1291 — Acontece a fundação da Confederação Suiça ou simplesmente Suiça (...)
1291 — Acontece a fundação da Confederação Suiça ou simplesmente Suiça¹. -- FOTO 1 --
¹ No processo de imigração européia ao Brasil, em especial no século 19, muitos imigrantes suíços chegaram ao território brasileiro e vários deles se estabeleceram no Rio Grande do Sul, dando origem a significativa descendência. Muitos desses descendentes vieram se estabelecer no Oeste do Paraná durante o processo colonizatório.
Em Marechal Cândido Rondon e municípios vizinhos encontram-se muitos moradores com ascendência genealógica dos suiços imigrantes de língua francesa que se fixaram em terras gaúchas: Bays, Dupont, Michaud, Joris, Thomas e Sauthier (FAUTH, Adonis Valdir. A Imigração Suiço-Valesana no Rio Grande do Sul. Carlos Barbosa: Associação Valesana do Brasil, 2007, p. 101 a 107).
____________________________________
1914 — Começa a Primeira Guerra Mundial. Com os desdobramentos do conflito, centenas de famílias européias, principalmente alemães e ascendência alemã, imigraram para o Brasil, principalmente para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Muitos descendentes desses imigrantes residem HOJE no Oeste do Paraná, nos municípios de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa e Maripá (nota do pesquisador).
___________________________________
1930 — Pelo Decreto Federal nº 5.765, é criada a Agência da Capitania dos Portos do Paraná, na cidade de Guaíra. Atualmente (2023), a unidade militar, com status de Delegacia, está subordinada à Capitania Fluvial do Rio Paraná e ao Comando do 8º Distrito Nacional (Delegacia Fluvial de Guaíra comemora aniversário de 93 anos. Guaíra: Ilha Grande, ed. 04 de agosto de 2023, p. 3).
____________________________________
1951 — Procedentes do Rio Grande do Sul, do município de Sobradinho, chegam, após 7 dias de viagem, o casal fundador da localidade de Novo Sobranho, no município de Toledo (PR), Hilda e Alvino Grabner na companhia de 3 filhos (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 169).
____________________________________
1959 — Chega em Nova Santa Rosa o pastor Gottfried Rode, da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, procedente da Maurício Cardoso (RS), para dar início a assistência espiritual à comunidade evangélica congregacional que vinha se formando com as famílias pertencentes a Igreja, oriundas do Rio Grande do Sul e que se fixaram em diversas localidades do Oeste do Paraná (GREGORY, Valdir et allii. IECB 50 ANOS - 1959 A 2009. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2008, p. 026 e 027).
___________________________________
1963 — É registrado o estatuto da entidade mantenedora da Escola Cristo-Rei,de Marechal Cândido Rondon, pertencente à Comunidade Católica Matriz Sagrado Coração de Jesus (Fonte: Livro Tombo da Paróquia Sagrado Coração de Jesus).
___________________________________
1969 — Assume a direção do então Internato Martin Luther, da cidade de Marechal Cândido Rondon, o senhor Gerhard Kleine e esposa Ruth (PAWELKE, Jochen. Ficando Rico no Oeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon: [s.n.], 1970, p. 44).
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1969 — A Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG) passa a se denominar Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), por decisão do 17º Congresso Ordinário da entidade, realizado nos dias 25, 26 e 27 de julho de 1969 (nota do pesquisador).
___________________________________
1974 — O Banco Real instala agência na cidade de Toledo (PR e designa como seu primeiro gerente, Waldir Avanso (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, 169).
___________________________________
1977 — Inicia em Marechal Rondon e vai até o dia 05, o primeiro programa de prevenção do câncer ginecológico, com exames feitos por equipe de especialistas da Secretaria de Estado da Saúde ((VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol.nº 37, cad. 28.07.1977 a 10.09.1977, ed. 30.07.1977, p. 51. Programa de Rádio).
___________________________________
1978 — O Lions Club de Marechal Cândido Rondon realiza jantar festivo em homenagem aos primeiros pioneiros da cidade no processo de colonização: Benno Weirich e esposa Alice, Osvald Heinrich e esposa Adelina, Lauro Weirich e esposa Nair e ainda Erich Ritscher (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: nº 50, ed. 12 a 18 de agosto de 1978, p. 7). -- FOTOS 2 e 3 --
___________________________________
1981 — A família Seyboth, proprietária do Hospital e Maternidade Filadélfia, adquire o Hospital Marechal Cândido Rondon, do médico pioneiro Aylson Confúcio de Lima e este transfere residência para Curitiba e 1997 para a cidade de Florianópolis junto com a esposa Luci Moraes Lima (O Presente: edição especial Marechal Cândido Rondon, 2015, p. 66 e 67).
Na referida edição, na matéria "Confúcio: o vereador que não tomou posse e perdeu o mandato" (p. 30 e 31), o jornal destaca no subtítulo "Proprietário do primeiro hospital", o seguinte texto subvencionado com o testemunho de Aylson Confúcio de Lima:
Além de se envolver na política, Aylson Confúcio de Lima foi o dono do primeiro hospital em funcionamento em Marechal Cândido Rondon para atender, inclusive, a um pedido da Colonizadora Maripá. "Ainda na década de 1950, época em que Moysés Lupion governava o Estado, fechei com a Colonizadora Maripá e consegui comprar um terreno bom, pagando o lote à medida que fosse possível, pois os responsáveis pela Maripá viam a necessidade de a vila ter um hospital. Os pioneiros sofreram muito no início. Nós cansamos de fazer cirurgia em mesa de cozinha e com lampião, fizemos parto em carroça, o que era muito comum na época. O povo sofreu muito e a gente sofria também", lembra.
"O primeiro hospital foi uma casinha com seis leitos, onde fiz a primeira cirurgia de apendicite em um boiadeiro de Iguatemi (MS). Mais tarde eu construí sozinho o hospital onde hoje está situado o Hospital Marechal Rondon, com 10 leitos, e quando o meu sócio vendeu sua parte eu procurei um comprador, até vender à família Seyboth, em 1981", comenta. Foi neste ano que o Dr. Confúcio saiu de Marechal Rondon e passou a residir em Curitiba.
Posteriormente, em 1997, ele e sua esposa Luci Moraes Lima se mudaram para Florianópolis (SC), onde moram ainda hoje.
No subtítulo Influência, na mesma matéria, o periódico destaca a inferência do médico Aylson Confúcio de Lima na valorização e na sua ação de apoio em favor do bem estar social:
Embora não tenha assumido como vereador em Marechal Rondon, Dr. Confúcio exerceu influência no município, onde residiu por mais de 20 anos. Ele foi um dos fundadores da extinta Casa da Sopa e do Lions Clube, pelo qual chegou a exercer a função de vice-governador distrital. O médico também costumava ajudar a Igreja Católica e o colégio das irmãs em diversas atividades.
Quem sabe a Associação Atlética Amigos do Confúcio (3AC) tenha sido criada porque o doutor estimulava a prática esportiva e presenteava as crianças com medalhas nos torneiros. "Eu fazia esta ação no Dia das Crianças, mas não tinha menor ideia que havia criado um clube chamado 3AC. Esse posvo faz muita coisa e não avisa a gente. Fico feliz com isso", comenta.
___________________________________
1983 — O padre Antonio Bajek, natural da Polônia, tem concedida a cidade brasileira, pelo Ministério da Justiça. O religioso teve atuação em paróquias da diocese de Toledo (PR), entre elas, a Paróquia Santa Margarida, na sede distrital rondonense de Margarida (nota do pesquisador). -- FOTO 4 --
___________________________________
1984 — Falece na cidade de Foz do Iguaçu, a pioneira Martha Johanne (nascida Taube) Nieuwenhoff, aos 82 anos, vítima de um carcinoma de ovário. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade de Foz do Iguaçu.
Era natural da região do Halle, Alemanha, nascida em 26 de janeiro de 1902, filha do casal Martha Johanna e Franz Herman Taube.
Aos 9 anos acompanhou os pais na imigração para o Brasil. A família foi estabelecida pelo Governo do Paraná num projeto de colonização no município de Cruz Machado. Neste município paranaense, a pioneira casou-se com o imigrante holandês Marten Niewenhoff¹, em 6 de outubro de 1923.
Martha Johanne e Marten constituíram família com o nascimento da filha Janetje (tetraplégica e assim viveu por 42 anos) e Franz Herrman, nascido em 30 de fevereiro de 1926.
Em 1928, o casal migrou com os filhos primogênitos e mais a filha adotiva Gertrud para Foz do Iguaçu. Na Triplíce Fronteira, o governo oferecia terras gratuitamente para povoadores. As terras de Cruz de Machado eram de difícil cultivo e de baixa produção. Por isso, Martha e Marten, pais e avós deixaram o Sul do Paraná.
Em Foz do Iguaçu, no bairro Carimã, onde se instalaram, nasceram mais as filhas Joana Martha, em 24 de outubro de 1929; Elizabeth Catarina, em 24 de junho de 1932; Margarida, em 05 de abril de 1935; e as gêmeas Guilhermina e Rosina, em 10 de março de 1939 (colaborou Guilhermina Pastorello, filha). -- FOTO 5 --
¹ Imigrou para o Brasil aos 16 anos, em 1912.
Saber mais, clique aqui.
____________________________________
1986 — Inicia atividades profissionais na Rádio Educadora Marechal, da cidade de Marechal Cândido Rondon como produtor-executivo, o radialista Paulo Nogueira, procedente da rádio de Itapiranga (SC).
Pouco tempo depois, assume a direção-administrativa da mesma emissora, além das funções de locutor. Nos últimos anos, também a direção-administrativa da Rádio Atlântida FM. Ambas emissoras tem sedes na cidade de Marechal Cândido Rondon.
É natural da cidade de Laranjeiras do Sul, PR, onde atuou como funcionário público (Recursos Humanos) na prefeitura local e depois radialista na Rádio Educadora local, antes de mudar-se para Santa Catarina. -- FOTO 6 --
___________________________________
1988 — Por noticiar que o contrabando de lenha da República do Paraguai, na região fronteiriça com Marechal Cândido Rondon e municípios adjacentes encobria outros crimes, o radialista Lincoln Leduc, da Rádio Difusora do Paraná - AM, é ameaçado de morte, por telefonemas.
Para continuar trabalhando, recebe proteção policial determinada pelo juiz de direito local, José Joaquim Guimarães (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009.p. 169).
___________________________________
1988 — Pelo Decreto nº 078/1988, o prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon Ilmar Priesnitz denomina o ginásio de esportes, construído na sede distrital de Iguiporã, de "Ginásio de Esportes Ferdinando Lizzoni¹" (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 017, cad. julho e agosto de 1988, fls. 124).
¹ Era natural de Tapejara (RS), nascido em 18 de fevereiro de 1914, filho do casal Esperança (nascida Rech) e Luiz Lizzoni. Foi casado com Maria Poletto. Chegou de mudança ao distrito rondonense de Iguiporã, na Linha Ouro Verde, em 15 de julho de 1968. Faleceu nesta localidade em 29 de setembro de 1984.
Com grande senso comunitário, foi um entusiasta do esporte, principalmente do futebol, e ativo membro da comunidade católica do distrito (colaborou Lurdes Lizzoni Müller e Pedrinho Lizzoni). -- FOTO 7 --
___________________________________
1988 — Pelo Decreto nº 079/1988, o prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon (PR), Ilmar Priesnitz, denomina o ginásio de esportes do então distrito de Mercedes, de "Ginásio de Esportes Elvio Frey" (nota do pesquisador). -- FOTO 8 --
___________________________________
1988 — Por causa do elevado número de furtos de bicicletas em Marechal Cândido Rondon (PR), a Rádio Difusora do Paraná, em nota em seu noticiário Panorama, infere de que a cidade poderá ser titulada de "Capital de Bicicleta Roubada" (JMGOMES (João Marcos). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 017, cad. julho e agosto de 1988, fls. 126. Programa de Rádio).
___________________________________
2010 — O engenheiro cívil Damiano André Geram, formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e sua mãe Lani Geram constituem na cidade de Marechal Cândido Rondon, a empresa Construtora Geram (KUNZLER, Arno.Jovens Ousados Vencedores — Destaques 2021 — Conheça empreendedores que mudaram a história de seus negócios e os tornaram viáveis. Marechal Cândido Rondon: Editora O Presente Especiais Ltda., 2021, p. 06). -- FOTO 8 --
___________________________________
2016 — A Copagril/Sempre Vida/Sicredi/Marechal Cândido Rondon anuncia a contratação do ala esquerdo Thiago Bissoni, paranaense de Diamante do Norte, procedente da equipe Luparense, Itália. -- FOTO 9 --
___________________________________
2017 — Falece o pastor e professor Ari Pfluck¹, ex-diretor do Colégio Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon. Assumiu a direção do educandário em 23 de fevereiro de 1978 e permaneceu na função até o final da década de 1980. -- FOTO 10 --
¹ O pastor que também atuou junto a Comunidade Luterana Cristo, foi sepultado no cemitério São Jerônimo, da cidade de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre (postagem de Werner Pfluck, em sua página no Facebook, em 02 de agosto de 2017).
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2017 — O jornal O Presente noticia que o atleta rondonense Gabriel Bombardelli, da equipe de judô do Colégio Luterano Rui Barbosa, sagrou-se vice-campeão da fase final dos Jogos Escolares do Paraná, na classe A, categoria até 66 quilos, envolvendo atletas de 15 a 17 anos. As finais da competição aconteceram na cidade de Apucarana, no norte do Paraná (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 01 de agosto de 2017, p. 28). -- FOTO 11 --
___________________________________
2017 — O jornal O Presente publica que o atleta rondonense Darlan de Mellos, da Escola Red Lions, tornou-se vice-campeão do 2º Open Pato Branco de Jiu-Jitsu, na categoria meio-pesado faixa marrom (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 01 de agosto de 2017, p. 29).
___________________________________
2017 — A ginasta rondonense Karin Walter, do Colégio SESI, de Toledo, sagra-se campeã geral da ginástica rítimica, na fase final dos Jogos Escolares do Paraná, na cidade de Apucarana, no norte do Paraná (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 01 de agosto de 2017, p. 29). -- FOTO 12 --
___________________________________
2018 — Acontece a transmissão do cargo de prefeito municipal de Entre Rios do Oeste, de Jones Neuri Heiden, para o vice-prefeito Ari Maldaner, em virtude do começo do período de férias do titular (nota do pesquisador).-- FOTO 13 --
___________________________________
2018 — Em solenidade na Prefeitura Municipal de Pato Bragado, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CODEBRA) local e a Secretária Municipal de Indústria e Comércio entregam ao prefeito municipal Leomar Rohden e vice-prefeito Dirceu Anderle um exemplar do diagnóstico quanto aos principais anseios e desafios das principais atividades econômicas do município.
Ao tempo em que aponta direcionamentos para a criação de projetos de expansão futura para crescimento e fomento à industrialização local de produtos primários para os próximos 20 anos (nota do pesqusiador). -- FOTO 14 --
____________________________________
2021 — Falece em Curitiba, onde estava internada, a moradora de Mercedes, Marta Groff, aos 54 anos, em decorrência de um câncer. Seu corpo é sepultado no cemitério público de Mercedes.
A empresária era vice presidente da Associação Comercial e Industrial de Mercedes. É filha do pioneiro Luiz Groff que foi vereador do então distrito de Mercedes na primeira legislatura da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 15 --
___________________________________
2022 — Acontece e segue até o final do mês de agosto no saguão da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon (PR), a exposição da artista plástica rondonense Idiana Mara Storti¹ (nota do pesquisador). -- FOTO 16 --
¹Até essa exposição, a artista já vinha de inúmeras participações em exposições coletivas e individuais. Possui obras na França, Portugal, Uruguai, e Chile, e várias cidades do Brasil.
_________________________________
2022 — Assume a presidência da Executiva do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Marechal Cândido Rondon, o jovem Jean Michel Hack¹ (O Presente Digital). -- FOTO 17 --
¹Em 29 de março de 2024 filiou-se ao partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
___________________________________
2022 — A segunda-feira foi de tempo bom na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com sol pleno. Temperaturas entre 18 e 28 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos (nota do pesquisador).
_______________________________________
COMENTÁRIOS