Acontecimentos históricos do dia 24 de Maio

2005 – Falece o pioneiro e empresário Egon Scherer, ligado a Nied & Cia. Ltda.

Pioneiro e empresário Egon Scherer , falecido em 24 de maio de 2005. 
Imagem: Acervo Gilson Scherer
Pioneiro e empresário Egon Scherer , falecido em 24 de maio de 2005. Imagem: Acervo Gilson Scherer
Abertura da exposição 4-S, na sede distrital rondonense de Iguiporã, em maio de 1970. 
Na foto, junto às colunas do pavilhão, da direita à esquerda: 1 -Delegado de Polícia Alberto Meier,  2- vereador Harry feiden, 3 - professor Reinoldo Fuck, diretor da Escola Municipal Floriano Peixoto, da sede distrital de Iguiporã; 4 - vereador Elmo Lauro Gall,  5 - não identificado, 6 - engenheiro-agronômo Antonio Felipe Laginski, extensionista da Acarpa, em Marechal Cândido Rondon; 7 - Creoni Maria França, extensionista da Acarpa, em Marechal Cândido Rondon;  8 - não identificado, 9 - médico-veterinário Leopoldo Piotrowski, do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon; e 10 - não identificado. 
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 2 -
Abertura da exposição 4-S, na sede distrital rondonense de Iguiporã, em maio de 1970. Na foto, junto às colunas do pavilhão, da direita à esquerda: 1 -Delegado de Polícia Alberto Meier, 2- vereador Harry feiden, 3 - professor Reinoldo Fuck, diretor da Escola Municipal Floriano Peixoto, da sede distrital de Iguiporã; 4 - vereador Elmo Lauro Gall, 5 - não identificado, 6 - engenheiro-agronômo Antonio Felipe Laginski, extensionista da Acarpa, em Marechal Cândido Rondon; 7 - Creoni Maria França, extensionista da Acarpa, em Marechal Cândido Rondon; 8 - não identificado, 9 - médico-veterinário Leopoldo Piotrowski, do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon; e 10 - não identificado. Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 2 -
Tenista rondonense Bianca Spinassi . 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO  3 -
Tenista rondonense Bianca Spinassi . Imagem: Acervo O Presente - FOTO 3 -
Cartaz-convite do 1º Festival Municipal da Canção de Entre Rios do Oeste - FESRIOS.
Imagem: Acervo AquiAgora.net - FOTO 4 -
Cartaz-convite do 1º Festival Municipal da Canção de Entre Rios do Oeste - FESRIOS. Imagem: Acervo AquiAgora.net - FOTO 4 -
Posse de secretários na Prefeitura Municipal de Pato Bragado. 
Da esquerda à direita: Dirceu Anderle, vice-prefeito; Arlete Gross Schneider, secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente; Lércio Balduíno Kirsten, secretário municipal de Planejamento; Sérgio Gossenheimer, secretário municipal de Viação, Obras e Urbanismo; e Leomar Rohden (Mano), prefeito municipal. 
Imagem: Acervo Imprensa PM-Pato Bragado - Crédito: Marili Koehler - FOTO 5 -
Posse de secretários na Prefeitura Municipal de Pato Bragado. Da esquerda à direita: Dirceu Anderle, vice-prefeito; Arlete Gross Schneider, secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente; Lércio Balduíno Kirsten, secretário municipal de Planejamento; Sérgio Gossenheimer, secretário municipal de Viação, Obras e Urbanismo; e Leomar Rohden (Mano), prefeito municipal. Imagem: Acervo Imprensa PM-Pato Bragado - Crédito: Marili Koehler - FOTO 5 -
Artista Ata Ataídes Kist em sua participação no Salon International D'Art Contemporain, em Paris, em final de maio de 2019. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 6 -
Artista Ata Ataídes Kist em sua participação no Salon International D'Art Contemporain, em Paris, em final de maio de 2019. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 6 -
Tela !Number One
Tela !Number One" do artista rondonense Ataíde Kist, vendida por ele na 24 edição do ART Shopping Paris. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 7 -
Diretor-Presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, procedendo a abertura do Dia Campo do Milho Safrinha Copagril 2019. 
Imagem: Acerco Comunicação Copagril - Crédito: Carina Ribeiro - FOTO 8 -
Diretor-Presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, procedendo a abertura do Dia Campo do Milho Safrinha Copagril 2019. Imagem: Acerco Comunicação Copagril - Crédito: Carina Ribeiro - FOTO 8 -

=====================================================================================================

1970 – É realizado durante a exposição dos então Clubes 4-S, de Iguiporã e Margarida, a primeira das quatro grandes exposições  4-S do município de Marechal Cândido Rondon,  a  primeira demonstração de inoculação de semente de soja no município, pelos quatroessistas Darci Ribeiro e Mário Schuster (nota do pesquisador). -- FOTO 2 --

_______________________________

1972 – Acontece o lançamento da pedra fundamental do primeiro templo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, em Marechal Cândido Rondon,  a Rua Santa Catarina, em cerimônia presidida pelo Pastor João Batista, da cidade de Toledo (nota do pesquisador).

________________________________

1974 – É inaugurado o sistema de iluminação das então quadras esportivas do Colégio Rui Barbosa (nota do pesquisador).

________________________________

1976 – É noticiado pela Rádio Difusora a chegada a Marechal Cândido Rondon de um aparelho “Gameton”, para o Laboratório de Análises Clínicas Netzel Ltda., com recurso radioativo para verificação de hormônios (nota do pesquisador).

________________________________

2003 – A tenista rondonense Bianca Spinassi vence o Campeonato Brasileiro de Tênis – categroria 14 anos, na cidade parnaense de Londrina (nota do pesquisador). -- FOTO 3 -- 

________________________________

2003 - Agricultores e veterinários do Oeste do Paraná encetam campanha de combate ao carrapato. Sem lançamento de novos produtos no mercado, o parasita se tornou resistente aos velhos defensivos existentes. 

No começo da colonização da Fazenda Britânia era comum carrapatos atacarem os novos moradores (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009. p.112)

_______________________________________

2014 - Foi o dia de maior precipitação pluviométrica na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, um volume acumulado de 74mm.

_______________________________________

2016 - O jornal O Presente noticia que foi trocada a comissão provisória do PTB de Marechal Cândido Rondon, assumindo a presidência o ex-presidente da Associação Paranaenses de Suinocultores (APS), o técnico agrícola Romeu Carlos Royer; e a vice-presidência o funcionário público municipal Fernando Hübner (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 24.05.2016, p. 07). 

________________________________  

2018 - Segue a greve dos caminhoneiros em todo o pais  e os postos de abastecimento da região de Marechal Cândido Rondon ficam sem combustível.  A  procura aos supermercados permanece afobada como no dia anterior (nota do pesquisador).

_________________________________

2018 - Começa na cidade Entre Rios do Oeste e segue até o dia seguinte, o 1º Festival da Canção de Entre Rios do Oeste (FESRIOS), com a interpretação de 41 músicas nas categorias kids, popular, gospel e sertanejo (O Presente, ed. 29.05.2018, p. 12). -- FOTO 4 --

_________________________________

2018 - Ocorre a posse da suplente de vereador, Arlete Gross Schneider, na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, de Pato Bragado, em subsituição a Sérgio Gossenheimer, que sai da Secretaria Municipal de Planejamento e assume a Secretaria Municipal de Viação, Obras e Urbanismo, no lugar de Lércio Balduíno Kirsten que é empossado na Secretaria de Planejamento (nota do pesquisador).  -- FOTO 5 --

_________________________________

2018 - Acontece em Marechal Cândido Rondon o encerramento da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná 2018. Os atletas rondonenses conquistaram dez medalhas de ouro, quatro de prata e seis de bronze. 

No atletismo foram cinco medalhas de ouro, todas elas conquistadas por alunos do Colégio Estadual Campo de Margarida. Outras duas de prata e três de bronze também saíram do atletismo, modalidade esta, que foi disputada no Estádio Municipal Valdir Schneider.

O basquete levou medalha de ouro em todas as categorias, ou seja, nas três em que disputou, sendo duas no masculino e uma no feminino. A modalidade foi disputada no ginásio do Centro de Atendimento Familiar (CAF), no Bairro Botafogo. 

As disputas pelo voleibol aconteceram no ginásio de esportes do Colégio Martin Luther,  com a conquista damedalha de ouro no feminino A e prata no feminino B.

No futsal, modalidade que mais teve equipes participando, Marechal Rondon ganhou a medalha de bronze, no masculino B, com o Colégio Rui Barbosa.

No atletismo foram cinco medalhas de ouro, todas elas conquistadas por alunos do Colégio Estadual Campo de Margarida. Outras duas de prata e três de bronze também saíram do atletismo, modalidade esta, que foi disputada no Estádio Municipal Valdir Schneider.

No basquete, as equipes conseguiram a medalha de ouro em todas as categorias, ou seja, nas três em que disputou, sendo duas no masculino e uma no feminino. A modalidade foi disputada no ginásio do CAF.

No handebol, medalha de ouro ficou com o Colégio Rui Barbosa, na categoria masculino B.

As disputas de xadrez aconteceram no Clube Concórdia. Marechal Rondon esteve representado pelo Rui Barbosa, que conquistou a prata no xadrez relâmpago, masculino A, além de uma medalha de bronze, no convencional, masculino A.
 

Os medalhistas de ouro da fase regional  garantiram a participação na fase macrorregional, que acontecerá entre os dias 12 e 17 de junho, em Medianeira.

OS JOGOS

Foram sete dias de jogos na cidade de Marechal Cândido Rondon, com a presença no município  de 2.600 pessoas, entre atletas, dirigentes e arbitragem (nota do pesquisador).

_______________________________________

2019 - Começa e segue até o dia seguinte de 26, em Paris, no Corrousel du Louvre,  o Salon International d'Art Contemporain, com a participação do artista rondonense Ataíde Kist.

Paralelo ao evento, ocorre a 24ª edição do ART Shopping Paris onde o artista de Marechal Cândido Rondon expõe 10 telas, entre elas a "Number One", adquirida por um colecionador francês pelo valor de dois mil dólares.

Ataídes Kist foi único brasileiro a expor na mostra internacional na capaital francesa (O Presente, ed. 31.05.2019, p. 20 e 21). -- FOTOS 6  e 7 --

______________________________________

2019 - A Cooperativa Agroindustrial Copagril realiza em sua Estação Experimental o Dia de Campo do Milho Safrinha Copagril 2019, com a demonstração de 40 híbridos, além de pastagem dode inverno (CARINA, Walker Ribero. Dia de Campo apresenta lançamentos em híbridos de Millho. Marechal Cândido Rondon: Revista Copagril,  nº 110, ano 14, cad. Maio/Junho 2019, p. 16 e 17). -- FOTO 8 -

______________________________________

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados