Grupo musical "Os Vikings", uma das bandas que animou o baile do "Destaques 87", promovido pela Rádio Difusora do Paraná AM.
Empresário Pedro Hofmeister, da Nied & Cia. Ltda., recebendo o laurél do setor Ferragens, Ferramentas e Materiais de Construção, do jornalista Arno Kunzler, titular da sucursal do jornal O Paraná, em Marechal Cândido Rondon.
Empresário Hilário Antonio Datsch, proprietário da empresa Antares, recebendo o diploma na categoria de Indústrias Metalúrgicas, de Cimento e Cerâmicas, das mãos de Humberto Munaro, chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Santa Helena.
Outro instantâneo do empresário Hilário Antonio Datsch, proprietário da empresa Antares, recebendo o diploma na categoria de Indústrias Metalúrgicas, de Cimento e Cerâmicas, das mãos de Humberto Munaro, chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Santa Helena.
Empresário Elpídio Dallagnol, sócio-proprietário da empresa Mopar, o diploma de "Destaque 87", no setor de Lojas de Móveis e Eletrodomésticos, das mãos do empresário Elio Winter, da Rádio Difusora do Paraná.
Empresário Alcido Port, sócio-proprietário da empresa Finesse Modas , a Loja Renner, recebendo das mãos do vereador Elio Linbo Rusch o laurél "Destaque 87", na categoria Lojas de Tecidos e Confecções e Boutiques.
Empresário Renato Kaefer, proprietário da empresa Kaefer Motos Ltda., recebendo o prêmio de Destaque 87, no stor de Revendas de Motos e Automóveis, das mãos do empresário e vereador João Natálio Steion, do então distrito rondonense de Entre Rios.
Dr. Dietrich Rpprecht Seyboth recebendo o prêmio das mãos do empresário Haari Strenske.
Casal Leonir Verônica e Oldemar Rohloff, proprietário da empresa rondonense Metalúrgica AJJ.
Empresário rondonense Itamar Dallagnol , sócio-proprietário da ermpresa Mopar, e namorada.
Casal Marlene e Hilário Antônio Datsch, proprietário da empresa rondonense Antares.
Radialista e vereador Miguel Fernandes Reichert e esposa Loreni.
Casal Ágada Maria e Iriberto Lunkes, proprietário da empresa rondonense Indústria de Telas Rondon Ltda.
Dentista-cirurgião Carlos Guinter e esposa Lorena.
Casal Hertha e Valdi Tierling, proprietário da empresa rondonense Tropical Cabines.
Médico rondonense Dietrich Rupprecht Seyboth (Dr. Hippy) e esposa Carolina. Ao fundo, o casal rondonense Jurema e Haari Stresnke.
Empresário rondonense Elpídio Dallagnol e namorada, ele sócio-proprietário da empresa MOPAR.
Casal Carlos Reichert, da empresa rondonense Alfaiataria Riograndense.
Casal Alfredo Kunkel, ele diretor-presidente da Cooperativa Agroindustrial Copagril, de Marechal Cândido Rondon.
Casal Alzonir Ruzza, proprietário do Rimafra Supermercado.
Casal Clarice e João Natálio Stein, da então sede distrital rondonense de Entre Rios. Com a ermancipação do distrito, o empresário se torna o primeiro prefeito eleito do novo município.
Casal Norma e Arlindo Alberto Lamb, primeiro prefeito eleito de Marechal Cândido Rondon e fundador da Rádio Difusora, durante o baile de "Destaques Difusora 87".
Vista do público presente ao evento "Destaques Difusora 87", no Clube Concórdia, de Marechal Cândido Rondon.
Outro instantâneo de convidados ao evento "Destaques Difusora 87".
Convidados participando do baile do evento de premiação.
Outro instantâneo do casal Norma e Arlindo Alberto Lamb participando o baile.
O anúncio da realização do evento de reconhecimento pela Rádio Difusora do Paraná intitulado "Destaques da Difusora" logo ganhou a simpatia do empresariado e da comunidade rondonenses.
Dois aspectos pesaram para a imediata compatilidade do público com a proposta: 1) a notória seriedade da administração da emissora garantindo larga projeção de organização e qualidade na região, somada a força e a respeitabilidade de seu jornalismo; 2) a fórmula adotada para a escolha dos expoentes nas várias atividades no município, sem oneração para o escolhido, com taxas e a pressão de negociata.
Sobre a escolha dos destaques¹ nos vários setores de atividades da cidade, a emissora produziu a seguinte nota no dia seguinte ao evento:
Eleitos os destaques do ano de 87
Em promoção da Rádio Difusora do Paraná, e que se repetirá todos os anos, foram eleitos ontem os destaques do ano 87, nos vários setores de atividades em Mal. Rondon.
Como critérios foram analizados (sic) o envolvimento do profissional ou da empresa na comunidade, quer nas escolas, igrejas, clubes, entidades assistenciais, ou seja, em todas as atividades da comunidade.
Para escolher os destaques do ano 87 foi formada uma comissão de julgadores, assim composta:
Alcido Port Presidente da Acimacar (sic), Norberto Henke Presidente da Associação das Micro-empresas (sic), Sérgio von Mullen (o correto é Mühlen, grifo nosso) Presidente da Cajumar (sic), Jurema Strenski representando o Lions Club, Romeu Gebauer presidente do Rotary (sic), Arno Kunzler do jornal O Paraná, Adelar Corte do Clube Concórdia, Davi Pereira Filho da Loja Maçonica e a sra. Alice Weirich representando a comunidade rondonense.
Os escolhidos destaques do ano 87 foram:
No setor de comércio de cereais - Cooperativa Agrícola Mista - Copagril (sic).
Ferragens, ferramentas e materiais de construção - Nied e Cia. Ltda.
Indústrias metalúrgicas, de cimento e cerâmicas - Antares
Agró(sic)-indústrias e industrias (sic) de alimentos - Agroindustrial Novo 3 Passos
Lojas de móveis e eletrodomésticos - Mopar
Supermercados e mercearias - Rimafra Supermercados
Lojas de tecidos e confecções e boutiques - Finesse Modas, a Loja Renner
Auto Peças, chapeação e mecânica - Tropical Cabines
Revendas de motos e automóveis - Kaefer Motos Ltda.
Médico Destaque - Dietrich Ruprecht Seyboth - Dr. Hippy
Engenheiro-agônomo (sic) - Moacyr Luiz Froelich
Adovogado Destaque - Irineu Limberger
Dentista Destaque - Carlos Guinther (LEDUC, Lincoln. Eleitos os destaques do ano 87. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, Panorama, vol. 013, cad. novembro e dezembro de 1987, ed. 05.11.1987, fls 16).
¹ A fonte deixa dúvidas quanto a precisão da lista dos indicados para o prêmio, já que fala de vários setores de atividades. É possível que a homenagem foi atribuída para mais pessoas nessa edição (nota do pesquisador).
Em entrevista ao Projeto Memória Rondonense, concedida via whattsapp, em 22 de julho de 2020, o empresário Elio Winter, na época, sócio-proprietário e diretor da Rádio Difusora do Paraná AM, forneceu mais detalhes sobre a criação e o propósito do evento de reconhecimento público:
1. Como surgiu a ideia do evento "Destaques da Difusora?
Na época havia muitas empresas que vinham fazer "pesquisa" e depois iam nos vencedores vender diploma, o qual era entregue em um evento, geralmente jantar. Se o escolhido na pesquisa não concordava em "comprar" o kit (jantar+diploma), procuravam o concorrente que ficou em segundo lugar e assim sucessivamente. (acho que ainda tem disso hoje em dia por aí, né?). Para acabar com essa "picaretagem" decidimos premiar quem realmente foi destaque no ano, e instituimos o "Destaques Difusora", que tinha uma comissão julgadora independente da rádio e cujos premiados não pagavam nada para receber seu troféu, num belo evento anual.
2. Qual o principal objetivo de realizar o evento?
Realmente reconhecer o mérito de quem se destacou no ano. Incentivar as empresas a buscarem a melhoria contínua no atendimento ao clientes e parceiros e assim obter o reconhecimento. .-.-.-.-.-.-.-. Um detalhe interessante: naquela época os homens de Marechal Rondon não gostavam de usar terno e gravata e as suas mulheres não tinham incentivo para se produjzirem e usarem vestidos sociais que as valorizassem. Assim, instituímos um "dress code" , exigindo que os homens viessem ao evento obrigatoriamente de terno e gravata. .-.-.-.-. Lembro de um ano em que o evento foi numa noite muito quente e o Clube Concórdia não tinha isolamento térmico e nem sistema de ar condicionado. Para possibilitar aos convidados vestir os paletós e manter as gravatas, contratamos carros pipas que ficaram regando o telhado do clube durante todo o evento.
3. O evento "Destaques da Difusora! foi o precursor do Prêmio Marechal?
O sucesso do prêmio "Destaques Difusora" começou a incomodar alguns outros veículos de comunicação e também às pessoas ou empresas que não eram premiadas. Assim, os dirigentes desses véículos de comunicação concorrentes, associados à algumas pessoas frustradas por não terem sido premiadas, decidiram criar o "Prêmio Marechal". Eu já não era diretor da Difusora e a nova direção achou melhor deixar por isso mesmo. Até porque, como não havia cobrança pelos diplomas ou venda de mesas e ingressos para o baile, o custo do evento era relativamente alto.
Ver mais, clique aqui.
COMENTÁRIOS