Acontecimentos históricos do dia 30 de Agosto

1969 – É inaugurado festivamente o novo campanário da nova igreja da Comunidade Evangélica Martin Luther (IECLB) e mais o pavilhão de festas, que passa a ser o local dos cultos, devido a demolição do antigo templo de madeira (...)

Professor Waldomiro Liessen oficiando um dos últimos atos religiosos na antiga igreja da madeira da Comunidade Evangélica Martin Luther. 
Imagem: Acervo Brunilda (Priesnitz) Thessing - FOTO 1 -
Professor Waldomiro Liessen oficiando um dos últimos atos religiosos na antiga igreja da madeira da Comunidade Evangélica Martin Luther. Imagem: Acervo Brunilda (Priesnitz) Thessing - FOTO 1 -
Pavilhão de eventos da Comunidade Evangélica Martin Luther, em construção. 
Foi mestre-de-obras da edificação, o senhor Tito Ênio Debus. 
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 2 -
Pavilhão de eventos da Comunidade Evangélica Martin Luther, em construção. Foi mestre-de-obras da edificação, o senhor Tito Ênio Debus. Imagem: Acervo pessoal - FOTO 2 -
Avião DC 3 da SAVAG no aeroporto de Toledo, no dia de inauguração da linha. 
Imagem: Acervo Claudir Picinini - Toledo - FOTO 3 -
Avião DC 3 da SAVAG no aeroporto de Toledo, no dia de inauguração da linha. Imagem: Acervo Claudir Picinini - Toledo - FOTO 3 -
Premiadas no 1º Concurso de Pratos de Marechal Cândido Rondon. 
Da esquerda a direita: 1ª - não identificada, 2ª - Lurdes Confetti, assessora da Secretaria Municipal de Assistência Social; 3ª  - Iara Wideck; 4ª - não identificada; 5ª - Josiane Laborde Rauber, secretária municipal de Assistência Social;  e 6ª - não identificada. 
Imagem: Acervo Imprensa - PM-MCR - FOTO 4 -
Premiadas no 1º Concurso de Pratos de Marechal Cândido Rondon. Da esquerda a direita: 1ª - não identificada, 2ª - Lurdes Confetti, assessora da Secretaria Municipal de Assistência Social; 3ª - Iara Wideck; 4ª - não identificada; 5ª - Josiane Laborde Rauber, secretária municipal de Assistência Social; e 6ª - não identificada. Imagem: Acervo Imprensa - PM-MCR - FOTO 4 -
Destaque da Revista Copagril sobre o Seminário Anual de Produtores de Aves 2017. Na foto, a abertura do evento sendo feito pelo diretor-presidente da Copagril, senhor Ricardo Silvio Chapla. 
Imagem: Revista Copagril nº 100 - FOTO 5 -
Destaque da Revista Copagril sobre o Seminário Anual de Produtores de Aves 2017. Na foto, a abertura do evento sendo feito pelo diretor-presidente da Copagril, senhor Ricardo Silvio Chapla. Imagem: Revista Copagril nº 100 - FOTO 5 -
Premiação dos associados da Copagril com destaque na avicultura. 
Imagem: Revista Copagril nº 100 - FOTO 6 -
Premiação dos associados da Copagril com destaque na avicultura. Imagem: Revista Copagril nº 100 - FOTO 6 -
Prof. Dr. Antonio José Piantino Ferreira durante a palestra no Seminário Anual de Produtores de Aves da Copagril 2017. 
Imagem: Imprensa - Copagril - Crédito: Carina Ribeiro - FOTO 7-
Prof. Dr. Antonio José Piantino Ferreira durante a palestra no Seminário Anual de Produtores de Aves da Copagril 2017. Imagem: Imprensa - Copagril - Crédito: Carina Ribeiro - FOTO 7-
Dístico do 15ª edição do Concurso Culinário da ACFC, realizado em final de agosto de 2018. 
Imagem: Acervo Comunicação Coapgril - FOTO 8 -
Dístico do 15ª edição do Concurso Culinário da ACFC, realizado em final de agosto de 2018. Imagem: Acervo Comunicação Coapgril - FOTO 8 -
Deputado federal Sérgio Souza que vistou a cidade de Marechal Cândido Rondon, em final de agosto 2018. 
Imagem: Acervo G1 - FOTO 9 -
Deputado federal Sérgio Souza que vistou a cidade de Marechal Cândido Rondon, em final de agosto 2018. Imagem: Acervo G1 - FOTO 9 -

======================================================================================================

1956 - Ocorre a inauguração da linha aérea entre a cidade de Toledo (PR) e as cidades gaúchas de Porto Alegre² e Sant'ana do livramento, pela empresa Sociedade Anônima Viação Aérea Gaúcha (SAVAG¹), com pouso de um avião DC-3 (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009. p.190). -- FOTO 3 --

¹ Foi uma empresa aérea fundada no Rio Grande do Sul em 1946 e desativada em 1966 (Wikipédia).

² Pioneiros rondonenses fizeram uso dessa linha para deslocamentos ao Rio Grande do Sul, superados em viagens pela empresa aérea por pioneiros da cidade de Toledo (nota do historiador). 

_____________________________________

1967 - Pela lei municipal nº 5.630/67 são criados os distritos administrativos de Porto Mendes e Mercedes Nova (hoje município de Mercedes), pertencentes ao município de Marechal Cândido Rondon (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009. p.190)

_______________________________________

1969 - O prefeito municipal Werner Wanderer recebe a comenda  de comendador da Sovrana Militare  Ospitaleira di San Giorgio¹ in Carinzia,  pela sua atuação na vida pública paranaense.A comenda foi entregue em nome da entidade pelo cavaleiro Grã-Cruz Guido Padovani, na sede social da Sociedade de Cantores Aliança (Clube Aliança).  A Sovrana Militare Ospitaleira di San Giorgio in Carinzia  tem sua origem no ano de 1273, na região de Kärnten (em italiano, Carinzia; em português Caríntia), no sul da Áustria, cuja capital é a cidade de Klagenfurt (nota do pesquisador).

¹ Atualmente( 05.03.2020) tem  sede em Roma e é reconhecida pela Suprema Corte da Itália desde 23 de abril de 1953 e autorizada a conferir títulos honoríficos (idem)  

_____________________________

1969 – É inaugurado festivamente o novo campanário da nova igreja da Comunidade Evangélica Martin Luther (IECLB) e mais o pavilhão de festas, que passa a ser o local dos cultos, devido a demolição do antigo templo de madeira. Presenças: Roland Zimmermann, cônsul da Alemanha, em Curitiba; Dr. Damaschke, de Bonn, Alemanha; o Coral Weidensteig, de Hamburgo, Alemanha; e o Grupo dos Cossacos, de Curitiba. Durante a festividade foi oficiado o último culto na velha igreja de madeira. -- FOTOS 1  e 2 --  

Os paraninfos para acionarem os sinos pela primeira vez no novo campanário, foram:

1º lugar – Edvino von Borstel

2º lugar – Germano Ladwig

3º lugar – Hedo Schneider

Os paraninfos do novo campanário, foram:

1º lugar – Edith von Borstel

2º lugar – Arlindo Alberto Lamb

3º lugar – Werner Wanderer.

_______________________________

1969 – É realizado o primeiro ato religioso ecumênico no município de Mal. C. Rondon, no distrito de Mercedes, com missa e culto oficiados conjuntamente pelo  Padre José Gaertner SVD e o Pastor Henrique Seik, da paróquia local da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

_______________________________

1975 – A estudante Mirna Feiten, do Grêmio Estudantil 2001 do Ginásio Pio XII, de Entre Rios, é eleita rainha dos estudantes secundários de Mal. C. Rondon, em baile que aconteceu no Clube Aliança.

Eleitas ainda: 1ª Princesa – a estudante Juremi da Rosa, do Ginásio Estadual e 2ª princesa, a estudante Lenir Braun do Ginásio Estadual de Pato Bragado.

_______________________________

1977 - Começa na sede da Liga Rodonense de Esportes, a primeira rodada de jogos do 1º Torneio Municipal de Xadrez, com a participação de 30 jogadores, divididos em três chaves ( HERRMANN, André Luiz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 37, cad.  28.07.1977 a 10.09.1977, ed. 30.08.1977, p. 493).

_______________________________

1977 - É realizada reunião no auditório do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, organizado pela então Acarpa, para tratar sobre a problemática da erosão que acontece na agricultura do município. O evento foi coordenado pelo Dr. José Urací Ramiro, coordenador regional da Acarpa no combate a erosão de solo. Essa reunião com técnicos agrícolas, cooperativistas, engenheiros-agronômos, prefeito municipal Almiro Bauermann, gerente e chefes de Carteira Agrícola de bancos, foi o ponto de partida para o combate da erosão no município (LOHMANN, Eloi. Prefeito Municipal fez abertura do Encontro de Conservação de Solo. Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon - Comunicação Social. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 37, cad.  28.07.1977 a 10.09.1977, ed. 26.08.1977, p. 521).

_______________________________

1977 – Em correspondência encaminhada ao então prefeito municipal Almiro Bauermann, o então governador do Paraná, Jaime Canet Junior, comunica que incluiu o município de  Marechal Cândido Rondon, no programa de construção de prédios próprios do então Banco do Estado do Paraná – Banestado, com conclusão prevista para 1978. A agência foi construída à Rua Santa Catarina, entre as Ruas Sete de Setembro e D. João VI. Hoje, o prédio abriga a agência do Banco Itaú – Unibanco.

_________________________________

1977 - Pelo Decreto nº 3.820, publicado no Diário Oficial do Estado de 31 de agosto, é nomeando o bacharel José Cleto Neto, transferido da comarca de Cândido de Abreu, por antiguidade, para a comarca de Marechal Cândido Rondon (LOHMANN, Eloi.  Decreto Estadual nomeia novo promotor para Mal. Cdo. Rondon. Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 37, cad.  28.07.1977 a 10.09.1977, ed. 10609.1977, p. 581).

_______________________________

1999 - Falece em Curitiba, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Anibal Khury. 

_______________________________

2014 – O bovinocultor  e produtor de leite Evaldo Kliemann, instalado no município de Quatro Pontes, recebe a primeira certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose na área de abrangência do escritório regional da recém criada Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), de Marechal Cândido Rondon. 

_______________________________

2015 - Acontece a 1ª Caminhada de Encontros e Caminhosem Marechal Cândido Rondon, com a participação de cerca de 110 pessoas. A saída foi da praça central da sede distrital de São Roque e percorreu 11 quilômetros pelo interior do distrito. Esse foi o primeiro evento dessa natureza. 

______________________________

2015 - É comemorado o "Dia da Família" pela Associação de Pais e Mestres e professores da Escola Municipal São João Batista, da sede distrital de Novo Tres Passos, com atividades esportivas e recreativas durante todo o dia. Ao meio-dia teve galinhada e saladas na sede da Associação de Moradores de Novo Três Passos, servidos para cerca de 240 pessoas.

______________________________

2015 - Acontece na sede distrital de Margarida a 23ª Festa do Leitão a Pururuca de Margarida e o 17º Concurso de Leião a Pururuca. A promoção foi da Associação dos Moradores da Comunidade de Margarida.  

______________________________

2017 - Acontece no Parque de Exposições Álvaro Dias, no pavilhão do CTG, o 1º Concurso de Pratos de Marechal Cândido Rondon, com a participação de 25 clubes de mães, num total de 60 receitas, dividido em três categorias: panificação, doces e salgados. Em 1º lugar, com torta integral de morango, classificou-se: Marlene Frare; em 2º lugar, com cuca integral, ficou a participante Iara Wideck (originalmente Witeck); em 3º lugar, com um bolo salgado, ficou Sidônia Berwanger; e em 4º, com torta de requeijão, ficou Salete Finkler (O Presente, ed. 01.09.2017, p. 12). -- FOTO 4 -- 

___________________________________

2017 - Acontece no pavilhão de eventos da Matriza Católica de Marechal Cândido Tondon, o Seminário Anual  de Produtores de Aves da Copagril. O evento contou com a palestra do professor doutor Antonio José Piantino Ferreira, da USP, que abordou o tema "Salmonella, quais são os pontos críticos na propriedade". 

Além da palestra, durante o evento foram homenageados os avicultores cooperados que se destacaram nos últimos 12 meses, nas seguintes categorias: Índice de Eficiência Produtiva, Fidelização e Programa 5S. Além dessas homenagens, a Copagril premiou o melhor produtor de ovos férteis do sistema de integração e o produtor que obteve o maior IEP único entre os cooperados.  -- FOTOS  5 e 6 -- 

____________________________________

2017 - Acontece em Marechal Cândido Rondon, na sede social do CTG Tertúlia do Paraná, o 3º Encontro do Coletivo Jovem¹  do BP3 (Bacia Paraná 3). 

¹ O objetivo do Coletivo Jovem é empoderar a juventude nos municípios, para que os jovens possam criar um movimento conjunto. A ideia é também criar nas prefeituras um departamento, divisão, assessoria ou secretaria de juventude, para tratar dos interesses específicos desse público.

Com participação de jovens de 29 municípios, o encontro tem palestra sobre o tema "Políticas Públicas de Juventude", no período matutino e a tarde, avaliação do Estatuto Nacional da Juventude. 

_______________________________________

2018 - Acontece na sede social da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), em Marechal Cândido Rondon, no período vespertino a 15ª edição do Concurso Culinário da Associação dos Comitês Femininos da Copagril (ACFC), com o anúncio das receitas vencedoras. Ao total, foram inscritos 61 pratos divididos em seus categorias. -- FOTO  7 e 8 --

À propósito do evento, em nota à imprensa, a Comunicação da Copagril emitiu o seguinte: 

Conhecidas as receitas vencedoras do Concurso Culinário da ACFC 2018

Ao todo, 61 pratos foram inscritos em seis categorias

Muita criatividade, diversidade e sabor “desfilaram” no Concurso Culinário da Associação dos Comitês Femininos da Copagril (ACFC) 2018, realizado na tarde desta quinta-feira (30), no Salão Social da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), em Marechal Cândido Rondon. O evento reuniu mais de 100 mulheres integrantes dos comitês femininos dos municípios da área de ação da cooperativa.

Ao todo, foram inscritas 61 receitas em seis categorias (três salgadas e três doces): carne bovina, batata-doce ou abóbora, conserva de legumes, bolo recheado, rocambole e frutas em calda.

A diretoria executiva da Copagril prestigiou o evento da ACFC, ocasião em que o diretor-presidente, Ricardo Sílvio Chapla, lembrou que o concurso culinário existe há muitos anos, sendo esta a 15ª edição. “É um evento que tem história e que ao longo dos anos sempre trouxe aprendizado para as mulheres participantes, sendo também uma forma delas mostrarem suas habilidades e expressarem sua criatividade, compartilhando com as demais. Parabenizamos todas as mulheres e desejamos que continuem nas atividades dos comitês, que possibilitam essa convivência tão salutar entre as participantes”, explanou.

Por sua vez, a presidente da ACFC, Ivete Schoffen, agradeceu a todas as mulheres por prestigiarem o evento. “Vocês são a razão de ser do nosso trabalho e desse concurso. Parabenizo a todas pelos belos pratos que apresentaram e agradeço por aceitarem o convite de fazerem o que sabem fazer de mais saboroso, proporcionando um verdadeiro espetáculo. Parabéns aos comitês vencedores e a todas que se dedicaram neste dia e estiveram conosco nessa grande confraternização da mulher cooperativista”, enfatizou.

A representante da Assessoria de Marketing, Comunicação e Cooperativismo da Copagril, Arlete Maria Bendo, igualmente enalteceu as mulheres que elaboraram os pratos para participar do concurso e agradeceu também pelo apoio das equipes de trabalho e dos jurados convidados.

Avaliação

As mesas de jurados foram compostas por: Danieli Schneider, Midres Hachmann, Roseli Chicalle dos Santos, Edite Priesnitz, Inove Ricardi, Débora Pommerieng, Débora Freitag, Adelaide Pickler e Valéria Reichert.

Os pratos foram avaliados a partir dos seguintes critérios: descrição das receitas, sabor dos pratos e a apresentação (visual), sendo que cada prato recebeu nove notas, as quais foram contabilizadas pela Auditoria Interna da cooperativa, na pessoa de Ireneu Scheibe. Durante os trabalhos dos jurados, as mulheres se divertiram participando do bingo. Em seguida, foram anunciados os pratos que tiveram as melhores colocações no concurso, suas autoras e os respectivos comitês representados (confira a seguir os ganhadores).

Comitês vencedores por categoria:

Carne bovina

1º lugar: Comitê 28 de Março – Bife à parmegiana

2º lugar: Comitê Renascer – Escondidinho de bisteca com purê de batatas

3º lugar: Comitê Alegres e Unidas – Matambre recheado

4º lugar: Comitê Mulheres do Campo – Delicioso rocambole de matambre

 

Batata-doce ou abóbora

1º lugar: Comitê Alegres e Unidas – Batata-doce ao molho de frango

2º lugar: Comitê Raio de Luz – Escondidinho de batata-doce

3º lugar: Comitê 28 de Março – Tortinha de batata-doce com alho-poró, frango e bacon

4º lugar: Comitê Sol Nascente – Sopa de batata-doce


Conservas de legumes

1º lugar: Comitê Raio de Luz – Conserva de Beterraba

2º lugar: Comitê Alegres e Unidas – Conserva de tomate-cereja

3º lugar: Comitê 28 de Março – Minimilho em conserva

4º lugar: Comitê Renascer – Conserva de cebola

 

Bolo recheado

1º lugar: Comitê União e Progresso – Marta Rocha c/ damasco e crocante de nozes

2º lugar: Comitê 28 de Março – Bolo Kinder Ovo

3º lugar: Comitê Alegres e Unidas – Bolo de morango

4º lugar: Comitê Raio de Luz – Bolo Família

 

Rocambole

1º lugar: Comitê União e Progresso – Rocambole de morango

2º lugar: Comitê Sol Nascente – Rocambole delicioso

3º lugar: Comitê Alegres e Unidas – Rocambole tentação

4º lugar: Comitê Renascer – Rocambole recheado de doce de leite

 

Frutas em calda

1º lugar: Comitê Horizonte – Peras em caldas de vinho

2º lugar: Comitê 28 de Março – Doce de mamão

3º lugar: Comitê Mulheres do Campo – maçã em calda

4º lugar: Comitê Alegres e Unidas – Copa de frutas

___________________________________

2018 - Visita a cidade de Marechal Cândido Rondon o deputado federal e candidato à reeleição Sérgio Souza, para contatos políticos e eleitorais ( O Presente, ed. 31.08.2018. p.03). -- FOTO 9 --

______________________________________

2019 - É anunciada pelo juizado da Vara Cívil e da Fazenda Pública da comarca de Marechal Cândido Rondon, a venda da sede e outras instalações da massa falida Faville, pelo valor de 5,5 milhões de reais (O Presente, ed. 03.09.2019, p. 07). 

_____________________________________

 

 

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados