Acontecimentos históricos do dia 12 de Fevereiro

1953 – Chega de mudança em Quatro Pontes (PR), o casal pioneiro Cháritas (nascida Arandt) e Otto Grings (...)

Casal Cháritas e Otto Grings com seus quatro filhos Eurico, Dania Maria, Gerda e Gilberto , os dois últimos nascidos em Quatro Pontes. 
Imagem: Acervo da família - FOTO 1 -
Casal Cháritas e Otto Grings com seus quatro filhos Eurico, Dania Maria, Gerda e Gilberto , os dois últimos nascidos em Quatro Pontes. Imagem: Acervo da família - FOTO 1 -
Casal Marize Regina Cota e Edemar Wollstein com colaboradores em frente à nova sede da Empresa, no Edifício Passeti, em Marechal Cândido Rondon.
Imagem: Acervo da empresa - FOTO 2 -
Casal Marize Regina Cota e Edemar Wollstein com colaboradores em frente à nova sede da Empresa, no Edifício Passeti, em Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo da empresa - FOTO 2 -
Casal Paulina e Alfredo Nied, ela falecida em fevereiro de 1998.
Imagem: Acervo da família - FOTO 3 -
Casal Paulina e Alfredo Nied, ela falecida em fevereiro de 1998. Imagem: Acervo da família - FOTO 3 -
A nova diretoria da Associação dos Comitês de Jovens  da  Copagril – ACJC - no momento de sua posse. 
Imagem: Imprensa Copagril  - FOTO 4 -
A nova diretoria da Associação dos Comitês de Jovens da Copagril – ACJC - no momento de sua posse. Imagem: Imprensa Copagril - FOTO 4 -
Foto oficial da premiação do Programa Lixão Zero, da Agência Nacional de Qualidade Urbana, com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.
O prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, Marcio Andrei Rauber, é o 2º na fila do meio, da esquerda à direita, atrás da mulher de óculos
Imagem: Acervo Agência Brasil - FOTO 4 -
Foto oficial da premiação do Programa Lixão Zero, da Agência Nacional de Qualidade Urbana, com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. O prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, Marcio Andrei Rauber, é o 2º na fila do meio, da esquerda à direita, atrás da mulher de óculos Imagem: Acervo Agência Brasil - FOTO 4 -

======================================================================================================

1953 – Chega de mudança em Quatro Pontes (PR), o casal pioneiro Cháritas (nascida Arandt) e Otto Grings, instalando-se na Linha Arroio Jerônimo, após 7 dias de viagem, procedente do interior do município de Nova Petrópolis, RS (antes pertencia ao município  de São Sebastião do Caí).

O casal veio com os filhos Eurico Tadeu e Tânia Maria.

O transporte da mudança foi feita com o caminhão de Paulo Grings, ele também motorista e morador na Linha Imperial, em Nova Petrópolis.

A pioneira relata que seus primeiros vizinhos, quando se instalaram na Linha Jerônimo, em Quatro Pontes, foram os casais Erica (nascida Wolfart) e Ivo Witeck¹ e a família Kunzler.

Cháritas é filha do casal Litvina (nascida Bickl) e Paulo Arndt. Otto é filho de Lina (nascida Obitz) e Pedro Grings.

Otto Grings foi integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), nos campos de batalha na Itália, e esteve em Quatro Pontes, em 1951, para derrubada de área de matas e construção de moradia. 

Cháritas (leia-se Cáritas) Grings foi a segunda professora do município de Toledo e primeira nomeada para Quatro Pontes. Lecionou por aproximadamente três e meio, até a chegada das religiosas da Congregação das Missionárias do Divino Espírito Santo  que instalaram o então Educandário Sagrado Coração de Jesus, em Quatro Pontes. 

A pioneira quando chegou ao Paraná já tinha uma experiência de 6 anos no magistério, como professora, em Nova Petrópolis.

Da sua residência, na Linha Jerônimo até a escola na sede de Quatro Pontes, Cháritas fazia todo o dia, a pé, um caminho de cerca de três quilômetros, atravessando áreas abertas e outras de mato fechado. -- FOTO 1 --
 

¹ Os restos mortais do casal estão sepultados na cripta da Catedral Cristo-Rei, na cidade de Toledo.

_______________________________

1987 - Milhares de agricultores brasileiros protestam em Brasília contra a política agrícola do Presidente José Sarney, relegada a um segundo plano, segundo os produtores rurais descontentes.  

Uma caravana de 36 agricultores rondonenses e representantes da imprensa, organizada pelo Sindicato Rural Patronal e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, viaja à Capital Federal para participar dos protestos na Praça dos Três Poderes 

Em apoio ao movimento denominado como "Marcha a Brasília" e também "O Grito da Terra", a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon adota ponto facultativo no período vespertino, das 13 às 15 horas, enquanto agricultores locais protestam em frente a agência do Banco do Brasil. (GOMES,João Marcos. Hoje, ponto facultativo das 13 às 15 horas; WIEDMER, Ronaldo Luiz. Agricultores protestaram à sua maneira.  Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, Panorama, vol. 8, cad. janeiro a fevereiro de 1987, fls. 163, 166 e 167).

______________________________________

1987 - Com tratores, colhetadeiras e caminhões, cerca de 200 agricultores ocupam o centro da cidade de Cascavel e depois bloqueiam a rodovia BR-227, em protestos contra a política agrícola federal do governo de presidente José Sarney (COSTALuiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo - Cronologia de fatos, registros e curiosidades da história do município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, 35). 

_____________________________________

1998 - Começa as atividades na cidade de Marechal Cândido Rondon, a empresa Edemar Imóveis, de propriedade do casal Marize Regina Cota e Edemar Wollstein, no Edifício Maioli, à Rua Paraná.

Ao longo dos anos, tornou-se uma das maiores e mais conceituadas empresas do ramo imobiliário da cidade, com vários empreendimentos em diversos estados. A partir de julho de 2020, em endereço próprio à Rua Paraná.  -- FOTO 2 --  

________________________________

1998 - Falece a pioneira rondonense Paulina (nascida Kalkmann) Nied, esposa do pioneiro Alfredo Nied. O casal instalou a primeira casa comercial na cidade de Marechal Cândido Rondon (colaboraram Walmor e Ricardo Nied).  -- FOTO 3 --

Ver mais, clique aqui

______________________________________

2015 – É eleita a nova diretoria da Associação dos Comitês de Jovens  da  Copagril – ACJC , assim composta:

              Presidente: Alan Carlo Hubert

              Vice-presidente: Luis Mette – CJC Progresso Sem Fronteiras

              Tesoureiro: Anderson Fischer – CJC Força Jovem

              Vice: Wilian Wonsonski – CJC Esperança Jovem

              Secretária: Neide Schäfer – CJC Ação Jovem

              Vice: Dayson Bald – CJC Verdes Campos

              Diretor de Projetos Agrícolas: Marcelo Scholze – CJC Força e Poder

              Vice: Luciano Krause – CJC Força e Poder

              Diretora Cultural: Vanessa Wommer – CJC Treze de Maio

              Vice: Ivano Schmidt – CJC Elo Juvenil

              Diretor Esportivo: Volnei Schwertner – CJC Caminhos do Saber

              Vice: Rodrigo Bloedorn – CJC Caminhos do Saber

              Assessor Legal: Fernando Adam – CJC Ação Jovem

              Conselhos fiscais:

              Efetivos: Anderson Biesdorf – CJC Ordem e Progresso; Paulo Datch – CJC Progresso sem Fronteiras e Carla Petry – CJC Esperança Jovem.

              Suplentes: Ivan Griep – CJC Ordem e Progresso; Alan Chapla – CJC Juntos Venceremos e Clodovil Gartner – CJC Verdes Campos.

              (Fonte Copagril)  -- FOTO 4 -- 

_______________________________

2020 - Em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília, o prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, Marcio Andrei Rauber, é homenageado em nome do município, pela conquista da 2ª colocaçã no Programa Lixão Zero, da Agência Nacional de Qualidade Urbana. Marechal Cândido Rondon se classificou entre o total de 1.135 projetos inscritos na plaraforma de convênios de municípios de todo o Brasil. O primeiro lugar ficou com a cidade catarinense de Balneário Piçarras.

Com a classificação alcançada, a cidade de Marechal Cândido Rondon foi beneficiada com um convênio no valor de R$ 2.321.841,32, para a compra de máquinas, veículos e equipamentos destinados à melhoria da gestão de resíduos sólidos no município (O Presente.  Marechal Cândido Rondon: ed. 14.02.2020, p. 12). -- FOTO 5 --

________________________________

2021 - O delegado Rodrigo Baptista Santos, da 47ª Delegacia Regional de Polícia de Marechal Cândido Rondon, relata  que as bicicletas são as "queridinhas" dos ladrões na cidade de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 12.02.2021). 

_____________________________________

 

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados