Acontecimentos históricos do dia 23 de Agosto

1974 – Visita a cidade de Marechal Cândido Rondon o governador do distrito 464, do Rotary Club Internacional, o senhor Carlos Frederico Mares de Souza.

 Carlos Frederico Marés de Souza
Imagem: Acervo memoriarondonense.com.br
Carlos Frederico Marés de Souza Imagem: Acervo memoriarondonense.com.br
A pioneira Ursulina Augusta (nascida Londero) Ragazzan fotografada em seu jardim com o hobby que mais gostava: cultivar rosas, segundo seus familiares. 
Imagem: Acervo Dianete Maria Ragazzan - FOTO 2 -
A pioneira Ursulina Augusta (nascida Londero) Ragazzan fotografada em seu jardim com o hobby que mais gostava: cultivar rosas, segundo seus familiares. Imagem: Acervo Dianete Maria Ragazzan - FOTO 2 -
Pioneiro Henrique Bellé com a esposa Terezinha e filhos, ele falecido em agosto de 2011. 
Imagem: Acervo Vânia Bellé - FOTO 3 -
Pioneiro Henrique Bellé com a esposa Terezinha e filhos, ele falecido em agosto de 2011. Imagem: Acervo Vânia Bellé - FOTO 3 -
Ginastas rondonenses do Colégio Cristo-Rei que se classificaram entre as melhores da Região Sul, de  19 a 23 de agosto, em Florianópolis. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 4 -
Ginastas rondonenses do Colégio Cristo-Rei que se classificaram entre as melhores da Região Sul, de 19 a 23 de agosto, em Florianópolis. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 4 -
Padre Lucas Schwartz, vigário da Matriz Católica Santa Rosa de Lima, da sede municipal de Nova Santa Rosa, mostrando as relíquias da santa peruana. 
Imagem: Acervo O Presente - Crédito:  Mirely Weirich - FOTO 5 -
Padre Lucas Schwartz, vigário da Matriz Católica Santa Rosa de Lima, da sede municipal de Nova Santa Rosa, mostrando as relíquias da santa peruana. Imagem: Acervo O Presente - Crédito: Mirely Weirich - FOTO 5 -
Professor Leocir Lang acidentado em 23 de agosto de 2018. 
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 6 -
Professor Leocir Lang acidentado em 23 de agosto de 2018. Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 6 -
Convite para o lançamento da rondonense Helda Elaine Völz.
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 8 -
Convite para o lançamento da rondonense Helda Elaine Völz. Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 8 -
Pioneira rondonense Irma Zimmermann com o esposo Hetga, na comemoração de suas Bodas de Ouro, em setembro  de 2009. 
Imagem: Acervo da Família - FOTO 8 -
Pioneira rondonense Irma Zimmermann com o esposo Hetga, na comemoração de suas Bodas de Ouro, em setembro de 2009. Imagem: Acervo da Família - FOTO 8 -

======================================================================================================

1905¹ - A empresa argentina Nuñez y Gibaja, com sede em Posadas, recebe autorização do Governo do Paraná para a compra do Imóvel Lopeí, entre as atuais cidades de Toledo e Cascavel, com área de 53.973 hectares.

Junto recebe mais cinco áreas de 200 hectares cada uma, os chamados os pousos, entre o Rio Paraná e a cidade de Toledo, denominados de 12 de Outubro, Arroio Grande, Guajuvira, Margarida², Palmito, Marreco e Pouso Frio, onde se localiza a cidade de Toledo (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009. p.185).

¹ Pelos documentos é possível aferir que o autor Luiz Alberto Martins da Costa se equivocou em relação à data de registro para a Nuñez y Gibaja. A data correta é 25 de agosto de 1905.

² Donassolo (1994, p. 40-41, citado por Castro Pereira), não menciona o pouso Margarida:

 

[...] em 1930, a empresa Nunes Y Gibaja, devido a dificuldades surgidas para exportar erva-mate, suspendeu suas atividades, deixando de usar este e os outros quatro pousos, além do imóvel chamado Lopeí (hoje interior de Cascavel, fazendo divisa com o município de Toledo). Estas cinco áreas eram numeradas de 1 a 5, partindo do Rio Paraná: Pouso Doze de Outubro (Porto), Arroio Grande, Guajuvira, Palmito e Toledo. A erva-mate semipronta era transportada no lombo de animais pela Picada Nunes e Gibaja desde a região de Cascavel, passando de pouso em pouso, até chegar ao Rio Paraná. Lá era embarcada e seguia para beneficiamento e comércio nas cidades argentinas (In: CASTRO PEREIRA, Maria Cristina. Mapeando o Pouso Frio: dinâmicas de construção de um bairro na cidade de Toledo/PR, p. 232 ).

 

A referida autora na obra mencionada traz à tona detalhes sobre o Imóvel Lopeí quanto ao domínio jurídico da área e dos pousos:

 

A antiga propriedade “Lopeí” (53.973 ha), composta por 5 áreas na região, foi registrada primeiramente pelo Estado do Paraná, firmada por João Cândido Ferreira (Vice Presidente do Estado), em 25 de agosto de 1905, em favor da empresa “Nunes y Gibaja”. Mais tarde, por escritura pública de dissolução social dessa empresa, lavrada na cidade de Posadas, Provincia de Misiones, na República Argentina, em 14 de março de 1911, o imóvel foi dividido entre os sócios Pedro Nunes e Lázaro Gibaja. Quando este último faleceu, em 31 de janeiro de 1924, sua parte no imóvel foi partilhada entre seus 4 filhos (Avelino Gibaja; Cesar Gibaja e Arrechea; Lázaro Gibaja Filho; Laura Gibaja Arrechea de Serra). Em 4 de setembro de 1928, por escritura pública de “divisão de condomínio e permuta”, toda a propriedade Lopeí, incluindo a parte de Pedro Nunes, foi dividida novamente em duas partes iguais, cada qual com um único proprietário: Lázaro Gibaja
Filho e Avelino Gibaja. Na mesma escritura os irmãos dividiram, em partes iguais, por metade, 5 frações de terra (cada uma com 200 hectares), denominadas de “pousos”.
Mais tarde, por força de carta de adjudicação, conforme sentença proferida nosautos de execução do Juiz de Direito da Comarca de Foz do Iguaçu, com data de 23 de julho de 1932, Avelino Gibaja cedeu sua parte na propriedade (26.986 ha) para seu credor, Teodoro M. Soldatti (TOLEDO, 1963). Entre 23 de julho de 1932 e 21 de maio de 1947 há uma lacuna nos arquivos verificados durante a pesquisa. Há certidões que indicam que em 21 de maio de 1947, Elvira Maria E. de Gibaja, Alcira H. Gibaja, Luiza J. Gibaja e Alcira Gibaja de Alonso (a primeira era viúva de Lázaro Gibaja Filho e as três últimas possivelmente eram as filhas do casal) registraram uma escritura de “Cessão de Ações e Direitos Hereditários” para David Wille Lupion, diretor comercial das Indústrias Lupion Limitada (PARANÁ,1947).
O Pouso Toledo estava então dividido entre David W. Lupion e Teodoro Soldatti.Este último vendeu parte de sua área (580.800 m²) no Pouso Toledo para a Prefeitura Municipal de Toledo representada pelo Prefeito Municipal Avelino Campagnolo, no início do ano de 1965 (PARANÁ, 1965)11 e parte (251.350 m²) para Ivo Vanzella,agricultor na cidade de Cerro da Lola (PARANÁ, 1972)12. A Prefeitura Municipal de Toledo doou esta grande área em 1967, dois anos depois, para o Frigorífico Pioneiro S/A (PARANÁ, 1967). In: CASTRO PEREIRA, Maria Cristina. Mapeando o Pouso Frio: dinâmicas de construção de um bairro na cidade de Toledo/PR, p. 232 e 233).
data correta é 25 de agosto de 1905. 

 

Pelos documentos é possível aferir que o autor Luiz Alberto Martins da Costa se equivocou em relação à data de registro para a Nuñez y Gibaja. A data correta é 25 de agosto de 1905 (tópico histórico é reprisado no dia 25 de agosto).

_______________________________________

1943 - Pelo Decreto Federal nº 5.770, o Governo Federal extingue a Companhia Independente de Fronteira do Exército Brasileiro, em Foz do Iguaçu. Em seu lugar cria o 1º Batalhão de Fronteira¹ (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009. p.185).

¹ Muitos filhos de rondonenses prestaram serviço militar nessa unidade militar.

________________________________________

1964 – Acontece o lançamento da pedra fundamental da casa pastoral da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, na atual sede municipal de Mercedes.

_______________________________

1970 - Estão presentes os bispos Dom Armando, de Toledo, e Dom Helmel, de Guarapuava, para a concelebração da nova igreja matriz Sagrado Coração de Jesus. (PAWELKE, Joachim. Ficando rico no oeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon: 1970, p. 39).

_______________________________

1972 - A Rádio Difusora Rondon AM anuncia que a Caixa Econômica Federal autorizou pelo documento nº 14-134-10112, o senhor Otto Eggers Filho a se estabelecer na cidade de Marechal Cândido Rondon com a perfuração de cartões da Loteria Esportiva (Rádio Difusora Rondon AM. O Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon: vol. 16, de 19.06.72 a 19.09.1972).

_____________________________________

1974 - É aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, a criação da Unioeste, com a estadualização de quatro¹ faculdades do Oeste do Paraná (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009. p.186).

¹ Eram as faculdades: Facimar, de Marechal Cândido Rondon; Facitol, de Toledo; Fecivel, de Cascavel e a Faculdade de Foz do Iguaçu.

_____________________________________

1976 – O Conselho Municipal de Desportos elege a nova diretoria – período 1976/1977: Presidente – Harraldo Altmann (nato por ser secretário de Esportes); vice-presidente – Egon Wanderer; secretário – Hélio Sackser ; e vice-secretário: Carlos Alberto Rodrigues.

________________________________

1976 - É assaltado o fórum de Marechal Cândido Rondon com o roubo de 27 armas de fogo apreendidas e que faziam parte de processos em andamento na comarca.

________________________________

1977 - A Rádio Difusora Rondon AM noticia que entre os 99 ganhadores do teste da Loteria Esportiva, cinco ganhadores foram do Paraná, entre estes, o rondonense Ilgo Max Maier, de Porto Mendes, premiado com 469 mil, 593 cruzeiros e noventa e nove centavos. O ganhadora é filho de Reinaldo Maier, na época sub-delegado no distrito de Porto Mendes, e sobrinho de Alberto Maier, Delegado de Polícia, de Marechal Cândido Rondon. Ilgo foi o segundo ganhador até a data da Loteria Esportiva, em Marechal Cândido Rondon (Sem autoria. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 37, cad.  28.07.1977 a 10.09.1977, ed. 23.08.1977, p 385).

________________________________

1977 - A Rádio Difusora do Parana AM noticia que os vereadores Leopoldo Schirmer e Arnoldo Bloch protocolaram proposição na Câmara Municipal de Nova Santa Rosa para a criação do distrito administrativo de Planalto d'Oeste (Sem autoria. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 37, cad.  28.07.1977 a 10.09.1977, ed. 23.08.1977, p 389).

______________________________________

1986 - A Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda. (COPAGRIL), agora Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon, inaugura o seu entreposto na cidade de Mundo Novo (MS), com a presença do governador do Estado, Ramez Tebet.

O complexo é composto por dois silos, cada um com capacidade de 12.500 sacas; secador com capacidade de processar 40 toneladas/hora; duas moegas e uma máquina de descaroçamento de algodão (Rádio Difusora Rondon AM. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 005, ed. 23.08.1989, p. 201 e ed. 25.08.1986).

______________________________________

2011 - Falece na sede distrital de Novo Três Passos, no município de Marechal Cândido Rondon (PR), a pioneira Ursulina Augusta (nascida Londero) Ragazzan. Casou-se com Ângelo Avelino Ragazzan, em Tunas, Horizontina, RS, em 22 de outubro de 1955 e em cujo município também nasceu, em 18 de novembro de 1933.

A pioneira era filha de Catarina (nascida Anderle) e Pedro Londero. Chegou com seus filhos ao distrito de Novo Três Passos, em 1961. O esposo tinha chegado meses antes, com o pai, para instalar a segunda serraria na localidade e construir a moradia para abrigar a família (Mensagem recebida de Dianete Ragazzan, via Facebook, em 03.04.2017 e 24.08.2017). - FOTO 2 -

Ver mais, clique aqui

_______________________________

2011 - Falece o pioneiro rondonense Henrique Bellé¹ que chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon em 1968, na companhia da esposa Terezinha², nascida Tonello, e dos filhos³ Adelci, Adelino, Armindo, Luiz, Rosalino e Ivanir, procedente de Bento Gonçalves (RS). Instalou-se em sua propriedade adquirda entre a vila de Curvado e Linha Ajuricaba. -- FOTO 3 --

¹ É filho de Tereza (nascida Zanetti) e Desidério Bellé e casou-se com Terezinha Tonello em 14 de abril de 1945, na cidade gaúcha de Bento Gonçalves. 

² Filha do casal Rosalinda (nascida Guindani) e Augusto Tonello. É falecida em 04 de maio de 2019, aos 96 anos.  

³ Mesmo tendo idade avançada, o casal Terezinha e Henrique Bellé, ela com 48 anos e ele com 51 anos, resolveu realizar o sonho de ter uma menina adotando Vânia³͘͘͘͘˙¹ em 1971, para alegria de todos os membros da família. 

³͘͘͘͘˙¹  É natural de Getúlio Vargas (RS). 

⁴ Propriedade que se tornou muito conhecida pela sua produção de gado zebu, café e vinhos. 

O casal pioneiro está sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon. 

_______________________________________

2015 - A delegação de ginástica ritmica do Colégio Cristo-Rei / Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon/Fidelitá/SESI/Transgiro's se classifica entre as dez melhores equipes da Região Sul. O torneio foi realizado em Florianópolis, de 19 a 23 de agosto. -- FOTO 4 --

________________________________

2017 - A comunidade de Nova Santa Rosa celebra a passagem do 400º aniversário de nascimento de Santa Rosa de Lima, padroeira do município. A matriz católica com o nome da santa é única do Brasil que abriga relíquias da religiosa peruana (O Presente, ed. 18.08.2017, p. 22 e 23). -- FOTO 5 --

_________________________________

2017 - A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná aprova projeto-de-lei de autorização liberatória para a instalação de 18 usinas hidrelétricas no estado. O projeto beneficia a Cooperativa de Eletrificação Rural e Desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon - CERCAR -, para a construção de sua segunda unidade geradora junto ao Rio Guaçu.

_______________________________________

2017 - É aberta a Feira de Ciências 2017 - 9ª edição - do Colégio Evangélico Martin Luther (O Presente, ed. 25.08.2017, p. 34).

_______________________________________

2018 - É vítima de grave acidente de trânsito, com graves ferimentos, professor Leocir Lang, diretor do Colégio Estadual Frentino Sackser, do Bairro Botafogo, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR).

O acidente aconteceu na rodovia federal BR 163, trecho rodoviário entre o Posto da Polícia Rodoviária Federal de Quatro Pontes e trevo de acesso à cidade de Marechal Cândido Rondon, em frente ao posto de combustível Trovão Azul.

O professor estava retornando da cidade de Toledo, onde havia participado de reunião no Núcleo Regional de Educação. -- FOTO 6 --

Ver mais, clique aqui

________________________________________

2018 - Acontece na prefeitura municipal de Entre Rios do Oeste, reunião com o prefeito Jones Neuri Heiden, membros da equipe técnica do Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CiBiogás), servidores da Copel, vereadores e secretários, além dos representantes da 3DI engenharia, empresa vencedora da licitação da obra da Rede Coletora de Biogás, que será iniciada no dia 03 de setembro.

A propósito da reunião, o Departamento de Comunição emitiu a seguinte nota:

OBRA DE REDE COLETORA DE BIOGÁS INICIA NO DIA 03 EM ENTRE RITOS DO OESTE

Foirealizada ontem (23), na prefeitura de Entre Rios do oeste, uma reunião com o prefeito Neuri Heiden, membros da equipe do Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás), servidores da Copel, vereadores e secretários, além dos representantes da 3 DI Engenharia, empresa vencedora da obra da Rede Coletora de Biogás, que será iniciada no dia 03 de setembro.

Os responsáveis pelo andamento do projeto no município aproveitaram o ensejo da reunião para fazer um breve relato sobre os trabalhos realizados nas propriedades rurais, participantes do projeto no município.

O engenheiro ambiental da CIBiogás, Luís Thiago Lucio, apresentou o status do andamento das obras dos biogestores nas propriedades, ressaltando que até o momento três e outros seeis serão implantados nos próximos meses.

O projeto intitulado como, "Arranjo Técnico e comercial de geração distribuída de energia elétrica a partir do Biogás de Biomasse residiual da suinoculura em propriedades rurais do município de Entre Rios do Oeste", apresenta um arranjo inovador para o município, visto que a partir do tratamento dos dejetos animais de suínos será produzido biogás nas propriedades e este enviado por meio da rede coletora de biogás até a minicentral termoelétrica, na qual ocorrerá a geração distribuída de energia.

______________________________________

2018 - É lançado na cidade de Quatro Pontes (PR), o projeto estadual "Esporte para toda a vida" que abrange as modalidades de futebol, voleibol, handebol, basquete e atletismo e atende moradores de seis anos até a terceira idade.

Segundo o diretor do Departamento de Esportes, Davi Boufleur, da prefeitura municipal de Quatro Pontes, diz sobre a importância do projeto:

"Representa um grande avanço no setor esportivo do município. Para nós, são passos importantes e esse projeto estadual veio se somar à essa trajetória, As aulas ocrrerão só na parte da tarde e atenderão todas as idades. É mais um incentivo à prática de atividades físicas" (O Presente, ed. 28.08.2018, p. 27).

_______________________________________

2018 - Acontece no auditório Dirceu da Cruz Vianna, da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMCAR), o lançamento do livro "O Ser Humano 10 D", da palestrante escritora rondonense Helda Elaine Völz (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --

_______________________________________

2019 - Falece a pioneira rondonense Irma (nascida Weber) Zimmermann.  Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.

Natural de Piratuba (SC) chegou de mudança a então vila de General Rondon, em 27 de março de 1953, acompanhando os pais Augusta e Carlos Weber. 

Irma Zimmermann é irmã do pioneiro rondonense já falecido Relindo Weber. 

Em 26 de setembro de 1959, a pioneira casou-se com o jovem pioneiro rondonense Hetga Zimmermann, natural de Torres (RS). 

Antes de casar-se Irma trabalhou por vários vários anos como empregada doméstica, em Marechal Cândido Rondon, na residência do casal Anne e Joachim Seyboth, irmão do médico Friedrich Rupprecht Seyboth (colaborou Gracielle Costa). -- FOTO 8 --

__________________________________

2019 - Começa em Nova Santa Rosa e segue até o domigo (25), o 10º Encontro Nacional de Coros Juvenis (ENCORO), com a participação de aproximadamente 300 adolescentes e jovens (O Presente, ed. 27.08.2019, p. 13). 

________________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados