Construção da Ponte Internacional da Amizade - Foz do Iguaçu

24 de Setembro de 2015

A construção da Ponte Internacional da Amizade sobre o Rio Paraná é resultado do acordo celebrado entre o Brasil e o Paraguai, para oportunizar ao país vizinho o acesso ao mar. O tratado para a construção da ponte é assinado em 29 de maio de 1956 e as obras iniciadas nos meses seguintes. Ao ser concluída, na época, ela "um recorde mundial em ponte de concreto armado e o  arco engastado com 290 metros" (Wikipédia).

O historiador Francisco Doratioto, em: Paraguai: Mediterraniedade e Política Externa até 1989, publicado na revista eletrônica "Revista de Relações Internacionais da UFGD¹", p. 12, 13 e 14, assinala que os presidentes Juscelino Kubitschek do Brasil e Alfredo Stroessner assinaram o termo de início das obras em 06 de outubro de 1956.
 

¹ Universidade Federal da Grande Dourados (MS).
 

Ver mais, clique aqui.
 

O engenheiro responsável pela grande obra foi o paulista José Rodrigues Leite de Almeida (nota do pesquisador). 

 

"Números grandiosos da construção

As estruturas e material metálico para a construção da Ponte da Amizade vinham de São Paulo (SP) e Volta Redonda (RJ). Somente para a construção do arco de sustentação da obra, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) montou uma estrutura de aço de 1.200 toneladas. 

Segundo informações levantadas pela Gazeta, somente em cimento foram utilizadas 14 mil toneladas, e mais 2,9 mil toneladas de aço. Foram consumidas 50 toneladas de pregos produzidos por 20 fábricas do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Outras 12 mil toneladas de parafusos usados na montagem vieram de metalúrgicas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo" (http foz portal da cidade noticias 6564 ponte amizade completa anos).

 

"Duas inaugurações 

Na quinta-feira, 26 de janeiro de 1961, o presidente do Brasil Juscelino Kubitschek e o presidente paraguaio Alfredo Stroessner fizeram a primeira inauguração da Ponte da Amizade. Foi uma inauguração muito mais que simbólica. Aconteceu logo após a união dos arcos da estrutura. Os presidentes caminharam sobre andaimes de madeira preparados para a ocasião. Mas foi só na segunda inauguração, no sábado, 27 de março de 1965, que a obra foi oficialmente inaugurada e entregue à população dos dois países. A solenidade foi presidida pelo presidente do Brasil, Humberto Alencar Castelo Branco, e pelo seu par paraguaio, o presidente Alfredo Stroessner".
 

Muitos rondonenses trabalharam na edificação da ponte que é acesso para milhares de rondonenses na grande migração de brasileiros para se estabelecerem no Paraguai, nas décadas de 1980/1990 (nota do pesquisador). 

 

©Todos os créditos aos autores fotográficos das imagens postadas na galeria do evento histórico.


Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados