Acontecimentos históricos do dia 28 de Setembro

1951 – Chega de mudança a então general Rondon o casal pioneiro Alice (nascida Menzel) e Ewald Henke, procedente do interior do município de Santa Rosa, Linha Sírio (hoje integra o município de Santo Cristo) RS [...]

Casal pioneiro Alice e Ewald Henke com familiares. 
Da direita p/ esquerda frente: Ewald, Adolf, Emilie, a pequena de pé entre os meus bisavós é a Enith, Wilhelm (irmão do meu avô, que morava na argentina) junto a ele o Willi; Da esquerda para a direita nos fundos: Ulrich, Anita, Edith (minha mãe), Kurt, Alice e Lori (legenda de identificação feita por Norberto Henke, de Luiz Eduardo Magalhães, Bahia). 
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 1 -
Casal pioneiro Alice e Ewald Henke com familiares. Da direita p/ esquerda frente: Ewald, Adolf, Emilie, a pequena de pé entre os meus bisavós é a Enith, Wilhelm (irmão do meu avô, que morava na argentina) junto a ele o Willi; Da esquerda para a direita nos fundos: Ulrich, Anita, Edith (minha mãe), Kurt, Alice e Lori (legenda de identificação feita por Norberto Henke, de Luiz Eduardo Magalhães, Bahia). Imagem: Acervo pessoal - FOTO 1 -
Pioneiro rondonense Hartwig Schade com  a neta Márcia Cristina Schade, filha de  Maria Cleonice Schade e Ademar Rubens e Silva.  A foi tirada em Porto Velho (RO), onde a filha morava. Atualmente (28.09.2018) reside em Osasco-SP.
Imagem: Acervo Herta Hassemer Schade - FOTO 2 -
Pioneiro rondonense Hartwig Schade com a neta Márcia Cristina Schade, filha de Maria Cleonice Schade e Ademar Rubens e Silva. A foi tirada em Porto Velho (RO), onde a filha morava. Atualmente (28.09.2018) reside em Osasco-SP. Imagem: Acervo Herta Hassemer Schade - FOTO 2 -
Comunicado pela Empresa Mate Larangeira Mendes S.A., no jornal posadenho La Tarde, setembro de 1940.
Imagem: Acervo Ada Bousett - Posadas del Ayer (Posadas). - FOTO 3 -
Comunicado pela Empresa Mate Larangeira Mendes S.A., no jornal posadenho La Tarde, setembro de 1940. Imagem: Acervo Ada Bousett - Posadas del Ayer (Posadas). - FOTO 3 -
Vapor
Vapor "Salto" de propriedade Cia. Matte Larangeira. Imagem: Acervo Família Degener - Eldorado, Misiones, Argentina - FOTO 4 -
Vapor
Vapor "Espanha", outro navio de propriedade da Cia. Matte Larangeira, depois rebatizado com o nome de "Cruz de Malta". Imagem: Acervo Histamar - Buenos Aires, Argentina - FOTO 5 -
Engenheiro Osires Stenghel Guimarães. 
Imagem: Acervo Portal Paraná - FOTO 6 -
Engenheiro Osires Stenghel Guimarães. Imagem: Acervo Portal Paraná - FOTO 6 -
Dupla André Cesar e Liliane Beatriz Andrejeski, de Quatro Pontes, vencedora  da categoria sertaneja do 13º Fermop. 
Na foto, os intérpretes recebendo a premiação de Vinicius Almeida dos Santos - secretário-executivo da AMOP. 
Imagem: Acervo Imprensa PM - Quatro Pontes - FOTO 7 -
Dupla André Cesar e Liliane Beatriz Andrejeski, de Quatro Pontes, vencedora da categoria sertaneja do 13º Fermop. Na foto, os intérpretes recebendo a premiação de Vinicius Almeida dos Santos - secretário-executivo da AMOP. Imagem: Acervo Imprensa PM - Quatro Pontes - FOTO 7 -

======================================================================================================

1920 - Nasce na cidade de Taió (SC) o pioneiro rondonense Hartwig Schade,  falecido em 26 de setembro de 2003.

Ele foi o construtor do extinto Moinho Henke, da  1ª e 2ª partes do Hospital e Maternidade Filadélfia (nas décadas de 1950 e 1960),  das residências do médico pioneiro Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth, da primeira ponte sobre o Rio São Francisco (na década de 1960, no governo de Arlindo Alberto Lamb, na estrada Pato Bragado a Entre Rios do Oeste; os primeiros armazéns da Copagril e projetou as praças da sede municipal de Marechal Cândido Rondon e sedes distritais de Porto Mendes e Iguiporã e das então sedes distritais de Mercedes, Quatro Pontes e Entre Rios (não projetou a de Pato Bragado, entre outras importantes obras (fonte: Herta Hassemer Schade). -- FOTO 2 -- 

Ver mais, clique aqui

_______________________________

1924 - Nasce na Rússia, a pioneira rondonense Erna (nascida Makus) Pedde. Seus pais imigraram para o Brasil fugindo do regime bolchevique russo (informação Alita Rusch). -- FOTO 3 -- (Em reedição). 

_______________________________

1940 - A Empresa Matte Larangeira Mendes S.A. publica comunicado no jornal na La Tarde, da cidade  de Posadas, Misiones, que a linha navegação pelo Rio Paraná, de sua exploração, de Posadas ao Porto Francisco Mendes Gonçalves (Porto Mendes, no atual município de Marechal Cândido Rondon), doravante seria pelo vapor "Salto", enquanto o vapor "Espanha" estava em reparos na cidade de Buenos Aires (La Tarde. Posadas: 28.09.1040, ed. vespertina). -- FOTOS 4, 5 e 6 --

______________________________________

1951 – Chega de mudança a então General Rondon o casal pioneiro Alice (nascida Menzel) e Ewald Henke,  acompanhado dos filhos Anita, Kurt, Ulrich, Lori, Willy e Enith, procedente do interior do município de Santa Rosa, Linha Sírio (hoje integra o município de Santo Cristo, RS), após nove dias de viagem.

Inicialmente a família se dedicou ao ramo de serraria. Anos depois, comprou o moinho de propriedade de um senhor de apelido "Schmidtão", procedente da cidade de Sabáudia, Norte do Paraná.

O moinho foi pelo pioneiro nominado de Moinho Fronteira mas a população o chamava de "Moinho Henke" (nota do historiador). -- FOTO 1 -- 

_______________________________

1973  - Em comunicação feita pela Rádio Difusora do Paraná AM, a empresa rondonense¹ Casa Rieger comunica que acabara de comprar uma avião Cessna, modelo 172m, ano de fabricação 1973, para atender demanda de vôos panorâmicos e viagens. Piloto: Walter Berrich Filho (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, cad. 21.09.73 a 03.03.74, ed. 28.09.1973, p. 19).
 

¹ É o gentílico do município de Marechal Cândido Rondon (PR).

______________________________________

1976 – Visita Marechal Cândido Rondon o secretário de estado dos Transportes, engenheiro Osires Stenghel Guimarães. Veio a região para conhecer o trecho para a futura implantação do trecho rodoviário ligando a PR-182, no distrito de Vila Nova, no município de Toledo, a Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --

_______________________________

2015 -  Acontece o lançamento da 5ª edição da campanha “Outubro Rosa”, em Marechal Cândido Rondon. A campanha é um evento internacional com a finalidade de conscientizar o público feminino sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 29.9.2015, p. 14). 

_______________________________

2017 - Depois de uma estiagem de 41 dias (última precipitação pluviométrica ocorreu em 18.08), voltou a chover em Marechal Cândido Rondon e Oeste do Paraná (nota do pesquisador). 

____________________________________

2018 - O jornal O Presente  noticia  a recondução do ex-vereador e agora diretor-executivo da Secretaria Municipal de Agricultura e Políticas Ambientais, Dante Roque Tonezer, à presidência da comissão provisória do PSDB de Marechal Cândido Rondon, em subsituição a Dorival de Oliveira Júnior, atual diretor da Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28.09.2018, p. 03). 

_____________________________________

2018 - Começa e vai até o dia seguinte, a 1ª Feira de Ciências Arte e Cultura do Colégio Estadual Monteiro Lobato, do Jardim Primavera, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon. A temática do evento é: "Sustentabilidade, inclusão social e artística" (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 25.09.2018, p. 29). 

_____________________________________

2018 - A dupla quatropontense Evandro César e Liliane Beatriz Andrejeski conquista o 1º lugar na categoria sertaneja do 13º Festival Regional da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (FERMOP), com a interpretação da a música “Prazer por prazer”, da Christian e Ralf. -- FOTO 8 --

A final aconteceu na cidade de Nova Aurora e reuniu os classificados  das eliminatórias de Iracema do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Guaíra e Braganey.

OUTROS VENCEDORES 

Na categoria kids, Malu Cavalcante, de Ubiratã, é a vencedora; na categoria gospel, Thiago Mattos, de Foz do Iguaçu; e na categoria popular, Crys Vander, de Foz do Iguaçu.

_______________________________________

2018 - O Conselho Estadual de Educação do Paraná publica o Parecer Normativo nº 02/2018, que trata de orientações sobre o Corte Etário no estado.

Pela nova norma, a idade mínima para matrícula no Ensino Fundamental de estudantes com seis anos completos ou a contempletar até 31 de março do ano do estudante. O parecer do Conselho segue ao decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em agosto de 2018 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 05.10.2018, p. 07). 

_______________________________________

2018 - Em comunicado às midias sociais, a Prefeitura Municipal de Entre Rios do Oeste anuncia a agenda programática alusiva a campanha Outubro Rosa 2018: 

A secretaria de Saúde de Entre Rios do Oeste preparou programação especial alusiva ao Outubro Rosa, mês em prol da prevenção aos casos de câncer, principalmente de mama.

No Centro de Saúde Eugenio Schwanke, durante todo este mês, as mulheres podem realizar exames de teste rápido de HIV, sífilis, Hepatite B e C, papanicolau, atendimento odontológico, agendamentos de mamografia e verificação de carteira de vacinação.

PALESTRA

Já na terça-feira (09), será promovida uma palestra no Centro Cultural Armindo Back, a partir das 19h30, proferida pela profissional Luisa Cordélia Soalheiro, com objetivo de conscientizar as mulheres contra o câncer de mama que anualmente acomete milhares de brasileiras.

PARCERIA

A campanha é realizada pela Secretaria de Saúde, sendo que o Conselho da Mulher Empresária e o Lions Clube são parceiros estratégicos na divulgação da campanha e venda das camisetas, cuja parte do lucro será revertida à Uopeccan¹.

A secretária de Saúde, Marcia Erbes, convida toda a população para que prestigie e participe das ações do Outubro Rosa, que é realizado anualmente com o principal objetivo de reforçar que o diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura.

A secretária de Saúde, Marcia Erbes, convida toda a população para que prestigie e participe das ações do Outubro Rosa, que é realizado anualmente pela Secretaria, tendo o principal objetivo, reforçar que o diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura.

¹ Trata-se da União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer, conhecido também como Hospital do Câncer de Cascavel, é uma ONG criada em 1991, no município brasileiro de Cascavel, na Região Oeste do Paraná, que mantém duas unidades hospitalares especializadas em oncologia, uma no município sede e outra em Umuarama, na Região Noroeste Paranaense.

____________________________________


2018 - Iniciam em Entre Rios do Oeste as obras da coletora de biogás do projeto "Arranjo técnico e comercial de geração distribuída de energia elétrica a partir de biogás de biomassa residual da suinocultura em propriedade rurais do município" (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 02.10.2018, p. 29). -- FOTO 9 --

____________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados