Acontecimentos históricos do dia 3 de Agosto

1953 - Chega de mudança na atual cidade de Quatro Pontes, o casal pioneiro Elza (nascida Wentz) e Herrmann Paulo Ladwig (...)

Casal Elza e Hermann Paulo Ladwig, com os filhos, que chegaram de mudança no O este do Paraná, em começo de agosto de 1953. 
Imagem: Acervo da família - FOTO 1 -
Casal Elza e Hermann Paulo Ladwig, com os filhos, que chegaram de mudança no O este do Paraná, em começo de agosto de 1953. Imagem: Acervo da família - FOTO 1 -
Réplicas das três caravelas de Cristóvão Colombo. Imagem: Acervo it.wikipedia.org/wiki/viaggio_di_cristoforo.colombo - Acesso 02.08.2015. Montagem: Memória Rondonense – FOTOS 2  -
Réplicas das três caravelas de Cristóvão Colombo. Imagem: Acervo it.wikipedia.org/wiki/viaggio_di_cristoforo.colombo - Acesso 02.08.2015. Montagem: Memória Rondonense – FOTOS 2 -
Cristóvão Colombo, pintado por Ridolfo Ghirlandalo - Galata Museo del Mare - Gênova - Itália. – FOTO 3 -
Cristóvão Colombo, pintado por Ridolfo Ghirlandalo - Galata Museo del Mare - Gênova - Itália. – FOTO 3 -
Professor David Carneiro, em frente ao seu museu em Curitiba. Imagem: Acervo Memória Rondonense – FOTO 4 -
Professor David Carneiro, em frente ao seu museu em Curitiba. Imagem: Acervo Memória Rondonense – FOTO 4 -
Cartaz alusivo as comemorações do 25º aniversário de Quatro Pontes. 
Imagem: Acervo Prefeitura Municipal - FOTO 5 -
Cartaz alusivo as comemorações do 25º aniversário de Quatro Pontes. Imagem: Acervo Prefeitura Municipal - FOTO 5 -
Apresentação do prato típico de Quatro Pontes durante o lançamento da agenda programática alusiva aos 25 anos do município: Leitão à Quatro Pontes. 
Da esquerda a direita: deputado federal Dilceu Sperafico, deputado estadual Elio Rusch, vereador Paulo Brandt, vice-prefeito Tiago Hansel, prefeito municipal João Laufer, 1ª Dama do município, Odete Laufer; e deputado estadual José Carlos Schiavinatto. 
Imagem: Acervo AquiAgora.net - Crédito: Kristine Kempp - FOTO 6 -
Apresentação do prato típico de Quatro Pontes durante o lançamento da agenda programática alusiva aos 25 anos do município: Leitão à Quatro Pontes. Da esquerda a direita: deputado federal Dilceu Sperafico, deputado estadual Elio Rusch, vereador Paulo Brandt, vice-prefeito Tiago Hansel, prefeito municipal João Laufer, 1ª Dama do município, Odete Laufer; e deputado estadual José Carlos Schiavinatto. Imagem: Acervo AquiAgora.net - Crédito: Kristine Kempp - FOTO 6 -
Professor pós-doutorado Edson Luis Leismann que assumiu como diretor-geral do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), no começo de agosto de 2018. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 7 -
Professor pós-doutorado Edson Luis Leismann que assumiu como diretor-geral do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), no começo de agosto de 2018. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 7 -
Emilia Witeck, nora do casal pioneiro rondonense Catarina e Leopoldo Witeck, falecida em começo de agosto de 2020.
Imagem: Acervo Marly Witeck - FOTO 8 --
Emilia Witeck, nora do casal pioneiro rondonense Catarina e Leopoldo Witeck, falecida em começo de agosto de 2020. Imagem: Acervo Marly Witeck - FOTO 8 --

======================================================================================================

1492 – O navegador genovês Cristóvão Colombo parte do porto espanhol Palos, com as caravelas Niña, Pinta e Santa Maria, e uma tripulação de 87 homens, com destino às Índias. Para chegar lá, na época, é necessário contornar a África. Colombo sonhava encurtar a rota, embora se apoiasse em dados completamente equivocados quanto à distância a ser navegada. -- FOTOS 2 e 3 -- 

____________________________________

1953 - Chega de mudança na atual cidade de Quatro Pontes, o casal pioneiro Elza (nascida Wentz)¹ e Herrmann Paulo Ladwig², procedente de Tuparendi (RS), onde começa a viagem no mês anterior³, dia 16, na companhia dos filhos Hilga, Seli, Rudi, Heini, Walter, Ironi e Herbert.

 

¹ É nascida em São Sebastião do Caí (RS), em 07 de março de 1910, filha do casal Carolina (nascida Scherner) e Christian Wentz. Falece em Marechal Cândido Rondon em 08 de novembro de 1986. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade antes citada.
 

² É filho do casal Augusta Constância (nascida Kreulich) e Ferdinand Augusto Ladwig. Nasce em 09 de agosto de 1904, em Augusto Pestana (RS) e falece em Marechal Cândido Rondon, em 09 de outubro de 1979. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon. 
 

² É filha do casal Carolina (nascida Scherner) e Christian Wentz, natural de São Sebastião do Caí (RS), onde nasce em 07 de março de 1910. Falece em Marechal 
 

³ A demora da vaigem se dá por conta dos muitos dias de chuvas durante o trajeto.
 

Nos primeiros dois anos, o casal atua com uma serraria em Quatro Pontes até março de 1956, adquirida do senhor Maletski que retorna de mudança a Erechim (RS).

Nesta localidade, o casal também tinha adquirido várias chácaras e no atual município de Marechal Cândido Rondon, duas colônias na Linha Guará. Nas duas áreas , a família fixa residência  e desenvolve a agricultura depois de vender  a serraria em Quatro Pontes para os irmãos Paetzold e as chácaras para outros interessados.  -- FOTO 1 -- 

__________________________________________

1977 - A Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon recebe do 5º Serviço Regional de Aviação Civil, de Canoas (RS), a Portaria 0070/SERAC - 5, de 25 de julho de 1977, que homologa o aeroporto municipal e autorizando seu funcionamento por 5 anos, para aterrissagem e decolagens de aeronaves até 6 mil quilos - classe C.

A localização do aeroporto é na latitude 24 graus 30 minutos e 47 segundos - SUL e longitude a Oeste de 24 graus 3 minutos e 10 segundos. A dImensão da pista: 1020 m de comprimento e 30 m de largura; e 430 m de elevação em relação ao nível do mar (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 37, de 28.07.1977 a 10.09.1977). 

____________________________________

1990 – Falece o historiador curitibano, professor David Antonio da Silva Carneiro  que é homenageado em Marechal Cândido Rondon com um educandário¹ que leva o seu nome (nota do pesquisador). -- FOTO 4 --
 

¹ O colégio é desativado em meados da década de 2010. 

_____________________________________

2003 – Acontece o primeiro vestibular da Faculdade Evangélica Luterana Rui Barbosa¹, de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
 

¹ A faculdade é mantida por um curto período e seus cursos foram transferidos para o ISEPE-Rondon

________________________________

2015 -  É inaugurada a nova sede (prédio alugado) da Cooperativa Cresol Três Barras, filial Marechal Cândido Rondon (O Presente). 

________________________________

2017  - Acontece no Clube Cultural de Quatro Pontes o jantar de lançamento da agenda programática dos festejos alusivos ao 25º aniversário de emancipação político-administrativa do município, com a degustação do prato típico Leitão a Quatro Pontes. -- FOTOS 5 e 6 -- 

_________________________________

2018 - O jornal O Presente em matéria de duas páginas noticia com a manchete "Maior programa de asfaltamento da história muda a cara dos bairros rondonenses".

O programa contempla a pavimentação asfáltica das ruas de sete bairros rondonenses, uma soma de 14,4 mil m2, com investimento de 7,5 milhões de reais (O Presente, ed. 03.08.2018, p. 18 e 19). 

______________________________________

2018 - Com título "Paraná tem mais propriedades rurais com energia e internet do que a média nacional", o jornal O Presente destaca informações preliminares do Censo Agropecuário 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Dos 305.115 estabelecimentos agropecuários identificados pelo Censo, 271668 - ou 89,02% do total - utilizam energia elétrica; 244.143 (80%) tem telefone; e 131.796 (43,2) tem  acesso à internet (O Presente, ed. 03.08.2018, p. 30). 

______________________________________

2018 -  O ex-morador de Marechal Cândido Rondon, proprietário da extinta empresa Saracura, revendedora dos produtos Purina, e agora professor pós-doutorado em Economia, Edson Luis Leismann, da Unioeste, assume a direção-geral do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). -- FOTO 7 --

______________________________________

2019 - Acontece no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), com início às 09 horas, a conferência municipal para revisão do Plano Diretor (O Presente, ed. 02.08.2019, p. 16 e 17 e ed. 06.08.2019, p. 08 e 09). 

______________________________________

2019 - O sábado amanhece bastante frio e o céu permanece nublado durante todo o dia, sem precipitaçao pluviométrica  na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). 

______________________________________

2020 -  A Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Marechal Cândido Rondon, começa a transmitir a missa via canal do Facebook (nota do pesquisador).

Ver mais, in: O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 25.02.2020, p. 16 e 17).

______________________________________

2020 - Falece, na cidade de Cachoeira do Sul (RS), a senhora Emília (nascida Bodner) Witeck, aos 94 anos, natural de Porto União (SC). Seu corpo foi cremado e as cinzas reverenciadas no parque florestal adiante referenciado.

Era casada do médico e militar do Exército Brasileiro, Acido Witeck (in memorian), fundador do Parque Witeck, localizado em Novo Cabrais (RS), considerado o maior parque artificial da América Latina.

Acido é filho do casal pioneiro rondonense Catarina (nascida Michaud) e Leopoldo Witeck que chega de mudança ao Oeste do Paraná, em 1954, procedente de Peritiba (SC). -- FOTO 8 --

_____________________________________

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados