
Conjunto de pavilhões da 1ª Exposição Agropecuária de Toledo, realizada na então Vila de Marechal Cândido Rondon, de 1º a 08 de setembro de 1958.

Abertura oficial da 1ª Exposição Agropecuária de Toledo, realizada na então Vila de General Rondon, de 1º a 08 de Setembro de 1958.

Portal de Entrada a 1ª Exposição Agropecuária de Toledo.

Governador Moises Lupion sendo recepcionado por autoridades e pioneiros rondonenses ao chegar a então Vila de General Rondon.

Grupo de rondonenses de bicicleta precedendo a comitiva do governador Moisés Lupion, desde a entrada da Vila de General Rondon até o local da exposição.

Governador Moisés Lupion segue saudando a população a caminho do palanque oficial, com meninos e meninas a frente jogando pétalas de flores.

Governador Moises Lupion saudando a população a caminho do palanque oficial, com crianças a frente jogando pétalas de flores.

Governador Moises Lupion dirigindo-se ao palanque oficial, tendo ao seu lado esquerdo o então prefeito de Toledo, sr. Egon Pudell.

Governador Lupion chegando ao palanque oficial.

Governador Lupion é saudado por Clausia Weirich, primeira criança nascida em Marechal Cândido Rondon, com uma poesia.

Palanque oficial por ocasião da visita do governador Moises Lupion.

Governador Lupion discursando durante a visita a Exposição. A esquerda, o prefeito municipal de Toledo, sr. Egon Pudell. Entre o governador e o prefeito e o governador, de camisa branca, o pioneiro Reinoldo Julio Wengrat, que foi vereador na 1ª legislatura da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon. Elegeu-se pelo Partido Libertador, com 192 votos.

Governador Moises Lupion se despedindo da população presente a Exposição. O senhor, careca, à direita, é o professor Waldomiro Liessen.

A Banda dos Tiroleses se apresentando durante a memorável exposição.

A Banda dos Tiroleses, de Treze Tílias, Santa Catarina, foi especialmente convidada para se apresentar na Exposição.

Desfile étnico/cultural. Da esquerda para a direita: 1) Edite Feiden, 2) Clarice Nadir von Borstel, 3) (Sidônia Benemann ou Behmann - não se tem certeza do nome), 4) Ani Cristina von Borstel, 5) Libera Leduc, 6) Gisela Strey, 7) Marize do Rocio Goebel, 8) Marta von Borstel, 9) (não identificada). Imagem: Acervo Liselotte von Borstel.

Visitantes concentrados ao lado da exposição. Ao fundo, a primeira igreja da Comunidade Católica Sagrado Coração de Jesus.

População circulando nas ruas próximas a Exposição.

Primeira vaca holandesa puro-sangue, trazida a Marechal Cândido Rondon do Rio Grande do Sul, pelo pioneiro Guido Rockenbach. Na exposição de 1958, ela foi premiada como a melhor produtora de leite com 28,6 litros/dia.
Essa exposição foi realizada na então Vila de General Rondon, de 1º a 08 de setembro de 1958, e contou com a presença do então governador do Paraná, Moisés Lupion.
A proposta inicial da colonizadora Maripá era montar a exposição na cidade de Toledo. Como a administração pública local não se interessou na organização da amostra, Willy Barth, diretor-geral da colonizadora, propôs a ideia ao senhor Arlindo Alberto Lamb, o qual aquiesceu imediamente em organizá-la na então vila de General Rondon.
A longa festividade foi marcada com muitos eventos paralelos. O Desfile Étnico/Cultural da Região com participação de filhos de famílias rondonenses pioneiras foi um forte atrativo dentro da agenda programática. Devido a forte chuva que se manteve ao longo dos dias da exposição, o desfile foi realizado num dos pavilhões. A apresentação étnica/cultural foi organizada pela pioneira Mariza do Rocio Goebel, esposa do pioneiro Frederico Goebel, um dos primeiros farmacêuticos de Marechal Cândido Rondon.
As imagens da memorável exposição foram cedidas pela família de Arlindo Alberto e Norma Lamb.
COMENTÁRIOS