ao Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), avaliou balanços e indicadores financeiros mil organizações.

Na categoria 200 Maiores Grupos, a SicrediPar, holding que controla o Banco Cooperativo Sicredi e coordena as decisões estratégicas do Sistema, é destaque na 48ª posição. Já o Banco Cooperativo Sicredi, instrumento de acesso das cooperativas de crédito ao mercado financeiro, manteve sua colocação no 3ª lugar em Crédito Rural e ocupa o 40º lugar entre os 50 Maiores Bancos por Patrimônio. Ainda no indicador crédito, despontou nas categorias Crédito Pessoal (14º para 10º), Crédito Imobiliário (12ª), Crédito Pessoa Jurídica Total (12º para 7º) e Crédito para Médias Empresas (5º).

Banco Cooperativo Sicredi ainda aparece em outras sete categorias: Depósito em Poupança (de 7º para 6º), em 16º lugar em Riqueza Criada por Empregado, 17ª em Empréstimos e Financiamentos e 15ª em Receita de Intermediação Financeira e Serviços. Em Total do Ativo Ajustado, figura na 13º posição; sobe duas posições em Número de Correntistas, indo de 13º para 11º; e finaliza no 8º lugar entre os maiores Emissores de Cartão de Crédito.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Aliança PR/SP, Adolfo Rudolfo Freitag, este reconhecimento demonstra que o Sicredi vem cumprindo o seu papel enquanto instituição financeira cooperativa. “Nós fazemos parte de tudo isso e estes destaques servem de espelho para a nossa cooperativa. Cada vez mais o Sicredi se destaca nacional e internacionalmente pelo seu modelo de atuação, o que nos dá ainda mais ânimo para levar o cooperativismo para mais pessoas. Estamos juntos! Promovendo e comemorando os bons resultados”, disse.

____________________________________

2018 - Acontece em Curitiba, no auditório da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), a abertura do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses 2018. -- FOTO 3 --

_______________________________________

2019 - Acontece a eleição e posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Marechal Cândido Rondon, assim composta: presidente: arquiteto Giovani Inácio Brand; vice-presidente: engenheiro ambiental Marcos José Chaves; secretária: Marciane Linck Sauer; e vice-secretária: Sandra Pedron Wissmann (O Presente, ed. 23.08.2019, p. 30). 

_______________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados