1953 — Chega a então General Rondon, o casal pioneiro o médico Friedrich Rupprecht Seyboth e sua esposa Ingrun Klagges, na companhia dos filhos Dietrich e Dieter [...],
Imagem: Acervo Família Seyboth - FOTO 1 -
Imagem: Acervo Família Seyboth - FOTO 2 -
Imagem: Acervo Família Seyboth - FOTO 3 -
Imagem: Acervo da Fundação Cultural de Curitiba - FOTO 4 -
Imagem: Acervo de "Curitiba de Outros Tempos" / Facebook - FOTO 5 -
Imagem: Acervo PM - MCR - FOTO 6 -
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 7 -
Ao vender a sua pequena propriedade, o dono se reservava o direito de retirar do local a antiga residência e transferi-la para o terreno que comprou na cidade.
Imagem: Acervo AquiAgora.Net - FOTO 8 -
Imagem: Acervo Revista Mosaicos - Foz do Iguaçu - FOTO 9 -
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 10 -
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 11 -
Imagem: Acervo Marechal OnLine - FOTO 12 -
Imagem: Acervo www.ogol.com.br - FOTO 13 -
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 14 -
Imagem: O Presente - FOTO 15 -
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 16 -
Imagem: O Presente - FOTO 17 -
Imagem: Acervo da entidade classista - FOTO 18 -
Imagem: Acervo e crédito de Ailton Santos / Tarobá Cascavel / Facebook - FOTO 19 -
Imagem: Acervo Rádio Rota do Sol FM - FOTO 20
-
1953 — Chega de mudança à então vila de General Rondon, o casal pioneiro o médico Friedrich Rupprecht Seyboth e sua esposa Ingrun Klagges, na companhia dos filhos Dietrich e Dieter, nascidos na Alemanha, na cidade Bad Harzburg; e Matias e Pedro¹, nascidos no Brasil, em Novo Hamburgo (RS) e Piratuba (SC), respectivamente. Em Marechal Cândido Rondon nasceu a filha Guni (colaborou Dietrich Rupprecht Seyboth). -- FOTOS 1, 2 e 3 --
Como as acomodações do casal e família no sotão do hospital ainda não estava em condições de morar, o médico e esposa Ingrun acabaram se hospedando por mais de duas semanas na residência do casal Edith Anna (nascida Schmitz) e Edvino von Borstel (informação de Edith von Borstel).
Carlos Matias Seyboth, 3º filho do casal de pioneiro, conta sobre o panorama e os tempos de pioneirismo com os quais a família se deparou ao chegar em Marechal Cândido Rondon, onde existia uma ou outra edificação, não havia mais nada:
"Quando chegamos em General Rondon, em 1953, havia poucas construções. Lembro-me que tinha a instalação do Posto Esso, localizado nas esquina das avenidas Rio Grande do Sul com a Maripá, que era da família von Borstel; havia a Nied e Cia., localizada onde hoje é a Rima; o Hotel Avenida já existia também e do outro lado da rua havia o Empório Toledo; e na esquina da Rua Sete de Setembro com a Avenida Rio Grande do Sul tinha um prédio de um polonês, de sobrenome "Fildalski".
As ruas eram abertas por trator. Encontrávamos carreadores no meio da rua, porque naquele tempo tinha muita guaxumba e só havia carroça. Na Rua Dom João VI, por exemplo, andávamos em uma trilha no meio da guaxumba. Só andávamos a pé ou por meio de carroça e cavalo, os únicos transportes que existiam".
Quanto à decisão de Friedrich Rupprecht Seyboth mudar-se para à então vila General Rondon e a construção do Hospital e Maternidade Filadélfia, a matéria informa que o médico veio para a região, inicialmente para conhecê-la, no início de 1950, e retornou entusiasmado com o que viu. General Rondon era uma colônia essencialmente alemã, já que havia muitas famílias trazidas por Willy Barth.
Como profissional da medicina, Friedrich Rupprecht Seyboth atuava em Ipira (SC). Nos contatos que manteve com os dirigentes da Maripá, durante a sua visita ao Oeste do Paraná, como relata o informativo, teria ocorrido um acordo entre ele e a Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S/A (Maripá). Pelo ajustado a colonizadora forneceria a madeira necessária para a construção do Hospital Filadélfia e, em contrapartida, Seyboth atenderia por um certo período os funcionários da Maripá sem cobrar pelo atendimento (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19 de janeiro de2009, p. 10 e 11)
Informa ainda a reportagem, com o título de "Colonização foi essencialmente formada por alemães", que a construção do hospital começou pela parte central, feita em quatro etapas. Como não havia local para morar, consoante a publicação, a família Seyboth instalou moradia em uma caixa d'água² localizada nos fundos da unidade hospitalar. Somente depois de concluída a obra do hospital a família se acomodou no sótão, onde foram instalados quartos.
Sobre o apoio que o pai teria recebido da Maripá, Carlos Matias dá a seguinte explicação:
"Houve um subvenção inicial da Maripá para que fosse construído o primeiro hospital em General Rondon. Então o meu pai deixou os trabalhadores construindo o hospital, com um projeto de como deveria ser edificada a obra, e retornou para Ipira. Quando a família veio em definitivo, em 1953, o hospital já estava quase pronto. A mudança foi transportada em um caminhão do Edvino von Borstel, e a família veio em um ônibus, em uma viagem que levou cerca de três dias, com chuva e barro".
¹ Antes do nascimento do Pedro minha mãe perdeu uma gestação de gêmeos, que nasceram prematuros, Estevão e Miguel. Estevão morreu em Piratuba e Miguel meses depois em Porto Alegre (idem).
² Essa versão contrapõe ao testemunho da pioneira Edith Anna Schmitz von Borstel.
____________________________________
1971 — É dado início de revitalização do antigo Paiol da Pólvora, na Capital Paranaense, para transformálo no 1º teatro de arena do Paraná, com o nome de Teatro do Paiol. O evento é assinaldado com show de Vinicius de Moraes, Toquinho, Maria Medalha e Trio Mocotó (Diário do Paraná. Curitiba: ano XVII, nº 4.941,ed. 28 dez. 1971, p. 1 — Biblioteca Nacional Digital; Diário do Paraná. Vinícius vai dar autógrafos. Curitiba: ano XVII, nº 4.941, ed. 28 dez. 1971, p. 7 — Biblioteca Nacional Digital; e Diário do Paraná. Este Paiol será sempre um paiol. Curitiba: ano XVII, nº 4.941, ed. 28 dez. 1971, p. 8 — Biblioteca Nacional Digital).
A inauguração oficial do novo espaço de teatro é inaugurado em 29 de março de 1972 (fundaçãoculturaldecuritiba). -- FOTOS 4 e 5 --
________________________________________
1973 — O empresário rondonense Hildo Meurer¹ adquire um avião Cessna para operar no aeroporto Rubem Berta, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21 set. 73 a 04 mar. 74, ed. 27 dez.1973, p. 335. Programa de Rádio).
¹ É falecido em 1º de agosto de 2023 na cidade de Pimenta Bueno, Rondônia. Seu corpo foi sepultado no cemitério local (nota do pesqusiador).
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
1973 — O prefeito municipal Almiro Bauermann, em solenidade às 17 horas, dá posse a Comissão da História de Marechal Cândido Rondon (PR) constituída pelo decreto municipal nº 110/73, de 03 de setembro de 1973 (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 27.12.1973, p. 337. Programa de Rádio). -- FOTO 6 --
___________________________________
1973 — Com a manchete "Cinquenta caminhões à mais" (sic), a Rádio Difusora Rondon AM noticia que a Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda. (COPAGRIL), agora Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), acabara de fechar contrato via Banco do Brasil para a comprar mais 50 caminhões¹:
"Através de convênio com o Banco do Brasil, a Copagril acaba de realizar mais um contrato, para a aquisição de mais cinquenta caminhões em operação identica (sic) à que foi executada anteriormente. Serão mais sinquenta (sic) veículos para uso no transporte da carga maciça de nossa produção que é estocada e passa pelos aramazens (sic) da cooperativa local, dentro dêsse (sic) fluxo de progresso que vem se verificando. Êsses cinquenta veículos darão condições ampliadas ao transporte dos cereais aqui produzidos, somando-se ao número já existe" (in: VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 27.121973, p. 337. Programa de Rádio). -- FOTO 7 --
¹ A compra desses caminhões e outros mais tarde implicaria em muitos problemas para a cooperativa, principalmente na administração financeira (nota do pesquisador).
___________________________________
1973 — Em outra notícia veiculada pela Rádio Difusora Rondon AM, com a manchete "Armazem para acomodar sementes", é informado que a Cooperativa Agrícola Rondon Ltda. (COPAGRIL), ora Cooperativa Agroindustrial Copagril, acabara de assinar contrato com o Banco Regional do Extremo-Sul (BRDE):
" A Copagril (sic) assinou mais um contrato com o BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-SUL, para a construção de mais um armazem (sic) para servir de sementeiro. A operaçãoo dêsse (sic) financiamento tem já liberada à (sic) favor da Cooperativa, a soma de hum (sic) milhão e quinhentos mil cruzeiros. As obras de construção dentro do próprio da Copagril seguem em ritmo acelerado, especialmente o terceiro graneleiro que deverá entrar em funcionamento na próxima safra. Casa de máquinas e mais dois secadores ampliarão o atendimento e, comportará (sic) mais 450 mil sacas. 16 caminhóes poderão fazer a descarga ao mesmo tempo dentro do prazo de uma hora, sendo a carga a (sic) granel. A capacidade de descarga diária será de 400 caminhóes. Contou-nos o gerente Willy Ludeke¹ que também o entre pôsto (sic) da Copagril em Entre Rios fará com que o armazem (sic) daquela localidade dê atendimento e abrigue 200 mil sacas de cereais, cujas obras prosseguem aceleradamente (in: VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 17.11.1973, p. 203 e ed. 28.12.1973, p. 339. Programa de Rádio).
___________________________________
1977 — A Rádio Difusora Rondon AM noticia que com a chegada da agricultura de produção binômia trigo/soja, muitas famílias donas de minifúndios, estão deixando o interior de Marechal Cândido Rondon (PR), vendendo suas propriedades e vindo morar na cidade ou se mudando para outros estados ou cidades, indo em busca de uma vida melhor.
A mesma notícia cita que o fenômeno está diminuindo fortemente o número de alunos nas escolas¹ do interior do município (in: Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978). -- FOTO 8 --
¹ Na década 1970, o município de Marechal Cândido Rondon chegou a ter 73 escolas municipais de ensino primário, incluindo os distritos ulteriormente emancipados de Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Mercedes e Quatro Pontes. Em final de 2021, apenas 7 escolas atendia a demanda escolar do ensino público do município (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — A atleta rondonense Eraci Drehmer, filha de Sildo e Erci Drehmer, estudante na cidade de São Leopoldo (RS), é convocada pelo técnico da seleção gaúcha de Atletismo, Carlos Pinheiro, para integrar a equipe do Rio Grande do Sul que irá disputar os Jogos Sulbrasileiros, na cidade de Florianópolis, de 26 a 29 de janeiro de 1978 (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978. Programa de Rádi).
___________________________________
1979 — A Cooperativa Centra Agropecuária Sudoeste (SUDCOOP), agora Frimesa Cooperativa Central, recebe a escritura pública da massa falida do Frigorifíco Medianeira S.A.¹- FRIMESA.
A compra da unidade de abate de suínos é feita pela união das cooperativas²: Copagril (de Marechal Cândido Rondon), Lar (de Medianeira), Copacol (de Cafelândia) e C-Vale (de Palotina) (Revista Mosaicos). -- FOTO 9 --
¹ Foi constituído em 1959, final da década do início da colonização da cidade de Medianeira. Sua inauguração se deu em 1964 e 13 anos depois a unidade sucumbuiu à falência, por má gestão. O grupo empresarial Alfredo Ruaro também foi proprietário do Frigorífico Rondon, na cidade de Marechal Cândido Rondon, planta industrial de abate de suínos falida junto com o Frigorífico Medianeira (nota do pesquisador).
² Mais recente a cooperativa Primato, da cidade de Toledo se tornou a mais nova associada da Frimesa. Atualmente (23.10.2020), a cooperativa central figura entre as 10 melhores e maiores empresas da Região Sul (id.).
___________________________________
1995 — O Vaticano nomeia D. Lúcio Ignácio Baumgartner, bispo da diocese de Toledo (PR), como arcebispo da província eclesiástica de Cascavel, PR (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 300). -- FOTO 10 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2015 — Falecem, vítimas de acidente de trânsito na rodovia PR 364, nas proximidades da Vila Rural São José, no município de Terra Roxa (PR), os rondonenses Solange Schlindwein Cipriano (44 anos) e João Cândido de Oliveira (66 anos) (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 29 de dezembro de 2015, p. 26). -- FOTOS 11 e 12 --
___________________________________
2016 — O jornal rondonense O Presente noticia que devido a saída dos atletas Deivid, Dalton, Djaleson, Barbosinha, Kauê e Cris Negrão, a Copagril Futsal contratou para a temporada 2017, os jogadores: goleiro Baranha (foto),vindo do Atlântico Erechim (RS); o goleiro Ale Falcone, procedente do Carlos Barbosa (RS); fixo Vitor, do Intelli/Orlândia (SP); ala direito Ian, do Keima Futsal/Ponta Grossa; o fixo Gustavo, ala Pedala e o pivô Xuxa, três vindos do Sananduvense/Sananduva (RS) (in: Marechal Cândido Rondon: ed. 27 de dezembro de 2016, p. 21). -- FOTO 13 --
___________________________________
2017 — Falece a pioneira rondonense e também do município de Mercedes (PR), Reni Araci Schreiber. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon. É natural de Três Passos (RS).
A família Schreiber juntamente com a família de Arthur Finkler são as primeiras que se instalaram no atual município de Mercedes.
Apaixonada pelas tradições gaúchas, Reni foi uma das primeiras integrantes do então CTG Relembrando os Pagos¹, de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 14 --
¹ Este centro de tradições gaúchas deixou de existir anos mais tarde. Em seu lugar surgiu o Centro de Tradições Gaúchas Tertúlia do Paraná.
___________________________________
2017 — O jornal rondonense O Presente noticia que o ala esquerda rondonense Gabriel Silva, que atuou em 2017 pela equipe da Jaclani Futuro, no Campeonato Paranaense de Futsal série Bronze, atuará em 2018 pelo time do Chopinzinho, da cidade do mesmo nome, no Sudoeste do Paraná (in: Marechal Cândido Rondon: ed. 27 de dezembro de 2017, p. 28). -- FOTO 15 --
____________________________________
2017 — Em informação publicada pelo jornal rondonense O Presente aponta que o vestibulando rondonense Cristian Comin, de 17 anos, ficou em 1º lugar, no vestibular¹ para o curso de Engenharia Civil, no campus da Unioeste-Cascavel e 30º lugar em todos os cursos ofertados pela Universidade.
Enquanto a vestibulanda rondonense Bianca Marina Lamb obteve o primeiro lugar no vestibular para Ciências Contábeis, no campus Unioeste - Marechal Cândido Rondon, e a melhor colocação entre os cursos oferecidos pelo campus (Marechal Cândido Rondon: ed. 27 de dezembro de 2017, p. 30). -- FOTOS 16 e 17 --
¹ O vestibular 2018 da Unioeste se deu em 26 de novembro de 2017.
___________________________________
2018 — Depois de mais de 30 dias sem chuvas, a cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) tem uma precipitação pluviométrica de 47 mm¹, em pouco mais de meia hora. A aferição do volume caído de chuva foi apontado pelo informativo da Cooperativa Agroindustrial Copagril (nota do pesquisador).
¹ A baixa precipitação de chuvas durante o mes de novembro e todo os mês de dezembro, provoca até 80% de queda nas lavouras de soja de alguns agricultores regionais (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de dezembro de 2018, p. 24 e 25).
___________________________________
2018 — Em virtude dos prejuízos causados pela estiagem, com perdas de safras agrícolas, principalmente nas lavouras de soja, a administração pública de Quatro Pontes (PR) decreta estado de emergência no município (O Presente. Marechal Cândido Rondon:ed. 31 de dezembro de 2018, p. 11).
___________________________________
2021 — A segunda-feira tem persistência do tempo seco (umidade abaixo de 20%) e temperaturas elevadas, entre 26 e 40 graus, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR). Sem nebulosidade. Ventos do quadrante Noroeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Completam-se 65 dias sem uma chuva copiosa na região. Continua na cidade o racionamento de água.
Por causa da estigaem, agricultores perdem as safras de soja e milho. O que resta da cultura de milho é aproveitado para a formação de silagem para alimentação do gado bovino, especialmente de leite (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é certificada como “Great Place to Work” (Melhores Empresas para Trabalhar).
A certificação é de uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação (nota do pesquisador). -- FOTO 18 --
___________________________________
2022 — Terça-feira de céu parcialmente nublado na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), com nebulosidade tipo cirrostratus. À tarde, ocorre a formação de nuvens tipo cumulonimbus, as quais provocam chuvas localizadas, irregulares em volume e intermitentes, por volta, das 20h30m. Na cidade, o volume de precipitação fica entre 3 e 10 mm.
A chuva de maior volume no mês ocorre no dia 09 de dezembro, um total de 26 mm. A estiagem durante o mês, prejudicaas lavouras de milho e soja. Temperaturas entre 25 e 35 graus em Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
____________________________________
2023 — É quarta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) com temperatura de 22 graus. Céu sem nebulosidade. Ventos do quadrante Nordeste, brisa, persistentes até o início do final da tarde.
A temperatura máxima do dia na cidade alcança 34 centígrados com sensação térmica de 37 graus (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador).
__________________________________________
2023 — Pelo Decreto nº 11.864, assinado pelo Presidente Luiz Inacio Lula da Silva, o Governo Federal fixa em R$ 1.412 o salário-mínimo no Pais a vigir a partir de 1º de janeiro de 2024.
____________________________________
2024 — É sexta-feira. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) tem temperatura de 15 graus. Céu sem nebulosidade. Ventos do quadrante Nordeste, brisa, persistentes até o começo do final da tarde.
Nas regiões de altas serranias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as temperaturas chegam aos 3° Celsius. Ocorrem geadas.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota infromativa em sua página na internet:
"Nesta sexta-feira a instabilidade diminui na maior parte do Paraná. Ainda fica com muitas nuvens entre o norte, Campos Gerais e o leste do estado, setores onde não se descarta ocorrência de chuvas ocasionais. No noroeste, oeste, sudoeste e no centro-sul o tempo fica estável, com temperaturas elevadas à tarde. Segue chovendo bastante na altura do Sudeste do Brasil".
A temperatura máxima do dia na cidade de Marechal Cândido Rondon atinge 29 centígrados (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather ) (nota do pesquisador).
____________________________________
2025 — É sábado. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) tem temperatura de 25 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Céu com presença diminuta de nebulosidade tipificada como cirrus. Mais tarde, presença de formações de nuvens tipo cumulus.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Neste sábado, o padrão atmosférico segue muito parecido com os últimos dias. Temperaturas superando os 30 ºC nas diversas regiões do estado, sendo na região noroeste, os termômetros chegam aos 36 ºC. A partir da tarde, pancadas de chuvas isoladas em alguns momentos acompanhadas de trovoadas deverão ocorrer nas diversas regiões. No leste, entre o final da tarde e à noite, as condições são favoráveis para registros de temporais isolados, com acumulados de chuva podendo chegar aos 25 mm entre a Serra do Mar e as praias."
A temperatura máxima do dia na cidade chega a 36°Celsius (C) com sensação térmica de de 42 (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccU Weather (nota do pesquisador). -- FOTO 19 --
____________________________________
2025 — Falece nas marinas de Boa Vista da Aparecida (PR), o médico cascavelense Lucas Sarolli Mion, aos 37 anos, vítima de mal subito. Seu corpo é sepultado no Cemitério Jardins, na cidade de Cascavel (PR).
Ele atuava como médico de Saúde da Família na Prefeitura de Cachoeirinha (RS).
Lucas é filho do empresário cascavelense Ricardo Mion (catve). -- FOTO 20 --
___________________________________







COMENTÁRIOS