Acontecimentos históricos do dia 26 de Novembro

1986 - Falece o pioneiro rondonense Alberto Pydd, vítima de acidente de trânsito próximo a Vila Curvado (...)

Pioneiro rondonense Alberto Pydd falecido em novembro de 1986.
Imagem: Acervo Carin Pydd - FOTO 1 -
Pioneiro rondonense Alberto Pydd falecido em novembro de 1986. Imagem: Acervo Carin Pydd - FOTO 1 -
Atleta Eduardo Jabá (Eduardo Vieira) contratado pela diretora da Copagril/Sempre Vida/Penalty/Marechal Cândido Rondon para integrar o elenco para a temporada de 2016.
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 2 -
Atleta Eduardo Jabá (Eduardo Vieira) contratado pela diretora da Copagril/Sempre Vida/Penalty/Marechal Cândido Rondon para integrar o elenco para a temporada de 2016. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 2 -
Comitiva do município de Entre Rios do Oeste com o Prêmio Gestor do Paraná 2018. 
Da esquerda à direita: professora Marilei Lerner, secretária municipal de Educação e Cultura;  Josiane Thomas, nutricionista da Secretária Municipal de Educação e Cultura; prefeito municipal Jones Heiden, e Cristianni Cavilhão, técnica da Cooperativa de Trabalho de Assistência Técnica do Paraná (Biolabore). 
Imagem: Acervo O Presente - Crédito: PattY Porto - FOTO 3 -
Comitiva do município de Entre Rios do Oeste com o Prêmio Gestor do Paraná 2018. Da esquerda à direita: professora Marilei Lerner, secretária municipal de Educação e Cultura; Josiane Thomas, nutricionista da Secretária Municipal de Educação e Cultura; prefeito municipal Jones Heiden, e Cristianni Cavilhão, técnica da Cooperativa de Trabalho de Assistência Técnica do Paraná (Biolabore). Imagem: Acervo O Presente - Crédito: PattY Porto - FOTO 3 -
Prédio da segunda agência da Sicredi Aliança PR/SP, na cidade de Barretos (SP), inaugurada em novembro de 2020.
Imagem: Acervo da cooperativa de credito - FOTO 4 -
Prédio da segunda agência da Sicredi Aliança PR/SP, na cidade de Barretos (SP), inaugurada em novembro de 2020. Imagem: Acervo da cooperativa de credito - FOTO 4 -
Momento do descerramento da placa de inauguração da 2ª agência da Aliança PR/SP, na cidade de Barretos.
Imagem: Acervo do banco de crédito cooperativo - FOTO 5 -
Momento do descerramento da placa de inauguração da 2ª agência da Aliança PR/SP, na cidade de Barretos. Imagem: Acervo do banco de crédito cooperativo - FOTO 5 -
Padre David Henrique Fiametti falecido em novembro de 2021.
Imagem: Acervo Diocese de Toledo - FOTO 6 -
Padre David Henrique Fiametti falecido em novembro de 2021. Imagem: Acervo Diocese de Toledo - FOTO 6 -
Empresário rondonense Cristiano Müller, do ramo de fisicultura, morto em novembro de 2021.
Imagem: Acervo pessoal/Facebook - FOTO 7 -
Empresário rondonense Cristiano Müller, do ramo de fisicultura, morto em novembro de 2021. Imagem: Acervo pessoal/Facebook - FOTO 7 -
Espaço DVD, na cidade de Marechal Cândido Rondon, que fechou as portas em final de novembro de 2021. 
Imagem:Acervo pessoal - FOTO 8 -
Espaço DVD, na cidade de Marechal Cândido Rondon, que fechou as portas em final de novembro de 2021. Imagem:Acervo pessoal - FOTO 8 -
Anúncio de encerramento de atividades da Espaço DVD, em novembro de 2021.  
Imagem: Acervo Portal Rondon - FOTO 9 -
Anúncio de encerramento de atividades da Espaço DVD, em novembro de 2021. Imagem: Acervo Portal Rondon - FOTO 9 -
Empresário Rui Alberto Plochocki, proprietário da Espaço DVD que encerrou atividades em novembro de 2021.
Imagem: Portal Rondon - crédito Mariana Helfenstein Rosa - FOTO 10 --
Empresário Rui Alberto Plochocki, proprietário da Espaço DVD que encerrou atividades em novembro de 2021. Imagem: Portal Rondon - crédito Mariana Helfenstein Rosa - FOTO 10 --

======================================================================================================

1986 - Falece o pioneiro rondonense Alberto Pydd, vítima de acidente de trânsito próximo a Vila Curvado, no município de Marechal Cândido Rondon, aos 82 anos. Seu corpo foi sepultado no cemitério pública da sede municipal local.

Alberto Pydd era casado Wilma Hilda Friedrich¹ e com ela formou família com o nascimento dos filhos Harry (empresário rondonense , ex-presidente da Câmara Municipal e 1º presidente da Acimacar) e Armindo (primeiro rondonense a se formar em medicina).

O pioneiro chegou de mudança na então vila de General Rondon em 1953, na companhia da esposa e filhos, procedente de Ijuí (RS) e montou na uma serraria² à Avenida Rio Grande do Sul, em frente ao atual Parque de Lazer Rodolfo Rieger (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 007, cad. nov e dez 1986, fls. 97 e mais colaboração de Carin Pydd - neta). -- FOTO 1 --
 

¹ É filha do casal do Hilda (nascida Wotrich) e Ludwig Friedrich Ludwig.
 

² Empreendimento em sociedade com o conterrâneo Ewald Henke, este mais tarde deixou a sociedade e se estabeleceu com o extino Moinho Fronteira, na atual cidade de Marechal Cândido Rondon (PR). Esta serraria foi a segunda instalada na então vila de General Rondon. A primeira pertenceu ao pioneiro Rinaldo Ludwig.

_______________________________________

1988 - Acontece na cidade de Ponta Grossa (PR) a ordenação sacerdotal do rondonense Natalino Luiz Zandoná, na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. A administração do Sacramento da Ordem foi oficiada pelo bispo Dom Geraldo Pellanda, da diocese da cidade antes citada (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 019, cad. novembro e dezembro 88, fls. 66).
 

¹ A sua família era moradora no distrito rondonense de Margarida.

________________________________________

1988 - Acontece baile de escola da rainha e princesas  da Associação dos Clubes de Jovens Cooperativas, agora Associação dos Clubes de Jovens Copagril (ACJC), de Marechal Cândido Rondon, no Salão Borgmann, de Quinta das Seleções. Onze candidatas representaram os 11 clubes de jovens (JMGOMES (João Marcos). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 019, cad.novembro e dezembro 88, fls. 74). 

_______________________________________

2009 - A Assembleia Legislativa outorga o título de Cidadão Honorário do Paraná ao empresário Luiz Donaduzzi, do ramo de indústria farmacêutica. A sessão solene de homenagem aconteceu na cidade de Toledo (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo - Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 267).

_______________________________________

2015 -  O jornal O Presente noticia que o grêmio estudantil do Colégio de Campo Estadual de Margarida ficou em primeiro lugar no 1º Prêmio Escola Municipal Sustentável, com o tema "Um olhar sobre o uso consciente da Água". Em segundo lugar classificou-se o grêmio estudantil do Colégio de Campo de Porto Mendes, com o tema "Seu lixo é nosso luxo"; e em terceiro lugar ficou o Colégio Cristo-Rei, da sede municipal, com o tema "Projeto socioambiental escola modelo em sustentabilidade".

Participaram do concurso 11 grêmios estudantis dos 16 existentes no município.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal do Meio Ambiente (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 26.11.2015, p. 17). 

______________________________

2015 - A Cooperativa Agroindustrial Copagril encerra o Programa Cooperjovem 2015 com a premiação dos trabalhos do 9º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem, desenvolvido pelo SESCOOP, com o tema para o ano de 2015: "Cooperação - uma prática de igualdade".Redações premiadas na abrangência da Copagril: 

           1º lugar: "Uma pizza diferente", autora a aluna Bianca Carolina Vargas, da Escola Municipal Tiradentes, da sede municipal de Mercedes, e professor orientador Ederson Jean Mensch.

           2º lugar: "Cooperar para mudar", autora a aluna Jaqueline dos Santos, da Escola Municipal Jean Piaget, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon, e professora orientadora Nilza Buss.

           3º lugar: "A menina das cadeiras de roda", autor o aluno Alessandro Garcia Rodrigues, da Escola Municipal Floriano Peixoto e professora orientadora Fabiana Joana March (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 27.11.2015, p.26). 

_______________________________

2015 - A diretoria da Copagril/Sempre Vida/Penalty/Marechal Cândido Rondon anuncia a contratação do jogador Eduardo Vieira de Araújo (Eduardo Jabá) para integrar o elenco para a temporada de 2016 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 27.11.2015, p.31).  -- FOTO 2 --

_______________________________

2017 - Acontece o Vestibular 2018 da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 24.11.2017, p. 37). 

___________________________________

2018 - Por implementar o programa "Boas práticas na merenda escolar com a agricultura familiar", o município de Entre Rios do Oeste é reconhecido com o Prêmio Gestor do Paraná 2018, em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Com o programa, a merenda escolar do município é suprida com 80% de produtos oriundos da agricultura familiar local (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 30.11.2018). -- FOTO 3 --

_______________________________________

2019 - Foi o dia de maior volume de chuvas na cidade de Marechal Cândido Rondon: 85mm.

____________________________________

2019 - Acontece no Centro Cultural Arte e Encanto, da cidade de Pato Bragado, o 2º Encontro de Músicos, com apresentação de diversos talentos de diferentes estilos de cultura musical (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 26.11.2019, p. 13).

_____________________________________

2020 - A Sicredi Aliança PR/SP, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon, inaugura a sua 2ª agência na cidade de Barretos (SP) e a primeira no padrão fisital¹ da cooperativa de crédito. -- FOTOS 4 e 5 --

Sobre a inauguração, a Aliança PR/SP, por sua sua coordenadoria de comunicação marketing distribuiu a seguinte nota:
 

Barretos recebe a primeira agência fisital do Sistema Sicredi

A Sicredi Aliança PR/SP inaugurou na manhã desta quinta-feira (26) a segunda agência em Barretos-SP e também a primeira agência 100% fisital do Sistema Sicredi. Este novo conceito em atendimento e relacionamento propõe uma experiência digital em um ambiente físico. A breve cerimônia de inauguração respeitou todas as medidas em prevenção ao COVID-19.

Conforme o Diretor Executivo, Fernando Barros Fenner, apresentar uma nova forma experiência quando o assunto é instituição financeira, significa acompanhar as novidades do mercado e se preocupar em melhorar cada vez mais a experiência do usuário. “No nosso caso, chamamos a experiência do usuário de experiência do associado e o nosso quadro social deve ser o centro do nosso negócio. Sabemos que muitos deles preferem o atendimento presencial na agência. Ao mesmo tempo, muitos deles se identificam mais com as vantagens e diferenciais do atendimento digital. O conceito fisital vem para unir dois tipos de experiência. O associado terá ao seu dispor um ambiente físico, moderno, bem preparado e seu atendimento dentro dele será bastante digital, com a mesma segurança das operações tradicionais, mas quase que sem o uso de papel, também pensando na sustentabilidade”, explicou.

O Presidente do Conselho de Administração, Adolfo Rudolfo Freitag, enfatiza que o sistema Sicredi tem crescido muito nos últimos anos como resultado da seriedade e comprometimento com que leva a sua missão e seu modelo colaborativo. “Somos uma instituição com presença nacional e atuação local o que nos permite contribuir diretamente com o desenvolvimento das cidades onde atuamos. Temos crescido muito o que é motivo de felicidade, por saber que estamos no caminho correto. Somente em São Paulo, a presença do Sicredi aumentou 235% nos últimos seis anos. Em Barretos estamos inaugurando nossa segunda agência. Costumamos dizer que o Sicredi será do tamanho que preciso for e assim será, sempre buscando o máximo de qualidade no atendimento que um dos nossos diferenciais”, ressaltou.

“Ampliar a nossa rede física conciliando tudo o que vem por aí em tecnologia e inovação faz com que sejamos ainda mais completos para nossos associados.  Estamos de portas abertas para que venham nos conhecer. Agradeço a confiança dos nossos primeiros associados da agência Avenida 43 e também ao Sicredi por acreditar no potencial de Barretos e por querer amplamente contribuir com o desenvolvimento econômico e social do município”, considerou o gerente da nova agência, Gabriel Moura.

A segunda agência do Sicredi em Barretos fica na Avenida 43, n°385.

________________________________________

2021 - Falece o padre David Henrique Fiametti, aos 39 anos,  39 anos, vítima de infarto fulminante. 

O religioso estava no início do exercício de seu ministério. Em 15 de agosto de 2021, havia chegado ao seu 1º ano de sacerdócio e tinha como lema “Completai em mim a obra começada” (Salmo 137/138,8). Atuava como vigário paroquial na Paróquia São Francisco de Assis, de Assis Chateaubriand e estava como assessor responsável pela Pastoral do Batismo. No dia 18 deste mês de novembro, assumiu as funções de diretor espiritual do Seminário Maria Mãe da Igreja.

Pe. David era filho de Lauro Antônio Fiametti e Nelza Jann Fiametti, e tinha duas irmãs: Ana Carla e Elén Cristina (Revista Cristo-Rei Online). -- FOTO 6 - 

________________________________________

2021 - Falece o empresário rondonense Cristiano Müller, da Start Academia, aos 33 anos, vítima de acidente com a sua motocicleta esportiva BMW, nas primeiras horas da noite, na rodovia BR 163, trecho Marechal Cândido Rondon a Toledo (PR), perto da localidade de Tres Bocas.

O profissional de Educação Física foi surpreendido por uma mulher que atravessava a rodovia. Na colisão, sofreu queda violenta morrendo no local. A pedestre teve a perna esquerda amputada e foi encaminhada a hospital na cidade de Toledo, em estado grave.

O corpo do empresário foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --

_________________________________________

2021 - A sexta-feira foi de tempo estável na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, depois do temporal do dia anterior. Dia de vento forte do quadrante Sul. Amplitude térmica entre 21 e 32 graus (nota do pesquisador). 

_________________________________________

2021 - Após 16 anos de funcionamento, fecha as portas a Espaço DVD, na cidade de Marechal Cândido Rondon, de propriedade do empresário rondonense Rui Alberto Alberto Plochocki. O encerramento das atividades comerciais foi motivado pela supressão da demanda por dvds em virtude do surgimento de novas tecnologias que permite acesso a filmes e documentários sem sair de casa. -- FOTOS 8, 9 e 10 - 

_________________________________________

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados