Acontecimentos históricos do dia 26 de Novembro

1986 - Falece o pioneiro rondonense Alberto Pydd, vítima de acidente de trânsito próximo a Vila Curvado (...)

Pioneiro rondonense Alberto Pydd falecido em novembro de 1986.
Imagem: Acervo Carin Pydd - FOTO 1 -
Pioneiro rondonense Alberto Pydd falecido em novembro de 1986. Imagem: Acervo Carin Pydd - FOTO 1 -
Atleta Eduardo Jabá (Eduardo Vieira) contratado pela diretora da Copagril/Sempre Vida/Penalty/Marechal Cândido Rondon para integrar o elenco para a temporada de 2016.
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 2 -
Atleta Eduardo Jabá (Eduardo Vieira) contratado pela diretora da Copagril/Sempre Vida/Penalty/Marechal Cândido Rondon para integrar o elenco para a temporada de 2016. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 2 -
Comitiva do município de Entre Rios do Oeste com o Prêmio Gestor do Paraná 2018. 
Da esquerda à direita: professora Marilei Lerner, secretária municipal de Educação e Cultura;  Josiane Thomas, nutricionista da Secretária Municipal de Educação e Cultura; prefeito municipal Jones Heiden, e Cristianni Cavilhão, técnica da Cooperativa de Trabalho de Assistência Técnica do Paraná (Biolabore). 
Imagem: Acervo O Presente - Crédito: PattY Porto - FOTO 3 -
Comitiva do município de Entre Rios do Oeste com o Prêmio Gestor do Paraná 2018. Da esquerda à direita: professora Marilei Lerner, secretária municipal de Educação e Cultura; Josiane Thomas, nutricionista da Secretária Municipal de Educação e Cultura; prefeito municipal Jones Heiden, e Cristianni Cavilhão, técnica da Cooperativa de Trabalho de Assistência Técnica do Paraná (Biolabore). Imagem: Acervo O Presente - Crédito: PattY Porto - FOTO 3 -

======================================================================================================

1986 - Falece o pioneiro rondonense Alberto Pydd, vítima de acidente de trânsito próximo a Vila Curvado, no município de Marechal Cândido Rondon, aos 82 anos. Seu corpo foi sepultado no cemitério pública da sede municipal local.

Alberto Pydd era casado Wilma Hilda Friedrich¹ e com ela formou família com o nascimento dos filhos Harry (empresário rondonense , ex-presidente da Câmara Municipal e 1º presidente da Acimacar) e Armindo (primeiro rondonense a se formar em medicina).

O pioneiro chegou de mudança na então vila de General Rondon em 1953, na companhia da esposa e filhos, procedente de Ijuí (RS) e montou na uma serraria à Avenida Rio Grande do Sul, em frente ao atual Parque de Lazer Rodolfo Rieger (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 007, cad. nov e dez 1986, fls. 97 e mais colaboração de Carin Pydd - neta). -- FOTO 1 --
 

¹ É filha do casal do Hilda (nascida Wotrich) e Ludwig Friedrich Ludwig

_____________________________________

2015 -  O jornal O Presente noticia que o grêmio estudantil do Colégio de Campo Estadual de Margarida ficou em primeiro lugar no 1º Prêmio Escola Municipal Sustentável, com o tema "Um olhar sobre o uso consciente da Água". Em segundo lugar classificou-se o grêmio estudantil do Colégio de Campo de Porto Mendes, com o tema "Seu lixo é nosso luxo"; e em terceiro lugar ficou o Colégio Cristo-Rei, da sede municipal, com o tema "Projeto socioambiental escola modelo em sustentabilidade".

Participaram do concurso 11 grêmios estudantis dos 16 existentes no município.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal do Meio Ambiente (O Presente, ed. 26.11.2015, p. 17). 

______________________________

2015 - A Cooperativa Agroindustrial Copagril encerra o Programa Cooperjovem 2015 com a premiação dos trabalhos do 9º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem, desenvolvido pelo SESCOOP, com o tema para o ano de 2015: "Cooperação - uma prática de igualdade".Redações premiadas na abrangência da Copagril: 

           1º lugar: "Uma pizza diferente", autora a aluna Bianca Carolina Vargas, da Escola Municipal Tiradentes, da sede municipal de Mercedes, e professor orientador Ederson Jean Mensch.

           2º lugar: "Cooperar para mudar", autora a aluna Jaqueline dos Santos, da Escola Municipal Jean Piaget, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon, e professora orientadora Nilza Buss.

           3º lugar: "A menina das cadeiras de roda", autor o aluno Alessandro Garcia Rodrigues, da Escola Municipal Floriano Peixoto e professora orientadora Fabiana Joana March (O Presente, ed. 27.11.2015, p.26). 

_______________________________

2015 - A diretoria da Copagril/Sempre Vida/Penalty/Marechal Cândido Rondon anuncia a contratação do jogador Eduardo Vieira de Araújo (Eduardo Jabá) para integrar o elenco para a temporada de 2016 (O Presente, ed. 27.11.2015, p.31).  -- FOTO 2 --

_______________________________

2017 - Acontece o Vestibular 2018 da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (O Presente, ed. 24.11.2017, p. 37). 

___________________________________

2018 - Por implementar o programa "Boas práticas na merenda escolar com a agricultura familiar", o município de Entre Rios do Oeste é reconhecido com o Prêmio Gestor do Paraná 2018, em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Com o programa, a merenda escolar do município é suprida com 80% de produtos oriundos da agricultura familiar local (O Presente, ed. 30.11.2018). -- FOTO 3 --

___________________________________

2019 - Foi o dia de maior volume de chuvas na cidade de Marechal Cândido Rondon: 85mm.

____________________________________

2019 - Acontece no Centro Cultural Arte e Encanto, da cidade de Pato Bragado, o 2º Encontro de Músicos, com apresentação de diversos talentos de diferentes estilos de cultura musical (O Presente, ed. 26.11.2019, p. 13).

_____________________________________

 

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados