Acontecimentos históricos do dia 30 de Setembro

1977 - Acontece o lançamento para todo o Brasil, do primeiro trabalho fonográfico do músico e cantor rondonnense Walter Basso, a gravação do compacto de vinil com as músicas "Castelo de Sonhos" e "Solange" (...)

Capa do primeiro compacto simples do cantor Walter Basso.
Imagem: Aceevo do cantor.
Capa do primeiro compacto simples do cantor Walter Basso. Imagem: Aceevo do cantor.
Abertura oficial do 1º Fórum de Desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon, no auditório da Acimacar. 
Da esquerda para a direita: 1º - não identificado, 2º - Sérgio Marcucci - presidente da Faciap;  3º - Prof. Dr. Paulo Kolling, diretor do campus Unioeste; 4º - vereador João Marcos Gomes - presidente da Câmara Municipal; 5º - Moacir Froelich, prefeito municipal; Paulo Rodrigo Copetti, presidente da Acimacar; e Lair José Bersch (discursando), chefe de gabinete da Prefeitura Municipal. 
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 2 -
Abertura oficial do 1º Fórum de Desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon, no auditório da Acimacar. Da esquerda para a direita: 1º - não identificado, 2º - Sérgio Marcucci - presidente da Faciap; 3º - Prof. Dr. Paulo Kolling, diretor do campus Unioeste; 4º - vereador João Marcos Gomes - presidente da Câmara Municipal; 5º - Moacir Froelich, prefeito municipal; Paulo Rodrigo Copetti, presidente da Acimacar; e Lair José Bersch (discursando), chefe de gabinete da Prefeitura Municipal. Imagem: Acervo O Presente - FOTO 2 -
Adelar Bertussi fotografado na estância da família em São Jorge da Mulada, no município de Caxias do Sul. 
Imagem: Acervo ClicRBS - FOTO 3 -
Adelar Bertussi fotografado na estância da família em São Jorge da Mulada, no município de Caxias do Sul. Imagem: Acervo ClicRBS - FOTO 3 -
Banner do III Festival Nacional de Coros Infantis e Infanto Juvenis de Entre Rios do Oeste, realizado em final de setembro de 2018. 
Imagem: Acervo Imprensa  PM - Entre Rios do Oeste - FOTO 4 -
Banner do III Festival Nacional de Coros Infantis e Infanto Juvenis de Entre Rios do Oeste, realizado em final de setembro de 2018. Imagem: Acervo Imprensa PM - Entre Rios do Oeste - FOTO 4 -

======================================================================================================

1977 -  Acontece a filiação da APAE-Marechal Cândido Rondon a Federação Nacional das APAEs (Rádio Difusora Rondon, Frente Ampla de Notícias: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978).

_______________________________

1977 - Acontece o lançamento para todo o Brasil, do primeiro trabalho fonográfico do músico e cantor rondonense Walter Basso, a gravação do compacto de vinil com as músicas "Castelo de Sonhos" e "Solange".

Com um milhão de cópias vendidas. em um ano, rendeu um disco de ouro para o artista, entregue no Programa do Bolinha e  estupênda projeção nacional. Atualmente (30.09.2017), a música "Castelo de Sonhos" já vendeu mais de dez milhoes de cópias sendo que já existem 35 regravações sendo algumas em espanhol e virou nome de cidade no estado do Pará. -- FOTO 1 -

____________________________________

2014 - A somatória das precipitações pluviométricas do mês na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, fechou em: 453mm. 

_______________________________________

2015 – Acontece no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), o 1º Fórum de Desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon 2035 com a propositura  de pensar um projeto de desenvolvimento para o município e a produção de uma planilha de diretrizes de orientação de desenvolvimento para os próximos 20 anos (O Presente, ed. 29.9.2015, p. 13). -- FOTO 2 -- 

________________________________

2017 - Falece na cidade de Campo Largo (PR), o acordeonista e cantor Adelar Bertussi que formou com o irmão Honeyde Bertussi¹, a famosa dupla de música gaúcha "Irmãos Bertussi".  

Nas últimas duas décadas, o artista morava na cidade de Curitiba. 

¹ Faleceu em 04 de janeiro de 1996. Foi compositor junto como irmão Adelar de grandes composições de largo sucesso junto ao público. Além da carreira com o irmão e solo, Honeyde fez dupla com o acordeonista Itajaíba Mattana formando os aplaudidos "Cobras do Teclado". A gravação de 1967 mostra a notabilidade de voz dos dois artistas e a sua versatilidade no acordão.  A designação de "Cobras do Teclado" também foi usado por Adelar e Honeyde Bertussi, em certos momentos. 

O primeiro trabalho fonográfico de Adelar Bertussi foi junto com o irmão Honeyde, como "Irmãos Bertussi",  em 1956, com o lançamento do primeiro LP,  e os dois artistas cognominados de "Cancioneiros das Coxilhas".

Esse trabalho é praticamente a estréia da música gaúcha no mercado fonográfico brasileiro. 

No ano seguinte, foram dois trabalhos: o primeiro "Só para Você"  um trabalho de interpretação de composições mundialmente famosas, incluindo clássicos como "Aída", do italiano Giuseppe Verdi. O segundo LP é um novo acervo de músicas do regionalismo gaúcho, LP designado de "Coração Gaúcho"

Em 1958, acontece o lançamento do long-play de vinil "Nos Pagos do Sul" . Até onde pesquisado no ano de 1959, a dupla não gravou nenhum trabalho. Em 1960, lançaram o disco "Passeando pelos Pagos" , marcando cada vez mais forte o apreço pelas composições de tradição pampeana² do Rio Grande do Sul.  

² Os discos dos Irmãos Bertussi, de Teixeirinha e Mary Terezinha, José Mendes e Gildo de Freitas foram do apreço musical dos pioneiros rondonenses, principalmente aqueles que se mudaram do Rio Grande do Sul. Os trabalhos desses artistas faziam parte do acervo fonográfico de quem tinha uma radiola ou toca-discos.  

Com o surgimento da Rádio Difusora AM em 19 de novembro de 1966, as músicas dos citados artistas foram muito requisitadas pelos ouvintes para serem rodadas pela emissora até meados de 1985, pela falta de novas gravações desses artistas. 

Muitos gaiteiros rondonenses pioneiros se inspiravam na interpretação das músicas dos Irmãos Bertussi. 

O corpo de Adelar Bertussi foi sepultado no cemitério de São Jorge da Mulada, município de Caxias do Sul, terra natal do artista. -- FOTO 3 -- 

 _______________________________ 

2017 -   Acontece na cidade de Medianeira o Campeonato Paranaense de Karatê Interestilos FEKIP 2017. A representação rondonense participa com nove atletas da Academia Liberdade. A equipe conquistou 12 medalhas. Três medalhas de ouro: Matheus Henrique Hartleben, Arthur Haupt Pacheco e Kayke Carvalho Buche 

As de pratas foram conquistadas por Kymberli Nadine Guiosi e André Luiz Franciosi, cada uma em duas categorias. Os caratecas João Hartleben, Matheus Hartleben, Arthur Haupt Pacheco, Vitor Sauer e Marcos Vinicius Sauer ficaram na terceira colocação.

_______________________________________

2018 - Acontece na sede distrital de Novo Três Passos, a 18ª Festa da Ponta de Peito Recheada (O Presente, ed. 28.09.2018, p. 39). 

________________________________________

2018 - Acontece na cidade de Entre Rios do Oeste (PR), O  III Festival Nacional de Coros Infantis e Infanto Juvenis (FESCORI).

O Festival iniciou  às 8h30m na praia artificial de Entre Rios do Oeste. Em seguida, foram realizadas atividades e oficinas em forma de circuito, voltados a música e natureza. Depois o evento foi transferido para o Clube Atlético com o propósito de preparar a Massa Coral dos Corais participantes. Às 17horas, começou o espetáculo de apresentações dos Corais envolvidos, sendo o ponto alto a Massa Coral com cerca de 300 vozes que se unirão num único tom e cantarão em coro, mostrando a força e a beleza do Canto Coral Infantil e Infanto-juvenil. -- FOTO 4 -- 

________________________________________

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados