Acontecimentos históricos do dia 1 de Agosto

1291 - Acontece a fundação da Confederação Suiça ou simplesmente Suiça (...)

A Carta Federal de 1291, um pergamento de 32 x 20 centímetros considerado oficialmente como ato fundador da Confederação Helvética.
(RDB).
Imagem: Acervo Museu da Carta Federal na Suiça. - FOTO 1 -
A Carta Federal de 1291, um pergamento de 32 x 20 centímetros considerado oficialmente como ato fundador da Confederação Helvética. (RDB). Imagem: Acervo Museu da Carta Federal na Suiça. - FOTO 1 -
Radialista Paulo Nogueira que começou suas atividades profissionais na Rádio Educadora Marechal, em começo de agosto de 1986. 
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 2 -
Radialista Paulo Nogueira que começou suas atividades profissionais na Rádio Educadora Marechal, em começo de agosto de 1986. Imagem: Acervo pessoal - FOTO 2 -
Ala esquerda Thiago Bissoni, anunciado como novo contratado da Copagril Futsal, em 1º de agosto de 2016. 
Imagem: Acervo Imprensa Copagril - FOTO 3 -
Ala esquerda Thiago Bissoni, anunciado como novo contratado da Copagril Futsal, em 1º de agosto de 2016. Imagem: Acervo Imprensa Copagril - FOTO 3 -
Ari Pfluck com a esposa com o título de Pastor Emérito da Igreja Evangélica Luterana do Brasil - IELB. 
Imagem: Acervo A Semana - FOTO 4 -
Ari Pfluck com a esposa com o título de Pastor Emérito da Igreja Evangélica Luterana do Brasil - IELB. Imagem: Acervo A Semana - FOTO 4 -
Judoca Gabriel Bombardelli vice campeão do Paraná na categoria até 66 quilos, nos Jogos Escolares do Paraná. 
Imagem: Acervo Olho na Bola - FOTO 5 -
Judoca Gabriel Bombardelli vice campeão do Paraná na categoria até 66 quilos, nos Jogos Escolares do Paraná. Imagem: Acervo Olho na Bola - FOTO 5 -
A rondonense Karin Walter campeão geral da ginástica rítmica nos Jogos Escolares do Paraná 2017. 
- Acervo JEPS - FOTO 6 -
A rondonense Karin Walter campeão geral da ginástica rítmica nos Jogos Escolares do Paraná 2017. - Acervo JEPS - FOTO 6 -
Vice-prefeito Ari Maldaner assinando o termo de assunção do cargo de prefeito em exercício de Entre Rios do Oeste. 
Imagem: Acervo PM- Entre Rios do Oeste - Crédito: Tatty Porto - FOTO 7 -
Vice-prefeito Ari Maldaner assinando o termo de assunção do cargo de prefeito em exercício de Entre Rios do Oeste. Imagem: Acervo PM- Entre Rios do Oeste - Crédito: Tatty Porto - FOTO 7 -
Entrega ao prefeito municipal Leomar Rohden e vice-prefeito Dirceu Anderle, de Pato Bragado, do diagnóstico quanto aos principais anseios e desafios das principais atividades econômicas do município para os próximos 20 anos. 
Da esquerda à direita: 
  1 - Bruna L. Gasparin,  2- Isair Gasparin, 3- Marcio Schons, 4- Dirceu Anderle (vice-prefeito), 5- Christiano Antonio Ceconello; 6- Ercio José Theobald (Presidente do Codebra),  7- Leomar Rhoden (prefeito municipal), 8- Jeferson Leandro Machado ; 9- Jhonny Wutzke, 10- Andressa J. Bonhart, 11- Nelci S. Katchor, 12- Ageu Juarez Fidler (secretário municipal de Indústria e Comércio),  e 13- Reinaldo Jorge Scherer. 
Imagem: Acervo Imprensa PM- Pato Bragado - Crédito: Marili Besso - FOTO 8 -
Entrega ao prefeito municipal Leomar Rohden e vice-prefeito Dirceu Anderle, de Pato Bragado, do diagnóstico quanto aos principais anseios e desafios das principais atividades econômicas do município para os próximos 20 anos. Da esquerda à direita: 1 - Bruna L. Gasparin, 2- Isair Gasparin, 3- Marcio Schons, 4- Dirceu Anderle (vice-prefeito), 5- Christiano Antonio Ceconello; 6- Ercio José Theobald (Presidente do Codebra), 7- Leomar Rhoden (prefeito municipal), 8- Jeferson Leandro Machado ; 9- Jhonny Wutzke, 10- Andressa J. Bonhart, 11- Nelci S. Katchor, 12- Ageu Juarez Fidler (secretário municipal de Indústria e Comércio), e 13- Reinaldo Jorge Scherer. Imagem: Acervo Imprensa PM- Pato Bragado - Crédito: Marili Besso - FOTO 8 -

======================================================================================================

1291 - Acontece a fundação da Confederação Suiça ou simplesmente Suiça¹.
 

¹ No processo de imigração européia ao Brasil, em especial no século 19, muitos imigrantes suíços chegaram ao território brasileiro e vários deles se estabeleceram no Rio Grande do Sul, dando origem a significativa descendência. Muitos desses descendentes vieram se estabelecer no Oeste do Paraná durante o processo colonizatório.

Em Marechal Cândido Rondon e municípios vizinhos encontram-se muitos moradores com ascendência genealógica dos suiços imigrantes de língua francesa que se fixaram em terras gaúchas: Bays, Dupont, Michaud, Joris,Thomas e Sauthier (FAUTH, Adonis Valdir. A Imigração Suiço-Valesana no Rio Grande do Sul. Carlos Barbosa: Associação Valesana do Brasil, 2007, p. 101 a 107).

________________________________

1914 – Começa a Primeira Guerra Mundial. Com os desdobramentos desse conflito, centenas de famílias européias, principalmente alemães e ascendência alemã imigraram para o Brasil, principalmente para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Muitos descendentes desses imigrantes residem no Oeste do Paraná, nos municípios de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa e Maripá (nota do pesquisador).

________________________________

1959 - Chega em Nova Santa Rosa o pastor Gottfried Rode, da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, procedente da Maurício Cardoso, Rio Grande do Sul, para dar início a assistência espiritual a comunidade evangélica congregacional que vinha se formando com as famílias pertencentes a Igreja, oriundas do Rio Grande do Sul, e que se fixaram em diversas localidades do Oeste do Paraná (GREGORY, Valdir et allii. IECB 50 ANOS - 1959 A 2009. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2008, p. 026 e 027).

________________________________

1963 – É registrado o estatuto da entidade mantenedora da Escola Cristo-Rei,de Marechal Cândido Rondon, pertencente à Comunidade Católica (Fonte: Livro Tombo da Paróquia Sagrado Coração de Jesus).

_______________________________

1969 – Assume a direção do então Internato Martin Luther, da cidade de Marechal Cândido Rondon,  o senhor Gerhard Kleine e esposa Ruth.

Ver mais, clique aqui. 

_______________________________

1969 – A Campanha Nacional de Educandários Gratuitos – CNEG passa a se denominar Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), por decisão do 17º Congresso Ordinário da entidade, realizado nos dias 25, 26 e 27 de julho de 1969.

_______________________________

1977 – Inicia em Marechal Rondon e vai até o dia 05, o primeiro programa de prevenção do câncer ginecológico, com exames feitos por equipe de especialistas da Secretaria de Estado da Saúde ((VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol.nº 37, cad. 28.07.1977 a 10.09.1977, ed. 30.07.1977, p. 51).

_______________________________

1981 – A família Seyboth, proprietária do Hospital e Maternidade Filadélfia, adquire o Hospital Marechal Rondon, do médico pioneiro Aylson Confúcio de Lima e este transfere residência para Curitiba  e 1997 para a cidade de Florianópolis  junto com a esposa Luci Moraes Lima (O Presente, edição especial Marechal Cândido Rondon, 2015, p. 66 e 67). 

Na referida edição, na matéria "Confúcio: o vereador que não tomou posse e perdeu o mandato" (p. 30 e 31), o jornal destaca no subtítulo "Proprietário do primeiro hospital",  o seguinte texto subvencionado com o testemunho de Aylson Confúcio de Lima: 

Além de se envolver na política, Aylson Confúcio de Lima foi o dono do primeiro hospital em funcionamento em Marechal Cândido Rondon para atender, inclusive, a um pedido da Colonizadora Maripá. "Ainda na década de 1950, época em que Moysés Lupion governava o Estado, fechei com a Colonizadora Maripá e consegui comprar um terreno bom, pagando o lote à medida que fosse possível, pois os responsáveis pela Maripá viam a necessidade de a vila ter um hospital. Os pioneiros sofreram muito no início. Nós cansamos de fazer cirurgia em mesa de cozinha e com lampião, fizemos parto em carroca, o que era muito comum na época. O povo sofreu muito e a gente sofria também", lembra. 

"O primeiro hospital foi uma casinha com seis leitos, onde fiz a primeira cirurgia de apendicite em um boiadeiro de Iguatemi (MS). Mais tarde eu construí sozinho o hospital onde hoje está situado o Hospital Marechal Rondon, com 110 leitos, e quando o meu sócio vendeu sua parte eu procurei um comprador, até vender à família Seyboth, em 1981", comenta. Foi neste ano que o Dr. Confúcio saiu de Marechal Rondon e passou a residir em Curitiba.

Posteriormente, em 1997, ele e sua esposa Luci Moraes Lima se mudaram para Florianópolis (SC), onde moram ainda hoje. 

 

No subtítulo Influência, na mesma matéria, o periódico destaca a inferência do médico Aylson Confúcio de Lima na valorização e na sua ação de apoio em favor do bem estar social: 

Embora não tenha assumido como vereador em Marechal Rondon, Dr. Confúcio exerceu influência no município, onde residiu por mais de 20 anos. Ele foi um dos fundadores da extinta Casa da Sopa e do Lions Clube, pelo qual chegou a exercer a função de vice-governador distrital. O médico também costumava ajudar a Igreja Católica e o colégio das irmãs em diversas atividades.

Quem sabe a Associação Atlética Amigos do Confúcio (3AC) tenha sido criada porque o doutor estimulava a prática esportiva e presenteava as crianças com medalhas nos torneiros. "Eu fazia esta ação no Dia das Crianças, mas não tinha menor ideia que havia criado um clube chamado 3AC. Esse posvo faz muita coisa e não avisa a gente. Fico feliz com isso", comenta. 

_______________________________

1986 - Inicia atividades profissionais na Rádio Educadora Marechal, da cidade de Marechal Cândido Rondon como produtor-executivo, o radialista Paulo Nogueira, procedente da rádio de Itapiranga (SC).

Pouco tempo depois, assume a direção-administrativa da mesma emissora, além das funções de locutor. Nos últimos anos, também a direção-administrativa da Rádio Atlântida FM. Ambas emissoras tem sedes na cidade de Marechal Cândido Rondon.

É natural da cidade de Laranjeiras do Sul, PR, onde atuou como funcionário público (Recursos Humanos) na prefeitura local e depois radialista na Rádio Educadora local, antes de mudar-se para Santa Catarina. -- FOTO 2 --

____________________________________

1988 - Por noticiar que o contrabando de lenha da República do Paraguai, na região fronteiriça com Marechal Cândido Rondon e municípios adjacentes encobria outros crimes, o radialista Lincoln Leduc, da Rádio Difusora do Paraná - AM, é ameaçado de morte, por telefonemas.

Para continuar trabalhando, recebe proteção policial determinada pelo juiz de direito local, José Joaquim Guimarães (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009. p.169).

_____________________________________

2016 - A Copagril/Sempre Vida/Sicredi/Marechal Cândido Rondon anuncia a contratação do ala esquerdo Thiago Bissoni, paranaense de Diamante do Norte, procedente da equipe Luparense, Itália. -- FOTO 3 --

_______________________________

2017 - Falece o pastor e professor Ari Pfluck¹, ex-diretor do Colégio Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon. Assumiu a direção do educandário em 23 de fevereiro de 1978 e permaneceu na função até o final da década de 1980. -- FOTO 4 --
 

¹ O pastor que também atuou junto a Comunidade Luterana Cristo, foi sepultado no cemitério São Jerônimo, da cidade de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre (postagem de Werner Pfluck, em sua página no Facebook, em 02 de agosto de 2017).

Ver mais, clique aqui.

_______________________________

2017 - O jornal O Presente noticia que o atleta rondonense Gabriel Bombardelli, da equipe de judô do Colégio Luterano Rui Barbosa, sagrou-se vice-campeão da fase final dos Jogos Escolares do Paraná, na classe A, categoria até 66 quilos, envolvendo atletas de 15 a 17 anos. As finais da competição aconteceram na cidade de Apucarana, no norte do Paraná (O Presente, ed. 01.08.2017, p. 28). -- FOTO 5 --

_______________________________

2017 - O jornal O Presente publica que o atleta rondonense Darlan de Mellos, da Escola Red Lions, tornou-se vice-campeão do 2º Open Pato Branco de Jiu-Jitsu, na categoria meio-pesado faixa marrom (O Presente, ed. 01.08.2017, p. 29).

_______________________________

2017 - O jornal O Presente informa que a ginasta rondonense Karin Walter, do Colégio SESI, de Toledo, sagrou-se campeão geral da ginástica rítimica, na fase final dos Jogos Escolares do Paraná, na cidade de Apucarana, no norte do Paraná (O Presente, ed. 01.08.2017, p.29). -- FOTO 6 --

_______________________________

2018 - Acontece a transmissão do cargo de prefeito municipal de Entre Rios do Oeste, de Jones Neuri Heiden, para o vice-prefeito Ari Maldaner, em virtude do começo do período de férias do titular. -- FOTO 7 --

_____________________________________

2018 - Em solenidade na Prefeitura Municipal de Pato Bragado, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CODEBRA) local e a Secretária Municipal de Inústria e Comércio entregam ao prefeito municipal Leomar Rohden e vice-prefeito Dirceu Anderle um exemplar do diagnóstico quanto aos principais anseios e desafios das principais atividades econômicas do município. Ao tempo em que aponta direcionamentos para a criação de projetos de expansão futura para crescimento e fomento à industrialização local de produtos primários para os próximos 20 anos. -- FOTO 8 --

_____________________________________


 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados