Walmor Sérgio Nied e os 20 anos da Rede Construecia.

20 de Dezembro de 2020

OS 20 ANOS DA REDE CONSTRU&CIA


Quem circula pelas cidades do Oeste e Sudoeste do Paraná se depara com lojas de materiais de construção identificadas com  a logomarca “Constru&cia”, o que denota que ela integra um sistema comercial, de propósitos e interesses em comum, de empresários do ramo de material de construção. O ano 2020, coincidentemente, marca os 20 anos de sua formação.

O principal articulador para a criação da Rede Construecia foi o empresário rondonense Walmor Sergio Nied¹, diretor-proprietário do Nied & Cia, da cidade de Marechal Cândido Rondon, especializada em material de construção.

 

1. Senhor Walmor, como surgiu a ideia, a iniciativa para a criação da rede Constru&cia e quais os objetivos se tinha em vista na época?
 

Na década de 80 surgiu a ideia de criar uma associação das lojas de material para construção para nos proteger das indústrias que faziam “venda direta” ao consumidor.

Essa associação, chamada ACOMAC – Associação dos  Comerciantes de Material para Construção, está muito ativa até hoje defendendo os interesse da classe.

Temos uma entidade nacional e várias regionais no país, sendo a nossa do oeste e sudoeste do Paraná umas das mais fortes e antigas.

No entanto, essa entidade não atendia a interesses específicos de alguns comerciantes, frente às grandes lojas.

Foi aí que surgiu a CONSTRU&CIA.

 

2. Foi fácil o começo ou dificultoso para o empresariado do setor aderir à proposta?  
 

Não foi fácil. Muito trabalho e dedicação e ajuda de amigos que simpatizaram com a ideia, dentro os quais destaco o engenheiro Razente de Medianeira.

Primeiro foi visitar algumas iniciativas parecidas em São Paulo, Porto Alegre e na cidade de Maringá.

Logo gostei da marca CONSTRU&CIA que o grupo de Maringá já usava.

Fizemos uma parceria e na primeira reunião consegui doze lojistas amigos que participaram da fundação.

 

3. Como funciona o sistema organizacional da Rede. Por exemplo, diretoria, sede central, desenvolvimento de ações, ... ?
 

Hoje o grupo CONSTRU&CIA tem uma central no Mato Grosso do Sul, Maringá e a nossa que tem sede em Cascavel.

São centrais independentes.

Temos uma diretoria executiva, mas no dia a dia o escritório central, através dum Gestor, faz “a coisa acontecer” – lógico, sempre com a concordância do Presidente Ricardo Nied ou da Diretoria.

Damos um apoio muito bom aos associados através de consultorias especializadas (por ex.: SEBRAE), treinamentos sobre produtos através das indústrias parceiras, layout, merchandising e publicidade.

Publicidade, este é um dos pilares da CONSTRU&CIA.

Formamos parcerias com as indústrias, que além de fornecer preços de compra mais acessíveis, elas ainda nos apoiam com a divulgação da MARCA.

OBS.: Temos uma agência de publicidade que cuida dos interesses do grupo.

 

4 - A Rede Constru&Cia é hoje integrada por quantas empresas?
 

Estamos inaugurando neste final de semana a 31ª loja na cidade de Ampére.

Obs.: Estas são só as lojas aqui do oeste e sudoeste.

 

5 - Passados 20 anos, o que mudou em relação aos objetivos e ações iniciais, principalmente depois da chegada da era da informática?
 

Aprendemos muito, e muito ainda falta para atingir “a maturidade plena”.

Por exemplo: ouve um tempo que pensávamos que a quantidade de lojas era o mais importante, no entanto isso se mostrou falho, pois muitos comerciantes não estavam preparados para trabalhar em grupo – alguns se associavam só pensando nas vantagens e “esqueciam” de repassar sua experiência. Em suma, é dar e receber e não só receber.

Hoje preparamos muito bem o candidato a associado, para que entenda os princípios fundamentais da associação.

 

6 -  Em duas décadas de existência da Rede quais as vantagens que se sobrepujaram em favor do empresário? E para consumidor?
 

Temos hoje um grupo de lojas coesas, parceiras para o que der e vier e, desta forma, conquistamos alguns objetivos extraordinários.

A – Temos um excelente controle de compras de todos associados e com isso sabemos exatamente os produtos que mais interessam ao consumidor.

B – Um grande volume de compras trouxe respeitos das indústrias fornecedoras – elas nos tratam como grande cliente e desta forma podemos oferecer preços de venda mais atrativos.

C – Aprendemos muito sobre comportamento do consumidor e com isso melhoramos a qualidade dos pontos de venda.

D – Melhoramos a administração das lojas através de treinamento dos lojistas, troca de experiências e informática, com isso temos uma visão mais clara dos resultados econômicos, favorecendo o crescimento.

 

¹ É filho de Paulina (nascida Kalkmann) e Alfredo Nied - casal pioneiro que instalou a primeira casa comercial na atual sede municipal de Marechal Cândido Rondon, no de 1951. Atualmente, Walmor Sérgio Nied é sócio proprietário da empresa Constru&cia - Nied Materiais de Construção. 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados