Memorial e livro homenageiam pioneiros de Conventos

29 de Novembro de 2018

A inauguração do Memorial em homenagem aos 68 imigrantes e teuto-brasileiros que colonizaram a antiga Fazenda dos Conventos, berço da colonização alemã da cidade Lajeado (RS); e o lançamento do livro que retrata a ascendência genealógica e biográfica dos povoadores, ocorreu no dia 29 de novembro de 2018, às 10 horas, no Urban Center Conventos na cidade gaúcha. 

A solenidade  contou com a presença do cônsul da Alemanha, em Porto Alegre, Thomas Schmitt, prefeito municipal de Lageado, Marcelo Caumo, entre outras autoridades, convidados e escolares.

Sobre a solenidade foram distribuídas duas informações à imprensa, produzida pelo jornalista Heinz Schmidt. Uma antes do evento e a segunda dias após se reportando em detalhes para os moradores  de Marechal Cândido Rondon:

Memorial e livro homenageiam pioneiros de Conventos

68 imigrantes e teuto-brasileiros estão na raiz da colonização alemã de Lageado

O resgate histórico tem encontro marcado para o próximo dia 29 de novembro (quintafeira), às 10h, no Urban Center Conventos, em Lajeado (RS). Em solenidade aberta ao público, será inaugurado um memorial que homenageia os 68 pioneiros da antiga Fazenda dos Conventos, berço da colonização alemã de Lajeado. Eram imigrantes alemães e teutobrasileiros que se radicaram na colônia antes de agosto de 1861.

Com formato que lembra um navio veleiro, o monumento apresenta os nomes de todos pioneiros, complementados com informações como data e local de nascimento ou origem, e nome da esposa. A relação tem como base o mapa estatístico da Fazenda dos Conventos elaborado em 24.08.1861 pela empresa colonizadora Baptista Fialho & Cia. Muitos moradores de Lajeado e região haverão de identificar no memorial o antepassado que há quase 160 anos veio se estabelecer no vale do Taquari, depois de sair do Hunsrück ou de outra região da Alemanha, ou ainda da antiga colônia de São Leopoldo.

Na mesma oportunidade será lançado o livro “Pioneiros de Conventos – 1861”, do professor Waldemar L. Richter e do jornalista Heinz Schmidt, um exaustivo trabalho de pesquisa que apresenta sínteses genealógicas e biográficas de cada família. Com 112 páginas, é uma obra singela, dizem os autores, mas relevante na medida que completa as informações constantes no memorial. O texto introdutório, sobre os primórdios da colonização de Conventos, é de autoria do pesquisador Lucildo Ahlert.

Foi a necessidade de reunir dados para a construção rememorativa no Urban Center Conventos que acabou dando origem ao livro. Quem eram esses pioneiros? De onde vieram? Com quem casaram? Quantos filhos tiveram? Onde e quando faleceram? Em busca de respostas para essas indagações, Richter e Schmidt lançaram-se à tarefa de vasculhar o passado. O mapa estatístico da empresa Baptista Fialho & Cia. e informações que os autores já possuíam em seus arquivos e bancos de dados genealógicos pessoais deram o embasamento inicial à obra.

Na sequência, a busca estendeu-se a registros eclesiásticos católicos e evangélicos, registros civis, fontes bibliográficas e outras. Não poucas vezes emergiram datas e informações conflitantes ou desencontradas, diante das quais “foi preciso discernimento para enveredar por um ou outro caminho”. Colegas genealogistas e pesquisadores de história da imigração alemã também colaboraram, repassando dados e ajudando a dirimir dúvidas pontuais. “Pioneiros de Conventos – 1861” não tem a pretensão de ser uma obra conclusiva, salientam os autores. “Pode ser complementada, a partir de novas descobertas, em vários aspectos.”

Descendentes dos pioneiros de 1861 ainda vivem em Lajeado e região. Outros tomaram – mais uma vez – a trilha da migração, espalhando-se pelos três Estados do Sul, chegando ao Centro-Oeste e à Amazônia, e ainda atravessando fronteiras com destino às colônias teutas da Argentina (província de Misiones) e do leste do Paraguai (departamentos de Itapúa, Alto Paraná e Canindeyú).

DESCENDENTES NA ARGENTINA E PARAGUAI - No monumento e no livro está relacionado o pioneiro Jorge Noschang (* 1831 São Leopoldo, + 11.10.1902 Lajeado), casado com Anna Margaretha Plein (* 1833 Bollendorf, + 28.08.1907 Lajeado). Eles foram pais de Christina Noschang, que casou com João Löblein. A família Löblein/Noschang emigrou por volta de 1920 para a Argentina. João faleceu em 1931 na localidade de Mbopicuá, Misiones. Christina Noschang, nascida a 15.03.1871 em Lajeado, viúva Löblein, faleceu em 1945 em Puerto Rico, Misiones, Argentina.

Outro pioneiro homenageado é Philipp Christ (* 10.09.1832 Herschwiesen, + Arroio do Meio), que casou com Agnes Ottilie Wagner (* 1847, + 01.06.1920 Porto Alegre). Eles foram pais de Arnaldo Leo Christ, que emigrou para o Paraguai, em 1904, e é o genearca dos Christ de Hohenau, no departamento de Itapúa.

Para o Paraguai emigraram também descendentes do pioneiro de Conventos Carl Heinrich Friedrich Fleck (* 06.11.1829 Seehausen/Altmark, Sachsen-Anhalt), que casou com Catharina Pflugseder (* 17.09.1839 São Leopoldo). Fanny Fleck, nascida Bernstein (* 1877 Lajeado), nora de Carl Fleck e de Catharina Pflugseder, faleceu em Obligado, em 1981, aos 103 anos de idade.

ORIGEM DOS PIONEIROS – Richter e Schmidt estimam que pelo menos 50% dos pioneiros que se instalaram antes de agosto de 1861 em Conventos têm raízes no Hunsrück ou em áreas limítrofes. Localizado no sudoeste da Alemanha, o Hunsrück é delimitado pelos rios Mosel, Nahe e Reno. É uma região serrana que se estende pelo Estado alemão de Rheinland-Pfalz e alcança parte do território do Estado de Saarland. Tangidos por problemas econômico-sociais, milhares de “Hunsrücker” emigraram no século XIX. A maioria foi para os Estados Unidos, mas parcela expressiva também veio para o Brasil, trazendo seus usos e costumes, a vocação para o trabalho e o “Hunsrückisch” (ou “Hunsrücker Platt”), o dialeto que durante décadas foi o idioma predominante na maioria das áreas de colonização alemã em território brasileiro. O dialeto é cultivado ainda hoje por muitos descendentes. Inclusive em Conventos.

Além de colonos do Hunsrück e de teuto-brasileiros oriundos da região colonial de São Leopoldo, também se estabeleceram em Conventos imigrantes vindos de localidades que se situam nos atuais Estados alemães de Baden-Württemberg, Nordrhein-Westfalen, Schleswig-Holstein, Bayern e Sachsen-Anhalt, e ainda da Alsácia, na França.

SOLDADOS “BRUMMER” - Para os autores de “Pioneiros de Conventos – 1861” foi uma surpresa identificar a presença de imigrantes “Brummer” já nos primórdios da colônia. Em sua maioria ex-combatentes da Primeira Guerra do Schleswig-Holstein (“SchleswigHolsteinischer Krieg”), os “Brummer” chegaram ao Brasil como mercenários contratados pelo governo de D. Pedro para a guerra contra Oribe e Rosas (1851/1852). O conflito teve como cenários o Uruguai, o rio da Prata e parte da Argentina. A chamada Legião Alemã era composta por 1.770 militares, que aportaram no Rio de Janeiro em levas sucessivas nos meses de abril a julho de 1851.

Encerrada guerra, os “Brummer” foram estacionados em diversas cidades do Rio Grande do Sul, entre elas Rio Pardo. Terminado o contrato que tinham com o governo imperial e feita a desmobilização, aproximadamente a metade desses ex-soldados permaneceu no Brasil. Pelo menos seis “Brummer” se instalaram em Conventos antes de agosto de 1861: Johann Dietrich Hauschild, Conrad Friedrich Sudbrack, Friedrich Gottlieb Niendorf, Carl Eder, Ernst Bechlin e August Gutjahr.

Talvez também tenham sido legionários de 1851 os pioneiros Carl Beck, Florian Lubadel, Adolf Gaertner, Carl Löffler, Franz Joseph Lichtler e Carl Heinrich Friedrich Fleck. “Se confirmado – observam Richter e Schmidt - , isso elevaria para 12 o número de ex-soldados radicados na Fazenda dos Conventos, nos primeiros anos da colonização. Trocaram o fuzil pelo arado.”

Os mercenários da Legião Alemã entraram para a história com a alcunha de “Brummer”, que em alemão significa resmungador, murmurador. O legionário Christoph Lenz deixou registrada, no entanto, outra explicação para o apelido: ele teria derivado do primeiro soldo que a tropa recebeu, em moedas de cobre – maiores e mais pesadas que outras. Elas produziam um ruído “sui generis”, uma espécie de zumbido, ao serem lançadas sobre as mesas dos botecos onde muitos soldados se reuniam para homéricas bebedeiras.

__________________________________

2ª nota:

Você tem raízes em Lajeado (RS)?

Livro evoca pioneiros da colonização alemã

Muitos rondonenses que têm raízes em Lajeado, no Rio Grande do Sul – de onde pais e avós migraram nas décadas de 1950 e 1960 -, provavelmente identificarão no livro “Pioneiros de Conventos – 1861”, lançado no final de novembro, o genearca que há mais de um século e meio saiu do Hunsrück ou de outra região da Alemanha, ou ainda da antiga colônia de São Leopoldo, para se estabelecer no Vale do Taquari.

Com 112 páginas, a obra de autoria do professor Waldemar Richter (ex-prefeito de Forquetinha) e do jornalista Heinz Schmidt resgata a memória dos 68 pioneiros da antiga Fazenda dos Conventos, berço da colonização alemã de Lajeado. Eram imigrantes alemães e teuto-brasileiros que se radicaram na colônia antes de agosto de 1861.

Resultado de um exaustivo trabalho de pesquisa, que tem como ponto de partida um relatório elaborado em 24.08.1861 pela empresa colonizadora Baptista Fialho & Cia. , “Pioneiros de Conventos - 1861” apresenta sínteses genealógicas e biográficas de cada família pioneira. Os autores buscaram respostas para indagações como: quem eram esses primeiros moradores? De onde vieram? Com quem casaram? Quantos filhos tiveram? Onde e quando faleceram? O nr. 12 da lista – Michael Mattje –, por exemplo, é bisavô materno de Arlindo Alberto Lamb (*1921 em Marques de Souza), que foi o primeiro prefeito de Marechal Cândido Rondon, no período de 1961 a 1965.

O livro complementa dados de um memorial em homenagem aos pioneiros inaugurado no último dia 29 de novembro, no Urban Center Conventos (BR 386, perto do posto da PRF, acesso a Lajeado), com a presença do cônsul da Alemanha, dr. Thomas Schmitt. Tanto no memorial como de forma mais abrangente no livro estão registrados os seguintes antigos moradores de Conventos (pioneiros e respectivos cônjuges):

01. Johann Ludwig Krämer * 1808 Preussen cc Catharina Elisabeth Arnhold * 1820 Sachsen

02. Wilhelm Pflugseder * 24.11.1837 Capela de Santana cc Sofia Heuser * 27.10.1840 Enkirch

03. Philipp Daniel Eckhardt * 30.10.1831 Enkirch cc Bárbara Pflugseder * 22.12.1844 São Leopoldo

04. Johann Nicolaus Gall * 23.01.1796 Enkirch cc Maria Elisabeth Julianne Gerhard * 06.08.1798 Enkirch

05. Jacob Schuster * 1822 Altenbamberg, Pfalz cc Elisabeth Rossel * 15.04.1823 Pfalz

06. Wilhelm König * 1806 Gau-Bickelheim, Rheinhessen cc Margaretha Hubert

07. Georg Bald * 1819 Gau-Bickelheim, Rheinhessen cc Maria Schröder * 1826

08. Heinrich Staubach * 1819 Flieden, Hessen cc Gertrude * 1818

09. Heinrich Schuster * 16.01.1830 Pfalz cc Maria Magdalena Hof * 1823 Münsterappel, Pfalz

10. Elisabeth Moritz (viúva Beuren) * 18.08.1819 Burgen/Mosel

11. Carl Beck * 1827

12. Michael Mattje * 1828 Preussen cc Maria Schneider * 12.08.1834 São Leopoldo

13. Heinrich Ludwig Jäger * 08.05.1808 Mannheim cc Elisabeth Ebich * 1814

14. Jorge Noschang * 1831 São Leopoldo cc Anna Margaretha Plein * 1833 Bollendorf

15. Florian Lubadel * 1828 Preussen cc Ignez Kern * 1840 São Leopoldo

16. Johann Jacob Ulsenheimer * 1821 Unterschwarzbach, Baden cc Elisabeth Seltenreich * 1820 Haag/Schönbrunn, Baden cc (2) Maria Ely * São José do Hortêncio

17. Johann Kaspar Richter * 18.05.1817 Weyhers, Bayern cc Maria Elisabeth Scheich * 20.05.1822 Hessen

18. Adam Bauer *28.01.1822 Katzenbach, Pfalz cc Anna Charlotte Ellerich * 12.10.1821 Kalkofen, Pfalz

19. Johannes Plein * 07.01.1806 Bollendorf cc Elisabeth Baustert * 1807 Eisenach (Eifel) cc (2) Maria Ely * 1828

20. Philipp Krämer * 1821 Schöneberg, Preussen cc Christina Elisabeth Bach * 24.06.1821 Preussen

21. Philipp Peter Eckhardt * 16.05.1804 Enkirch cc Anna Elisabeth Arend * 10.01.1810 Enkirch

22. Johann Philipp Heuser * 31.10.1808 Enkirch cc Maria Elisabeth Krieger * 01.01.1811 Enkirch

23. Philipp Daniel Arend * 03.11.1816, Enkirch cc Maria Catharina Hill * 21.02.1822 Enkirch cc (2) Dorothea Gollmann * 02.02.1850 Enkirch

24. Philipp Carl Immich * 20.11.1813 Enkirch cc Christina Elisabetha Hill * 17.12.1811 Enkirch

25. Johann Daniel Gollmann * 10.03.1824 Enkirch cc Maria Elisabeth Hess * 05.01.1824 Enkirch

26. Ludwig Volk * 07.03.1830 Rippberg/Walldürn, Baden cc Maria Anna Baumann * 25.07.1821 Schweinberg, Baden cc (2) Maria Magdalena Reichert * 1852

27. Johann Christian Göbel * 12.10.1812 Enkirch cc Maria Philippina Arend * 12.03.1815 Enkirch

28. Johann Peter Kunz * 17.09.1809 Enkirch cc Catharina Christina Hauth * 11.12.1809 Enkirch

29. Johann Nicolaus Kronhardt * 1814 Reichenbach cc Philippine Grub * 18.03.1819 Bosenbach, Pfalz

30. Mathias Göhl * 24.07.1819 Daxweiler b. Stromberg cc Christine Huth * 15.03.1807 Kreis Simmern

31. Jacob Kappes * 1829 Grenderich/Zell (Mosel) cc Anna Maria Krämer * 1841 Preussen

32. Michael Krämer * 1804 Preussen cc Christine Kastor * 1811 Preussen

33. Johann Philipp Arend * 20.11.1827 Enkirch cc Maria * 1829 Preussen

34. Heinrich Friedrich Matzenbacher * 21.04.1837 Bom Jardim (Ivoti) cc Elisabeth Grub * 21.09.1845 Dois Irmãos

35. Margaretha Grün (viúva Grub) * 05.07.1820 Wolfsheim, Hessen

36. Valentin Scheid * 1820 Preussen

37. Gabriel Grün * 26.07.1828 São Lepoldo cc Maria Sara Scherer * 20.07.1837 Dois Irmãos

38. Friedrich Scherer * 12.06.1834 Bom Jardim (Ivoti) cc Anna Juliane Göbel * 25.10.1844 Enkirch

39. Jacob Scherer * 15.03.1831 São Leopoldo cc Catharina Weide * 1833 São Leopoldo

40. Johann Dietrich Hauschild * 19.07.1825 Elmshorn, Schleswig-Holstein cc Maria Elisabeth Scherer * 05.06.1829 São Leopoldo

41. Anton Lore * 11.06.1820 Frei-Laubersheim cc Elisabeth Schneider * 20.01.1821 Dittelsheim, Rheinhessen

42. Adolf Gaertner * 1827 Preussen 43. Jacob Scherer * 19.12.1805 Schmidthachenbach cc Catharina Grub * 29.09.1809 Bosenbach, Pfalz

44. Philipp Heinrich Gall * 06.12.1836 Enkirch cc Christine Göhl * 31.03.1842 Preussen

45. Johannes Schweikert * 1836 Ingelheim, Rheinhessen cc Anna Juliana Immich * 22.10.1840 Enkirch cc (2) Maria Albertina de Jesus

46. Conrad Friedrich Sudbrack * 06.10.1825 Heepen/Bielefeld, Westfalen cc Maria Elisabeth Dhein * 1834 Estância Velha

47. Carl Heinrich August Massmann * 19.05.1827 Bünde, Westfalen cc Henrietta Elisa Lauth * 1831 Hamburg

48. Friedrich Schneider * 07.02.1810 Fohren-Linden cc Charlotte König * 08.07.1819 Gemünden

49. Johann Heinrich Schüssler * 1816 Mörschied, Birkenfeld cc Maria Anna Michels * 24.01.1831 Ellenberg, Birkenfeld

50. Friedrich Gottlieb Niendorf * 1822 Hartmannsdorf, Preussen cc Emilia Nemeté * 1823

51. Johann Siebenborn * 1815 Preussen cc Margaretha Karbach * 02.04.1821 Halsenbach

52. Wilhelm Matzenbacher * 04.05.1806 Steinwenden, Pfalz cc Maria Magdalena Müller * 21.08.1817 Biebern

53. Philipp Christ * 10.09.1832 Herschwiesen cc Agnes Ottilie Wagner * 1847

54. Carl Eder * 1833 Walldürn, Baden cc Catharina * 1839

55. Johann Philipp Scherer * 26.11.1838 Dois Irmãos cc Carolina Schneider * 23.01.1846 Hamburgo Velho

56. Simon Hammes * 18.07.1829 Briedel/Mosel cc Christine Elise Immich * 20.09.1838 Enkirch

57. Carl Heinrich Friedrich Fleck * 06.11.1829 Seehausen/Altmark cc Catharina Pflugseder * 17.09.1839 São Leopoldo

58. Louis Friedrich Jäger * 1840 Mannheim cc Catharina Scherer * 24.10.1840 Dois Irmãos

59. Franz Joseph Sieben * 1817 Ebschied/Braunshorn cc Maria Juliana Gall * 14.11.1826 Enkirch

60. Carl Ernst Bechlin * 22.01.1829 Müncheberg, Brandenburg cc Dorothea Gross *1821 Hannover

61. Ferdinand Kunkel * 03.09.1835 Mömbris, Bayern cc Carolina Reichert * 1838 São Leopoldo

62. Carl Pündrich (filho) * 24.02.1839 Enkirch cc Henriette Radtke * 10.07.1841 Pommern

63. Johann Carl Pündrich (sênior) * 08.02.1818 Enkirch cc Maria Juliana Krieger * 03.02.1816 Enkirch

64. Franz Joseph Lichtler * 02.03.1833 Eguisheim, Alsace, França cc Wilhelmine Moratsch * 22.09.1831 Lütjenburg, Schleswig-Holstein

65. August Gutjahr * 1832 Wingerode, Preussen cc Christina Hoffmann * 1840

66. Joseph Klein * 18.02.1819 Riedenburg, Rheinpfalz cc Eva Wagner * 1820

67. Johann Philipp Schmitt * 22.09.1828 São Leopoldo cc Philippine Scherer * 06.09.1832 Arroio Pião, São Leopoldo

68. Carl Löffler * 1825 Nürtingen, Württemberg

 


Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados