Acontecimentos históricos do dia 25 de Setembro

1922 - Nasce na comunidade de Vera Cruz, no município de Mallet, Paraná, o padre Marjan Pawlowski SVD (...)

Padre Marjan Pawlowski SVD, nascido em setembro de 1922. 
Imagem: Província Verbo Divino Sul - FOTO 1 -
Padre Marjan Pawlowski SVD, nascido em setembro de 1922. Imagem: Província Verbo Divino Sul - FOTO 1 -
Convite de casamento dos jovens rondonenses Elenice Gerlach e Darci Andrioli, em setembro de 1976. 
Imagem: Acervo Juliano Andrioli - FOTO 2 -
Convite de casamento dos jovens rondonenses Elenice Gerlach e Darci Andrioli, em setembro de 1976. Imagem: Acervo Juliano Andrioli - FOTO 2 -
Noivos Darci Andrioli e Elenice Gerlach durante a celebração do casamento na Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus., de Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Acervo Juliano Andrioli - FOTO 3 -
Noivos Darci Andrioli e Elenice Gerlach durante a celebração do casamento na Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus., de Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo Juliano Andrioli - FOTO 3 -
Os noivos Elenice Gerlach e Darci Andrioli, em foto com os respectivos sogros. 
Imagem: Acervo Juliano Andrioli - FOTO 4 -
Os noivos Elenice Gerlach e Darci Andrioli, em foto com os respectivos sogros. Imagem: Acervo Juliano Andrioli - FOTO 4 -
Atleta Nicoli Helfenstelter, de Nova Santa Rosa, na cadeira de rodas, medalha de ouro na 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Parabamiton, em Vitória, em setembro de 2014. 
Imagem: Acervo AquiAgora.net - FOTO 5 -
Atleta Nicoli Helfenstelter, de Nova Santa Rosa, na cadeira de rodas, medalha de ouro na 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Parabamiton, em Vitória, em setembro de 2014. Imagem: Acervo AquiAgora.net - FOTO 5 -
Implantação do piso emborrachado no parque infantil de Praça 31 de Outubro. 
Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 6 -
Implantação do piso emborrachado no parque infantil de Praça 31 de Outubro. Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 6 -
Prefeito Marcio Andrei Rauber fazendo o lançamento da Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon 2018. 
Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 7 -
Prefeito Marcio Andrei Rauber fazendo o lançamento da Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon 2018. Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 7 -
Cartaz da Oktoberfest 2018 de Marechal Cândido Rondon. 
O trombonista, à direita, é Hildor Dreyer. 
Imagem: Acervo da Imprensa PM-MCR - FOTO 8 -
Cartaz da Oktoberfest 2018 de Marechal Cândido Rondon. O trombonista, à direita, é Hildor Dreyer. Imagem: Acervo da Imprensa PM-MCR - FOTO 8 -

======================================================================================================

1905 - O governo do Paraná outorga por compra de domínio direito à empresa argentina Nuñez y Gibaja¹ o Imóvel Lopeí, que ulteriormente veio integrar o território do futuro município de Toledo.

O antigo imóvel abrangia uma área de 53.973 hectares, entre as atuais cidade de Cascavel e Toledo, e mais 05 áreas, de 200 hectares cada, no trecho Toledo e Paraná, alguns localizados no atual município de Marechal Cândido Rondon, conhecidos como "pousos".

Com a falência da empresa, a gleba foi adquirida e colonizada por Alberto Dalcanalle via Colonizadora Pinho e Terra (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo; Gráfica e Editora GFM, 2009. p. 211).

¹ Empresa com sede na cidade de Posadas, na província de Missiones foi sucedânea da firma López, Santiago e Companhia, proprietária de importante casa comercial, e também na exploração de madeiras e erva-mata na Argentina, Brasil e Paraguai.

À convite  de seu meio-irmão, Silvério López, chegada à Posadas, em 1888, Pedro Nuñez, na época com 21 anos. Logo é ensinado por seu "hermanastro" nas atividades comerciais. Em 1892, Pedro Nuñez é admitido na empresa Lópz, Santiago e Cia. Junto com Lázaro Gibaja. 

_______________________________________

1922 - Nasce na comunidade de Vera Cruz, no município de Mallet, Paraná, o padre Marjan Pawlowski SVD. Ele rezou a primeira missa no distrito de Margarida, em 15 de dezembro de 1952. -- FOTO 1 -- 

- Ver mais, clique aqui

_______________________________

1924 - O então General Cândido Marino da Silva Rondon é designado como comandante das tropas para combater os revolucionários paulistas e gaúchos(Coluna Prestes) no Oeste do Paraná ((COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo; Gráfica e Editora GFM, 2009. p. 211).

_____________________________________

1971  - A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, em sessão solene no salão de festa do Clube Aliança, entrega o título de cidadão honorário do município ao engenheiro Eduardo Motta Pirotelli, diretor regional do DER, na cidade de Cascavel. 

_______________________________

1976 - Casam-se na Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon, os jovens Elenice Gerlach e Darci Andrioli, em celebração presidida pelo padre Antonio Darius. 

Ela é filha do casal Eli (nascida Grams) e Frederico Arnoldo Gerlach. É natural da cidade de Santa Rosa (RS), nascida em 16 de julho de 1956. Ele filho de Elma (nascida Magedans) e Affonso Floribaldo Andrioli, moradores pioneiros de Vila Curvado, em Marechal Cândido Rondon. Darci Andrioli é natural do município de Erechim (RS, onde nasceu em 04 de novembro de 1948. -- FOTOS 2, 3 e 4 --

____________________________________

2005 - Acontece na sede distrital de São Roque, no município de Marechal Cândido Rondon, a 1ª Festa de Búfalo no Rolete. 

2014 -  A atleta nova-santa-rosense Nicoli Helfensteller conquista três medalhas, uma de ouro e duas de prata, na 3ª etapa do Campeonato Nacional de Parabaminton, em Vitória, ES (O Presente). -- FOTO 5 -- 

_______________________________

2015 - Acontece na sede municipal de Pato Bragado, no Centro Cultural, a 3ª etapa -fase classificatória - do Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná - FERMOP, o qual é considerado o maior evento de interpretação musical do interior do Paraná (O Presente, ed. 25.09.2015, p.15).

_______________________________

2015 - Acontece desta data até o dia seguinte no espaço da Unioeste - campus de Marechal Cândido Rondon e no Tribunal do Júri da Faculdade de Direito da mesma universidade, o 1º Forum de Educação de Marechal Cândido Rondon com o objetivo de ampliar a participação da sociedade civil, dos profissionais da educação e alunos dos cursos de formação de docentes e licenciaturas na proposição de ações que contribuam para a melhoria da qualidade da educação pública local (O Presente, ed. 25.09.2015, p. 19)

_______________________________

2015  - Acontece no Módulo Esportivo o congresso técnico com as equipes de futebol de salão que disputarão o Troféu Copagril/Campeonato Municipal de Futsal 2015 (O Presente, ed. 25.09.2015, p. 31)

_______________________________

2017 - O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná decide transferir o município de Entre Rios do Oeste para a 129ª Zona Eleitoral de Santa Helena; e o município de Nova Santa Rosa para a 124ª Zona Eleitoral de Palotina (O Presente, ed. 29.09.2017, p. 13)

____________________________________

2018 - Em nota à imprensa, a Secretaria Municipal de Assistência Social informa que está procedendo várias melhorias nos parques infantis localizado nas praças da sede municipal de Marechal Cândido Rondon, incluindo a colocação de piso emborrachado, conforme detalhado no comunicado: 

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Marechal Rondon está fazendo os últimos ajustes nos novos parquinhos infantis. Nesta segunda-feira (25), tiveram início a implantação do piso emborrachado e o plantio de grama em volta dos parques.

Os trabalhos estão sendo feitos nos parquinhos infantis das praças 31 de Outubro, conhecida como "a praça das três igrejas", e Dealmo Poersch, em frente à Igreja Católica. Além dos brinquedos instalados recentemente, outros três em cada parque serão instalados até o final da semana, como também será feita toda a revitalização no entorno dos parquinhos.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Josiane Laborde Rauber, os novos parques contarão com um diferencial, que é a instalação de brinquedos também para portadores de necessidades especiais. “Esta é uma novidade no município, porque nenhum parquinho conta com brinquedos para esse público. Então, a gente pensou em fazer algo que seja de uso para todos”, salienta.

Marechal Rondon passa a ser um dos primeiros municípios do estado a fazer a implantação dos pisos emborrachados, substituindo os tradicionais pisos de grama sintética ou até mesmo de cimento, garantindo conforto e segurança às crianças.

-- FOTO 6 -- 

_________________________________   

2018 - É lançada oficialmente a 30ª Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon, em evento no auditório da Prefeitura Municipal, com café da manhã para autoridades, convidados e patrocinadores. A oktoberfest acontece de 16 a 20 de outubro. -- FOTOS 4  e 5 --

Em sua alocução durante o lançamento, o prefeito municipal Marcio Andrei Rauber ressalta: 

“Nos propomos no ano passado, a realizar, mesmo que de maneira modesta, a Oktoberfest, que teve uma programação ampla para todos os públicos, com a tarde alemã para idosos, jogos germânicos, apresentações culturais, o concurso do chope em metro, o jantar típico alemão, e o tradicional baile. Este ano, além de todas essas atrações, teremos ainda, café colonial, uma noite organizada pela JCI, além da grande noite com a banda alemã voXXClub”. 

______________________________________ 

2018 -  A Prefeitura Municipal de Quatro Pontes assina termo de adesão ao Pacto Global¹ da Organização das Nações Unidas (ONU). A solenidade de assinatura se deu no gabinete do prefeito João Laufer. 

¹ É um projeto que dispõe sobre a consecução de esforço para incentivar a prática de iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável,  com a adoção dos  dez princípios do pacto e valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, direitos do trabalho, proteção do meio ambiente e combate à corrupção. Todos os municípios que aderirem ao programa precisam alcançar as metas referentes aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS²), que fazem parte da Agenda 2030 da ONU.  

² Os 17 ODS propostos pela ONU englobam a erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação.

___________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados