Engenheiro-agronômo Pedro Massignani

29 de Junho de 2019

É protagonista pioneiro do plantio direto e do cultivo do "milho safrinha, duas propostas de largo sucesso na agricultura brasileira. A entrevista foi feita pelo jornalismo da Rádio Difusora do Paraná AM, para o quadro "Personalidade da Semana".

Ouça a entrevista

O engenheiro-agrônomo é natural de Santa Catarina e atua profissionalmente em Marechal Cândido Rondon desde 1973. Ele teve participação com êxito nos estudos e na difusão de novas técnicas de agricultura na região, como o plantio direto e o plano integrado de conservação dos solos.

Entre 1976 e 1977, quando atuava na Coooperativa Agroindustrial Copagril, percebeu o quanto os agricultores vinham enfrentando dificuldades com as lavouras de trigo, com produtos de controle de doenças escassos ou ineficientes.

A alternativa apontada e viabilizada tecnicamente por ele foi o plantio mecanizado de milho de inverno. Foi o surgimento do milho safrinha, cultura que nasceu em Marechal Cândido Rondon e se difundiu, com sucesso, em outras regiões do País.

Na esfera burocrática, Luiz Pedro teve participação decisiva ao integrar a comitiva que foi até Brasília, no final da década de 1970, e obteve junto ao Governo Federal a antecipação do financiamento agrícola, mais de acordo com o calendário de cultivo da região.

Além de ter atuado na Acarpa, que antecedeu a Emater/PR, e também na Mitsui brasileira, fundou em 30 de janeiro de 1981 a empresa Sisteplan Planejamento Agrícola, especializada em assistência técnica aos agricultores.

No dia 27 de junho de 2019, Pedro Massignani foi homenageado com o título de cidadão honorário de Marechal Cândido Rondon, pela Câmara Municipal, por proposição do vereador Pedro Rauber.

 

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados