Acontecimentos históricos do dia 9 de Março

2016 - Falece o pioneiro Relindo Weber que chegou a então vila de General Rondon em 23 de março de 1951 (...)

Pioneiro Relindo Weber, o 4º da esquerda à direita, como outros jovens pioneiros rondonenses. 
Imagem: Acervo Roseli Weber - FOTO 1 -
Pioneiro Relindo Weber, o 4º da esquerda à direita, como outros jovens pioneiros rondonenses. Imagem: Acervo Roseli Weber - FOTO 1 -
Os jovens Kelli Cristina Scherer e Leomar André Thiel que se casaram em 09 de março de 2013. 
Imagem: Acervo do casal - FOTO 2 -
Os jovens Kelli Cristina Scherer e Leomar André Thiel que se casaram em 09 de março de 2013. Imagem: Acervo do casal - FOTO 2 -
Pioneiro rondonense Abrelino Smaniotto falecido em 09 de março de 2013. 
Imagem: Acervo Cirley Smaniotto Fuchs - FOTO 3 -
Pioneiro rondonense Abrelino Smaniotto falecido em 09 de março de 2013. Imagem: Acervo Cirley Smaniotto Fuchs - FOTO 3 -
Radialista Miguel Fernandes Reichert e esposa Loreni (nascida Fenner), como moto usada em suas viagens. 
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 4 -
Radialista Miguel Fernandes Reichert e esposa Loreni (nascida Fenner), como moto usada em suas viagens. Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 4 -
Banner da Adetur Cataratas e Caminhos com o anúncio da abertura das inscrições da etapa de Mercedes do 6º Circuito Regional de Cicloturismo. 
Imagem: Acervo Adetur - FOTO 5 -
Banner da Adetur Cataratas e Caminhos com o anúncio da abertura das inscrições da etapa de Mercedes do 6º Circuito Regional de Cicloturismo. Imagem: Acervo Adetur - FOTO 5 -

1542 - Chega a Assunção, atual capital da República do Paraguai, o preposto da Coroa espanhola, após uma caminhada¹ de meses desde o litoral de Santa Catarina, passando pelo Oeste do Paraná. Da comitiva de 250 homens que iniciaram a jornada, somente 150 deles chegaram ao destino (COSTA, Luiz Carlos Martins da. Cronologia da História de Toledo - Cronologia de fatos, registros e curiosidades históricas de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p, 51.

Ao adentrar no território do atual Estado do Paraná, rumo ao Oeste, margeando o Rio Iguaçu, Cabeza de Vaca descobriu as Cataratas do Iguaçu (Nota do pesquisador).

________________________________

1970 – A Executiva Municipal da ARENA aprova, por voto unânime, o nome de Werner Wanderer para candidato a deputado estadual, e cria comissão especial para unificar as alas dissidentes locais do Partido, integrada pelos senhores Hedo Schneider, Harry Feiden, Teodoro Koniecziniak e Berdinand Spitzer.

_______________________________

1978 - Falece a pioneira rondonense Blondina Gerke, aos 66 anos de idade, esposa do pioneiro Otto Gerke. O casal chegou a então vila de General Rondon em 1956, procedente da localidade de Ramada, município de Ijuí, RS. São filhos do casal: Edgar, Traudy, Harry, Arthur, Nelson Hilmar e Arno - este foi professor em Marechal Cândido Rondon, diretor do ex-Colégio Comercial David Carneiro e do campus da Unioeste - Marechal Cândido Rondon.

A pioneira faleceu na cidade de Nova Laranjeiras quando retorna de viagem a Curitiba, para onde tinha viajado para tratamento de saúde. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. 135).

O casal Gerke instalou o primeiro mercado na então vila de General Rondon, em frente a Praça Willy Barth, na esquina com a Rua Pastor Meyer, do lado direito sentido leste-oeste (Informação de Irene Turra e nota do pesquisador).

_______________________________

1978 - A Rádio Difusora anuncia que nesta data o então prefeito municipal Almiro Bauermann, em audiência no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com o governador Jayme Canet Junior, colocou a disposição o cargo (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias: vol. 42 de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. A-130).

_______________________________

1991 - São iniciadas as obras de construção da ferrovia da Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava.

Em 10 de março de 1993, o então governador Roberto Requião, protagonista da implantação do projeto, assenta simbolicamente os primeiros trilhos da via férrea (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo. Toledo: Gráfica & Editora GFM, 2009, p. 50).

_______________________________

2013 - Falece o pioneiro rondonense e ex-secretário municipal de Viação e Obras, Abrelino Smaniotto. Foi sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (Mensagem recebida de Cirley Smaniotto Fuchs via Wahtsapp, em 07 de agosto de 2017). -- FOTO 3 --

- Ver também: <http://www.memoriarondonense.com.br/calendario-historico-single/03/10/>. Acesso em 08.08.2017.

_______________________________

2013 - Casam-se os jovens rondonenses Kelli Cristina Scherer e Leomar André Thiel, na Igreja Evangélica "A Verdade que Liberta", de Marechal Cândido Rondon, em cerimônia oficiada pelo pastor Thiago Rodrigo Smaniotto.

Ela natural de Marechal Cândido Rondon, filha do casal pioneiro Noeli (nascida Prediger¹) e Waldir Dali Scherer². Ele filho de Ivone Maria (nascida München³) e Lauro Thiel⁴. -- FOTO 2 --

¹ É filha do casal Helga (nascida Richter) e Evaldo Prediger que chegou de mudança à então vila de General Rondon, em 10 de outubro de 1964, procedente de Estrela, RS.

² São seus pais, o casal Iracema (nascida da Silva) e Frietold Scherer (Mula Scherer) que se estabeleceu no interior da então vila de Gneral Rondon, em 1957, procedente de Lageado, RS.

³ É filha do casal Lucia e Lauro München, vindo de Cerro Largo,RS, em 31/05/1963, para Novo Sarandi, município de Toledo, e em dezembro de 1963 mudou-se para Vila Cristal, município de Nova Santa Rosa, estabelecendo um comércio de Secos e Molhados (Bolicho).

⁴ São seus pais, o casal Melsira e Fridolino Thiel. Vieram da Esquina Boa Vista, município de Tucunduva (atualmente município de Novo Machado) , RS, em 1966, e foram morar na Linha Jundiaí, Nova Santa Rosa.

____________________________________

2016 - Falece o pioneiro Relindo Weber que chegou a então vila de General Rondon em 23 de março de 1951, acompanhando o tio Oswaldo Weber (Schwatza Weba), na mudança de Piratuba, Santa Catarina. Aqui casou-se com a pioneira Edith Lidia Schroeder, filha de Amanda Joana (nascida Dunke) e Rudolfo Carlos Schroeder, em 30 de julho de 1955. São filhos do casal: Lotário, Darci, Reli, Romeo e Roseli.

Trabalhou em General Rondon na derrubada de matas e roçadas. Grande parte das matas que cobriam a área central da atual cidade de Marechal Cândido Rondon foram derrubadas por ele e o irmão Hubert, a força de machado e serra. Atuou também na perfuração de poços d'agua. A maioria dos primeiros poços da cidade e chácaras foram cavados por Relindo e seu irmão Hubert.

Fora desses trabalhos também foi auxiliar de carpinteiro como também ajudou o sogro Rudolfo Carlos Schroeder na churrascaria, a primeira instalada em Marechal Cândido Rondon. Décadas depois atuou como freteiro na cidade.

Relatam os filhos do pioneiro, que o pai comentava que de início não acreditou no desenvolvimento da então vila de General Rondon por ser "fim de linha", mas que posteriormente admirava-se muito do desenvolvimento que transformou em cidade o pequeno lugar.

Falam também os filhos que o pai se referia muito sobre três assuntos históricos, que lhe causavam admiração: a antiga Fazenda Allica, em Porto Mendes; a visita do Presidente Ernesto Geisel a Marechal Cândido Rondon e a neve que caiu na então vila de General Rondon no dia de seu casamento em 30 de julho de 1955

Outro acontecimento pitoresco que se reportava o pioneiro, era caso de ter encontrado um burrichó¹ abandonado no meio do mato, quando ele e o irmão Hubert roçaram parte da antiga estrada aberta pela Companhia de Madeiras del Alto Paraná, conhecida como a "estrada dos ingleses", de Quatro Pontes ao Km 10 em Pato Bragado, passando pela atual sede distrital de Iguiporã e antiga localidade de Rio Branco. Este caminho deu acesso aos pioneiros de Quatro Pontes chegarem com as suas mudanças a localidade. Na época não existia estrada direta entre Toledo e Quatro Pontes.

Pela roçada os dois irmãos ganharam pago 300 mil reis o quilômetro roçado. O animal encontrado, Relindo Weber vendeu a 300 mil réis (Informações de Roseli Weber). -- FOTO 1 --

¹ Franco (apud GREGORY 7 SCHALLENBERGER, 2008, P. 171 e 172) relata:

" (...) Negociou que trabalhasse somente para abrir um quilômetro para depois, serem dispensados para almoçar. Teria sido atendido. Um burro de uma turma teria sido abandonado porque estava magro demais. Os burros da sua turma estavam bem tratados, porque Arthur Almeida, um argentino que falava bem o português despendia os melhores cuidados para com o animal. "Informou-se que, em S. Pedro, povoado argentino, só se falava português e que as próprias autoridades também o falavam". (GREGORY, Valdir & SCHLALLENBERGER, Erneldo. Guaira - Um Mundo de Águas e Histórias. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2008).

A pergunta que fica: o burro encontrado no mato pelo pioneiro Relindo Weber não seria o animal a que se refere Franco?

________________________________

2017 - Falece o pioneiro e radialista rondonense Miguel Fernandes Reichert, em consequência dos ferimentos causados em acidente de trânsito na cidade de Cambé, no norte do Paraná, no dia 19 de fevereiro. -- FOTO 4 --

_______________________________

2018 - A Adetur Cataratas e Caminhos anuncia a abertura das inscrições para a etapa de Mercedes do 6º Circuito Regional de Cicloturismo. para para o dia 15 de abril. -- FOTO 5 --

_____________________________________

2018 - Em audiência pública, moradores da vila de Bela Vista decidem pela transformação da vila em distrito administrativo de Marechal Cândido Rondon, conforme dispõe o projeto-de-lei nº 38/2017, de autorida do vereador Pedro Rauber ( O Presente, ed. 13.03.2018, p. 11).

_____________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS


Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados