Acontecimentos históricos do dia 22 de Setembro

1970 – A Companhia Paranaense de Energia – Copel – inicia a construção da extensão da rede elétrica, das imediações do cruzamento da Avenida Maripa (...)

A governadora do distrito LD-1, senhora Neiva Anna Genari Scalco discursando durante a recepção festiva do Lions Clube de Marechal Rondon,  em sua visita de 22 de setembro de 2015. 
Da esquerda para a direita: Raul Davilla, esposo de Neiva Anna Genari Scalco (discursando), casal Wilmar e Cleci Güttges) e Jéssica Karine de Oliveira Gomes - presidente 2015/2016 do Léo Clube de Marechal Cândido Rondon
Imagem: Acervo Lions - MCR
A governadora do distrito LD-1, senhora Neiva Anna Genari Scalco discursando durante a recepção festiva do Lions Clube de Marechal Rondon, em sua visita de 22 de setembro de 2015. Da esquerda para a direita: Raul Davilla, esposo de Neiva Anna Genari Scalco (discursando), casal Wilmar e Cleci Güttges) e Jéssica Karine de Oliveira Gomes - presidente 2015/2016 do Léo Clube de Marechal Cândido Rondon Imagem: Acervo Lions - MCR
Solenidade de inauguração da reforma e ampliação do Posto do Instituto de Identificação do Paraná, em Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Acervo Imprensa -PM-MCR
Solenidade de inauguração da reforma e ampliação do Posto do Instituto de Identificação do Paraná, em Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo Imprensa -PM-MCR
Atleta rondonense Paul Lirio Berwig com a medalha de honra ao mérito recebida da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon. 
Da esquerda à direita: Cristiano Metzner, secretário municipal de Esporte e Lazer; vereador Nilson Hachmann, proponente da homenagem;  e Pedro Rauber, presidente da Câmara Municipal. 
Imagem: Acervo Imprensa - CM-MCR - Crédito: Cristiano Viteck - FOTO 3 _
Atleta rondonense Paul Lirio Berwig com a medalha de honra ao mérito recebida da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon. Da esquerda à direita: Cristiano Metzner, secretário municipal de Esporte e Lazer; vereador Nilson Hachmann, proponente da homenagem; e Pedro Rauber, presidente da Câmara Municipal. Imagem: Acervo Imprensa - CM-MCR - Crédito: Cristiano Viteck - FOTO 3 _
Músico João Chagas Leite que se apresentou em Marechal Cândido Rondon, em setembro de 2017. 
Imagem: Acervo Pioneiro - clicRBS - FOTO 4 -
Músico João Chagas Leite que se apresentou em Marechal Cândido Rondon, em setembro de 2017. Imagem: Acervo Pioneiro - clicRBS - FOTO 4 -
Concentração de ciclistas, cedo,  em frente à Loja Agropecuária Copagril, na sede central da cooperativa, para registro fotográfico. 
Imagem: Acervo Imprensa Copagril - Crédito: Carina Walker Ribeiro - FOTO 5 -
Concentração de ciclistas, cedo, em frente à Loja Agropecuária Copagril, na sede central da cooperativa, para registro fotográfico. Imagem: Acervo Imprensa Copagril - Crédito: Carina Walker Ribeiro - FOTO 5 -
Paulo de Oliveira palestrando para alunos da rede escolar do município de Pato Bragado. 
Imagem: Acervo Imprensa PM - Pato Bragado - FOTO 6 -
Paulo de Oliveira palestrando para alunos da rede escolar do município de Pato Bragado. Imagem: Acervo Imprensa PM - Pato Bragado - FOTO 6 -

======================================================================================================

1970 – A Companhia Paranaense de Energia (COPEL) inicia a construção da extensão da rede elétrica, das imediações do cruzamento  da Avenida Maripa com a Rua Rio Grande do Norte, até a Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda., agora Cooperativa Agroindustrial Copagril.

A construção da rede foi para atender a demanda da neo-cooperativa que começava  a instalar as primeiras estruturas administrativas, operacionais e  de armazenamento onde está sua atual sede central (nota do pesquisador).

______________________________

1971 – Pelo Edital nº 10/71, fica proibida pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, a criação ou engorda de suínos na sede distrital de Vila Margarida (nota do pesquisador).

______________________________

1973 – É realizada a 1ª Feira Agrícola Escolar de Marechal Cândido Rondon, no Pavilhão da Comunidade Martin Luther,  promovida pela então Acarpa, hoje Emater-PR, e a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, com a participação das escolas que mantinham hortas e clubes agrícolas.

A aceitação desse tipo de comércio foi muito bem aceita pela sociedade rondonense que apelou para que a feira acontessem pelo menos uma vez por semana (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon AM, vol. 019, cad. 21.09.73 a 03.04.74, ed. 21.09.73,  p. 5 ; ed. 05.10.1973, p. 51 e ed. 13.10.1973, p. 73).

______________________________

1986 - O vereador Pedro Rauber apresenta requerimento na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon solicitando ao Poder Executivo Municipal para que construa lombadas (redutores de velocidade) na Avenida Maripá, em frente ao complexo da Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda. (COPAGRIL).

O proponente justificou o requerimento com um abaixo-assinado de 120 moradores do bairro. A proposição foi aprovada por maioria de votos, com abstenção de voto do vereador Elio Lino Rusch e voto contrário do vereador Nelson Müller (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM: vol. 006, ed. 23.09.1986, p. 227).

____________________________________

2014 -  A comissão técnica da Copagril Futsal/Sempre Vida/ Marechal Cândido Rondon anuncia o afastamento do jogador Wesley Macedo, conhecido pelo apelido de “Pescoço”. O atleta tinha sido contratado em abril de 2014 (nota do pesquisador).

_______________________________

2015 -  O Lions Clube de Marechal Cândido Rondon recebe a visita da governadora do distrito LD-1, Neiva Anna Genari Scalco.

Durante o evento o clube de serviço repassou um cheque no valor R$6.000,00 reais a Metalúrgica AJJ, empresa vencedora da licitação para a instalação de estrutura metálica em novo espaço de convivência no Asilo Rosas Unidas. O valor repassado foi resultado do jantar árabe em comemoração ao aniversário de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 26.09.2015, p. 23). -- FOTO 1 -- 

_______________________________

2015 - É inaugurada a reforma e a ampliação do Posto do Instituto de Identificação do Paraná, instalado em Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 24 de setembro de 2015, p. 13). -- FOTO 2 --

_______________________________

2015 - Um meteoro ou lixo espacial de satélites artificiais que passou pelo céu da região, notadamente em Marechal Cândido Rondon e Palotina, foi avistado com forte rastro luminoso no céu  (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 24.09.2015, p. 24 e 25). 

______________________________

2017 - Acontece na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, sessão solene de entrega da Medalha de Honra ao Mérito para o ciclista rondonense Paul Lirio Berwig (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22.09.2017, p.10). -- FOTO 3 -- 

___________________________________

2017 - Apresenta-se em Marechal Cândido Rondon, na sede social do CTG Tertúlia do Paraná, o artista de música nativista gaúcha,  João Chagas Leite (O Presente. Marechal Cândido Rondon:  ed. 22.09.2017, p. 25). -- FOTO 4 --

___________________________________

2017 - Acontece na cidade de Mercedes, no Clube Grêmio,  a 3ª etapa do 12º Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná (FERMOP), organizado pelo Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). O evento objetiva valorizar os talentos musicais da região, com a classificação dos cantores que ficarem em 1º e 2º lugar de cada categoria: popular, sertaneja, gospel e infantil (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22.09.2017, p.25)

___________________________________

2017 - O jornal O Presente noticia que a equipe de futebol sete, de Marechal Cândido Rondon, sagrou-se campeã da fase final dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), divisão B (nota do pesquisador).

___________________________________

2017 - No dia Mundial sem Carro¹, a opção é adotada em Marechal Cândido Rondon com o uso da bicicleta. A diretoria-executiva da Copagril estimulou seus funcionários a virem ao trabalho de bicicleta e sempre quando possível (nota do pesquisador). -- FOTO 5 --
 

¹ O Dia Mundial Sem Carro é conhecido pelo mundo como “World Car Free Day”. A origem da data foi na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000. Posteriormente foi criada a Semana Europeia de Mobilidade e a celebração da data foi cada vez mais pulverizada pelo mundo, chegando a cidades do Paraná como Marechal Cândido Rondon, com adesão de  várias empresas ao movimento.

___________________________________

2017 - O professor Sérgio Paulo de Oliveira, assessor especial da diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional, profere palestra sobre o “Papel da família na prevenção às drogas”, na cidade de Pato Bragado. O evento de palestras foi  promovido pela Secretaria de Assistência Social, por intermédio do Creas. -- FOTO 6 --

Durante o dia a abordagem também foi dirigida aos alunos, como explica o palestrante: 

“Trabalhei valores impactantes na vida dos jovens como o perigo das drogas, incluindo as lícitas, o sofrimento da família, violência e mortes geradas a quem segue esse caminho, muitas vezes sem volta”, discorreu, apontando exemplos concretos do uso das drogas, álcool e cigarros na vida de pessoas famosas.

Já à noite, com pais, professores e demais participantes da comunidade, o palestrante abordou os valores na família, como a presença, limites, diálogo, afetividade e exemplos de projetos parceiros que deram certo e inibiram o uso das drogas.

O palestrante salientou que os pais, escola e professores devem estar abertos ao diálogo:

 “É fundamental ter pessoas com vínculos afetivos ao lado do jovem para discutir, tirar dúvidas e conversar sobre o assunto”. 

________________________________

2020 - Começa valer em todo o território nacional as RDC nº 177 e 190, ambas de 2017, da ANVISA, que proíbe, por definitivo, a comercialização e uso de agrotóxicos que contêm Paraquat, por ser coponente químico extremamente tóxico para seres humanos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18.09.2020, p. 35). 

________________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados