1953 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon o casal Evaldo e Constância Graff, procedente de Erechim (...)
1904 — Nasce na cidade de Caxias do Sul (RS), o colonizador da Fazenda Britânia, Alberto Dalcanale (junto com Alfredo Ruaro e Willy Barth, os principais), numa famíliade onze irmãos, fiilho do italiano Próspero Luigi Dalcanalle, este imigrante da região do Trento.
Na juventude, Alberto apaixona-se pela francesa Jeanne Esquier, filha do enólogo francês Louis Esquier. Este veio ao Brasil "contratado pelo governo, quando encerrado o contrato voltou à França e levou consigo a filha, por quem Alberto havia se apaixonado. Alberto vendeu um terreno de sua mãe e com o dinheiro viajou a Paris, onde se casou e passou sua lua de viajando pela Europa. Na sua volta, estabeleceu-se em Joaçaba", no distrito de Ponte Serrada.
Jeanne e Alberto constituem família com o nascimento dos filhos Luiz Alberto¹ e Roger e a filha Ivete.
Nesta localidade catarinense inicia a sua longa e promissora atividade como colonizador e industrial madereiro. Seus projetos de colonização se estendem de Santa Catarina ao Oeste do Paraná. Em terras catarinenses, realiza com outros sócios o povoamento de São Miguel do Oeste. No Oeste Paraná, com um grupo de sócios, protagoniza a colonização, com empresas diferentes, onde atualamente (2024), se situam os municípios de Palotina, Marechal Cândido Rondon, Toledo, Céu Azul, Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu e municípios desmembrados destes. Em alguns em parte.
Alberto Dalcanalle falece em Curitiba em 1982. Tinha se mudado com família para a Capital Paranaense em 1946. A esposa Jeanne falece em Florianópolis, em 1994 (PEREIRA, Mario. O Cabeça. Curitiba: Boletim do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR) — v. 76, 2023, p. 320, 321, 325 e 327). -- FOTO 4 --
¹ Elegeu-se deputado estadual, mandatos 1958-1962 e 1962-1964, chegando à presidência da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná. Foi presidente da Celepar e secretário de Comunicação Social no Governo de José Richa (Contraponto).
___________________________________
1925 — O Comando da 5ª Região Militar¹ do Exército Brasileiro nomeia o 2º tenente em Comuncação, do 13º Regimento de Infantaria², José Batista Pereira para comandante do Destacamento Especial de Foz do Iguaçu (O Dia. Curitiba: nº 697, ed. 10 de outubro de 1925, p. 7 — Biblioteca Nacional Digital).
¹ Região criada em 02 de julho de 1891, inicialmente, com a designação de 5º Distrito Militar, sediada na cidade de Curitiba.
² Regimento, depois Batalhão com sede em Ponta Grossa, criado em 21 de junho de 1923.
___________________________________
1925 — O Comando da 5ª Região Militar determina a transferência de 50 fuzis completos "Mauser", ano de fabricação 1908, para o Destacamento Especial de Foz do Iguaçu e de Guaíra, respetivamente, e mais 50 equipamentos para praças (O Dia. Curitiba: nº 697, ed. 10 de outubro de 1925, p. 7 — Biblioteca Nacional Digital).
___________________________________
1926 — O extinto jornal curitibano "O Dia" publica que o governador do Paraná, Caetano Munhoz da Rocha, criou o Distrito Policial de Santa Helena, no município de Foz do Iguaçu. E, que o governador, nomeou Raphael Maccari, Valentino Agotini (pode ser mais provável Agostini, grifo nosso), Augusto Menechini e Nisio Chieli para exercerem os cargos de Sub-delegado de Polícia do Distrito , e 1º, 2º e 3º suplentes, respectivamente (in: nº 1.053, ed. 08 de outubro de 1926, p. 4 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 5 --
___________________________________
1947 — Matéria do jornalista Mathias Junior é publicada no extinto jornal curitiba "Diário do Paraná" com o título¹ " A inauguração da estrada de rodagem de Guarapuava ao Iguaçú", precedido com o subtitulo "Integração do oeste paranaense no espírito de brasilidade", e pelo subtitulo ulterior: "Os trabalhos do engenheiro Moreira Garcez — Modiificação do traçado — Telegramas entre os drs. Moreira Garcez e Munhoz da — Detalhes da inauguração da estrada de rodagem em 1920".
O repórter fala dos elementos que compõem o tempo histórico da construção daquela via de comunicação entre o território central do Paraná à Tríplice Fronteira (in: Curitiba: ano II, nº 583, e. 16 de fevereiro de 1947, p. 2 ).
¹ Para lei a reportagem, clique aqui.
__________________________________
1951 — "Chega a Toledo os pioneiros Oldemar Solano e Ingnês Mayer Bueno, ele o 1º funcionário da Receita Federal da cidade" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 225).
___________________________________
1953 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon o casal Constância (nascida Breitkreiz) e Evaldo Graff, procedente de Erechim (RS), na companhia dos filhos Carlos, Vilton, Vilma, Silvio e Gerda. A família se estabelece na atual Linha Concórdia. -- FOTOS 1, 2 e 3 --
Em entrevista, o filho Vilton conta que a família logo se instalou na Linha Concórdia, e acresce:
- ... ainda tem dois irmãos morando lá. O nosso avô e mais dois tios, já estavam morando lá [Linha Concórdia], desde 1952. O avô oriundo da Alemanha ficou sendo o nosso professor, nossa grande sorte neste fim de mato. O tio Bertoldo Graff também tinha vindo com a família. A tia Helga casada com Berdinand Spitzer também já tinha uma filha. Hoje todos falecidos. Para se ter uma ideia: éramos 3 alunos que originou a Escola Rui Barbosa do local [Linha Concórdia], em pouco tempo eram 40 alunos. Mais dois tios vieram em maio de 1953, Valter e Siegfried Graff, morar na Linha Concórdia. Dai esta linha inicialmente se chamar de “Linha Quatro Irmãos”. Na época onde fomos morar ainda não havia contato com Vila Margarida. Sabíamos de sua existência. O nosso caminho findava na barranca do Arroio Fundo, de resto era uma densa mata. Ouvíamos diuturnamente o roncar dos potentes caminhões de reboque da Maripá transportando madeiras ao Rio Paraná, de onde seguiam rio abaixo para a Argentina. Daí se falava “estão passando por Margarida”.
___________________________________
1953 — Inicia as atividades comerciais em Marechal Cândido Rondon, o tradicional Bazar Schmitz, de propriedade da "Frau" Helena Schmitz, mãe de Edith Schmitz von Borstel, casada com Edvino von Borstel , e de Úrsula Schmitz que casou com Teodoro Koniecziniak. Casais pioneiros na então vila de General Rondon. -- FOTO 6 --
___________________________________
1961 — É realizada a primeira eleição municipal em Marechal Cândido Rondon, para a escolha do primeiro prefeito e vereadores. Aproximadamente três mil e seiscentos eleitores formam o então colégio eleitoral do município. Elegeram-se, como vereadores:
— Reinaldo Julio Wengrat (Partido Libertador)
— Luiz Groff e João Valdomiro Backes (coligação PDC e UDN)
— Erno Graeff, Aldo Allievi, Helmuth Priesnitz, Theobaldo Loffi, Lindolfo Nienkotter e Harry Pydd (Partido Trabalhista Brasileiro, PTB).
Para prefeito e vice-prefeito concorreram:
— Arlindo Alberto Lamb – coligação PTB/PL
— Frederico Goebel – coligação PDC/UDN
-- FOTOS 7 e 8 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1969 — São escolhidos os candidatos a vereador pela Arena (Aliança Renovadora Nacional) para as eleições de 30 de novembro de 1969: Harry Pydd, Berdinand Spitzer, Nori Pooter e Harry Feiden, pela sede Municipal; Salvino Vanderlinde e Gernoto Salomon, pelo distrito de Mercedes; Lauro Matias Weirich, pelo distrito de Pato Bragado; Reinwald Adolfo Procknow, pelo distrito de Porto Mendes; Rudi Stoelben e Plínio Ari Schütz, pelo distrito de Quatro Pontes; Ângelo Ragazzan, pelo distrito de Novo Três Passos; Ivo Grellmann, pelo distrito de Entre Rios; Olmiro Wenzel, pelo distrito de Margarida; e Elmo Lauro Gall, pelo distrito de Iguiporã.
___________________________________
1971 — É noticiado pela Rádio Difusora Rondon AM que fixou residência em Marechal Cândido Rondon, o médico-pediatra Genésio Tureck, com atendimento no Hospital e Maternidade Filadélfia. É o primeiro pediatra da cidade.
Natural de Rio Negrinho (SC), nascido em 25 de março de 1946. Filho de Ana (nascida Ruzanowski) e Herbert Tureck, este eleito prefeito de Rio Negrinho em meados da década de 1960. Os antepassados Tureck são imigrantes da Boêmia, na atual República Tcheca e se estabeleceram na região de São Bento do Sul e Rio Negrinho.
Genésio Tureck graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), 1971. Depois de deixar Marechal Cândido Rondon começa clinicar em São Bento do Sul, por cuja cidade se elege prefeito para o mandato 1983/1986. Contudo a legislação casual da época estende o mandato de todos os prefeitos por mais dois anos. Antes tinha sido eleito deputado estadual mas renuncia ao cargo quando se elege prefeito.
É falecido em 05 de maio de 1988, em decorrência de acidente automobilístico na BR-101, perto de Florianópolis.
O médico e político é homenageado com seu nome: Rodovia Deputado Genésio Tureck SC-418, em São Bento do Sul e Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, também nesta cidade catarinense. -- FOTO 9 --
___________________________________
1972 — É lançada, com festividade, a pedra fundamental do jardim de infância do Colégio Cristo-Rei, da comunidade católica, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon (PR) (Rádio Difusora Rondon, agora Rádio Difusora do Paraná. No mundo das notícias ... as notícias do mundo. Marechal Cândido Ronbdon: vol. nº 17, cad. 21.09.1972 a 24.02.1973, [s.p.] — edição nº 1.513. Programa de Rádio).
___________________________________
1976 — Visita Marechal Cândido Rondon o governador Jayme Canet Junior e anuncia a construção de rodovia asfaltada (PR 239) ligando a PR 182 (rodovia Toledo-Palotina) à cidade de Marechal Cândido Rondon, passando pelos distritos de Vila Nova e Novo Sarandi, em Toledo, e Quatro Pontes (Rádio Difusora do Paraná. Em um mês o início do asfalto. Marechal Cândido Rondon: vol. 29, cad. 25.08.2917 a 21.10.1976, [s.p.] — ed. 09 de outubro de 1976, Programa de Rádio).
A inauguração da nova rodovia se dá em 19 de março de 1978 (ver mais, clique aqui — item 1978).
___________________________________
1979 — É "inaugurado o Centro Social Urbano (CSU), da Vla Pioneiro", na cidade de Toledo (PR). A solenidade de inauguração tem a presença do governador Ney Bragado e do ex-presidente da República, Ernesto Geisel (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 225).
___________________________________
1990 — Falece a pioneira Olga (nascida Stefanski) Borowski, esposa do pioneiro rondonense Daniel Borowski, aos 78 anos de idade (Informação recebida de Marcelo Boroske, via Facebook, em 25 de setembro de 2017). -- FOTO 10 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2012 — Pela Lei Estadual nº 17.331, o Governo do Paraná concede o Título de Cidadão Honorário do Estado ao senhor Ricardo Silvio Chapla, diretor-presidente da Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR).
A proposta legislativa para a concessão da homenagem é do deputado estadual Elio Lino Rusch (nota do pesquisador).
___________________________________
2017 — Acontece a segunda etapa das Olimpíadas da ACJC (Associação dos Comitês de Jovens da Copagril) 2017, com a realização dos jogos de futebol suíço, com início às 9h30m, no distrito de Novo Horizonte, em Marechal Cândido Rondon (PR) (nota do pesquisador).
___________________________________
2018 — A Secretaria Municipal de Cultura abre as inscrições para o concurso do "Casal Infantil Fritz e Frida 2018" da 30ª Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon (nota do pesqusiador).
____________________________________
2018 — Acontece a eleição e posse da nova mesa diretiva do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) para os próximos dois anos.
Como presidente, é eleita Lucinei Klein; vice-presidente, Sérgio Alfonso; Monike Schwab, como secretária; e vice-secretária, Rosilene Guntzel.
O conselho é formado com 14 membros, com representantes das entidades governamentais e não governamentais. As entidades não governamentais que compõe o conselho são: a Associação Rondonense dos Artesãos, SESI / SESC / SENAI, Unioeste, Associação dos Músicos da Banda Municipal, ABEC, Associação de Danças Folclóricas Raízes e o CTG Tertúlia do Paraná, as quais enviaram seus representantes para participar do Conselho (nota do pesquisador). -- FOTO 11 --
___________________________________
2018 — Falece na cidade de Toledo a pioneira Ana Beatriz Barth Costamilan, em consequência de câncer. Seu corpo é sepultado no Cemitério Municipal Cristo Rei da cidade paranaense citada.
Ana Beatriz, casada com Angelo Caetano Costamilan,é filha do casal Diva Paim e Willy Barth, ele diretor-geral da empresa colonizador Maripá. -- FOTO 12 --
___________________________________
2019 — O rondonense Elio Lino Rusch¹ encerra o mandato de seis meses de deputado estadual suplente em exercício, em substituição à deputada estadual Maria Victória Barros (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed.11 de outubro de 2019, p. 03). -- FOTO 13 --
¹ Meses depois assumiu mandato efetivo em função de decisão do Tribunal Superior Eleitoral. "Isso foi possível depois que a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou ontem (7), por 3 votos a 2, a liminar do ministro Kassio Nunes que havia suspendido a casaação do mandato do deputado estadual Fernando Francischini, o que havia causado uma "dança das cadeiras" na Assembleia. Franschini teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em outubro de 2021, por divulgar informações falsas sobre as urnas eletrônicas nas eleições de 2018. Na semana passada, Nunes Marques acatou recurso da defesa e suspendeu a cassação, determinando a reintegração do político paranaense à Assembleia Legsilativa" (O Presente Online, ed. 08.06.2022)
___________________________________
2021 — A sexta-feira é de céu encoberto de neblina alta na cidade de Marechal Cândido Ropndon, raros aparecimento do sol. Ventos do quadrante nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Amplitude térmica entre 18 e 29 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — Falece a pioneira rondonense Thereza (nascida Carneiro) Dal Forno, aos 70 anos, em decorrência de neoplasia. Seu corpo é sepultado no dia seguinte cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
Era natural de Foz do Iguaçu, nascida em 23 de julho de 1952, filha de Máxima (nascida Barreto) e Domingo Carneiro de Oliveira¹. Foi casada com Francisco Dal Forno com quem constitui família com o nascimento dos filhos João Carlos e Alexandra Elizabete (colaboração de Cláudia (nascida Carneiro) Bock). -- FOTO 14 --
¹ Foi o primeiro policial da Polícia Militar do Estado do Paraná destacado para a cidade de Marechal Cândido Rondon, ainda na década de 1950. Era conhecido na comunidade como "Soldado Carneiro", de gratas lembranças por sua atuação exemplar (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — A equipe de ginástica rítmica (GR) de Marechal Cândido Rondon conquista o 1º lugar geral Nível B na etapa final dos Jogos da Juventude do Paraná (JOFUPS), na cidade de Toledo (PR).
As atletas rondonenses conquistaram dois primeiros lugares: no conjunto cinco bolas e no aparelho bola, pela atleta Júlia Gomes. As ginastas também obtiveram o 2º lugar por equipe (Portal Rondon). -- FOTO 15 --
___________________________________
2022 — Acontece na cidade de Assis Chateaubriand (PR), o 2º Miss e Mister Terceiro Idade promovido pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). Participam do certame 19 casais de 19 municípios que integram a associação referenciada.
É vencedor do concurso, o casal da cidade de Guaíra, Tereza Moreira Pires (69 anos) e Alexandre Elias dos Santos (67 anos) (Gazeta de Toledo). -- FOTO 16 --
___________________________________
2022 — Sábado de sol pleno na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Sem nebulosidade Temperaturas médias entre 21 e 28 graus (nota do pesquisador).
____________________________________
2023 — É domingo. O dia amanhece de céu encoberto na cidade de Marechal Cândido Rondon com nebulosidade tipo nimbostratus. Durante a madrugada ocorrem precipitações pluviométricas de baixa intensidade, com continuidade durante a manhã. Ventos do quadrante Sul, fracos, persistentes durante o dia. Temperatura no começo do dia de 19 graus com sensação térmica de 16 graus. A máximna do dia atinge os 27 centígrados (temperaturas aferidas via aplicativo digiutal (nota do pesquisador). -- FOTO 17 --
____________________________________
2024 — É terça-feira. O amanhacer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 23 graus. Ventos do quadrante Norte, brisa. Mais ventos fracos até o começo do final da tarde. Céu sem nebulosidade. Presença forte de névoa seca de fumaça.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) comparilha as seguintes notas informativas em sua página na Internet:
"O céu na região do Paraná, apresenta-se com alguma nebulosidade, mas que gradualmente segue aumentando. Há instabilidade mais ao sul do país, que favorece o aumento de nuvens na região do estado, especialmente a partir de áreas mais ao sul. Em relação às temperaturas, valores mais elevados a noroeste, média de 22 °C, enquanto no sudeste do estado, ocorrem os valores mais baixos, com média de 13 °". Palavra do metereologista Fernando Mendonça Mendes, às 05:31 horas.
Terça-feira com aumento da instabilidade no Paraná. A massa de ar presente no estado segue bastante aquecida, mas com maior disponibilidade de umidade gera-se um ambiente favorável à formação de áreas de chuva, especialmente a partir da tarde. Possibilidade de precipitações é maior entre o oeste, sudoeste, centro-sul, Campos Gerais e RMC (Região Metropolitana de Curitiba), e não se descarta ocorrência de temporais localizados. No norte não deve chover e faz muito calor.
A temperatura máxima do dia atinge os 35 centígrados (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather) (nota do pesquisador). -- FOTOS 18 e 19 --
____________________________________
2024 - Falece Leila Cristina Destri Niehues, aos 49 anos, moradora na cidade de Palotina (PR), vítima de acidente de trânsito na rodovia BR 163, Km 233, no tracho rodoviário entre as cidades de Toledo e Cascavel.
Leila era esposa de Moacir Niehues¹, diretor executivo da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, com sede em Palotina, e mãe Pedro e Guilherme.
Seu corpo é sepultado no cmeitério público da cidade de Medianeira (PR), junto à sepultura de seu pai (Portal de Maripá). -- FOTO 20 --
¹ Antes de assumir na Sicredi Vale do Piquiri, foi diretor executivo da Sicredi Aliança PR/S, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
____________________________________
COMENTÁRIOS