Deprecated: __autoload() is deprecated, use spl_autoload_register() instead in /home/memoriar/public_html/index.php on line 2
Acontecimentos históricos do dia 6 de Outubro - Memória Rondonense

Acontecimentos históricos do dia 6 de Outubro

1970 – É iniciada a instalação do armazém inflável - 54m de comprimento, 26 m de largura e 9 m de altura – para a Copagril, com nivelamento do terreno [...]

Nota de falecimento do pioneiro Osvaldo Fagundes de Brito redigida pelo correspondente do então jornal
Nota de falecimento do pioneiro Osvaldo Fagundes de Brito redigida pelo correspondente do então jornal "O Oeste", senhor Willy Carlos Trentini. Imagem: Acervo Família Trentini - FOTO 1 _
Presidente Stroessner assinando   o convênio com o Brasil para a construção da Ponte da Amizade.
Imagem: Acervo Wagner Dias - Foz do Iguaçu - FOTO 2 -
Presidente Stroessner assinando o convênio com o Brasil para a construção da Ponte da Amizade. Imagem: Acervo Wagner Dias - Foz do Iguaçu - FOTO 2 -
Complexo da Copagril em expansão na década de 1970, com destaque para a Avenida Maripá e o vazio do atual Jardim Alvorada. 
O armazém inflável da Cibrazem pode ser visto, à direita, em frente a avenida. 
Imagem: Acervo Orlando e Rafael Sturm - FOTO 3 -
Complexo da Copagril em expansão na década de 1970, com destaque para a Avenida Maripá e o vazio do atual Jardim Alvorada. O armazém inflável da Cibrazem pode ser visto, à direita, em frente a avenida. Imagem: Acervo Orlando e Rafael Sturm - FOTO 3 -

======================================================================================================

1954 - Falece o pioneiro rondonense Osvaldo Fagundes de Brito, irmão de Edmundo Fagundes de Brito. Foi sepultado no cemitério da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 1 --

____________________________________

1955 - Chega de mudança a então vila de General Rondon, o casal Erna (nascida Schroeder) e Armindo Prass, na companhia dos filhos do Pedro, Ivo, Divo, Nilson, Edgar, Nair, Irineu e Irene, procedente de Ipira (SC).

A família se estabeleceu no Arroio Fundo, atualmente denominado de Linha Guarani. Em Marechal Cândido Rondon, nasceu a filha Ivone dois meses da chegada com a mudança (colaborou Dirceu Gilson Prass, via Facebook, em 18.10.2017). 

___________________________________

1956 - Em solenidade na cidade de Foz do Iguaçu, os presidentes Juscelino Kubitscheck, do Brasil, e Alfredo Stroessner, do Paraguai, celebram o começo dos trabalhos da construção da Ponte da Amizade sobre o Rio Paraná.

 A obra foi custeada e construída totalmente pelo Governo Brasileiro. Em contrapartida, o governo paraguaio construiu o ramal rodoviário interligando a ponte às cidades paraguaias de ConcepciónPedro Juan Caballero, esta na fronteira do Brasil, o que possibilitou viajar de Campo Grande (MS) até Assunção, capital paraguaia.

A ponte ofereceu ao Paraguai a possibilidade de acesso ao Atlântico, via Porto de Paranaguá, por uma rodovia de 1.200 km, desde Assunção.(DORATIOTO, Francisco. Paraguai: Mediterraniedade e Política Externa até 1989. In: Revista de Relações Internacionais da UFGD¹, p. 12, 13 e 14). -- FOTO 2 --

Ver mais, clique aqui e mais.
 

¹ Universidade Federal da Grande Dourados. 

_______________________________ 

1970 – É iniciada a instalação do armazém inflável -  54m de comprimento, 26 m de largura e 9 m de altura – para a Copagril, em Marechal Cândido Rondon, com nivelamento do terreno. O equipamento foi adquirido na Alemanha pela Cibrazem (Companhia Brasileira de Armazéns, agora Companhia Nacional de Abastecimento)) e foi o segundo a ser instalado no Sul País.

O armazém  foi a primeira unidade de armazenamento da cooperativa recém fundada. Com a capacidade de armazenagem suprida, o silo inflável foi desmontado. Desconhece-se o destino (nota do pesquisador).  -- FOTO 3 -- 

_______________________________

1971 – É anunciado pela Radio Difusora Rondon AM, por nota emitida pelo gerente da Copel, senhor José Lopes Faria Neto, em Marechal Cândido Rondon, que a estatal liberou a instalação de mais sete novos circuitos de iluminação pública em Quatro Pontes.

_______________________________

1971 – A gerência local da Copel, por seu gerente José Lopes Faria Neto, anuncia via Radio Difusora Rondon AM, que o transformador rebaixador de tensão de 1000 Kw, na subestação de Marechal Cândido Rondon, será substituído por um de 2.500 KWA.

_______________________________

1974 -  Falece, em conseqüência de acidente automobilístico, na confluência da Rua Santa Catarina e a Rua D. João VI, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, a senhora Marga Granich, esposa do ramo de relojoaria e jóias, Arthur Granich (nota do pesquisador).  

_______________________________

1977 - É fundada a Ordem Auxiliadores de Senhoras "Marta Maria, da Igreja Evangélica Congregacional de Nova Santa Rosa. Fundadoras: Florentina Appel, Selma Hamer, Elfrida Ernst,Hildegard Schulz, Anita Arndt, Erna Gund, Alma Krieger, Elli lenz, Flora Fiedler, Elli Leske, Ana Ratz, Artinisa Busse, Ida Lenz e Marta Rode (GREGORY, Valdir. IECB 50 ANOS - 1959 a 2009. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2008, p. 127)

_______________________________

1986 - O vereador Elio Lino Rusch protocola requerimento na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, para discussão e aprovação, que pede que o Poder Executivo Municipal viabilize incentivos à construção civil visando a edificação de prédios verticais de 6, 7 e até 10 andar na sede municipal (GOMES, João Marcos. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 006, ed. 07.10.1986, p. 347).

________________________________________

1995 - É inaugurado o prédio da Câmara Municipal de Entre Rios do Oeste, presidida pelo vereador Arcildo Rafael Maldaner (nota do pesquisador). -- FOTO 4 --

____________________________________

2002 - Nas eleições que aconteceram, o político rondonense¹ Werner Wanderer não consegue a reeleição¹ para o quarto mandato consecutivo à Câmara dos Deputados (Rádio Difusora do Paraná AM, Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 319, setembro/outubro 2002).

¹ Somou 53.380 sufrágios (nota do pesquisador).

____________________________________

2002 - O deputafo federal Dilceu Sperafico, da cidade de Toledo, é reeleito para o 3º mandato consecutivo à Câmara dos Deputados, com 106.924 votos (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009. p.224).

_____________________________________

2002 - O deputado estadual Elio Lino Rusch, da cidade de Marechal Cândido Rondon, com votos obtidos em outros municípios paranaenses, principalmente no Oeste do Paraná, se reelege para o 4º mandato consecutivo com 38.654 votos. O outro deputado estadual por Marechal Cândido Rondon, Ademir Antonio Osmar Bier, não conseguiu a reeleição ao obter 33.237 votos (nota do pesquisador). 

_______________________________________

2014  - Foi o dia mais chuvoso do mês na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, com 23 mm. 

____________________________________

2015 - Intitulada de "Exploração não tem perdão", os bancários de todo o Brasil deflagram greve nacional, o que atingiu os serviços bancários em Marechal Rondon, exceto das agências de crédito cooperativo (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06.10.2015, p. 12 e 13).

___________________________________

2015 - Começa o Troféu Copagril/Municipal de Futsal 2015, no Ginásio de Esportes Clarindo Bortolon¹, em Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06.10.2015, p. 32).
 

¹ De profissão como gráfico mas muito ligado ao esporte rondoennse.

______________________________

2017 - Acontece e segue no dia seguinte, o café colonial referente a 19ª Oktoberfest de Pato Bragado (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10.10.2017, p. 13).

___________________________________

2017 - Ocorre no Clube Concórdia, em Marechal Cândido Rondon, a palestra "Reforma Luterana; desafios à Igreja na atualidade" - evento organizado pela Igreja Evangélica Luterana  no Brasil (IECLB) e Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), ambas de Marechal Cândido Rondon. A palestra é parte das comemorações aos 500 anos da Reforma. 

A palestra foi ministrada, a primeira parte, pela pastora Carmen Sigle (IECLB), de Porto Alegre; e, a segunda parte, pelo pastor Celso Wottrich (IELB), de Foz do Iguaçu (O Presente. Marechal Cândido Rondon:  ed. 10.10.2017, p. 18). 

_________________________________

2020 - Ao amanhecer a temperatura se fez amena com vento soprando moderadamentedo quadrante Sul. Algumas pessoas moradoras em Marechal Cândido Rondon, mais friorentas, fizeram uso de um leve casaco. Por volta das 11 horas, a temperatura começou aumentar abruptamente, chegado ao meio da tarde aos 37 e 38 graus, conforme o ponto da cidade. 

Em outras regiões brasileiras, em algumas cidades, as temperaturas giraram em torno ou acima de 45 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 5 --

_________________________________ 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados