Acontecimentos históricos do dia 13 de Fevereiro

1900 – Nasce em S. Sebastião do Caí (RS) o pioneiro rondonense Armino Port, que chegou a Marechal Cândido Rondon em 1958 (...)

Armino Port e família junto ao sua residência em Luzerna, SC, antes de mudar-se para Marechal Rondon. 
Imagem: Acervo Gustavo Port  - FOTO 1 -
Armino Port e família junto ao sua residência em Luzerna, SC, antes de mudar-se para Marechal Rondon. Imagem: Acervo Gustavo Port - FOTO 1 -
A pioneira Herta Hedwig Weimann , falecida em 13 de fevereiro de 1998, no dia de seu casamento com Armin Lindner, em 19 de março de 1955, na então General Rondon.
Acervo: Claúdio e Mercei Lindner - FOTO 2 -
A pioneira Herta Hedwig Weimann , falecida em 13 de fevereiro de 1998, no dia de seu casamento com Armin Lindner, em 19 de março de 1955, na então General Rondon. Acervo: Claúdio e Mercei Lindner - FOTO 2 -
Casal pioneiro rondonense Erica e Carlos Graff na comemoração das Bodas de Ouro, em fevereiro de 2013. 
Imagem: Acervo da família - FOTO 3 -
Casal pioneiro rondonense Erica e Carlos Graff na comemoração das Bodas de Ouro, em fevereiro de 2013. Imagem: Acervo da família - FOTO 3 -
A nova diretoria da AACC em 13 de fevereiro de 2015. 
Imagem: AquiAgora.net  - FOTO 4 -
A nova diretoria da AACC em 13 de fevereiro de 2015. Imagem: AquiAgora.net - FOTO 4 -
O ex-rondonense Paulo Roberto Welter  produtor do vídeo sobre aquisição do sotaque de alemão em Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Acervo pessoal - Foto 5 -
O ex-rondonense Paulo Roberto Welter produtor do vídeo sobre aquisição do sotaque de alemão em Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo pessoal - Foto 5 -
Armando Everling (camisa branca) e esposa, ladeados pelo prefeito municipal de Quatro Pontes, João Laufer, e esposa Odete Laufer, secretária municipal de Desenvolvimento Social. 
Imagem: Acervo Imprensa PM-Quatro Pontes - Crédito Vanderleia Kochepka - FOTO 6 -
Armando Everling (camisa branca) e esposa, ladeados pelo prefeito municipal de Quatro Pontes, João Laufer, e esposa Odete Laufer, secretária municipal de Desenvolvimento Social. Imagem: Acervo Imprensa PM-Quatro Pontes - Crédito Vanderleia Kochepka - FOTO 6 -

======================================================================================================

1900 – Nasce em S. Sebastião do Caí, RS, o pioneiro rondonense Armino Port, que chegou a Marechal Cândido Rondon em 1958. Foi casado com Blondina Petry. O casal teve os filhos: Plínio, Dalila, Benno, Ilse, Guido e Alcido¹ (colaborou Nilsa Port). --  FOTO 1 -- 

¹ Os irmãos Guido e Alcido foram proprietários das extintas Lojas Renner, em Marechal Cândido Rondon e filiais em Palotina e Pato Bragado. Guido Port também foi por muitos anos presidente do diretório municipal da extinta sigla partidária ARENA (Aliança Renovadora Nacional (nota do pesquisador).

_____________________________________

 1905 – Nasce em Casarsa Della Delizia, em Udine, na Itália, o padre Antonio Patuí, missionário da Congregação do Verbo Divino, primeiro religioso católico chegar a recém-criada cidade de Toledo. 

Ver mais, clique aqui

_______________________________

1967 – Assume como delegado titular da Delegacia de Polícia de Marechal Cândido Rondon, o tenente Benedito Tertuliano Cordeiro, procedente da cidade de Mandaguari – PR.

_______________________________

1976 –  É fundado o Clube de Campo Roda d’Água, com a primeira diretoria assim constituída: Presidente: Armando Christmann, vice-presidente: Otto Kurtz, 1º Secretário: Nilton Christmann, 2º Secretário: Milton Becker, tesoureiro: Ari Schlosser, 2º tesoureiro: Jaime Marschal. Conselho Fiscal: Henrique Neumann, Valter Nigermann, Ervino Arndt e João Sabka.

________________________________

1977 – Acontece o primeiro baile de hopp (Brahma), na então sede distrital de Entre Rios, organizado pela Sociedade Esportiva e Recreativa Entre Rios, com animação do conjunto “Os Vikings”.

________________________________

1978 - Os administradores da massa falida do Frigorífico, do grupo Ruaro, da cidade de Medianeira, começam a pagar¹ os funcionários da unidade frigorífica que estavam há meses sem receber salários (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 41, de 16.01.1978 a 23.02.1978). 

¹ A falta de pagamento dos salários implicou em corte do fornecimento de energia e água às residências dos funcionários, e na compra de víveres (nota do pesquisador). 

_________________________________

1978 - Chega  em Marechal Cândido Rondon, o reverendo Ary Pfluck, procedente de Ijuí (RS),  para assumir a direção do Colégio Rui Barbosa (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 41, de 16.01.1978 a 23.02.1978).

Ver mais, clique aqui.  

________________________________

1978 - Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon o pastor Valdemar Martin¹, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), para atuar na Comunidade Cristo (colabrou o própio pastor migrante). 

¹ Ao ser proposto a outorga do título de cidadão honorário de Marechal Cândido Rondon ao pastor Valdemar Martin, pelo Projeto de Decreto-Legislativo nº 02/2019, de 18 de fevereiro de 2019, o autor anexou a seguinte referência biográfica do homenageando: 

"O pastor Valdemar Martin nasceu em 1º de fevereiro de 1940 na localidade de Ubiritama, no município Senador Salgado Filho, no Rio Grande do Sul. É filho de Adolfo Martin e Natália Roesler Martin, imigrantes russos vindos da atual região da Ucrânia, que chegaram ao Brasil em 1908. Valdemar é o caçula de uma família de dez irmãos.

Casou-se com Leda Geiss em 14 de dezembro de 1963, em Arabutã (SC), na época pertencente ao município de Concórdia. O casal teve como filhos Ronie, Clóvis, Débora, Rogéria e Fabrício.

Valdemar Martin tem a sua vida coroada pela dedicação aos estudos, à Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e à música.

Ele concluiu o ensino primário em 1952, no município de Santa Rosa, que era então distrito de Senador Salgado Filho. Depois, mudou-se para Porto Alegre (RS), onde frequentou o ginásio, o colégio e graduou-se Teologia no Seminário Concórdia, em 1963. Anos depois, avançou nos estudos e especializou-se em Metodologia do Ensino Superior em 1980, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Em 1961, quando estava apenas no 2º ano da faculdade de Teologia, Valdemar Martin assumiu a Congregação Cristal da IELB em Porto Alegre. No ano seguinte, estagiou em Arabutã (SC). No último ano do curso de Teologia, atendeu a Congregação de Terra e Areia. Assim, quando da sua graduação em dezembro de 1963, ele já havia realizado 264 cultos, 132 batismos, oficiado 67 confirmandos, 28 casamentos e sete cerimônias de sepultamento.

Como pastor, iniciou seu ministério em Mondaí (SC), onde atuou de 1964 a 1971. Depois foi transferido a Três de Maio (RS), onde ficou de 1971 a 1978. Foi então que veio para Marechal Cândido Rondon. Neste município ele chegou em 03 de fevereiro de 1978 e foi pastor até 1991, encerrando o período de ministério em Santa Rosa (RS), entre 1991 e 1996.

Ao se aposentar, Valdemar Martin voltou a residir em Marechal Cândido Rondon. Mesmo aposentado, continuou exercendo a função de pastor interino no município, nas comunidades de Porto Mendes, Botafogo, Vila Gaúcha e Jardim Primavera, bem como nas cidades de Nova Santa Rosa, Toledo e Pato Bragado.

Até o final do ano passado, Valdemar Martin já havia realizado 5.386 cultos, 1.105 estudos pontos de pregação, 1.459 batismos, 966 confirmações, 426 casamentos e 271 óbitos.

Juntamente com a carreira de pastor, Valdemar Martin também teve a profissão de professor, dando aulas de Teologia e cultura religiosa por quatro anos no Ginásio Porto Feliz, em Mondaí (SC); por três anos no Colégio Rui Barbosa, em Marechal Cândido Rondon, além de outros 10 anos na Facimar/Unioeste; e por mais três anos na entidade Dorcas, em Toledo.

Por onde passou, Valdemar Martin foi pessoa de destaque, pois onsolidou muitas amizades e realizou de forma exemplar o seu trabalho. Prova disso foi a homenagem recebida em 1994, em Santa Rosa (SC), onde recebeu a comenda de Colaborador Emérito do 19º Regimento de Cavalaria San Martin do Exército Brasileiro.

Outro aspecto valoroso da biografia de Valdemar Martin foi a dedicação à música, em especial aos corais, no qual tem uma trajetória de décadas como regente.

Atualmente, é regente do Coral do Clube Paz e Amor e vai assumir também o Coral de Idosos da Comunidade Cristo.

Antes, foi regente de corais mistos em todas as paróquias que atuou. Em Marechal Cândido Rondon, ainda foi regente do Coral Municipal 25 de Julho; dos Corais Feminino, Masculino e Juvenil da Comunidade Cristo; do Coral Amigos para Sempre, de Margarida; do Coral do Clube Aliança; e do Coral Comunitário da Vila Gaúcha.

Pessoa de diversos talentos, o pastor Valdemar Martin dedicou ainda muitos anos à Rádio Educadora, de Marechal Cândido Rondon, e à Rádio Guaçu, de Toledo, levando em seus programas sempre a Palavra de Deus a milhares de ouvintes" (...)

_______________________________________

1998 – Falece a pioneira Herta Hedwig Lindner, esposa do pioneiro Armin Erwin Lindner e filha do casal pioneiro  Wanda (nascida Rehl) Edmund Weimann (colaborou Merci Witeck Lindner). -- FOTO 2 -- 

Ver mais, clique aqui.  

_____________________________

2013 - Celebra Bodas de Ouro o casal pioneiro rondonense Erica e Carlos Graff. Ela filha do casal Ida (nascida Kelm) e Roberto Sorge e ele filho do casal Constância (nascida Breitkreitz) e Ewaldo Graff. -- FOTO 3 --

Ver mais, clique aqui . 

______________________________________

2015 -  Acontece a eleição da nova diretoria da Associação Atlética Cultural Copagril – AACC, em Assembleia Geral Ordinária:

             Presidente: Jaime Vilani  (reeleito)

             Vice-presidente: Ronaldo Knieling

             Secretária: Ilse Guaragni

             Vice-secretária: Luciane de Abreu

             Tesoureiro: Leandro Turazzi

             Vice- tesoureiro: Irineu Scheibe

             Sócio Cultural: Cremilde Andriolli

             Vice-sócio cultural: Ivana dos Reis

             Esportivo: Maicon Zimmermann

             Vice-esportivo: Marco Aurélio do Nascimento

             Relações públicas: Camila Syperreck

              Vice-relações públicas: Marcos Paulo Mendes

              Patrimonial: Luismar de Souza

             Vice-patrimonial: André Spindulas

              Conselho Fiscal:

              Enoir Primon

              Juliano Weizenmann

              Marco Aurélio Stezel

              Nilvo Kühler e

             Udo Herpich

     -- FOTO 4 -- 

______________________________

2016 -  O jornal O Presente noticia que a cooperativa Coamo - considerada a maior cooperativa da América Latina -, com sede na cidade de Campo Mourão e com associados em Marechal Cândido Rondon e região, alcançou um faturamento de 10,7 bilhões de reais, no ano de 2015 (O Presente, ed. 13.02.2016, p. 06). 

______________________________

2019 - O ex-rondonense Paulo Roberto Welter, morador em Ponta Grossa (PR), formado em Comunicação Visual, publica vídeo pessoal onde destaca como acontece a influência gradativa da língua alemã, na aquisição do sotaque característico para quem passa a residir  na cidade de Marechal Cândido Rondon, com  predominância nas habitações de descendentes de alemães. -- FOTO 5 --

Ver o vídeo, clique aqui

___________________________________

2019 - O Clube de Idosos Amigos de Quatro Pontes realiza encontro e elege o novo presidente da entidade, o associado Armando Everling em substituição de Geraldo Kuhler por fim de mandato. -- FOTO 6 --

____________________________________

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados