Acontecimentos históricos do dia 22 de Novembro

1949 – Visita pela primeira vez o que seria a futura cidade Marechal Cândido Rondon, o senhor Osvaldo Heinrich, considerado um dos três pioneiros da cidade.[...]

Osvaldo Heinrich, um dos três pioneiros de Marechal Cândido Rondon, no período colonizatório da Maripá. 
Imagem: Acervo Cristiano Viteck
Osvaldo Heinrich, um dos três pioneiros de Marechal Cândido Rondon, no período colonizatório da Maripá. Imagem: Acervo Cristiano Viteck
1ª guarnição da Colônia Militar de Foz do Iguaçu. 
Imagem: Acervo Waldir Guglielmi Salvan, de Foz do Iguaçu - FOTO 2 -
1ª guarnição da Colônia Militar de Foz do Iguaçu. Imagem: Acervo Waldir Guglielmi Salvan, de Foz do Iguaçu - FOTO 2 -
John Fitzgerald Kennedy e esposa Jackie, morto em novembro de 1963. 
Imagem: Acervo MassLiive - FOTO 3 -
John Fitzgerald Kennedy e esposa Jackie, morto em novembro de 1963. Imagem: Acervo MassLiive - FOTO 3 -
Conjunto musical rondonense
Conjunto musical rondonense "Os Vickings". Da esquerda à direita: ... Machado (Neguinho), Mário Engelmann, Valdir Meyer e Romeu Strenske. À frente: Vilmo Cassel, Paulo Prochnow e Walter Basso. Imagem: Acervo Toledo Bons Tempos/Facebook - FOTO 4 -
Pastor Waldemar Martin, da Comunidade Luterana Cristo,  transmitindo a   mensagem bíblica por ocasião da fundação da Associação de Pioneiros e Desbravadores de Marechal Cândido Rondon - APIDEMAR -, por ocasião da fundação da entidade. 
Da esquerda à direita: Ester Munaro  -coordenadora dos clubes de idosos da Prefeitura Municipal de Marechal Rondon, na gestão Edson Wasem/ Valdir Port (Portinho); Raul Schöne, Ilga Schneider. 
Imagem: Acervo Apidemar - FOTO 5 -
Pastor Waldemar Martin, da Comunidade Luterana Cristo, transmitindo a mensagem bíblica por ocasião da fundação da Associação de Pioneiros e Desbravadores de Marechal Cândido Rondon - APIDEMAR -, por ocasião da fundação da entidade. Da esquerda à direita: Ester Munaro -coordenadora dos clubes de idosos da Prefeitura Municipal de Marechal Rondon, na gestão Edson Wasem/ Valdir Port (Portinho); Raul Schöne, Ilga Schneider. Imagem: Acervo Apidemar - FOTO 5 -
Lista dos sócios fundadores da APIDEMAR - Folha Um - FOTO 6 -
Lista dos sócios fundadores da APIDEMAR - Folha Um - FOTO 6 -
Folha 2 - Lista dos sócios fundadores da APIDEMAR - FOTO 7 -
Folha 2 - Lista dos sócios fundadores da APIDEMAR - FOTO 7 -
Folha 3 - Lista de sócios fundadores da APIDEMAR - FOTO 8 -
Folha 3 - Lista de sócios fundadores da APIDEMAR - FOTO 8 -
Folha 4 e final - Lista dos sócios fundadores da APIDEMAR - FOTO 89-
Folha 4 e final - Lista dos sócios fundadores da APIDEMAR - FOTO 89-
Advogada Nair Scripchenco Galles eleita presidente para a OAB - Marechal Cândido Rondon para o triênio 2019/2021. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 10 -
Advogada Nair Scripchenco Galles eleita presidente para a OAB - Marechal Cândido Rondon para o triênio 2019/2021. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 10 -
Momento em que o empresário Wilmar Alberto Güttges recebia o título de cidadão honorário. 
Da esquerda à direita: vereador Nilson Hachmann, vereador Vanderlei Sauer, autor da proposição, o homenageado, juíza de Direito, Berenice Ferreira Silveira Nassar e o prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, Marcio Andrei Rauber. 
Imagem: Acervo Imprensa CM-MCR - Crédito: Cristiano Marlon Viteck - FOTO 11 -
Momento em que o empresário Wilmar Alberto Güttges recebia o título de cidadão honorário. Da esquerda à direita: vereador Nilson Hachmann, vereador Vanderlei Sauer, autor da proposição, o homenageado, juíza de Direito, Berenice Ferreira Silveira Nassar e o prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, Marcio Andrei Rauber. Imagem: Acervo Imprensa CM-MCR - Crédito: Cristiano Marlon Viteck - FOTO 11 -
Carlos Eduardo Landins Cremonini que assumiu a gerência executiva do SESC de Marechal Cândido Rondon, em novembro de 2018. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 12 -
Carlos Eduardo Landins Cremonini que assumiu a gerência executiva do SESC de Marechal Cândido Rondon, em novembro de 2018. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 12 -
Premiação de Marechal Cândido Rondon durante  o congresso na cidade de Cascavel.
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 13 -
Premiação de Marechal Cândido Rondon durante o congresso na cidade de Cascavel. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 13 -
Professor doutor Davi Elias Schreiner, eleito para o quarto mandato de diretor do campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, em novembro de 2019.
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 14 -
Professor doutor Davi Elias Schreiner, eleito para o quarto mandato de diretor do campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, em novembro de 2019. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 14 -
Fachada do novo acesso do Colégio Evangélico Martin Luther, inaugurado em novembro de 2019.
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 15 -
Fachada do novo acesso do Colégio Evangélico Martin Luther, inaugurado em novembro de 2019. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 15 -
Apresentador Gugu Liberato falecido em novembro de 2019.
Imagem: Acervo Diarinho - FOTO 16 -
Apresentador Gugu Liberato falecido em novembro de 2019. Imagem: Acervo Diarinho - FOTO 16 -

======================================================================================================

1720 – Por Carta Régia, o rei de Portugal  João V (1869-1750) requisita ao Governador e Capitão-mor General Ricardo Luís Meneses, da então província de  São Paulo (na época o atual Estado do Paraná era parte daquela jurisdição), um caixão contendo congonha ou erva-mate, com as instruções para o seu uso.

Menos de um ano depois, por nova carta régia de 14 de junho, de 1721, foi solicitada nova amostra da erva, porém em folha, visto como a remetida em pó não ter sido bem aceita em Portugal, onde se pretendia introduzi-la para consumo como mate¹, a modo como era costume no Brasil (ZATTI, Carlos. Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGP), via meio eletrônico (e-mail), em 21.11.2020). 
 

¹ Naquela época ainda não se conhecia o chimarrão. O consumo da bebida, sob esta forma, somente se deu depois da metade do século18, protaganizado pelos tropeiros paranaenses. Em suas andanças nas estâncias gaúchas, atrás de muares¹·¹ xucros ou domados e em menor escala gado bovino, para negociá-los na Feira de Sorocaba (SP), eles dispersaram sua consumação naquela porção sul do Brasil e dali ganhou fortes adesões em outras regiões brasileiras (nota do pesquisador).

¹·¹ Os animais, milhares deles, foram o meio de transporte usado para levar o ouro e minerais preciosos de Minas Gerais para os portos, principalmente Paraty, para despacho, para Portugal (id.). 

_______________________________________

1889 - Após 69 dias de marcha pelo caminho aberto na mata fechada desde Guarapuava, chega às margens do Rio Paraná, na região de Foz do Iguaçu, a 2ª expedição estratégica¹, organizada para instalar a Colônia Militar na Tríplice Fronteira.

A comitiva inicia a viagem na monarquia e chega ao destino com o Brasil República (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009,  p. 264). -- FOTO 2 --
 

¹ A comissão era comandada pelo tenente Antonio Batista da Costa e o sargento José Maria de Brito (nota do pesquisador).
 

Ver mais, clique aqui e clique aqui 

__________________________________ 

1913 - São instalados na cidade de Foz do Iguaçu o Serviço Fiscal e a Coletoria Estadual, orgãos do Governo do Paraná (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009,  p.264).

_______________________________________

1949 – Visita pela primeira vez o que seria a futura cidade de  Marechal Cândido Rondon, o senhor Osvaldo Heinrich¹, procedente de Panambi (RS), aos vinte anos de idade. 
 

¹ Osvaldo Heinrich é tido como cidadão que cortou a primeira árvore para a formação da então vila de General Rondon, no terreno que abriga hoje (22.11.2018) a delegacia de polícia (O Presente. Marechal Cândido Rondon - PR, 1960-2010, Edição Especial, p. 06). 
 

¹·² A Revista Região, edição 96, editada em Marechal Cândido Rondon, pela Editora Germânica,  registra que esta foi a data que o pioneiro empreendeu viagem desde Panambi (RS) com destino ao Oeste do Paraná.

______________________________________

1963 - É assassinado John Fitzgeral Kennedy, 35º presidente dos Estados Unidos, na cidade de Dallas, Texas, aos 46 anos. Foi 1º presidente estadunidense católico.

Bem marqueteado no mundo ocidental como personalidade extraordinária e admirável, a sua morte pelo disparo de Lee Oswald, fez de JFK um mártir pop reverenciado, status que décadas depois se desconstruiu um tanto à medida que seus segredos se tornaram conhecidos. 

Admirado em grandes e pequenas cidades¹, seu assassinato provocou grande comoção popular. Em Curitiba, no dia 28,  na Catedral Metropolitana, foi cantada uma missa de réquiem, com a presença de autoridades, do cônsul Arthur Feldman membros da Colônia norte-americana.
* Foi John F. Kennedy o primeiro presidente norte americano em exercício a receber um governador do Paraná (Ney Braga), em audiência especial (ZATTI, Carlos. Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGP), via meio eletrônico (e-mail), em 21.11.2020). -- FOTO 3 --
 

¹ As homenagens ao presidente morto se multiplicaram, com distinção para nominar ruas e avenidas. Em Marechal Cândido Rondon não ganhou nome de via pública mas foi patrono de uma extinta unidade escolar e grêmio estudantil. Muitos rondonenses perfilavam entre os admiradores de Kennedy. Destaca-se aí o pioneiro Guido Alfredo Rockenback, fundador da memorável Quinta das Seleções, que é detentor de um acervo publicações (revistas e livros) sobre o político estaduniense. Em 2020, o pioneiro que chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon em 1956, ainda era vivo (nota do pesquisador).
 

Para saber mais, clique aqui.

______________________________________

1973 - Ocorre a etapa Pato Bragado dos Jogos Infantis 1973 de Marechal Cândido Rondon (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 22.11.1973, p. 225 e ed. 23.11.1973, p. 229).

_______________________________________

1974 - Acontece a primeira apresentação do grupo musical rondonense Os Vikings, na cidade de Toledo (PR), animando baile no antigo clube Toledão. -- FOTO 4 --

Ari Backes (da cidade de Entre Rios do Oeste)  ao comentar o acontecimento faz o seguinte registro:
 

Foi um verdadeiro show, até por que o Walter Basso já era conhecido na cidade, pois foi estudante do Colégio La Salle na década de 60, onde na época o currículo escolar incluía aulas de Educação Artísticas, as quais eram ministradas aos sábados no auditório do Colégio, onde alunos declamavam poesias, apresentavam peças teatrais e o Walter se destacou interpretando canções do Teixerinha.

O Neguinho foi destaque da noite, como novo integrante do grupo, oriundo da banda Toledana Os Invictos, além de ser um excelente guitarrista e vocalista era very good em inglês, pois as canções estrangeiras predominavam na época (in: Bons Tempos de Toledo, página no Facebook, postagem de 16.08.2019). 

____________________________________

1975 – É inaugurada  a então loja de vestuário (filial) Roberto Magazine, na cidade de Marechal Cândido Rondon,  à Avenida Rio Grande do Sul, 655, com a administração de Vitório Marafon (nota do pesquisador).

_________________________________

1989 - A CEAG/PR, agora Sebrae/PR, apresenta o estudo técnico elaborado, por encomendação, para a Cooperativa de Eletrificação Rural de Marechal Cândido Rondon (CERCAR) quanto a viabilidade de instalar uma fábrica de conservas no município de Marechal Cândido Rondon (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 024, ed. 22.11.1989, p. 223 e ed. 24.11.1989, p. 401).

______________________________________

2002 - É fundada a Associação de Pioneiros e Desbravadores de Marechal Cândido Rondon (APIDEMAR), com o objetivo de preservar a identidade, a memória, a cultura e as tradições dos primeiros moradores de Marechal Cândido Rondon, a partir do processo colonizatório implementado pela Maripá (nota do pesquisador). -- FOTOS 5, 6, 7, 8 e 9 --

___________________________________

2018 - Acontece a eleição da diretoria da Sub Seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Marechal Cândido Rondon para o triênio 2019/2021, com a vitória da advogada Nair Scripchenco Galles, como presidente, sobre a candidatura do advogado Antonio Marcos de Aguiar, por 109 votos dos 198 profissionais que compareceram à votação (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 23.11.2018, p. 19). -- FOTO 10 -- 

___________________________________

2018 - Em sessão solene realizada no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), a Câmara Municipal entrega ao rondonense Wilmar Alberto Güttges o título de cidadão honorário de Marechal Cândido Rondon.

A proposição da homenagem foi formulada pelo vereador Vanderlei Sauer (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 30.11.2018, p. 12). -- FOTO 11 --

___________________________________

2018 - Assume a gerência executiva da unidade do Serviço Social do Comércio (SESC), de Marechal Cândido Rondon, Carlos Eduardo Landins Cremonini, em subsituição a Júnior Perez Bifon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 27.11.2018, p. 09). -- FOTO 12 --

____________________________________

2019 - A Administração Pública de Marechal Cândido Rondon é reconhecida com dois prêmios: Prefeito Inovador 2019 e Projeto Inovador 2019, no 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, pelo desenvolvimento de dois projetos na área digital. O congresso foi realizado na cidade de Cascavel (O Presente. Marechal Cândido Rondon> ed. 26.11.2019, p. 17). -- FOTO 13 --

____________________________________

2019 - O professor doutor Davi Félix Schreiner é eleito para o quarto mandato consecutivo como diretor do campus da UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) de Marechal Cândido Rondon. Um fato inédito na história da universidade (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 25.10.2019, p. 16 e 17). -- FOTO 14 --

____________________________________

2019 - O Colégio Evangélico Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, inaugura a ampliação e modernização de suas instalações (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19.11.2019, p. 08). -- FOTO 15 --

____________________________________

2019 - Falece em Miami, Estados Unidos, o comunicador brasileiro Gugu Liberato (Antonio Augusto de Moraes Liberato), aos 60 anos, vítima de acidente doméstico. Filho de imigrantes portugueses, se notabilizou em todo o Brasil como apresentador de programas televisivos de entretenimento no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).  Eventos carregados de sensacionalismo e doses fortes de sensualidade, porém de baixo conteúdo cultural  (nota do pesquisador). -- FOTO 16 --

____________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados