Acontecimentos históricos do dia 21 de Março

2004 - Falece, vítima de acidente de trânsito, na rodovia BR-467, no distrito de Iguiporã, nas proximidades da Curva do Rodeio, o jovem rondonense Maik Douglas Waldow (...)

Jovem Maik Douglas Waldow falecido em 21 de março de 2004. 
Imagem: Acervo Rádio Difusora - FOTO 1 -
Jovem Maik Douglas Waldow falecido em 21 de março de 2004. Imagem: Acervo Rádio Difusora - FOTO 1 -
Argentino Teodoro Mateo Soldati na companhia de um casal e filhos de origem indígena, no Imóvel Lopeí, de sua propriedade.
Imagem: Acervo Museu Histórico Willy Barth - Toledo (PR) - FOTO 2 -
Argentino Teodoro Mateo Soldati na companhia de um casal e filhos de origem indígena, no Imóvel Lopeí, de sua propriedade. Imagem: Acervo Museu Histórico Willy Barth - Toledo (PR) - FOTO 2 -
Vista da sede do Imóvel Lopeí, no atual município de Toledo.
Imagem: Acervo Museu Histórico Willy Barth - Toledo (PR) - FOTO 3 -
Vista da sede do Imóvel Lopeí, no atual município de Toledo. Imagem: Acervo Museu Histórico Willy Barth - Toledo (PR) - FOTO 3 -
Outra vista da sede do Imóvel Lopeí.
Imagem: Acervo Museu Histórico Willy Barth - Toledo - FOTO 4 -
Outra vista da sede do Imóvel Lopeí. Imagem: Acervo Museu Histórico Willy Barth - Toledo - FOTO 4 -
Carregamento de erva-mate no Porto de 12 de Outubro, no Rio Paraná.
Imagem: Acervo Museu Histórico Willy Barth - Toledo - FOTO 5 -
Carregamento de erva-mate no Porto de 12 de Outubro, no Rio Paraná. Imagem: Acervo Museu Histórico Willy Barth - Toledo - FOTO 5 -
Pioneiro Ivo Max Trentini, de macacão,  falecido em março de 2000. 
Ainda na foto, da esquerda a direita: prof. Carlos Vanzin, diretor de Educação e Cultura de Marechal Cândido Rondon; prefeito municipal Dealmo Selmiro Poersch .
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 5 -
Pioneiro Ivo Max Trentini, de macacão, falecido em março de 2000. Ainda na foto, da esquerda a direita: prof. Carlos Vanzin, diretor de Educação e Cultura de Marechal Cândido Rondon; prefeito municipal Dealmo Selmiro Poersch . Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 5 -
Ex-presidente da República, Michel Temer, detido em 21 de março de 2019. 
Imagem: Acervo Jornal Econômico - FOTO 6 -
Ex-presidente da República, Michel Temer, detido em 21 de março de 2019. Imagem: Acervo Jornal Econômico - FOTO 6 -

======================================================================================================

1896 - Nasce na cidade de Rosário, provincia de Santa Fé, Argentina, Teodoro Mateo Soldati, primeiro morador do atual município paranaense de Toledo e pioneiro de colonização no Oeste do Paraná.

Foi proprietário e morou no Imóvel Lopeí, formado por 53.773 hectares, adquirido da empresa argentina Nuñez Y Gibaja, em 1919. Nessa área, Soldati explorava a erva-mate que exportava para a sua cidade natal via Porto 12 de Outubro  junto ao Rio Paraná, próximo a Porto Britânia..

Mais tarde, o Imóvel Lopeí foi comprado pela Colonizadora Pinho e Terra, de propriedade de Paschoal Ruaro e sócios (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo. Toledo: Gráfica & Editora GFM, 2009, p. 58 e 61). -- FOTOS 2, 3, 4 e 5 --

______________________________

1970 – É inaugurada oficialmente a então oficina de fundição de ferro gusa e bronze da empresa Rondon Implementos e Máquinas Agrícolas Ltda. (RIMA), localizada a Rua D. João VI, no espaço da atual sede da empresa, na cidade de Marechal Cândido Rondon.

______________________________

1970 -  É inaugurado o então complexo de serraria, de propriedade do palestino Mahmud Ismail, em Novo Horizonte.

______________________________

1973 – É julgado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Marechal Cândido Rondon, o senhor Severino Orqueda, acusado pela morte de João Soares de Oliveira. Acusação: Promotor Público José Maria Bezerra Valente. Defesa: advogado Ivanor Brum de Brum.  Presidente do Tribunal: juiz substituto: João Luis Manasses de Albuquerque. O acusado foi absolvido.

_______________________________

1974 – É inaugurada a então agência do extinto Banco Sul Brasileiro, em Marechal Cândido Rondon.

_______________________________

2000 - Falece o pioneiro rondonense Ivo Fritz Trentini que chegou com seus pais, Ema (nascida Brackmann) e Willy Carlos Trentini, e os irmãos Guido Max e Ida, em 1954, na então vila de General Rondon. 

Nasceu em 09 de outubro de 1937, no Rio Grande do Sul. Era casado com Vitória Rocha. Foi por longos ano mecânico-chefe da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon. Também integrou o primeiro grupo de jovens rondonenses que trouxeram o Fogo Simbólico da Pátria para a então vila de General Rondon. 

Foi sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --

Ver mais, clique aqui

_______________________________ 

2001 – Em grande evento festivo no Clube Concórdia, na cidade de Marechal Cândido Rondon, com a presença do então Secretário de Estado de Comunicação, Rafael Greca,  é anunciada a transformação do jornal O Presente, em edição diária.

Anos depois o informativo reduziu as edições, para duas publicações semanais - terças e sextas-feiras. 

______________________________________

2004 - Falece, vítima de acidente de trânsito, na rodovia BR-467,  no distrito de Iguiporã, nas proximidades da Curva do Rodeio, o jovem rondonense Maik Douglas Waldow, aos 31 anos de idade. Nasceu em 04 de outubro de  1973, filho do casal Ingrid (nascida Freier) e Alcides Waldow (nota do pesquisador). -- FOTO 1 --

____________________________________

2017 - Acontece no Clube Aliança, a Assembleia Geral Ordinária da SICOOB-Marechal Cândido Rondon para apresentação do relatório de atividades e prestação de contas do ano de 2016 (O Presente, ed. 24.03.2017, p. 26). 

_______________________________

2019 - É detido na cidade de São Paulo o ex-presidente da República Michel Temer, acusado pela prática de corrupção e outros crimes. A ordem de prisão foi dada pelo juíz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro. Na mesma decisão, o magistrado ordenou a prisão de mais nove pessoas, na Operação Descontaminação. -- FOTO 7 --

____________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados