1942 - Nasce na cidade de Crissiumal (RS), o pioneiro rondonense Ilário Ermindo Kehl, filho do casal Frida Joana (nascida Fockink¹) e Ermindo Kehl (...)















======================================================================================================
1908 - O empresário argentino Julio Thomaz Allica¹ encaminha requerimento ao Congresso Legislativo, agora Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, "pedindo permissão para alargar o caminho que está feito, entre os Rios S. Francisco² e Pequery, sem ônis para o Estado, tornando-a estrada carroçável afim de facilitar o trânsito de mercadorias com o Estado do Matto Grosso e República do Paraguai (A República. Curitiba: Ano XXIII, nº 49, ed. 27.02.1908:02).
¹ Foi fundador do empreendimento Puerto Artaza, às margens do Rio Paraná, no atual distrito rondonense de Porto Mendes. A antiga obrage foi submersa pelas águas do reservatório da Itaipu Binacional (nota do pesquisador).
² Trata-se do Rio São Francisco Verdadeiro (id.
___________________________________
1929 - O então Presidente do Estado do Paraná, Affonso Alves Camargo assina o Decreto n. 365/1929, que dispõe sobre a formulaçao de contrato com a Empresa Matte Laranjeira, para que a via férrea de sua propriedade entre Guaíra e Porto Mendes, seja liberado para o transporte público. A implementação da medida somente se deu no ano seguinte, com a vitória da Revolução de 30 (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo - Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 41). -- FOTO 3 --
_______________________________
1942 - Nasce na cidade de Crissiumal (RS), o pioneiro rondonense Ilário Ermindo Kehl, filho do casal Frida Joana (nascida Fockink¹) e Ermindo Kehl.
Faz sua estréia de atividades profissionais na Rádio Difusora Rondon logo na sua abertura, em novembro de 1966, atuando em diversas funções. Ganhou notabilidade junto ao público com o programa humorístico nele interpretando a figura de "Alemão Louco", um alemão estereótipo característico, um tanto ingênuo, que se expressa no dialeto hunsrück-riograndense mesclado com um português quebrado.
Junto com o colega Dirceu da Cruz Vianna, interpretando, na mesma emissora, com estilo próprio, a figura caipira "Nhô Jeca", no programa "Lenço Colorado", os dois formaram a dupla mais popular e querida do humorismo no começo do rádio no Oeste do Paraná, nas décadas de 1960, 1970 e 1980 (colaborou Graciela Marques Gonsalves). -- FOTOS 1 e 2 --
¹ É filha de Maria Henriquetha e João Fockink).
Ver mais, clique aqui e ver galeria de fotos, clique aqui.
________________________________________
1970 – Visita o município de Marechal Cândido Rondon, o deputado federal general Alípio Ayres de Carvalho (nota do pesquisador). -- FOTO 4 --
_______________________________
1970 - O distrito de Mercedes, agora município, realiza grande churrascada à noite em homenagem ao ex-prefeito Werner Wanderer, em cujo evento foi ratificado o lançamento de sua candidatura a deputado estadual, como acontecido na noite anterior no distrito rondonense¹ de Porto Mendes (nota do pesquisador).
¹ Gentilício do município de Marechal Cândido Rondon (PR).
_______________________________
1971- Ocorre a fusão da Sociedade de Damas Vitória ao Esporte Clube Corinthians, na sede distrital rondonense de Vila Margarida (nota do pesquisador).
_______________________________
1974 - A Coooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda., agora Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon, anuncia a contratação para funcionário de seu Departamento Técnico, o médico-veterinário Clemente Martins, procedente de Santa Catarina; e o engenheiro-agrônomo Celso Ramalho, natural de Mococa, São Paulo (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 18.02.1974, p. 539).
____________________________________
1977 – É inaugurada a quadra de esportes do Grupo Escolar Comandante Luiz Augusto de Moraes Rego e do então Ginásio Cenecista Capitão Heitor Mendes, no distrio rondonense de Porto Mendes, com um jogo de futebol de salão entre a Assemar e a equipe da Oleolar, da cidade de Céu Azul.
Na solenidade o prefeito municipal Almiro Bauermann foi representado pelo professor Dilmo Antonio Bedin, e o ponta pé inicial da partida foi feito pelo senhor Arnold Lamb, secretário municipal de administração (nota do pesquisador).
________________________________
1978 - Acontece no Centro Municipal de Ensino Profissionalizante (CEMEP), na cidade de Marechal Cândido Rondon, encontro dos CEMEP'S de Marechal Cândido Rondon, Palotina, Assis Chateaubriand e Toledo para discutir e acertar o calendário do "curso de datilografia" nos referidos municípios (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. A-28).
________________________________
1978 - Começa a seleção de músicos, a partir da 20he30m, no Centro Municipal de Ensino Profissionalizante (CEMEP, para a formação da banda municipal de Marechal Cândido Rondon (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. A-29).
______________________________
1978 - Em nota à imprensa, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon divulga pela Rádio Difusora do Paraná calendário de reuniões no então distrito de Mercedes e Entre Rios do Oeste visando a eletrificação rural:
28.2 - à tarde: Sanga Guilherme com a presença dessa comunidade mais as Linhas Guilherme, Glebas, Sanga Guaíba e Arroio Guaçu;
28.2 - à noite: Salão Blau, na então sede distrital de Mercedes;
01.3 - pela manhã: pavilhão da Vila Três Irmãs com a presença dessa comunidade mais as localidades de Placa Três Irmãs e Sanga Alegre (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícia. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. 30).
02.3 - pela manhã: Escola Municipal da La. Golondrina, no então distrito de Entre Rios;
03.3 - pela manhã: residência de Ary Dorst, na Linha Divisa, no então distrito de Entre Rios;
04.3 - pela manhã: Escola Municipal de Volta Gaúcha, no então distrito de Entre Rios (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. A-31).
_______________________________
1978 - Uma comissão de lideranças comunitárias de Palotina, ligada a agricultura, é recebida pelo governador Jayme Canet Júnior, no Palácio Iguaçu, onde foi apresentar relato dos prejuízos causados no município pela forte estiagem¹ que atinge todo o Oeste do Paraná (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. 36, 38 e 65).
¹ A grande estiagem do começo de 1978 também causou enormes prejuízos à agropecuária de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
_______________________________________
1988 - Com objetivo de aumentar a produção de leite para atender a demanda de suas unidades de beneficiamento e principal fábrica de quiejos instalada na cidade de Marechal Cândido Rondon, a SUDCOOP, agora Cooperativa Central Frimesa, importa do Uruguai 1.000 novilhas prenhes, as quais foram revendidas aos criadores de gado leiteiro na região de abrangência da central.
A necessidade de leite para os meses seguintes é de 200mil litros/dia (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 014, cad. janeiro e fevereiro 1988, fls. 334).
________________________________________
1992 - Falece o senhor Seni Edemar Schacht, pioneiro do distrito rondonense de São Roque, onde chegou de mudança em 17 de março de 1960, na companhia da esposa Rene Assela (nascida Martens, falecida em 06 de fevereiro de 1997) e dos filhos Lauri Acadio, Dario Paulo¹ e Clarice Beatriz.
O casal de pioneiros está sepultado no cemitério público local (colaborou Clarice Beatriz Schacht Fietz). -- FOTO 5 --
¹ Faleceu criança, aos sete anos de idade e foi a primeira pessoa sepultada no cemitério público da sede distrital de São Roque.
_______________________________________
2003 - O prefeito municipal de Medianeira (PR), Luiz Yoshio Suzuke, assume a presidência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), para uma gestão até 28 de janeiro de 2005 (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo - Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 41). -- FOTO 6 --
__________________________________
2012 - Começa apresentar-se - uma temporada de 15 dias - nos supermercados Copagril junto as bancas de horti-fruti-granjeiros, o pianista profissional José Idomineu da Silva "Zequinha". -- FOTO 7 --
_______________________________
2017 - Começa a demolição do prédio dos Irmãos Ruppenthal, a Avenida Maripá com a Rua São Paulo, pela construtora do engenheiro Vitor Giacobbo, para construir neste terreno e o outro ao lado, a Avenida Maripá, um bloco de três edifícios (nota do pesquisador). -- FOTOS 8 e 9 --
_______________________________
2018 - Em solenidade realizada na sede central da SICREDI ALIANÇA PR/SP, a instituição de crédito cooperativo prestou homenagens aos seus associados que se destacaram na consolidação da cooperativa. Foram homenageados com a denominação de auditório e salas na sede central: Romeu Scherer, Ricardo Silvio Chapla, Valter Vanzella, Silvestre Cottica e Valdemar Kaiser.
Tealmo Cassel, primeiro presidente da instituição, teve seu nome atribuído ao auditório. -- FOTO 10 --
____________________________________
2019 - Durante celebração eucarística na igreja matriz Cristo Rei, da cidade de Entre Rios do Oeste, toma posse como padre vigário da paróquia o padre Antonio Carlos Pereira da Silva (Revista "Cristo Rei". Toledo: ano XXIII, nº 245, ed. Fevereiro 2019, p. 15) . -- FOTO 11 --
____________________________________
2019 - Em audiência pública na Câmara Municipal coordenada pelo presidente da Comissão Permanente de Educação, Bem-Estar Social e Ecologia, vereador Ronaldo Pohl, a secretária municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon, Marciane Specht, apresenta o relatório final da prestação de contas 2018 da área de saúde no município.
Segundo o relatório, o município investiu na área de saúde em 2018, o equivalente R$36.578.992,19. O que representa 36,61% dos recursos da Administração Pública Municipal.
Quanto atendimento prestado pela Farmácia Básica, ocorreu um crescimento de 34,5% nas demandas em 2018. O total de atendimentos somaram 154.153, enquantro em 2017 os atendimentos chegaram a 114.538 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 1º.03.2019, p. 12).
_______________________________________
2019 - Em defesa da alimentação de qualidade e contra o fim do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), determinado pela Medida Provisória nº 870/2019, entidades e movimentos de 41 cidades brasileiras promoveram o "Banquetaço".
Foi estimado que cerca de 15 mil refeições preparadas em sua maior parte com produtos de agricultura familia e agroecologia, foram servidas nos atos organizados por todo o Brasil.
Em Marechal Cândido Rondon a manifestação foi coordenada pelo presidente municipal do Consea, Herbert Bier, e pelos nutriconistas das secretárias municipais de Educação e Saúde, Jaciara Garcia e Rafael Heinrich (O Presente, ed. 01.03.2019, p. 32 e 33). -- FOTO 12 --
_______________________________________
2020 - A Cooperativa de Eletrificação Rural e Desenvolvimento Econômico de Marechal Cândido Rondon (CERCAR) realiza Assembleia Geral Ordinária (AGO), no pavilhão de eventos da Comunidade Evangélica Martin Luther, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, para a prestação de contas referente ao exercício 2019. O resultado apresentado foi aprovado, por unanimidade, pelos associados participantes da AGO.
Em linhas gerais, a Cercar atingiu em 2019 um faturamento bruto de R$ 72.172.021,11. A disponibilidade de sobra para os associados atingiu a cifra de R$ 1.135.026,91. O quadro social da cooperativa contabiliza 1.770 associados, em final de 2019 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28.02.2020, p. 12 e 13). -- FOTO 13 --
_______________________________________
2021 - Com recrudescimento da pandemia de COVID 19 e conter a transmissibilidade do vírus, o Governo do Paraná suspende as atividades não essenciais em todo o Estado até o próximo dia 08 de março, com a publicação do decreto nº 6.983/2021. -- FOTO 14 --
_______________________________________
2022 - Após a Missa da Paz, celebrada na Paróquia Senhora do Perpétuo Socorro, a comunidade ucraniana de Cascavel (PR) realiza ato de apoio à Ucrânia e condena a invasão do país por tropas russas, no último dia 24.
A manifestação dos descendentes foi liderada pelo neto de ucranianos, Miroslau Bailak, secretário municipal de Saúde de Cascavel, "que foi às lágrimas ao exaltar a bravura do seu povo na defesa do pais".
O jornalista Jairo Eduardo Lemos escreveu sobre a presença ucraniana na regiãio de Cascavel:
NOSSOS UCRANIANOS
Tratados aqui como "ucraínos", imigrantes e seus descendentes são cofundadores de Cascavel
Poloneses e ucranianos são povos irmãos, vizinhos há séculos na Europa. Também vizinharam desde os anos de 1940 aos dias atuais no distrito de São João e no Centralito, comunidades rurais de Cascavel.
A família Hotz foi uma das pioneiras no Centralito, às margens da BR-277, saída para Curitiba, nas proximidades do Parque Tecnológico da Coopavel, espaço que sedia o Show Rural.
A família Hotz chegou aqui no distante 1947, quando Cascavel ainda era distrito de Foz do Iguaçu. Os pais e dez filhos fizeram uma longa viagem de 32 dias de carroça entre Itajaí (SC) e Cascavel.
Segundo relata o livro "50 Anos de Hiostória da Igreja Ucraniana de Cascavel", a recepção foi assustadora, já que as lavouras de quem os antecedeu na colonização acabara de ser dizimada por uma infestação de gafanhotos.
Outras famílias ucranianas assentadas aqui naquela época: Stocker, Palí, Skrepetz, Oribka e Kachuba.
Tantos ao avós maternos como paternos de Orestes Hotz, ex-gerente do Sebrae de Cascavel, eram nascidos na Ucrânia.
"Meu paí, Basílio, e a mãe, Alzira, quando não queriam que as crianças entendessem a conversa, falavam em ucraniano lá em casa", recorda-se Orestes.
Embora descendentes de poloneses e ucranianos possam ser inseridos no contexto histórico como colonizadores de Cascavel, não há rua na cidade com o nome desses países.
No Jardim Itália, onde várias ruas homenageiam países, há Rua Holanda, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Suécia e Suiça.
Mas nã há rua Polônia, nem rua Ucrânia. Se serve como consolo neste momento de hostilidades, também não há em Cascavel a Rua Rússia (O Presente. Marechal Cândido Rondon: Pitoco, ed. 04.03.2022: 06). -- FOTO 15 --
________________________________________
2022 - O domingo é de tempo seco em Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com temperaturas elevadas. Em algumas cidades da Região Sul tiveram temperaturas acima de 40 graus. Por exemplo, na cidade Uruguaiana (RS), a temperatura chegou a 42,9, um recorde histórico dos úiltímos 110 anos.
A nebulosidade foi esparsa no Oeste Paranaense com formação de nuvens de chuvas isoladas e precipitações pontuais de baixa e alta intensidade, a partir do meio dia. Ocorreram leves precipitações pluviométricas, pontuais, na cidade de Marechal Cândido Rondon.Ventos do quadrante Norte (nota do pesquisador).
________________________________________
COMENTÁRIOS