Acontecimentos históricos do dia 12 de Junho

1969 - É fundado o Rotary Club, em Marechal Cândido Rondon [...]

Dr. Miguel Patiño Cruzatti, primeiro presidente do Rotary Clube, participando das comemorações do Sesquicentenário da Independência, em 1972, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon. 
Imagem: Acervo Valdir Sackser
Dr. Miguel Patiño Cruzatti, primeiro presidente do Rotary Clube, participando das comemorações do Sesquicentenário da Independência, em 1972, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon. Imagem: Acervo Valdir Sackser
O médico Roberto Wollrath falecido em 12 de junho de 2016. 
Imagem: Acervo AquiAgora.net - FOTO 2 -
O médico Roberto Wollrath falecido em 12 de junho de 2016. Imagem: Acervo AquiAgora.net - FOTO 2 -
A atleta rondonense Rosane Kozerski Kunzler em Porto Alegre, na 33ª Maratona Internacional, onde conquistou o 1º lugar . 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 3 -
A atleta rondonense Rosane Kozerski Kunzler em Porto Alegre, na 33ª Maratona Internacional, onde conquistou o 1º lugar . Imagem: Acervo O Presente - FOTO 3 -
Pioneiro Edmundo Koch com a esposa Gertrudes, ele falecido em 12 de junho de 2018, e ela, no mês anterior, no dia 05. 
Imagem: Acervo da Jaqueline Andreia Martinello Koch - FOTO 4 -
Pioneiro Edmundo Koch com a esposa Gertrudes, ele falecido em 12 de junho de 2018, e ela, no mês anterior, no dia 05. Imagem: Acervo da Jaqueline Andreia Martinello Koch - FOTO 4 -
Novos gerentes das unidades da Sicredi Aliança PR/SP. 
Imagem: Acervo da cooperativa de crédito - FOTO 5 -
Novos gerentes das unidades da Sicredi Aliança PR/SP. Imagem: Acervo da cooperativa de crédito - FOTO 5 -
Gaitero e cantor gaúcho Porca Véia, falecido em junho de 2020.
Imagem: Acervo Sintag-pb - FOTO 6 -
Gaitero e cantor gaúcho Porca Véia, falecido em junho de 2020. Imagem: Acervo Sintag-pb - FOTO 6 -
Card da previsão do Serviço de Meteorologia do Paraná para Marechal Cândido Rondon, de 12 de junho de 2021 e dias subsequentes.
Imagem: Acervo Simepar - FOTO 7 -
Card da previsão do Serviço de Meteorologia do Paraná para Marechal Cândido Rondon, de 12 de junho de 2021 e dias subsequentes. Imagem: Acervo Simepar - FOTO 7 -

=====================================================================================================

1930 – Por decreto dessa data são exonerados dos cargos de Capitão, que exerciam na Força Militar do Paraná, os Srs. Urias Pio Martins, Waldemar Kost e José Rodrigues Sampaio de Almeida por não terem aceito os cargos de subdelegados de polícia de Cândido de Abreu, Guaíra e Foz do Iguaçu, alegando estarem há 5 meses sem receberem seus vencimentos e não poderem iniciar viagens longas sem recursos pecuniários, e deixarem suas famílias nessa situação. O decreto é assinado pelo Presidente Camargo e secretário Pinto Rebelo. A demissão foi ilegal e arbitrária pois, esses postos/cargos são vitalícios (NEGRÃO, Francisco. Efemérides Paranaenses. Revisão e ampliação de Carlos Zatti. Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, enviado via meio digital (e-mail), em 11.06.2021).

_______________________________________

1969 -  É fundado o Rotary Club, em Marechal Cândido Rondon.

              Primeira diretoria:

              Presidente: Dr. Miguel Patiño Cruzatti

               Vice-Presidente: Dealmo Selmiro Poersch

              Secretário: Carlos Andrade Dantas

              Tesoureiro: Gernot Reuter

               Diretor de protocolo: Antonio Maximiliano Ceretta

_______________________________

1986 - É inaugurada o sede própria da Câmara Municipal de Nova Santa Rosa, com desavanças entre os legisladores de situação e de oposição por causa da compra do terreno para a construção do prédio (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 004, junho e julho de 1986, ed. 09.06.1986, p. 57; ed. 10.06.1986, p. 63  E D. 30.06.1986, p. 179).

_______________________________________

1987 - Falece João Priesnitz, casado com Emma Schöninger (falecida em 23 de abril de 1979 e sepultada no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon), e pai de Helmuth Priesnitz, primeiro presidente da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon e avô de Ilmar Priesnitz, 8º prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon.

Era nascido em Santa Cruz do Sul (RS), em  07 de maio de 1891, filho do imigrante austríaco-polonês Emil Priesnitz e de sua esposa Francisca Hanke. Foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (informação de Brunhilde Priesnitz Thessing).  
 

Saber mais, clique aqui           

________________________________

1987 - Grave acidente com um ônibus da Expresso Princesa dos Campos, que fazia a linha Curitiba-Marechal Cândido Rondon, nas proximidades da cidade de Cascavel, resulta na morte de quatro passageiros e outros vinte feridos que foram internados em clínicas cascavelenses. 

O acidente se dá com um caminhão cargo da empresa Transfarina. A notícia do acidente,dada pelo jornalismo do Rádio Difusora do Paraná AM, relata:
 

Quatro mortos e 20 feridos no acidente de ontem

"Um dos maiores acidentes que se tem conhecimento na região, aconteceu na manhã de ontem envolvendo o ônibus executivo da Princesa dos Campos e um caminhão  cargo da Trans Farina.

O ônibus era dirigido pelo motorista Avelino Fuchs enquanto que o cargo era conduzido por Antônio Daniel Soares.

Segundo consta, no exato momento do cruzamento de um veículo com outro, o caminhão rodou na pista e com a trazeira atingiu a lateral esquera do ônibus que trafegava com 23 passageiros.

Quatro pessoas sofreram morte instantânea enquanto que outros 20 deram entrada nos hospitais de Cascavel, apresentando vários tipos de ferimentos. O feridos nesse acidente foram: Elizabete da Silva, Helma Koch, Alma Vorpagel, Albano Vorpagel, Fernando Vorpagel, Sedenilson de Souza Firmino, o motorista Avelino Fuchs, Jussara Mello, Rafael Mello, sendo que este sforam atendidos e já receberam alta.

Continuam internados nos hospitais de Cascavel: Marcelo Teixeira França que sofreu fratura de perna e foi submetido a cirurgia, Mário Drage de Porto Mendes com suspeita de fratura de coluna, Antônio Goulart com vários cortes no rosto e ferimentos pelo corpo, Hamilton Laurindo conhecido por Barão, residente em Toledo e teve fratura de clavícula, Josimar Peroto com ferimento e está em observação, Terezinha Campagnolo com cortes profundos no rosto, João Riwe que precisou ser submetido a cirurgia, Anibaldo Schmidt que teve deslocamento de todo o couro da testa e está na UTI, Edegar Comerlato, Maria Neli Comerclato que tiveram vários ferimentos generalizados, e ainda Débora Pereira da Silva que teve fraturadas suas duas pernas e vários outros ferimentos mas está se recuperando.

As quatro pessoas que morreram nesse acidente de ontem são: Anita Kuhn de 46 anos de idade, residente em Esquina Ipiranga no município de Toledo e embarcou no ônibus graças a uma pessoa que não estava na rodoviária na hora do embarque.

Ely Érica Leske, residente em Sta. Rosa del Mondaí, no Paraguay, e embarcou neste ônibus porque perdeu o do horário anterior.

Maria Mendes Makoski, cuja residência não é sabida e tinha em sua bolsa os documentos do garoto Marilson Pedro Castanha, de 3 anos de idade, que também faleceu.

A  empresa Princesa dos Campos prestou toda assistências às famílias daa vítimas, providenciando os funerais que deverão acontecer no dia de hoje, ao mesmo tempo que cobrindo todas as despesas hospitalares (sic)" (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 010, cad. mai e jun 1987, fls. 153).

____________________________________

1989 - Cooperativas do Oeste do Paraná paralisam a comercialização da soja entregue pelos associados, em protestos contra os baixos preços do produto (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo. Cronologia de Fatos, Registros e Curitosidades da História do Município de Toledo. GFM Gráfica & Editora, 2009: 130).

_______________________________________

1991 - Ocorre a fundação da União Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (UOPECAN¹), com sede na cidade de Cascavel (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo GFM Gráfica & Editora, 2009. p.130).
 

¹ A instituição é referência em tratamento de cânceres no Oeste do Paraná (nota do pesquisador)

_____________________________________

2016 - Falece vítima de complicações em consequência de uma pneunomia, o médico rondonense Roberto Wollrath. Clinicou muitos  anos no Hospital Dr. Fumagalli. Atualmente (12.06.2016) exercia a medicina na Unidade 24 Horas - Centro. Foi secretário de Saúde do primeiro governo municipal de Edson Wasem, por um certo período. -- FOTO 2 -- 

________________________________

2016 - A atleta rondonense Rosane Kozerski Kunzler conquista o primeiro lugar, na categoria 50 a 54 anos, da 33ª Maratona Internacional de Porto Alegre.  -- FOTO 3 -- 

________________________________

2017 - A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprova em terceira discussão o projeto de lei nº 10/2017, de autoria do  Poder Executivo, que prevê a doação de área de 10,4 mil m2 ao Governo do Paraná para a futural implantação do Complexo Civil-Militar de Marechal Cândido Rondon : Delegacia Cidadã da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e a 2ª Companhia da Polícia Militar do Estado do Paraná.

A área objeto de doação está localizada à Avenida Irio Jacob Welp, ao lado da área de captação de água do SAAE (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16.06.2017, p. 09). 

________________________________

2017 - A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprova em terceira discussão o projeto-de-lei nº 08/2017, de autoria do vereador Nilson Hachmann, que proíbe a inauguração de obras inacabadas no município de Marechal Cândido Rondon. 

_________________________________

2018 - Falece o pioneiro do distrito de Iguiporã, município de Marechal Cândido Rondon, senhor Edmundo Koch. Filho do casal pioneiro Olga (nascida Ritter) e Theobaldo Koch que construiu o primeiro moinho na nominada vila. 

Edmundo Koch chegou de mudança ao Paraná na companhia da esposa Gertrudes Lang (falecida no dia 05 do mês anterior), em 1956, procedente d o município gaúcho de Charrua (nota do pesquisador).. -- FOTO 4 -- 

_______________________________________

2018 - A Sicredi Aliança PR/SP anuncia  reposicionamento do quadro gerencial da cooperativa nas agências de Mercedes, Guaíra, Entre Rios do Oeste e Marechal Cândido Rondon (Av. Rio Grande do Sul), todas no Estado do Paraná. Alvaro Andrei Porto é o novo gerente da agência de Mercedes, onde anteriormente atuava como Gerente de Negócios Pessoa Jurídica. Dilvane de Moura, antes gerente da agência de Mercedes, passa a ser o gerente da agência de Guaíra. A agência de Entre Rios do Oeste agora é gerenciada por Luciano Kuntz que antes atuava como Gerente de Negócios Pessoa Jurídica na agência Avenida Maripá, em Marechal Cândido Rondon. Já a agência Avenida Rio Grande do Sul, em Marechal Cândido Rondon tem como novo gerente Juliano Tallini, que antes de assumir a função atuava como Gerente de Negócios Pessoa Jurídica na mesma agência (nota do pesquisador).-- FOTO 5 --

_______________________________________

2019 - Acontece a solenidade de formatura de 96 alunos vinculados às escolas municipais Tiradentes, Caetano Munhoz da Rocha e José Alencar, do município de Mercedes, no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD - (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14.06.2019, p. 36 e 37).

_______________________________________

2020 - Falece na cidade de Novo Hamburgo (RS), o consagrado músico gaúcho Porca Véia (Elio da Rosa Xavier), aos 68 anos, vítima de infarto do miocárdio. Era natural de Lagoa Vermelha (RS), onde nasceu em 02 de março de 1952. 

O artista tinha uma legião de apreciadores de sua música entre o público rondonense e do Oeste do Parana (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --

Ouvir entrevista, clique aqui.

_______________________________________

2021 - O sábado é de dia ensolarado na cidade de Marechal Cândido Rondon, sem qualquer nebulosidade, vento fraco do quadrante sul e amplitude térmica média entre 10 e 20 graus (NB). -- FOTO 7 --

________________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados