Acontecimentos históricos do dia 11 de Novembro

1940 - Falece em Buenos Aires, o obrageiro Julio Tomaz Allica, de 78 anos,  onde se encontrava para tratamento de um adenocarcinoma na língua (...)

Obrageiro Julio Tomaz Allica falecido em novembro de 1940.
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 1 -
Obrageiro Julio Tomaz Allica falecido em novembro de 1940. Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 1 -
Apresentação do termo do armistício aos comandantes alemães pelo Marechal Ferdinand Foch , comandante supremo das forças militares do Triplice Entente. 
Imagem: Acervo  Memória Rondonense - Arte de autor desconhecido - FOTO 2 -
Apresentação do termo do armistício aos comandantes alemães pelo Marechal Ferdinand Foch , comandante supremo das forças militares do Triplice Entente. Imagem: Acervo Memória Rondonense - Arte de autor desconhecido - FOTO 2 -
Junto ao vagão, após a assinatura do armistício: em primeiro plano, o marechal Ferdinand Foch (de bengala), ladeado pelos almirantes britânicos Georges Hope e Rosslyn Wemyss.
Imagem: Acervo Wikipédia - Autor Desconhecido - FOTO 3 -
Junto ao vagão, após a assinatura do armistício: em primeiro plano, o marechal Ferdinand Foch (de bengala), ladeado pelos almirantes britânicos Georges Hope e Rosslyn Wemyss. Imagem: Acervo Wikipédia - Autor Desconhecido - FOTO 3 -
Momento do desatamento da fita de inauguração do Supermercado Copagril II, na Vila Gaúcha. 
Da esquerda a direita: Elcio Zimmermann, prefeito municipal de Entre Rios do Oeste; Romilda Koehler, prefeita municipal de Pato Bragado; 3ª - não identificada; Elói Darci Podkowa, diretor vice-presidente da Copagril; Ricardo Silvio Chapla, diretor-presidente da Copagril; Luciano Cremonese, dirigente da Acimacar; Moacir Froelich, prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon; e Márcio Buss, diretor-secretário da Copagril. 
Imagem: Acervo Copagril
Crédito : Daniel Meneghini - FOTO 4 -
Momento do desatamento da fita de inauguração do Supermercado Copagril II, na Vila Gaúcha. Da esquerda a direita: Elcio Zimmermann, prefeito municipal de Entre Rios do Oeste; Romilda Koehler, prefeita municipal de Pato Bragado; 3ª - não identificada; Elói Darci Podkowa, diretor vice-presidente da Copagril; Ricardo Silvio Chapla, diretor-presidente da Copagril; Luciano Cremonese, dirigente da Acimacar; Moacir Froelich, prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon; e Márcio Buss, diretor-secretário da Copagril. Imagem: Acervo Copagril Crédito : Daniel Meneghini - FOTO 4 -
Alunos e professoras da Escolha Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto premiados no Concurso Cultural do Projeto Televisando o Futuro. Imagem: Acervo Imprensa - PM-MCR - FOTO 5 -
Alunos e professoras da Escolha Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto premiados no Concurso Cultural do Projeto Televisando o Futuro. Imagem: Acervo Imprensa - PM-MCR - FOTO 5 -
Jornalista Mirely Lins Weirich com o prêmio de 2ª colocada. na categoria impresso, no Prêmio Amop de Jornalismo 2016. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 6 -
Jornalista Mirely Lins Weirich com o prêmio de 2ª colocada. na categoria impresso, no Prêmio Amop de Jornalismo 2016. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 6 -
Jornalista Harto Viteck que produziu mais de 1200 colunas para o jornal O Presente. 
Imagem: Acervo O Presente. 
Crédito Mirely Lins Weirich - FOTO 7-
Jornalista Harto Viteck que produziu mais de 1200 colunas para o jornal O Presente. Imagem: Acervo O Presente. Crédito Mirely Lins Weirich - FOTO 7-
Ex-vereador rondonense Nelson Jandrey Müller, pelo então distrito de Pato Brgado, falecido em 11 de novembro de 2017. 
Imagem: Acervo da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon - FOTO 8 -
Ex-vereador rondonense Nelson Jandrey Müller, pelo então distrito de Pato Brgado, falecido em 11 de novembro de 2017. Imagem: Acervo da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon - FOTO 8 -
Ciclista rondonense Paul Lirio Berwig (calção vermelh) no pódio como vice-campeão do Campeonato Paranaense de Ciclismo na Estrada 2018. 
Imagem: Acervo Associação Rondonense de Ciclismo (ARC). - FOTO  8-
Ciclista rondonense Paul Lirio Berwig (calção vermelh) no pódio como vice-campeão do Campeonato Paranaense de Ciclismo na Estrada 2018. Imagem: Acervo Associação Rondonense de Ciclismo (ARC). - FOTO 8-

======================================================================================================

1808 - É assinado pelo príncipe-regente D. João¹, da Coroa de Portugal e Brasil, o decreto que permite a estrangeiros adquirir e possuir terras no território brasileiro. 

A medida é decisiva para a ocupação do interior brasileiro e mais de um século depois para a colonização do Oeste do Paraná (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009,  p.266).

¹ Depois D. João VI. O decreto foi assinado na cidade de Rio de Janeiro, poucos meses depois da mudança dos soberanos portugueses e membros da Corte para o Brasil.

___________________________________

1819  - É criada a Freguesia de Nossa Senhora de Belém¹ que deu origem ao atual município de Guarapuava  (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009, p. 252).

¹ O estabelecimento dessa unidade administrativa pela Coroa Portuguesa abriu espaço para a ocupação do Oeste do Paraná muitas décadas depos (nota do pesquisador).

______________________________________

1918 - É assinado o Armistício de Compiègne entre os Aliados e a Alemanha, dentro de um vagão-restaurante, na floresta de Compiègne, na França, com o objetivo de encerrar as hostilidades na frente ocidental da Primeira Guerra Mundial.

Os principais signatários foram o Marechal Ferdinand Foch, comandante-em-chefe das forças da Tríplice Entente¹, e Matthias Erzberger, representante alemão. Naquele dia, Foch enviou uma mensagem por telégrafo para todos os seus comandantes: "As hostilidades cessarão em toda a frente no dia 11 de novembro às 11h, no horário da França." -- FOTOS 2  e 3 --

¹ Acordo militar formado entre a França e os Impérios Britânico e Russo em oposição à política expansionista  do bloco formado pelos Impérios Alemão, Austro-Húngaro e Italiano em 1882. 

Milhares de alemães instalados na região do Rio Volga começaram a emigrar no período pré-guerra antes as comnstantes dos bolcheviques, um grupo de reacionários russos de linha comunista  que se opunha de forma violenta contra o czarismo e a presença dos alemães no território russo. Centenas e centenas de emigrantes chegaram ao Brasil instalando-se sobretudo no Rio Grande do Sul.  Uma larga descendência dessas famílias do Wolga está atualmente espalhada no Oeste do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e outros estados brasileiros (nota do pesquisador)

_______________________________________

1925 - Encontram-se no extinto Porto Britânia, no atual município de Pato Bragado, os revoltosos paulistas sob o comando do major Miguel Costa, às ordens do general Izidoro Lopes, e os revolucionários gaúchos liderados por Luiz Carlos Prestes, que daí em diante se unem e formam a Coluna Prestes (COSTA, Luiz Alberto Martins da. CALENDÁRIO HISTÓRICO DE TOLEDO. Toledo: GFM Gráfica Editora, 2099, p. 77).

_______________________________

1940 - Falece em Buenos Aires, o obrageiro Julio Tomaz Allica, de 78 anos,  onde se encontrava para tratamento de um adenocarcinoma na língua. O atestado de óbito foi firmado pelo médico Giuvino Julio Di Iorio. Se corpo foi sepultado em cemitério da capital argentina.

Era natural de Bella Vista, província de Corrientes, onde nasceu em 05 de abril de 1862, filho de Manuela Artaza e Eusébio de Allica, este de origem espanhola.

Julio Tomaz Allica era casado em segundas núpcias com Cristaforia Sara Santacruz, de origem paraguaia, falecida na cidade de Guaíra (PR), em 24 de março de 1971 (nota do pesquisador). -- FOTO 1 --

_________________________________

1954 – É fundada a Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Quatro Pontes.

_______________________________

1961 - Falece a pioneira Frieda Lohmann, esposa do pioneiro Conorato Lohmann.

________________________________

1976 – Começa a maratona cultural da extinta ARES, no Clube Aliança, com a apresentação dos alunos do Colégio Rui Barbosa. O público assistente passou de mil pessoas.

______________________________

1976 – Pela portaria nº 444/76, o Ministério da Fazenda cria a agência de rendas de Marechal Cândido Rondon.

______________________________

2005 - Falece o professor universitário Haroldo Henke, do curso de Administração do campus da Unioeste - Marechal Cândido Rondon. Ao falecer, também era coordenador de área do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do referido campus; e também presidente da 1ª Igreja Batista de Marechal Cândido Rondon (Rádio Difusora do Paraná, Frente Ampla de Notícias: vol. - novembro de 2005).

______________________________

2011 - Acontece a inauguração do Supermercado Copagril, instalado no bairro Vila Gaúcha, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, em parte do terreno que pertenceu ao extinto Esporte Clube Flamengo. -- FOTO 4 --

_______________________________

2015 - Acontece a entrega da premiação da etapa regional de Cascavel do Concurso Cultural do projeto "Televisando o Futuro", organizado pela RPC (Rede Paranaense de Comunicação) TV, Instituto GRPCOM e Secretarias de Educação (Estadual e Municipal) aos alunos José Pedro Drecksler, classificado na categoria de Ilustrador Mirim, e Ana Flávia Candeloro, premiada na categoria de Cartunista Mirim, ambos da Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon. Durante o evento também foram premiadas as professoras Sônia Aparecida Plank Scheitel e Raquely Ringenberger, como mestres-orientadoras. A premiação foi entregue por uma equipe da RPCTV.

O projeto "Televisando o Futuro" estimula a produção artística e literária dos estudantes a partir dos temas abordados em reportagens, promovendo a reflexão sobre temas sociais relevantes e contribuindo para construção da cidadania.Neste ano, o tema do Concurso Cultural foi “Uso Consciente das Tecnologias ”. O tema é levado para a sala de aula por meio de reportagens exclusivas do Televisando, produzidas e exibidas pela RPCTV em seus telejornais. Em 2015, por exemplo, o Uso Consciente das Tecnologias foi tema de mais várias reportagens. Essas matérias jornalísticas, além orientarem as discussões do projeto em sala de aula, subsidiam as produções enviadas para o Concurso. -- FOTO 5 --

_______________________________

2016 - A jornalista Mirely Lins Weirich, do jornal O Presente recebe na cidade de Cascavel, o Prêmio Amop de Jornalismo 2016, de segunda colocada, na categoria de "Impresso", com a reportagem "Um pedido de socorro desesperado" (O Presente, ed. 15.11.2016, p. 08). -- FOTO 6 --

__________________________________

2016 - Após 25 anos ininterruptos atuando como colunista do jornal O Presente, com sua habitual coluna histórico-cultural das sextas-feiras, o jornalista e historiador rondonense Harto Viteck anuncia que deixará de produzir a coluna a partir desta data, para ser deDicar exclusivamente ao projeto "Memória Rondonense". O jornalista produziu mais de 1.200 colunas. -- FOTO 7 --

_______________________________

2017 - Faleceu na manhã de sábado (11), em Marechal Cândido Rondon, o ex-vereador Nelson Jandrey Müller, de 77 anos. Foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.

Müller cumpriu o mandato de vereador no município na sexta legislatura, entre 1º de janeiro de 1983 a 31 de dezembro de 1988. Disputou a eleição pelo Partido Democrático Social (PDS) e foi eleito com 1.126 votos.

Como vereador, fez parte da Mesa Diretora da Câmara como segundo secretário, no início do mandato até 04 de março de 1985. Na época, Müller tinha sua base no então distrito rondonense de Pato Bragado, onde desempenhava a função de comerciante.

Nelson Jandrey Müller nasceu em Três Passos (RS) em 29 de março de 1940. Chegou em Marechal Cândido Rondon em 1965. Ele era casado com Lucita Müller e pai dos filhos Janete, Jander, Rogério e Gilson. -- FOTO 8 --

___________________________________

2018 - O ciclista rondonense Paul Lirio Berwig conquista na cidade de Apucarana, norte do Paraná, o título de vice-campeão do Campeonato Paranaense de Ciclismo de Estrada 2018, na categoria Master C2 (acima de 55 anos) (O Presente, ed. 16.11.2018, p. 29). -- FOTO 9 -- 

___________________________________

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados