Acontecimentos históricos do dia 29 de Março

1964 - É fundado o Lions Clube em Marechal Cândido Rondon, com 36 integrantes, em jantar festivo no Clube Aliança, com a entrega da carta constitutiva (...)

Casal Ingrun Klagges e Friedrich Rupprecht Seyboth, fundador do Lions Club em Marechal Cândido Rondon, e ele eleito como primeiro presidente do clube de serviço de origem estadunidense. Imagem: Acervo da família Seyboth - FOTO 1 -
Casal Ingrun Klagges e Friedrich Rupprecht Seyboth, fundador do Lions Club em Marechal Cândido Rondon, e ele eleito como primeiro presidente do clube de serviço de origem estadunidense. Imagem: Acervo da família Seyboth - FOTO 1 -
Médico Lidemar Bordignon que assumiu a direção técnica da Unidade de Saúde 24 Horas, em 31 de março de 2017. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 2 -
Médico Lidemar Bordignon que assumiu a direção técnica da Unidade de Saúde 24 Horas, em 31 de março de 2017. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 2 -
Pioneiro Wilfried Baasch falecido em final de março de 2019. 
Imagem: Acervo da família - FOTO 3 -
Pioneiro Wilfried Baasch falecido em final de março de 2019. Imagem: Acervo da família - FOTO 3 -
Cristina Luiza Lizzoni que deixou a coordenadoria do Observatório Social de Marechal Cândido Rondon, em final de março de 2019. 
Imagem: Acervo Facebook - FOTO 4 -
Cristina Luiza Lizzoni que deixou a coordenadoria do Observatório Social de Marechal Cândido Rondon, em final de março de 2019. Imagem: Acervo Facebook - FOTO 4 -

======================================================================================================

1959 - É Domingo de Páscoa.

____________________________________

1964 - É fundado o Lions Clube em Marechal Cândido Rondon, com 36 integrantes, em jantar festivo no Clube Aliança, com a entrega da carta constitutiva. A formação do novo clube foi apadrinhado pelo Lions Clube de Toledo.

Na oportunidade, foi eleito como primeiro presidente o médico pioneiro rondonense Friedrich Rupprecht Seyboth que era membro do Lions Club da cidade de Toledo (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. A-300). -- FOTO 1 --

_____________________________________

1970 - É Domingo de Páscoa. 

_____________________________________

1978 - Em notícia a Rádio Difusora do Paraná AM com base em dados fornecidos pelo então prefeito Municipal de Toledo, senhor Duílio Genari, e pelo então diretor da Cetrin, em Curitiba, Elói Gomes,  que os cinco municípios com a maior produtividade de trigo em 1977, foram do Oeste do Paraná: 1º lugar: Toledo, com 10.437 toneladas; em 2º lugar: Palotina, com 92.051 toneladas; 3º lugar, Marechal Cândido Rondon, com 80.020 toneladas; 4º lugar: Cascavel, com 63.423 toneladas;  e 5º lugar: Assis Chateuabriand, com 62.097 toneladas (Rádio Difusora do Paraná AM.  Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 25.04.1978, p. A-284).

____________________________________

1978 - Em nota a imprensa, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon informa que a Codecar - Companhia de Desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon - concluiu a construção da ponte em concreto sobre o Arroio Fundo, na Linha Guarani, no trecho rodoviário da sede municipal de Marechal Cândido Rondon a sede distrital de Margarida (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. A-285). 

____________________________________

2015 2015 - Falece na cidade de Cascavel (PR) o empresário rondonense Lindomar Quintino dos Santos, do ramo d auto-escola, vítima de complicações hepáticas e acidente vascular cerebral (AVC). Era casado Arlei Marlene Mensel com quem formou família com o nascimento dos filhos Taís, Charlon e Giuliano Quintino.

Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.

__________________________________________

2017 -É confirmado o nome do médico Lidemar Bordignon como novo diretor técnico da Unidade de Saúde 24 horas, de Marechal Cândido Rondon, em substituição ao médico Fernando Wild que deixou o cargo no começo do mês de março (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 31.03.2017, p. 11).  -- FOTO 2 --

_____________________________________

2019 - Falece na cidade de Mercedes (PR), o pioneiro Wilfrid Baasch, aos 73 anos. Seu corpo foi sepultado no cemitério público local. 

O pioneiro chegou a então localidade de Mercedes Nova, aos 10 anos de idade, na companhia de seus pais Clotilde (nascida Silva) e Ottwin Baasch, que vieram de mudança em 1955. No Oeste do Paraná, a família atuou no ramo agrícola.

Wilfrid é natural de Lontras (SC), onde nasceu em 27 de setembro de 1945. 

Wilfried Baasch se casou em Mercedes com a pioneira Nelsi Schwantes¹, filha do casal Frida (nascida Lindemann) e Valentin Schwantes, com quem formou família com o nascimento dos filhos Rosecler, Valdecir Carlos e Vanderlei Ricardo.  

¹ Faleceu em 21 de janeiro de 2011. 

Com o falecimento da esposa, Wilfrid Baasch contraiu segundas núpcias com Marta Dillemburg, em 14 de julho de 2012. 

Entre as multiplas atividades exercidas em favor de sua comunidade, Wilfrid Baasch foi administrador distrital enquanto Mercedes foi parte do território do município de Marechal Cândido Rondon (colaborou Rosecler Baasch). -- FOTO 3 --

Ver mais, clique aqui

_______________________________________

2019 - Em evento no Clube Sempre Verde, da sede distrital rondonense de Porto Mendes, é inaugurado o recapeamento asfáltico do trecho rodoviário municipal da sede distrital citada até a divisa com o município de Mercedes. A obra foi custeada pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, com recursos próprios. A recuperação da pavimentação foi uma promessa de campanha eleitoral do prefeito Marcio Andrei Rauber. (O Presente. Marechal Cândido Rondon:  ed. 02.04.,2019, p. 26).

_______________________________________

2019 - Deixa o cargo de coordenadora da seção da cidade de Marechal Cândido Rondon,  do Observatório Social do Brasil (OSB), a senhora Cristina Luiza Lizzoni. Ela ocupava a função desde aagosto de 2010 (O Presente, ed. 29.03.2019, p. 14). -- FOTO 4 --

_______________________________________

2020 - A Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon emite nota confirmando o primeiro caso positivo de pessoa infectada com coranavírus (COVID-19) na cidade: 

Coronavírus - Marechal Rondon possui um caso confirmado e 35 suspeitos

A Secretaria de Saúde de Marechal Rondon, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica, divulgou um novo boletim do coronavírus no final da tarde deste domingo, dia 29. O munícipio conta com o primeiro caso confirmado. Trata-se de uma mulher de 25 anos, que esteve em São Paulo recentemente. No boletim consta ainda 35 suspeitos e 4 descartados.

De acordo com a secretária de Saúde, Marciane Specht, o caso do tenista Thiago Wild ainda não é confirmado pelo LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná), por isso, não entra nas estatísticas do município. 

"Reforço aos rondonenses, os hábitos básicos de higiene, como a lavagem das mãos ou o uso de álcool em gel, que já são de grande serventia. Em caso de sintomas como tosse seca, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar, é ideal que a pessoa fique em casa para o isolamento. Em caso de piora, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima", frisa a secretária de Saúde, Marciane Specht.

Um caso da doença é considerado suspeito somente quando se enquadra nas seguintes situações:

- Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;

- Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresente febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente.

COMO SE PREVENIR?

O Ministério da Saúde orienta sobre cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

________________________________________

 

 

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados