Acontecimentos históricos do dia 21 de Outubro

1956 - Acontece com grande festividade na então vila de Mercedes Velha, hoje sede distrital de Novo Horizonte, a inauguração e a benção do campanário e sino da igreja católica local (...)

Comunidade católica da então vila de Mercedes Velha, agora Novo Horizonte, junto com o padre Aloísio Baumeister SVD (junto ao campanário), no dia da inauguração e benção do sino, em outubro de 1956. 
Imagem: Acervo Rolf Kaefer - FOTO 1 -
Comunidade católica da então vila de Mercedes Velha, agora Novo Horizonte, junto com o padre Aloísio Baumeister SVD (junto ao campanário), no dia da inauguração e benção do sino, em outubro de 1956. Imagem: Acervo Rolf Kaefer - FOTO 1 -
Flagrante do padrinhos e madrinhas dos eventos pertinentes a benção e inauguração do sino da comunidade católica de Novo Horizonte, em outubro de 1956. 
Imagem: Acervo Rolf Kaefer - FOTO 2 -
Flagrante do padrinhos e madrinhas dos eventos pertinentes a benção e inauguração do sino da comunidade católica de Novo Horizonte, em outubro de 1956. Imagem: Acervo Rolf Kaefer - FOTO 2 -
Padre Aloisio Baumeister SVD fotografado com padrinhos de benção e inauguração do sino da comunidade católica de Novo Horizonte, em outubro de 1956. 
Imagem: Acervo Rolf Kaefer - FOTO 3 -
Padre Aloisio Baumeister SVD fotografado com padrinhos de benção e inauguração do sino da comunidade católica de Novo Horizonte, em outubro de 1956. Imagem: Acervo Rolf Kaefer - FOTO 3 -
Pastor Joachim Pawelke e confirmandos  da Comunidade Evangélica Martin Luther , no começo da década de 1960. Imagem: Acervo Edeltraud Steinmacher Lettnin – FOTO 4 –
Pastor Joachim Pawelke e confirmandos da Comunidade Evangélica Martin Luther , no começo da década de 1960. Imagem: Acervo Edeltraud Steinmacher Lettnin – FOTO 4 –
Copia do Lei Federal nº 5.496/1968, que instituiu o
Copia do Lei Federal nº 5.496/1968, que instituiu o "Dia do Motorista" no Brasil. Imagem: Acervo Senado Federal - FOTO 5 -

1956 - Acontece com grande festividade na então vila de Mercedes Velha, hoje sede distrital de Novo Horizonte, a inauguração e a benção do campanário e sino da igreja católica local, com a presença do padre Aloísio Baumeister SVD, vigário da paróquia de Quatro Pontes, e grande público. O sino foi adquirido ao preço de CR$ 49.510,00, da empresa Bromberg, com peso de 500kg. Segundo registros, as contribuições em dinheiro para a festa de inauguração, ofertas de padrinho e madrinha e mais para tocar o sino para a primeira missa, primeira Consagração e primeiro "Ângelus" superaram o valor do custo de aquisição.

            No dia 1º novembro seguinte, a comunidade católica realizou o dia da "tocação do sino" em que as pessoas, mediante a oferta de um valor a seu critério podiam puxar o sino por um determinado tempo. No total, participaram 50 pessoas da "badalação", que resultou numa arrecadação de, aproximadamente, 10| do valor do sino. (Informações de Rolf Kaefer, recebidas via e-mail em ) - FOTOS 1, 2 e 3. 

____________________________________

1959 – Toma posse como primeiro pastor da Comunidade Evangélica Martin Luther, o pastor Jochim Pawelke, natural da Alemanha. E também toma posse a nova diretoria da comunidade: Arlindo Alberto Lamb -  Presidente; Daniel Borosky – Vice-Presidente; Roberto Port –  Secretário; Alcídio Schröeder – 2º Secretário; Jorge Zeilinger –Tesoureiro; e Amário Saatkamp – 2º tesoureiro. - FOTO 4 - 

_______________________________

1968 – Assumem as funções de Juiz de Paz e as respectivas suplências no distrito administrativo e judiciário de Margarida: titular Professor Avelino Wobeto; 1º suplente Pedro Paulo Nitsczak; 2º suplente Antonio José Lorenzi; e 3º suplente Edgar Jung.

_______________________________

1968 - Pelo Decreto Federal nº 63.461/1968, é oficializado o dia 25 de Julho, como o "Dia do Motorista" no Brasil <http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?numero=63461&tipo_norma=DEC&data=19681021&link=s > Acesso 25.07.2016. - FOTO 5 - 

_______________________________

1976 – Acontecem os Jogos Infantis de Marechal Cândido Rondon, na sede distrital de Margarida, com a participação de nove escolas municipais: Escola Luiz da Gama (ficou em primeiro em lugar, com 117 pontos), Escola Frei Henrique de Coimbra (ficou em segundo lugar, com 108,5 pontos), Escola Campos Sales (ficou em terceiro lugar,  com 89 pontos) e mais as escolas Manoel Ribas, Tomé de Souza, São Cristóvão, Padre José de Anchieta, Duarte da Costa e Júlio de Castilhos).

_______________________________

2016 - Acontece no Clube Concórdia baile do Conselho da Mulher Empresária de Marechal Cândido Rondon, entidade liga a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon - ACIMACAR, show beneficiente com a banda Nega Fulô em referência da Campanha Orutubro Rosa. O lucro financeiros do evento feito destinado a UOPECCAN, de Cascavel (O Presente, ed. 18.10.2016, p.17). 

_______________________________

2016 - O jornal O Presente noticia que o prefeito municipal Moacir Froelich sancionou a lei municipal nº 4.884/2016, que proibe a concessão de álvara de funcionamento no município com a finalidade de realizar a exploração de gás de xisto pelo método de fratura hidraúlica conhecida como fracking  (O Presente, ed, 21.10.2016, 03).

_______________________________

2016 - Acontece na Matriz Católica Sagrado Coração de Jesue reunião com a presença de pais de estudantes, representantes da comunidade escolar, da diocese das institutições de ensino envolvidas para esclarecer a implementação de mudanças eeucacionais no Colégio Cristo-Rei, a partir de 2017, quando do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio ficará ao encargo do Colégio Alfa, da cidade de Toledo, enquanto o Colégio Cristo-Rei ficará responsável pela eucação infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental (O Presente, ed. de 25.10.2016, p.21).

____________________________________

2016 - É sancionado pelo Prefeito Municipal Moacir Froelich o projeto de lei que cria o Conselho de Desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon - CODEMAR (O Presente, ed. 1º.11.2016, p. 15). 

_______________________________

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS



Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados