1905 — O Governo do Paraná inicia a elaboração do mapa da Fazenda Britânia, antes conhecido como Imóvel São Francisco. O trabalho é concluído em 06 de agosto de 1906 (...)
1905 — O Governo do Paraná inicia a elaboração do mapa da Fazenda Britânia, antes conhecido como Imóvel São Francisco. O trabalho¹ é concluído em 06 de agosto de 1906 e nele figuram a Picada Nuñez y Gibaja, desde o Porto 12 de Outubro até o Imóvel Lopeí e os Pousos Arroio Grande, Guajuvira, Lageado Grande, Velho, Novo, Flagueiro, Cabeceira, Pinheiros e Toledo (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009, p. 125). -- FOTO 1 --
¹ A carta cartográfica também assinala o caminho do Allica, desde Puerto Artaza, em Porto Mendes, dentro da área da Fazenda Britânia (nota do pesquisador).
___________________________________
1920 — Nasce Otto Grings, pioneiro de Quatro Pontes, na localidade de Nova Petrópolis, então pertencente ao município de São Sebastião do Caí (RS). Otto Grings foi integrante da Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial e casado com a Cháritas Grings.
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1934 — Nasce em Erechim (RS) o pioneiro rondonense e primeiro eletrecista da cidade de Marechal Cândido Rondon, senhor Alfredo Bausewein¹, filho de Matilde Maria (nascida Maier) e Frederico Bausewein ( Revista Região. Empreendedores Pioneiros de General Rondon. Marechal Cândido Rondon: ano XII, nº 101, edição especial: julho de 2011). -- FOTO 2 --
¹ É falecido em 03 de dezembro de 2022 (nota do pesquisador).
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1946 — É registrado na Junta Comercial do Rio Grande do Sul o contrato social da colonizadora Maripá, sob o nº 43.384, com um capital inicial de 16 milhões de cruzeiros.
Relata Luiz Alberto Martins da Costa, em Calendário Histórico de Toledo:
"A empresa havia adquirido a Fazenda Britânia, no Oeste do Paraná, com 113.534 alqueires de terra. Mesmo tempo a possibilidade de comercializar a área em 50 ou 100 lotes, com menos despesas e transtornos, opta por dividí-la em colônias de 10 alqueires ou 25 hectares. A área é demarcada de maneira que todos os adquirentes tenham acesso à água. Nos futuros aglomerados urbanos, são comercializados chácaras de 2,5 hectares e em todos a empresa implanta igreja, escola e campo de futebol ainda antes da chegada dos moradores. Em 1954, já estão projetadas 13 novas vilas com 7.098 lotes urbanos demarcados, todas planejadas com quarteirões de 100 por 100 metros. Cria-se assim um novo modelo de colonização ou reforma agrária de iniciativa privada, baseada na pequena propriedade e diversificação de produção, levando em conta o elemento humano e futura industrialização" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009. p.125).
Da Costa registra ainda, que em 06 de junho de 1956:
"Dos 13.262 lotes rurais, de 10 alqueires ou 25 hectares colocados à venda no território de Toledo, 9.618 haviam sido comercializados, especialmente para colonos gaúchos e catarinenses, a maioria descendente de imigrantes alemães e italianos. Restam 3.544 lotes, aos preços de 7 mil a 9 mil cruzeiros o alqueire. No interior já havia mais de 2,5 mil km de estradas, além de trilhas na mata para a retirada de madeira, abertas e conservadas por 13 tratores da Colonizadora Maripá" (idem, p.125). -- FOTO 3 --
__________________________________
1951 — Empreende viagem desde Panambi (RS) com destino a então General Rondon, o pioneiro Sigmundo Heinrich (Revista Região). -- FOTO 4 --
___________________________________
1959 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal Erna (nascida Weirich) e Gustavo Herbert Lamb, na companhia dos filhos Arnold, Any e Albert, procedente da Colônia Riograndense, no município de Maracaí, São Paulo.
A família fixou residência à esquina da Avenida Maripá com a Rua Rio Grande do Norte, exercendo aí atividade econômica de comércio. O casal permaneceu morando no endereço até 19 de novembro de 1985, quando transferiu residência para a cidade de Cascavel.
Gustavo Herbert Lamb nasceu no dia 21 de maio de 1918, na cidade de Feliz (RS) e faleceu no dia 16 de fevereiro de 2013, em Cascavel. A senhora Erna Weirich Lamb nasceu em 21 de junho de 1927, na localidade de Forromeco, no município de São Vendelino (RS). Os filhos Arnold e Any nasceram em 05 de julho de 1946 e 22 de abril de 1950, respectivamente, na Colônia Riograndense, em Maracaí; e Albert nasceu em 02 de dezembro de 1955, em Assis, SP (fonte: Arnold Lamb). -- FOTO 5 --
Ver mais, clique aqui e aqui.
___________________________________
1969 — É eleita a nova diretoria da Associação Rondonense de Estudantes Secundários (ARES)
Presidente: Elio Edvino Winter
Vice- Presidente: Romeu Sauer
Secretário: Acelino Paneagua
Tesoureiro: Ingebert Ruppenthal
-- FOTO 6 --
___________________________________
1971 — Tem início no município de Marechal Cândido Rondon as aulas do então Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL).
___________________________________
1972 — Chegam em Marechal Cândido Rondon os postes de concreto para a construção da linha de distribuição de energia elétrica da Copel para os distritos rondonenses de Iguiporã, Pato Bragado e Porto Mendes (nota do pesquisador).
___________________________________
1972 — A Copel dá início ao projeto de eletrificação rural no município de Marechal Cândido Rondon, com a proposta beneficiar 696 propriedades rurais (nota do pesquisador).
___________________________________
1972 — Assume o comando da 4ª Companhia da Polícia Militar do Estado do Paraná, de Marechal Cândido Rondon, o capitão Lenine Toniolo (Rádio Difusora Rondon AM. O Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon: vol. 15, de 18.02.1972 a 17.6.1972. Programa de Rádio).
___________________________________
1977 — Acontece o 15º congresso dos jovens luteranos do Distrito Sete Quedas da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, na sede distrital de Maripá, com 252 participantes (nota do pesquisador).
Presenças:
- Adilson Schülke – Presidente da Juventude Evangélica Luterana do Brasil;
- Wilson Züge – representante regional da Juventude Evangélica Luterana do Brasil.
Durante o evento foi eleita a nova diretoria do distrito:
Presidente: Leocir Lang
Vice: Lotário Lohmann
Secretária: Herta Tomm
2ª secretária: Neli Mattes
Tesoureiro: Willy Seyboth
Vice-tesoureiro: Belmiro Krüger
Conselheiro: Pastor Nestor Hübner
___________________________________
1977 — Acontece no Clube Aliança, com a organização do então Grêmio Estudantil Guaianá, da então Escola Normal, a Maratona Cultural, evento da ARES - Associação Rondonense de Estudantes Secundários (Rádio Difusora Rondon. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 35, de 29.4.77 a 11.06.77. Programa de Rádio).
___________________________________
1980 — Casam-se na Igreja Luterana (IECLB), da cidade de São Bento do Sul (SC), os jovens Rosamaria (Rose) Lohmann e Fred Teodoro Konieziniak; e Loreli Rúbia Froehner e Egon Adolfo Lohmann, respectivamente, em celebração religiosa oficiada pelos pastores Pedro Müller e Richard O.G. Wiessenstein.
A recepção aos convidados dos dois casais ocorreu no salão principal da Sociedade Ginástica Desportiva São Bento, com animação da Big Band, de São Bento do Sul. A comemoração se deu com jantar, baile e encerramento com café colonial.
O casamento civil de Rosamaria e Fred Teodoro aconteceu em Curitiba, no dia 22 de maio de 1980.
Os irmãos Rosamaria e Egon Adolfo são filhos do casal rondonense pioneiro Elsira (nascida Lemke) e Helmuth Lohmann que chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon, em 1952. Quando do casamento de ambos, os pais residiam em São Bento do Sul, cidade que tinha migrado desde Marechal Cândido Rondon.
Fred Teodoro é filho do casal rondonense pioneiro Úrsula Tecla (nascida Schmitz) e Theodoro Konieziniak que fixou residência em Marechal Cândido Rondon, em 1959.
A noiva Loreli Rúbia Froehner é filha do casal Frida (nascida Beck) e Bertoldo Froehner.
Os cunhados Egon Adolfo e Fred Teodoro, ambos era viúvos por ocasião do casamento. -- FOTO 7 --
Ver mais, clique aqui e aqui.
___________________________________
1983 — Acontece no auditório da Acimacar reunião com membros da diretoria da Copagril, pertinente ao seminário de debate, avaliação de expansão de alguns negócios e outros não e formulação de propostas de novas culturas opcionais para pequenos agricultores, ações para a fixação do homem no campo para evitar a sua migração para a cidade, conservação de solos e microbacias e industrialização (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 67 e 68, ed. 06.1983, p. 71. Programa de Rádio).
___________________________________
1996 — Acontece na cidade de Marechal Cândido Rondon mais uma etapa do Campeonato Regional de Ciclismo, organizado pela Liga Cascavelense de Ciclismo. A primeira etapa foi disputado na cidade de Assis Chateuabriand e segunda na cidade de Cascavel.
As provas nas diversas categorias são realizadas na Avenida Maripá. A prova da categoria "principal", de 80 quilômetros, é vencida pelo rondonense Alcedes Decol Junior (residente na cidade Cascavel). Na categoria "aspirante/junior", o vencedor é o rondonense Renato Roesler. Maicol dos Santos, outro rondonense, fica em 1º lugar na categoria "novatos" (nota do pesquisador). -- FOTOS 8 e 9 --
___________________________________
2014 — Toma posse como novo presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (CACIOPAR), o empresário rondonense Sérgio Marcucci, em substituição ao empresário toledano Mário Cesar Costenaro. A posse foi em Cascavel no salão social do Tuiuti Esporte Clube (nota do pesquisador). -- FOTO 10 --
___________________________________
2015 — Falece a rondonense Hilga (nascida Borchardt) Schneider, viúva de Edgar Schneider, vítima de insuficiência cardíaca. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 11 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2017 — Com o título "Crack: uma pedra no caminho da vida", o jornal O Presente aborda a questão da expansão do consumo do crack em Marechal Cândido Rondon (in: Marechal Cândido Rondon: ed. 06 de junho de 2017, p. 32, 33, 34 e 35).
___________________________________
2017 — Em solenidade realizada no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), acontece a comemoração do 5º ano de implantação do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), na cidade de Marechal Cândido Rondon. Durante o evento, autoridades e militares são homenageados com a medalha "Mérito da Fronteira".
São agraciados o prefeito municipal Marcio Andrei Rauber e o deputado estadual Elio Lino Rusch; e os militares: o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, o comandante do 5º Comando Regional da Polícia Militar, o coronel Washington Lee Abe, o capitão Nairo de Oliveira Cardoso da Silva, o 1º sargento Clodoaldo Ferreira da Silva, o 3º sargento Marcos Roberto Spohr e o soldado Jorge Valenski.
São agraciados também militares com medalhas de prata e bronze. Recebem medalhas de prata: o 2º sargento Clodoaldo Ferreira da Silva e os soldados Amaro Alves Rodrigues Filho, Jorge Valenski e Edemar Luiz Pompermaier. As de bronze são entregues aos soldados André Nunes de Souza, Cristian Bordignon Fernandes, Jakson Zico de Oliveira, Jorge Valenski, Thiago Vicente da Rocha, Elias Ribeiro Horta e Sidnei Jardim da Silva.
A medalha "Mérito da Fronteira" foi instituída por portaria do comando geral da Polícia Militar do Estado do Patraná sob o nº 398, em 14 de junho de 2013, e destina-se a distinguir militares, civis e entidades públicas ou privadas pela contribuição e auxílio dispensado ao Batalhão de Polícia de Fronteira em ações desenvolvidas na defesa da sociedade, em sua área de abrangência (nota do pesquisador).
___________________________________
2017 — Em reportagem produzida pelo jornalista Cristiano Marlon Viteck, o jornal O Presente publica matéria sobre o ciclista rondonense Nelson Gomes de Souza Neto, que percorreu o mundo de bicicleta, com o título: "De Marechal Cândido Rondon para o mundo ... de bicicleta" (in: Marechal Cândido Rondon: ed. 06 de junho de 2017, p. 16 e 17). -- FOTO 12 --
___________________________________
2018 — Começa a funcionar a Escola da Bocha, na sede da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC) para adolescentes e jovens, de 10 a 17 anos, para meninos e meninas, para aprendizado e aperfeiçoamento na modalidade esportiva.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, em parceria com a AACC (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
___________________________________
2019 — Acontece a agenda comemorativa ao 7º aniversário de instalação do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), na cidade de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 04 de junho de 2019, p. 15 e ed. 07 de junho de 2019, p. 32 e 33).
___________________________________
2020 — Foi o dia de maior volume de precipitação pluviométrica na cidade de Marechal Cândido Rondon: 22 mm.
___________________________________
2021 — O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com céu encoberto em quase sua totalidade, com prenúncio de chuva. A precipitação começa pelo meio da manhã e é intermitente ao longo do dia. A amplitude térmica oscila entre 17 e 26 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 14 --
___________________________________
2022 — A segunda-feira é de nebulosidade esparsa na cidade de Marechal Cândido Rondon, com uma única pancada de chuva, por volta das 14h30. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Temperaturas entre 17 e 24 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 15 --
___________________________________
2023 — É aberta e segue até o dia 10, na cidade de Luiz Eduardo Magalhães¹, na Bahia, a Bahia Farm Show 2023. A feira é uma mostra de tecnologia agrícola e negócios. É considerado o maior evento desse tipo do Norte/Nordeste.
Este ano o frenesi do evento é a exposição da maior semeadora do mercado brasileiro, a Dakar Nt. O novo equipamento de 106 linhas, também oferecido nas versões 70 e 80 linhas, tem tanque para 8.500 litros de insumos, divididos em dois compartimentos, um de 4.5 mil litros para adubo, e outro, de 4 mil para sementes, entre outras vantagens e facilidades técnicas (Mais Soja). -- FOTO 16 --
¹ Município no Oeste da Bahia com forte presença de miragnmtes rondonenses (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — A terça-feira amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 17 graus e céu sem nebulosidade. A partir da meia-tarde aparecem escassas formações de nuvens tipo cumulus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. A temperatura máxima do dia alcança 27 graus. Temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather.
Algumas cidades da Região Sul estão sem ocorrência de chuvas há mais de quatro semanas, exemplo de Curitiba (nota do pesquisador).
___________________________________
2024 — É quinta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 17 graus e ventos do quadrante Nordeste, fracos. Céu com avistamento de esparsas formações de nuvens tipificadas como cirrus. Ao final da tarde também presença de algumas nuvens tipo cumulus. A temperatura máxima do dia atinge os 29 centírgados com sensação térmica de 32° Celsius (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTOS 17, 18 e 19 --
___________________________________
2024 — Falece Nevio Comerlatto, pioneiro da cidade de Toledo (PR), aos 95 anos. Seu corpo é sepultado no Cemitério Municipal Cristo Rei.
Era Natural de Caxias do Sul (RS), filho do casal Elvira (nascida consalter) e Vergílio Comerlatto. Casou-se com Ana Etsberg em 1952, na cidade gaúcha de Erchim. Em seguida, o novo casal migrou para Toledo, onde nasceram-lhe sete filhos.
O pioneiro trabalhou toda a vida como marceneiro, concdeituado com um dos melhores (Charles Commerlatto, em Toledo Memória e Fotos Atuais/Facebook). -- FOTO 20 --
___________________________________
2024 — Major Divonsir de Oliveira dos Santos assume o comando do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), com sede na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), em subsituição ao tenente coronel Sergio Prado Nabozny.
A solenidade de transmisão de comando acontecei na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon (O Presente). -- FOTO 21 --
____________________________________
2024 — A Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon, inaugura a sua Loja Agropecuária na cidade de Ivinhema, no Mato Grosso do Sul. -- FOTO 22 --
Saber mais, clique aqui.
_______________________________________
COMENTÁRIOS